sexta-feira, 8 de setembro de 2017

VOTEM!




Já se visitam feiras e romarias, já se aparece em tudo quanto é sítio, já se disparam farpas para o adversário, apresentação dos presidentes de junta, inaugurações, procissões e tudo o mais.

O verão está-se a despedir, porém o calor continua e, se não me enganar muito, vai aumentar por estas bandas e por todo o país.

Pena é a abstenção, pena são as promessas não cumpridas, pena é ver a cidade despojada daquilo que, há muito tempo, deveria ter: Piscina, Jardim decente, infra-estruturas várias, um Centro Comercial digno desse nome com lojas âncora que já vemos em toda a parte, menos qui que é uma estância de turismo.

Muito foi feito, sim senhor. Sou dos que se alegram de, FINALMENTE, termos a revisão do PDM feita. As contas consolidadas e um débito inferior a metade da dívida, cerca de 85 milhões de dívida herdada, que neste momento está nos 35 milhões, mais ou menos. É obra. para além disso fez-se muito trabalho que está à vista de todos.

Mas existem lacunas, algumas das quais são caras aos figueirenses. Será birra não arranjar o jardim como deve ser??? Já não falo na aldeia do mar porque as coisas nem sempre são o que se sonhava. A dívida e a asfixia eram grandes e, indiscutivelmente, este Presidente de Câmara soube honrar os compromissos e soube pôr ordem nas contas. Isso é de extrema importância e dá uma imagem de grande credibilidade.

Penso que vão ser muito pacíficas estas eleições... O mal, É SEMPRE A VERGONHOSA ABSTENÇÃO!

Sonharam com a Liberdade? Honrem-na. VOTEM no dia 1 de outubro. Exerçam a cidadania, VOTEM!

70 comentários:

  1. Por falar em promessas não cumpridas!
    Onde está o coreto e o sintetico de buarcos como foi prometido?
    Depois admiram se com as abstenções.

    ResponderEliminar
  2. A mim não me voltam a enganar .

    ResponderEliminar
  3. Votem?... Em quem?...
    Há algum candidato que se veja?

    ResponderEliminar
  4. Foi necessário 5 eleitores de tavarede para encherem a lista do ps à mega-junta???

    ResponderEliminar
  5. Pois essa é a parte mais dificil, arranjar um candidato.

    ResponderEliminar
  6. Acusações GRAVES de roubo não têm lugar neste blogue. Devem dirigir-se às autoridades locais.

    ResponderEliminar
  7. A certa altura do seu excelente texto diz:este Presidente de Câmara soube honrar os compromissos.
    Pois bem então onde estão o coreto e o sintético em Buarcos como foi prometido?
    Parabéns pela qualidade do blog quanto a mim o melhor da blogosfera figueirense.

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo a abstenção deve-se ao facto dos candidatos depois de serem eleitos se estarem puramente marimbando para o programa eleitoral e para as promessas feitas vide o caso da cidade onde está a aldeia do mar?onde está o coreto? onde está o campo sintetico de buarcos?Pois então não se admirem da abstenção.

    ResponderEliminar
  9. Contaram-me que a agência europeia do ambiente ficou muito preocupada com o rápido proliferar de zonas negras (queimadas?) que observaram via satélite, no concelho da figueira da foz. não tinham conhecimento de tantos incêndios(?) e mandaram peritos averiguar o que se tinha passado. observados os relatórios da protecção civil da f. foz nada havia a registar que resultasse na proliferação de zonas negras. após tertúlia com Carlos simpatia, vereador da área, chegaram à conclusão que tais zonas negras se deviam a apressados alcatroamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah, ah... Que engraçado que tu és!!!!!

      Eliminar
  10. Estando nas contas públicas da Mega Junta de Buarcos/S.Julião, posso dizer que o arranjo de uma cozinha, recuperada por o antigo executivo do Carlos Moço, custou agora 50.000,00€. Acho muito caro, pois o meu T1, onde vivo com o meu companheiro e o meu filho, custou o mesmo valor.
    Será que tem azulejos bordados a ouro e com lupas incorporadas, para que se possa encontrar algum brinco perdido, de algum SURFISTA que lá possa ir comer uma feijoadinha de Búzios.
    Espero agora não ter maltratado ninguém...

