PAZ
DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
COESÃO
DEMOCRACIA
ALTERACÕES CLIMÁTICAS
JUSTIÇA
EFICIÊNCIA
MAIOR PROTAGONISMO MUNDIAL, etc.
Hoje, 1 de Dezembro de 2009, foi um dia histórico para Portugal. Entrou finalmente em vigor o TRATADO DE LISBOA!
Com este tratado renasce a esperança de uma maior coesão entre os estados membros.
Uma Europa mais solidária onde os cidadãos tenham voz, uma definição mais clara do que se faz a nível europeu e nacional.
Uma Europa mais eficiente com regras de votação e métodos de trabalho simplificado para um funcinamento mais racional e mais adaptado a uma Europa com 27 Estados-Membros.
Uma Europa de direitos e valores, liberdade, solidariedade e segurança na defesa dos valores da União. Introdução da Carta dos Direitos Fundamentais, com a garantia de uma melhor protecção para os cidadãos europeus. Luta contra o crime e o terrorismo nas novas disposições, em termos de protecção civil.
A Europa assume um maior protagonismo na cena mundial, através da política externa da União Europeia com a adopção de novas políticas na cena internacional.
Uma maior preocupação com as alterações climáticas com a adopção de medidas urgentes.
Estas em síntese algumas das novas disposições no palco da União Europeia
Era muito BOM que tudo isto se tornasse uma realidade com o TRATADO DE LISBOA.
Não esquecer o empenhamento de José Sócrates para que fosse assinado e acorddo o tratado de lisboa. A memória é curta e os delatores andam preocupados em faits divers como "escutas" de palhaçada.
ResponderEliminarEra bom mesmobom que a palavra solidariedade fosse uma pratica corrente,o que acontece é que ela fica muito bem nos discursos mas depois é o desemprego são as crianças com fome é o planeta quase a rebentar tudo a bem do capital.25 de Abril de cravos e eles politicos dão nos todos os dias os cravos das ferraduras e bem duros.Veja se o que se passou por aqui nas ultimas eleições os amigos aqui ao meu lado,mas entram de pés de veludo até dão tudo .E já andam na moscambilha para segurar o seu própio umbigo que jó o têm bem desenvolvido mas enfim são os politicos que temos e ninguem os manda dar uma volta estão agarrados ao poder uns pequenos Salazares.
ResponderEliminarHoje comemora-se o 1º de Dezembro de 1640 e o tratado de Lisboa. Dois eventos de sinal contrário: enquanto no primeiro retomámos a independência e sacudimos Espanha no segundo estamos a compromotê-la, submissos à UE, com um tratado que não foi referendado nas urnas.
ResponderEliminarFica o benefício da dúvida porque como diz o velho ditado: "a ver vamos como dizem os cegos"!...
Muito boa a assinatura deste tratado. Tenho confiança no futuro da aplicação na prática deste tratado de lisboa. Os problemas relacionados com alterações climáticas já estão a mexer.
ResponderEliminarA globalização e a União Europeia vão dar cada vez maior visibilidade aos atropelos sociais.
Os governos têm que se acautelar porque quando tudo estiver amexer os atropelos ficaraão muito mais expostos.
C.C.
É um grande orgulho e prestígio para Portugal um tratado da Europa ter o nome de Lisboa, prova do empenhamento do governo português.
ResponderEliminarRealmente mordem Sócrates mas ele ergue-se sempre vitorioso. É uma chatice para muitos que se ouvesse eleições ele ganhava outra vez.
Estou de acordo com odas 21 44 .A oposição que tenha tino porque se repetem eleições desta vez é maioria absoluta e mais nada.
ResponderEliminara minha esperança ainda é grande,tudo se regenera e estou convencido que ainda existem seres humanos com qualidade e força para se poder dar a volta a isto tudo.sei que o sofrimento é grande sei que a crise é internacional mas se todos nós fizermos um esforço chegaremos ao caminho desejado.
ResponderEliminarEu acho que só podem vir coisas boas destes tratados. Acho mesmo que é um passo de gigante para uma maior cooperação em todos os campos entre a União Europeia e até perante os outros países que terão de passar a olhar para a Europa com outros olhos.
ResponderEliminarLamento mas não partilho de tanto entusiasmo.
ResponderEliminarO grande objectivo ( o real não o proclamado) do tratado era simplificar o método de votação e acabar com muitos dos vetos. Pelo caminho dar mais alguns poderes ao Parlamento Europeu. Não vai alterar grande coisa em termos de política externa. Não desburocratiza os procedimentos e mantém uma máquina de gestão cada vez mais gorda. Este tratado não vai resolver nenhum dos problemas de fundo do desenvolvimento europeu por uma simples razão, eles são internos ( dos estados) e cada país tem problemas muito específicos.
Se não resolvermos os nossos problemas não à tratado que o faça por nós. Basta olhar para trás.
Grande vitória de José Sócrates. A mediação dele foi vital. É uma luta ganha. Como vão ser ganhas todas as outras.Se hoje houvesse eleições voltava a ganhá-las. Os delatores sabem bem disso, por isso inventam mas não têm coragem para apresentar uma moção de censura ao governo. Essa é que é essa.
ResponderEliminarPinto Balsemão alerta que o PSD caminha para o suicídio colectivo
ResponderEliminarO alerta foi dado ontem por Pinto Balsemão que acredita que oPSD caminha para o suicídio colectivo e defende que se encontre uma liderança forte para os sociais-democratas. Balsemão afirmou ontem à noite, numa conferência sobre os 35 anos do PSD que o próximo líder tem que ser capaz de promover o partido como reformista e inovador
Até ele sabe disso!!!
"A mediação dele foi vital" Tenha calma.Vital foi a frança e a srª. Angela Merkel.
ResponderEliminarA Diplomacia Portuguesa está de parabêns agora não vale a pena exagerar.