segunda-feira, 1 de outubro de 2018

NOTAS SOLTAS



As árvores foram à sessão da  Assembleia Municipal, ao que apurei.  Acho que de todos que encheram a sala, dizem-me que só uma senhora pediu para não se cortarem as árvores. O Movimento Parque Verde contra o abate das árvores... não se fez ouvir, ou seria a tal senhora que terá falado em seu nome?

Porém na sessão da Assembleia Municipal, parece que se esgrimiram azedumes e atitudes de confronto verbal, mas prontamente rebatidos e esclarecidos ao que me foi dito, e tudo ficou em paz.
Os protagonistas, ao que parece, mantiveram a postura e tudo acabou em bem. É bom que se respeitem porque o que tem vindo a público é que tem havido muito azedume, exagerado azedume que não interessa a ninguém, nem serve a democracia.

Li um belíssimo artigo num jornal que trazia um alerta nesse sentido e tecia considerações às posturas, principalmente, do PSD.

As coisas devem-se discutir com elevação e respeito. O patamar nunca deve ser ultrapassado por todos os intervenientes. Quem fica a ganhar é a democracia e a cidade. Já que com o caso das árvores e de se ter chamado a televisão etc, pareceu-me um exagero e fez-me lembrar um outro senhor que por cá andou... que só queria foguetório.

As árvores em causa choupos e plátanos, ao que apurei, são árvores cuja raíz se infiltra nos canos do saneamento destruindo tudo à procura de água.

Mas parece que deu resultado porque só vão ser abatidas 10 árvores que já estariam em fim de ciclo. É sempre bom alertar. E a paz reina ou, pelo menos, a boa educação.

Há perigo severo de incêndio. O tempo mantém-se muito quente e seco para esta altura do ano, o que é um perigo. O Presidente da Câmara tem mantido vigilância na serra com grupos de voluntários. Uma ideia de louvar. Espero que continuem a vigiar a nossa Serra da Boa Viagem enquanto o tempo se mantiver com estas temperaturas. Todo o cuidado é pouco. Não vale facilitar.

Morreu o grande ciclista Alves Barbosa. Um homem que amava a Figueira da Foz. O seu pai teve um negócio de aluguer de bicicletas na cidade perto do Grande Hotel (Mercury), por baixo da Piscina e, Alves Barbosa era visto frequentemente pela esplanada a andar de bicicleta ou à porta da loja do pai que estava sempre pejada de crianças que ali aprendiam as primeiras pedaladas. Ainda bem que a cidade continua a dar força à utilização de bicicletas. O executivo, para além da ciclovia, tem bicicletas mecânicas e elétricas para uso dos figueirenses, há instrutores para ensinar as crianças a pedalar e mantém-se assim um desporto que ajuda a não poluir e faz bem para a saúde. É bom que se aprenda, também, a dizer o que está bem feito. Mas essa é uma prática que não vejo. É o contrário. Anda-se à procura de cabelo em ovo...

Cavaco Silva e Maria Cavaco Silva era convidados para a inauguração das novas instalações da Universidade Nova de Lisboa. Estiveram, estiveram mas... quando chegou Marcelo Rebelo de Sousa, o nosso Presidente da República... o ex e a esposa retiraram-se para irem aos anos do neto!!!!!! Já vi muitas atitudes reprováveis tidas por Cavaco Silva. Esta... foi mais uma para que conste nos anais da história.

No Eixo do Mal bem disseram que foi bom para saborearmos melhor do que nos livrámos. Concordo plenamente. Nós temos "aturado" cada aberração! E durante tanto tempo...

Piscina de Mar é o que deseja o presidente da Junta de Buarcos e São Julião, José Esteves. Para o efeito deslocou-se a Leça da Palmeira com o chefe de gabinete do presidente da Câmara João Ataíde. Trata-se de uma Piscina de Mar rodeada de rochas e com uma beleza e interesse extraordinário. Estive a ver e fiquei maravilhado. Era "ouro sobre azul". Espero que se torne uma realidade.

Já agora deitem fora a Pála/Tenda/Feira do Jardim e arranjem-no com dignidade. Esta semana li um artigo caricato de elogio ao Jardim Municipal, que agora é que se vê bem do jardim o mural do Tribunal!!! Mas que coisa tão importante. Realmente nós queremos o jardim "DECENTE" para podermos olhar, demoradamente, o mural!!! 

Não, não é para isso senhor que escreveu o artigo, nem tão pouco para olhar o mercado e tudo ao redor. É para ter baloiços dignos para as crianças, ter flores e bastante vegetação, ter água...Num lago com patos e/ou cisnes por exemplo. . Tirar de lá as "casotas do cão" que, no Natal e na Páscoa até dão jeito, mas ali plantadas durante o resto do ano, Não! Ah, e já agora, o CORETO! Pode crer que nós vamos sempre querer um CORETO. Não aquele porque o que vai não volta. Um coreto bonito, decente, condizente com tantos que há por essa europa fora. FOI UMA UMA PROMESSA... Está lembrado? Eu nunca me esquecerei e os figueirenses também não. Apenas estão calados mas a saudade persiste e resiste SEMPRE!


10 comentários:

  1. Se a piscina de mar vier como veio o coreto e o campo sintético em Buarcos estamos feitos ao bife.
    Mas pelo menos este não prometeu a piscina! Apenas sonhou.

    ResponderEliminar
  2. Sonha sonha meu rapaz enquanto sonhas vê lá se reparas no estado em que está a zona do vale a parte velha da cidade.
    Por ali não passam turistas por isso não é preciso limpeza.

    ResponderEliminar
  3. Depois na piscina mar não esquecer deixar espaço para uma cozinha para as caldeiradas.

    ResponderEliminar
  4. As explicações foram dadas, mas não querem saber. É para tapar o sol com a peneira porque a bordoada com o santana vai ser um festival. Manobra de diversões... para atirar areia para os olhos. Mas as pessoas não vão nisso. Já não "cola". Cresçam!

    ResponderEliminar
  5. Já percebi.
    Paulo Pinto está num ultimo e definitivo mandato enquanto presidente de Junta, daí as parvoeiras e esforço que faz nos seus comentários em defesa do Rei e séquito. Assim pode ser que lhe guardem um lugar de vereador.
    Pensará ele - Se o outro só disse meia dúzias de coisas e foi para vereador a meio tempo, eu com tanta "presença" tem de ser a tempo inteiro.
    E não é que o rapazinho é capaz de ter razão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é certo, o Paulo Pinto defende a sua freguesia e a autarquia de forma bastante vimente e não tem qualquer tipo de problema com o "confronto" de ideias. Admiro a sua capacidade para dar conversa a pessoas que estão sempre, mas sempre do contra.

      Eliminar
    2. Citando: "...o Paulo Pinto defende a sua freguesia...,
      Pergunto: Onde, como e em quê?

      Eliminar
    3. A oportunidade é boa. Se o futuro candidato (Monteiro) está de acordo, já o futuro candidato a vice )Paz) pode não dizer SIM, mas nhim.

      Eliminar
  6. E qual é a posição partidária e da Câmara em relação à tomada de posição dos moradores e junta de Freguesia da Marinha das Ondas? Cabeça na areia..................como sempre os cobardes fizeram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é de respeito pela opinião da população e da Junta de Freguesia, o que o senhor diz ser cobardia, eu posso dizer que é ter respeito por opiniões divergentes.

      Eliminar