    Taní Laranjó

    ResponderEliminar
  11. Falasse aqui em cumprir promessas como coreto e o sintetico de Buarcos e muito mais,e fica tudo calado assobiando para o lado como se não fosse nada com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a aldeia do mar e o parque verde?

      Eliminar
    2. E o jardim e o Coreto' O Jardim é alguma casa de animais para que são as casotas ali em permanência? Aquilo é um jardim ou uma quinta???

      Eliminar
  12. Afinal parece que o Geppetto não criou só Pinóquio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom pinóquio é o Tenro, e rato mickey. Não vão longe.

      Eliminar
  13. Enorme desastre quando o presidente de camara e da mega junta não sabem sequer falar. O presidente da junta até se entende, não dá mais que a 4 classe, agora um juiz?! Por amor de Deus, a Figueira está mesmo no fundo do poço. Tristeza!!!!!!!! Mais quatro anos? Dass

    ResponderEliminar
  14. O tenro é pinóquio? e quem prometeu a aldeia do mar? e o sintetico de buarcos? e o coreto? é o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma pessoa idónea e competente que andou com 856 milhões de dívidas às costas e ainda fez obra!

      Eliminar
    2. 85 MILHÕES (queria dizer), já pagou mais de metade faltam 35 milhões ainda. É obra! Voces foram despesistas e caloteiros, laranjas podres.

      Eliminar
  15. O ÓDIO DE UM SOCIALISTA, A PODRIDÃO DE UM RESPONSÁVEL NO PS (SECRETÁRIO COORDENADOR DA SECÇÃO DE BUARCOS), LUÍS RIBEIRO ANDA APELAR AOS FREGUESES PARA VOTAREM NO CANDIDATO DO PSD E MILITANTES DO PS NA LISTA DO PSD ESTES FALSOS SOCIALISTAS TÊM QUE SER CORRIDOS DO PS.

    ResponderEliminar
  16. Caro Sr. de 17 de setembro de 2017 às 01:10 .
    Com o devido respeito quem não cumpre com o prometido pode ser tudo mas essencialmente é um grandessíssimo aldrabão foi assim que aprendi na escola e os meus pais sempre me ensinaram.

    ResponderEliminar
  17. Isso não sei se é verdade.
    Aos pêésses e peéssedês podem juntá-los todos no mesmo tacho (que é onde se sentem bem) e trocá-los por gente decente. Que ainda dever haver, se é que aqueles não estragaram já tudo!

    ResponderEliminar
  18. Onde anda o Presidente da Concelhia do PS e número 2 da Assembleia Municipal ?

    ResponderEliminar
  19. O ódio ao Luís ribeiro é tanto que ate inventam coisas a seu respeito.tomara muitos ter um pingo da sua verticalidade. Ao que sei não foi ele que equacionou ser candidato pelo PSD.o tenreiro jantou mais vezes em casa dele do que o próprio secretario coordenador! Fora as negociatas que houve lá para os lados da tocha.não vitimizem o Esteves porque quem o conhece bem sabe como é o seu discurso de coitadinho. Se perder o Luís será a sua desculpa quando na verdade ele só é candidato porque foi imposto por Lisboa. Andou 4 anos a espalhar a meio mundo que já não seria candidato e a ultima da hora decidiu ser? Estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luís só tem um caminho a RUA! Pelo que fez e pior ainda, pelo que anda a fazer. Este fulano já não tem lugar no PS!!!

      Eliminar
  20. Anda onde sempre andou, a tratar ds vidinha dele. É parvo? Esperto é ele, que os inteligentes ficaram nesta terrinha. Liga-lhe para Cabo verde e pergunta a temperatura da água. A Figueira e o PS não merecem mais do que isto. Vai Monteirex que a seguir és tu o Presidente do coiso.isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-te encher de moscas que o teu mal é inveja e por saber que vão perder tudo que há a perder!

      Eliminar
  21. então e a comunicação social não faz debate aos candidatos à câmara e juntas? assim era uma forma de por a falar quem se esconde e evita o debate. os programas feitos pelos outros sempre lhes vão dando um ar de algum conhecimento. isto é que vai aqui uma açorda........

    ResponderEliminar
  22. Já lá vai o tempo em que a rádio da cidade fazia debates no exterior agora é uma pobreza franciscana.

