25 de abril de 1974 estará para sempre na memória dos que o viveram! Muitos sonhos ficaram pelo caminho, mas outros tantos ganharam força e fizeram com que abril de 74 tivesse valido a pena! Desde logo a liberdade de expressão, o facto de se poder ser amarelo, azul, vermelho, de se dizer mal do governo, de se proclamar aos quatro ventos com aquilo que não se concorda, com o que está mal sem que isso implique ser torturado, ir para a prisão por longo tempo, em condições miseráveis e sujeito a violências e tortura.
Só por isto VALEU A PENA!
Nem tudo corre como devia. Os salários baixos, os jovens sem grande futuro a terem que emigrar, o comportamento dos poderosos da U.E., a discriminação entre os sexos no mercado de trabalho, na política, nas lides caseiras, educação dos filhos, etc.
Portugal tem um índice de carestia de vida que não condiz com os salários que se auferem. dos salários mais baixos da europa! Paralelamente há salários exorbitantes, de uma discrepância gritante.
Os serviços judiciais continuam como todos sabem... Arrastando-se os processos "ad aeternum", perante os olhos incrédulos das pessoas. Uma vergonha, num país democrático!
A saúde é vergonhosamente tratada pelos governantes. Será porque estes não dão valor à vida humana, ou será porque sabem que, se tiverem "um azar" há logo uma equipe pronta para lhes acudir com tratamento VIP? É que o comum mortal também tem direito à vida! E, que eu saiba, faz parte do programa Socialista: EDUCAÇÃO, SAÚDE e TRABALHO, além claro está, de DIGNIDADE! E os nossos doentes não são tratados com dignidade. Nomeadamente, no que se refere a meios de diagnósticos, tratamentos mais inovadores e auxílio Rápido e Eficaz para SALVAR VIDAS!
Continuam a morrer muitos portuguesas e muitas portuguesas que poderiam ser SALVOS!
ORA ISSO É VERGONHOSO e ULTRAJANTE, além de INADMISSÍVEL!!!
A política atravessa uma fase mais calma, de paz social e de entendimento à esquerda o que faz com que o país se sinta um pouco mais confiante.
Mas os serviços informativos, os fazedores de opinião(opinion makers), aqueles que falam nos programas de televisão onde vinculam o pensamento político que têm, a visão dos acontecimentos por cada um está, cada vez mais longe da dignidade! Assiste-se ao amor à camisola, ao absurdo daquilo que se diz e não à crítica construtiva, abalizada e informada que seria expectável. Ao invés: é uma arena, uma palhaçada, uma falta de credibilidade incrível que, quem tiver o intelecto apurado, consegue discernir e ouvir as tolices que são ditas, descartando a verborreia partidária e formando as suas próprias opiniões e a sua própria leitura dos acontecimentos.
Porém, os menos avisados, levam com a "lavagem cerebral" toda, sem critério, sem os conhecimentos necessários que filtrem o que estão a ouvir. Por isso, apesar de já terem passado 43 anos, pós o 25 de abril de 1974, ainda se assiste a uma enorme ignorância POLÍTICA nos mínimos detalhes. As pessoas ainda não sabem separar as águas e pugnar/ lutar por aquilo que lhes convém, confundindo tudo... LAMENTÁVEL!
Mas uma coisa é certa, apesar de tudo o que NÃO ESTÁ BEM, 25 DE ABRIL DE 1974, VALEU MESMO A PENA!