    ResponderEliminar
  23. Lembram-se do tempo em que as abadias não eram tratadas, pois se argumentava que era uma reserva da biodiversidade? agora a reserva foi extinta e os ratos, sardaniscas, abelhinhas, escaravelhos, pirilampos, carraças, joaninhas, eu sei lá que mais, ficaram sem residência e pediram-me para não confiar no compromisso prometido. já agora o que é que deu a investigação da morte dos patos nas lagoas do galante? e que plantação se vai suceder ao tomatal na praia? curiosidades.

    ResponderEliminar
  24. Um menino regressa da escola cansado e faminto e pergunta à mãe:
    - Mamã, que há de comer?

    - Nada, meu filho. – responde com tristeza a mãe.

    O menino olha para o papagaio, que têm na gaiola, e pergunta:

    - Mamã, porque não há papagaio com arroz?

    - Porque não há arroz. – responde a mãe.

    - E papagaio no forno? – pergunta o menino.

    - Não há gás. – responde a mãe.

    - E papagaio no grelhador eléctrico? – pergunta o menino.

    - Não há electricidade. – responde a mãe.

    - E papagaio frito? – pergunta o menino.

    - Não há azeite. – responde a mãe.

    E o papagaio contentíssimo grita:
    -VIVA O SOCIALISMO!! VIVA O SOCIALISMO!!!

    Assim vai a campanha do PS em Buarcos.... NÃO HÁ CAMPANHA, NEM GENTE PARA A FAZER.

    Taní Laranjó

    ResponderEliminar
  25. Uma mulher entra na biblioteca municipal da Figueira da Foz e dirige-se à receção:
    - Boa tarde! Estou à procura do livro: “A honestidade na política”.

    E responde a funcionária:
    - Lendas e contos de fada é no segundo corredor da direita…

    Taní Laranjó

    ResponderEliminar
  26. Gosto muito daquele rapaz com óculos de Montemor que é muito simpatico e vai em quinto na lista da Câmara. Uma boa escolha,dá-se com toda a gente da Figueira e é mais conhecido que a outra miúda que dizem que é advogada, uma tal Mafalda. Não percebo porque não levaram a Dra Isabel Tavares, para o pelouro da cultura. Não é só o Tavares que escreve livros. Mas mesmo assim gosto desta lista e os outros só falam dos coretos e sintético e raios que os partem. O Gonçalito treinador da Naval é que chega para eles na bola de neve dá cartas aos séniores e não é carteiro

    ResponderEliminar
  27. J.G.
    Já repararam na quantidade de espaços comerciais que estão fechados ou vão fechar na praça nova? sempre darão para mais uns estacionamentos cobertos.

    ResponderEliminar
  28. Bom estou em condições de dizer que na praia se vão plantar coretos.
    Quanto á morte dos patos ,deve ter dado uma boa feijoada de buzios.

    ResponderEliminar
  29. Desilude-me profundamente quem é preconceituoso e não valoriza o mérito. Há escolhas que só visto. Só porque se tem canudo.................................

    ResponderEliminar
  30. Sansão Coelho bem se esforça por colocar a rádio na Figueira da Foz, FMR.
    Agora que podiam captar ouvintes, fazendo debates entre os candidatos autárquicos, nas próprias freguesias, fica-se pelo marasmo. isto só serve para proteger o esteves e será a mando do cardosão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cardosdão??????? A Cardosona TUDO fez para enterrar o Zé Esteves. Mas o ZÉ Esteves vai ganhar porque é quem trabalha e quem está no terreno. As pessoas gostam dele e vão votar nele.

      Eliminar
  31. O Zé Esteves já ganhou, porque sempre teabalhou enos outros querem slmoços no padre agora é preciso correr com a rataria do Luis e do Rui Duarte e companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o esteves a trabalhar! só se for na cozinha dos 50 mil euros feita pelo genro sem concurso!
      eu também sou contribuinte em Buarcos e nunca fui a nenhuma patuscada nessa cozinha! será que não tenho direito?

      Eliminar
    2. Para o blogue...
      Será que este comentário é menos ofensivo dos que eu fiz sobre a cozinha?
      Os meus foram cortados...
      Será por a forma que dei aos azulejos?
      Tudo bem, compreendo e respeito...

      Taní Laranjó

      Eliminar
  32. Mas que nerda de lista éesta do ps? Quem é o Nuno Cid?? O refugo de montemor que o Emilio mandou ás urtigas vai em quinto. E a Mafslda advogada das csusas perdidas??? E o chico esperto.da Ferreira que era do PSD??? Ó Cristo vem cá baixo ver isto. Tenham dó de nós. Nao sei em quem vou votar mas sei em quem nao vou votar. Esta especie de PS a martelo de certeza que nao vsi ter o meu voto. Fonix

    ResponderEliminar
  33. A rádio da cidade não faz debates não faz reportagens do exterior não faz relatos desportivos não tem um departamento de informação na hora não leva a rádio á rua fazendo programas em directo do exterior como antigamente aliás não faz nada é pouco mais que uma caixa de música.
    Quem lá está por muita vontade que tenha não conhece minimamente a história da rádio para que ela possa fazer o que já fez.
    Mesmo assim louvo o esforço daqueles que mal ou bem tentam remar contra a maré.

    ResponderEliminar
  34. Um sujeito vai visitar um amigo deputado e aproveita para lhe pedir um emprego para o filho, que tinha acabado de completar o décimo segundo ano.
    — Eu tenho uma vaga de assessor, só que o ordenado não é muito bom...
    — Quanto é, doutor?
    — Pouco mais de dez mil euros.
    — Dez mil? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso. Não tem vaga mais modesta?
    — Só se for para trabalhar na Assembleia. Meio período. Estão a pagar cinco mil!
    — Ainda é muito, doutor! Isso vai acabar por estragar o rapaz. O senhor não tem um emprego que pague uns mil ou até mil e duzentos euros?
    — Ter, tenho. Mas aí é só por concurso e é para quem tem curso superior em Engenharia, Administração, Medicina, Economia, Direito ou Contabilidade, etc. E ainda tem de possuir bons conhecimentos em informática, além de inglês, francês e espanhol fluentes...
    Mas para ser presidente se Buarcos/São Julião basta ter o 9º ano das novas oportunidades tirados por antigos funcionários. eh eh eh...
    Não só o presidente mas também outros membros do antigo executivo... que vergonha...

    ResponderEliminar
  35. o Carlos simpatia é um tontinho que anda armado em dono do ps na ausência do portugalito e a justificar o injustificável sobre as escolhas para a vereação. basta acenarem-lhe com a possibilidade de vir a ser presidente por retirada do outro para dar o c. e oito tostões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qUANTA DOR DE CORNO, QUANTA NOÇÃO DE QUE AS ELEIÇÕES ESÃO A CORRER MAL PARA O VOSSO LADO. A TANI LARAJÓ VS L. RIBEIRINHO, POIS QUE É DELE O POST, TIREM O CAVALO DA CHUVA, PORQUE, APESAR DE ANDAREM A FAZER CONTRA VAPOR AO ZÉ ESTEVES ELE VAI GANHAR E MUITO BEM. VCS É PENSEM EM SER CORRIDOS DO PS, SE HOUVER RUMO NESTE PARTIDO.

      Eliminar
  36. Manter tudo como está! A ignorância ao poder!...

    ResponderEliminar
  37. Esclareçam as coisas. Dizem que metade da lista do PS é dos aventais. Outros dizem que é mentira e que são é da feijoada de buzio. Outros ainda dizem que são do Luis do Conclave e por último ainda aparecem os da Tani Laranjó. Isto tudo no PS sem contar com mais uma série deles que agora estão calados. Gaita o PS é mesmo unido. E já agora digam qyem é ou wuem são os tani laranjó? Caldeirada tá visto

    ResponderEliminar
  38. O Esteves é o nosso Jerónimo a discutsar e é do povo para o povo os outros tem a mania que são doutores e arqyitectos mas o Luis Ribeiro vai ter a resposta levam uma abada.

    ResponderEliminar
  39. reparem bem na inteligencia deste comentador de 22 de setembro de 2017 às 20:16.

    O Esteves é o nosso Jerónimo a discutsar e é do povo para o povo.

    Proponho já este comentário ao prémio Nobel da asneira.
    É vitória pela certa.

    ResponderEliminar
  40. O comentador das 22:56 de 22 de Setembro deve ser mais um doutor como o Luis Ribeiro, que tirou o curso no Fozcenter. Isto é Dor de corno do Zé Esteves. No dia 1 de Outubro levam a resposta. Espero que o partido corra convosco.

    ResponderEliminar
  41. Zé não tenhas medo desse Luís que comeu do teu prato juntamente com o F21 esses senhores não valem nada na política a lista que apresenta ao eleitores de Buarcos e São Julião é 100 veses superior do que a de há 4 anos feita pelo filho do Conclave Luís se a outra tinha dois Arquitectos, tu nesta tens vários licenciados e tens gente de trabalho como tu, por isso tu com a tua 4 classe como os outros dizem Luizinhos e companhias limitadas que tu não tens capacidade é pura demagogia desses borra botas, Zé a vitória é tua e tens mais 4 anos para deixares a tua marca de um homem do mar na freguesia de Buarcos e São Julião.

    ResponderEliminar
  42. O comentador das 22:56 de 22 de Setembro é doutor só não é como o Luís Ribeiro nem como você que deve ter o intestino grosso ligado ao cérebro.
    Veja se arranja uma boa bomba de esgoto para ver se limpa a porcaria que parece ter na cabeça e já agora ponha a correr um bom anti vírus para tentar eliminar esse aparente sintoma de doença neuro Psiquiátrica.

    ResponderEliminar
  43. Caro srs. de 22 de Setembro de 2017 às 20.16 e 23.34.
    Querer comparar o Esteves ao Jerónimo é de uma imbecilidade atroz.
    Por muito respeito que se deva ter pelo o Esteves compará-lo ao Jerónimo é comparar a avenida do Brasil com a rua do pinhal.
    Haja tino que é uma coisa que não faz mal a ninguém.
    Mas ainda bem que o mentor do blog vai publicando estas asneiras isto é democracia publicar o correto e publicar verborreias mentais como estas .
    Parabéns ao blog quiçá o melhor da Blogosfera figueirense.

    ResponderEliminar
  44. Será que alguém pode levar um recado ao dono da rádio?
    Porque é que a rádio não promove debates com os candidatos ás juntas e á câmara?como fazia antigamente em directo do exterior?
    Não me venham com a conversa que é dispendioso porque isso faz se de borla.
    Antigamente tinham técnicos agora também têm antigamente tinham locutores agora tambem têm antigamente tinham informação agora também têm antigamente tinham um diretor de programas agora tambem têm até têm alguém com grande experiência a nível nacional antigamente tinham equipamento agora tambêm têm que ter a não ser que o tenham vendido.
    Quanto a mim há uma coisa que antigamente havia e agora já não há -COMPETÊNCIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu queres sei eu... é circo! Tu e a viver em alegria cujo debate no Sítio das Artes foi confrangedor, nada esclarecedor, e com figuras patéticas dos entrevistadores e entrevistados. salvou-se Ataíde que precisou de pouco para mostrar a superioridade das suas ideias e rumo. O resto pobreza mesmo.

      Eliminar
  45. Ouça lá o´minha cabeça de alho chocho de 24 de Setembro de 2017 às 19:33 e se você fosse aprender a ler!
    Estiveste no debate?
    Podias ter perguntado ao Ataíde pela aldeia do mar pelo parque verde pelo sintético de Buarcos e pelo coreto.
    Já agora deixa-me dizer-te não preciso ir ao circo enquanto estiveres aqui a comentar como palhaço.

    ResponderEliminar
  46. tristeza. será necessário a ofensa? o confronto não pressupõe a violência, seja ela qual for. nestes termos ofensivos há tudo menos esclarecimento. quanto a esclarecimento, espero que os candidatos no debate de 4ª feira levem trabalho de casa. sem isso Ataíde está sujeito a cochilar.

    ResponderEliminar
  47. Caro Sr de 25 Setembro de 2017 às 11:37.
    Não me admiro que cochile pois isso é normal pois já anda a cochilar á muito tempo no que diz ao parque verde á aldeia do mar ao sintético de Buarcos e ao coreto.

    ResponderEliminar
  48. ATENÇÃO BUARCOSENSES E FIGUEIRENSES: FIQUEM TODOS A SABER QUE O CANDIDATO À JUNTA DO PSD ANTÓNIO SALTÃO, QUER QUE AS FREGUESIAS CONTINUEM AGREGADAS!!!!!!!!!!!!! VEJAM O DEBATE, OUÇAM-NO E OUÇAM BEM O QUE ESTE FULANINHO QUER!!!!! AH POIS É: AS DUAS FREGUESIAS ETERNAMENTE PRESAS UMA À OUTRA SEM AS RESPETIVAS IDENTIDADES RESPEITADAS! O FULANO NEM ESTUDOU A LIÇÃO UMA VEZ QUE DISSE IMENSOS DISPARATES. COISAS QUE JÁ SÃO FEITAS E QUE ELE DESCONHECE E ENTÃO ESTÁ A PEDI-LAS NO PROGRAMA DELE!!! SÓ VISTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ouvi essa do Saltão!!!! Os figueirenses e os buarcosences NÃO LHE PODEM PERDOAR essa de com ele: FICAR TUDO COMO ESTÁ. Quer dizer as freguesias de Buarcos e São Julião ficam juntas para o resto da vida, anulando-se uma à outra. COMIGO NÃO TEM SORTE NENHUMA! E o tipo é mau, fica danado quando é contrariado. Parecia um lobo quando foi contrariado. Mas onde é que o PSD vai desencantar estes candidatos. Um foi derrotado para a Junta de Freguesia, o outro é um cão da.....ado que fica com o pelo no ar e quer as freguesias JUNTAS!!!!!! Isto só vídeo. FORÇA ZÉ Esteves, ainda vais ganhar por mais votos do que da ultima vez!

      Eliminar
  49. oh paulo pinto! tu matas os homens com tanto trabalho. o paião e arredores está todo em obras. 24 horas por dia. quando o facebook fizer o filme destes últimos 15 dias ainda te condenam por trabalho escravo dos teus operários. dá-lhes descanso, pelo menos no dia das eleições.

    ResponderEliminar
  50. DEBATE _ Parte I

    Ontem, no debate entre candidatos, à Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, ficou a ideia de que há candidatos que não querem ficar à frente da Junta, outros que pedem para que os votos sejam dirigidos a outras candidaturas e outros que pedem os votos, mas do género de cheque em branco, isto é, não dizem o que vão fazer mas pedem que confiem neles. Ao que parece todos demonstraram falta de preparação para governar. A uma pergunta sobre as taxas e regulamento dos canídeos os candidatos entupiram, sobre propostas e projetos ou falaram em generalidades ou que iam manter o que já estava ou, então, estudar o que poderiam vir a fazer.

    A CDU, ao que parece, pensa que os votos que teve no passado estão seguros, e daí apela descaradamente, pasme-se … ao voto no PS. Desculpabiliza o presidente da Câmara na falta em cumprir as suas promessas eleitorais, atentem: diz que falar no Coreto é bater no molhado, … ninguém sabe onde ele está (como a única solução fosse a de lá colocar o Coreto antigo), o melhor é esquecer, melhor … desculpar o PS. Recomendado, ou não, fez um ataque forte ao PSD, já que o PS não sabe fazê-lo com o seu candidato (que se faz de vítima, de coitadinho, do homem do povo, do pobre pescador, pasme-se até disse que quando vinha à cidade, em pequeno, tinha que ir por atalhos, porque como vinha descalço podia ser multado pela polícia …. Inacreditável – que esperto, que populista mais básico).

    Mas será que os votos no PSD são votos a menos na CDU? Claro que não, é uma ajudinha para que no caso da vitória do PS na Junta e na Câmara, na eventualidade de elegerem candidatos, o PS possa querer fazer uma espécie de “geringonça” à beira-mar.

    De qualquer forma não está interessada em ganhar, quer tentar só manter o lugar que tinha no anterior mandato, não quer construir nada de novo nem tão pouco governar, só continuar a existir para pressionar, influenciar e se calhar sonhar com a criação duma sociedade onde eles são os escolhidos os ungidos, os iluminados e nós os outros, numa versão da sociedade descrita em «1984» ou o «Triunfo dos Porcos» de George Orwell, os seus súbditos porque uma coisa são os factos e outra as palavras.

    O MPT, foi um vazio de ideias, o candidato começou por dizer que ia manter tudo (se calhar também a falta de limpeza da freguesia) e critica, não a Junta mas a Câmara, salientando a falta de higiene e segurança das águas do lago junto ao forte de Santa Catarina. Parece que está mais interessado nos votos do seu candidato à Câmara do que na sua própria eleição. Aliás duma forma nunca vista cá no burgo, o MPT tem apelado ao voto em candidatos às juntas, onde não apresenta candidatos, dos outros partidos. Nisso ao menos a CDU é mais esperta, para não dispersar votos na Câmara e na Assembleia Municipal, apresenta candidatos a todas as Juntas, nem que sejam doutras freguesias e que nada tenham a ver com as mesmas (parece que pela leitura das listas dos candidatos o PS este ano, e pela primeira vez, também fez o mesmo).

    O Bloco nem sequer quer ir a jogo. Nunca no seu discurso se vislumbrou uma vontade de vencer ou sequer eleger o seu candidato. Parece que quer só marcar presença e quanto a propostas uma mão cheia de nada, colaborar com as coletividades e associações para governar é muito pouco ou mesmo nada. Apesar de tudo o candidato, mesmo à defesa e sem apresentar nenhuma ideia, foi parco em deslumbramentos como se tem visto noutros e procurou fazer um discurso coerente mas vazio. Sonhador, mas saberá o que é o trotskismo mandelista, o marxismo e o estalinismo, e que tipo de sociedade preconizam? Se não levantar ondas, como neste debate, pode ser que vá longe.

    ResponderEliminar
  51. DEBATE - Parte II

    O candidato do CDS-PPM, é um simpático “cromo”. Apesar de me parecer bem-intencionado, preocupado com os problemas da cidade, nomeadamente dos espaços verdes, no “có-có” dos canídeos e nos aparelhos de exercício para deficientes. Mas onde não se vislumbra como hipotético candidato a dirigir esta freguesia. Parece que está magoado de não lhe ligarem nada, diz que está farto de apresentar propostas mas quem está no poder não lhe liga nada nem lhe dá cavaco. Não estão para o aturar. No universo das suas ideias e propostas, muito pouco para a complexidade da governação da freguesia, mas parece que tinha a narrativa bem decorada. E fez a assistência ficar bem-disposta com as suas intervenções.

    O candidato do PSD foi talvez a maior desilusão da noite, porque do candidato do PS já se esperava que fosse um desastre, mas dele esperava-se um bom desempenho (quando a expectativa é elevada um pior desempenho é sempre um desastre). Nervoso, sem conseguir apresentar propostas concretas, muito generalista, negligente, um discurso muito adverbiado e impreparado, se calhar os seus conselheiros ou são muitos jovens, não estudaram a lição ou estudaram “muito bem”, ou então estão na política por erro de “casting”.

    Deixou-se enrolar nas armadilhas do entrevistador (falou, falou, falou … no Gabinete de Apoio às Mulheres, de tal forma que até o entrevistador teve pena dele e foi em sua ajuda para que mudasse o discurso e falasse nas propostas sociais mais gerais… mas nem assim ele despegou).

    Respondeu às provocações do candidato da CDU (aliás, e apesar de tudo, com razão na questão que levantou da UNIVA), deixando que o público não esquecesse o episódio. Aqui o entrevistador ainda tentou ajudá-lo mais uma vez, tentar mudar o rumo do debate, mas ele não percebeu. Enfim, a inexperiência, nisto é fatal.

    Falou demasiado de Buarcos e pouco de S. Julião. Esqueceram todos os candidatos que o maior descontentamento é de S. Julião e não de Buarcos, apesar de também aí haver muito descontentamento. Ficou, no entanto, a ideia de que procurou saber um pouco mais do funcionamento da Junta e das novas propostas de alteração das suas competências.

    O PS foi o pior, com aquele ar de bom samaritano, de ator de terceira linha, foi falando, falando, mas não disse nada e, sempre que pôde, falou de tudo menos da Junta. Até comentou o teatro de Tavarede, a morte dum amigo lá para os lados da capital, os naufrágios, a pesca longínqua, a sua reforma e ... mais uma mão cheia de nada. Tentou lisonjear os assistentes: a antiga presidente da Assembleia de Freguesia e uma patrícia doutro partido; e, os participantes, como o entrevistador, que disse que muito o tinha ajudado no primeiro mandato (ficando no ar que estava tudo cozinhado – aliás tem fama de bom cozinheiro, principalmente com a feijoada de chocos), a que logo o mesmo, porque podia, esclareceu que foi só uma entrevista de promoção ao seu executivo, a dita «brigada do reumático», mas que reportagem não é propaganda nem tão pouco apoio político.

    Na sua ânsia, de procurar ter um discurso mais rendilhado foi debitando palavras caras, levando a assistência a sorrir quando alcunhou o seu promotor, vereador, de «quiçá». Será que sabe o significado da palavra.

    ResponderEliminar
  52. DEBATE - Parte III

    Demonstrando não ter o mínimo conhecimento da governação da freguesia nem das propostas do seu programa (dizem que nos anteriores executivos fazia o papel de apresentador) e para finalizar, teve a melhor tirada da noite, esta surreal, e digna do António Guterres, remeteu as propostas para o folheto do seu programa eleitoral, como se o resultado fosse …. É só fazer as contas.

    E era tão fácil, bastava estudar os orçamentos, saber as competências da junta, estimar os custos de eventos ou obras e tão só propor soluções que os cidadãos esperavam.

    Bom, se não estava esclarecido, no final fiquei ainda pior.

    Mas tenho que votar e escolher, no próximo dia 1 de Outubro.

    Não vou votar de certeza em quem deixar a minha freguesia ao abandono, suja, degradada, parada, sem vida. Quem gastar o dinheiro dos contribuintes em estátuas, tainadas, muros e obras sem sentido e utilidade. Quem nada fizer por S. Julião. Com quem não voltar a implementar a meritória política de assistência social dos dois anteriores presidentes de junta de S. Julião.

    Quem não questionar a Câmara e tudo aceitar, sejam a construção de grandes superfícies, parece até que temos hoje a avenida dos supermercados, que acabam com o comércio local, construídas em terrenos de fácil erosão, pondo em perigo a segurança dos cidadãos. Quem não se interessar por devolver a praia aos figueirenses, quem propor projetos para a cidade, que não tenham o mínima probabilidade de realização ou acabem com a sua beleza.
    Há uns anos, alguém disse que por muito mal que tenham feito à Figueira não a conseguiram destruir porque ela é muito bonita. Mas eu, hoje, por este caminhar e com estes protagonistas já não tenho a certeza do seu epílogo.

    Mas vou votar, sim, naquele que julgar que for o mal menor. Porque não votar é bem pior. E pelo menos quero dormir com a consciência tranquila.

    Figueirinha com orgulho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um Folhetim em três partes que toda a gente vê o que é que este "xico esperto" quer! Um pobre coitado que se devia dedicar a novelas, quiçá, telenovelas...Era capaz de pegar. As pessoas riram-se mas com uma grande dose de reconhecimento porque um homem simples, um homem do povo, um pescador teve a ousadia de concorrer a presidente de Junta e não é que ganhou? E não é que vai ganhar outra vez? Esperem pela demora, senhores discriminadores, elitistas, senhores doutores da "mula russa", na maioria ignorantes, não sabem muitos deles falar bom português, ter conhecimentos culturais diversificados limimatando-se a ser uns "técnicos, muitas vezes medíocres, de uma determinada área... fora disso=zeros à esquerda. Mas, pronto, têm o canudo carago. Força Zé Esteves, mostra que um pescador, sabe pescar votos, simpatias, amizades, porque andas no terreno, tens obra feita e se prestaste na altura, prestas muito mais agora que sabem do que és capaz!

      Eliminar
  53. Pescador???? O Zé sempre fez questão de se afirmar como maquinista maritimo, ou seja, um homem do mar, mas trê degraus acima de pescador e um abaixo dos oficiais formados na Escola Nautica. Desde que foi candidato à Junta, é que começou a "vestir" o papel do pobre pescador humilde e a vestir a camisa aos quadrados. O discurso, gasto, em doze anos demostram muitas semelhanças com o de um anterior presidente de Junta, de seu nome Isac, com a estória do pai pescador que morreu no mar. Já não há pachorra, mas vamos ter que aturar isto mais quatro anos. O PSD e o candidato desastrado do "Engenheiro", professor trabalhos de manuais, consegue ser bem pior que o Esteves. Já o colega do Saltão, Carlos Moço foi um desastre na Junta. Acho que vou votar na diferença: Luis Carlos.

    ResponderEliminar
  54. ó pá mas o que é que este comentador de 26 de Setembro de 2017 às 20:09 terá bebido?
    Penso que não será aconselhável comentar-se depois de uma refeição bem regada.

    ResponderEliminar