O Partido Socialista venceu as eleições, sem maioria, mas com uma vitória folgada e confortável.
RESULTADOS NA FIGUEIRA DA FOZ:
PS - 36,85% (12.298 votos)PSD - 27,56% (9199 votos)Bloco de Esquerda - 12,61% (4210 votos)CDS-PP - 9,56% (3192 votos)CDU - 6,09% (2034 votos)PCTP/MRPP - 1,40% (467 votos)MEP - 0,47% (158 votos)PPM - 0,33% (110 votos)PTP - 0,27% (91 votos)PNR - 0,26% (86 votos)MPT/PH - 0,22% (75 votos)MMS - 0,23% (74 votos)POUS - 0,12% - (41 votos)
A mensagem de Manuela Ferreira Leite não passou.
O PSD fica assim numa nova posição de fragilidade, com uma líder de que poucos parecem gostar.
Na prática todos tentaram dar-lhe uma "ajudinha" na campanha eleitoral.
Mas agora já começam a pronunciar-se com algum distanciamento e algum mal-estar indisfarçável.
Resta agora esperar pelo resultado das autárquicas.
Temo que se não forem os melhores o PSD volte a mergulhar numa nova crise de
liderança.
Para informações detalhadas, vá ao site:
Cada um tem aquilo que merece.
ResponderEliminarVotaram nele...agora aturem-no. Só que depois não venham coim greves e paralizações.
O que vale é que é sem maioria. Daqui a dois anos vão haver novas eleiçoes.
PS 89805 37.90% 4 6
ResponderEliminarPSD 72418 30.57% 4 4
BE 25508 10.77% 1 0
CDS-PP 20711 8.74% 1 0
CDU 13640 5.76% 0 0
PCTP/MRPP 2496 1.05% 0 0
MEP 1071 0.45% 0 -
PPM 711 0.30% 0 -
PTP 538 0.23% 0 -
MMS 455 0.19% 0 -
MPT/PH 447 0.19% 0 -
PNR 445 0.19% 0 0
POUS 234 0.10% 0 0
Abstenção 156957 39.85% 35.30%
Votantes 236924 60.15% 64.70%
Nulos 3099 2.26% 1.10%
Brancos 5346 2.26% 2.40%
ESTE O RESULTADO DO DISTRITO DE COIMBRA.
Os portugueses não são parvos!
ResponderEliminarSabem m uito bem que Ferreira Leite não era solução.
Escolheram com grande sentido democrático.
VIVA O PS!
Eu não votei nele.
ResponderEliminarMas aceitoo voto democrático do povo. Liberdade é isso mesmo.
Votei Manuela f. Leite mas concordo que ela não é a melhor líder para o PSD.
O PSD deve deixar passar as autárquicas e depois disso pensar seriamente numa alternativa à líder actual.
A seguir vai ser João Ataíde na Câmara e o Coronel Góis Moço na Assembleia de Freguesia, quanto à Assembleia Municipal tenho as minhas dúvidas...
ResponderEliminarVIVA O PS!!!!
Grande Oportunidade para o desenvolvimento da Figueira
ResponderEliminarGoverno, câmara e assembleia socialista.
Para a Assembleia Municipal é preciso votar também PS, muito embora o candidato a Presidente e os restantes sejam muito fracos.
ResponderEliminarO Povo, não é de todo parvo...refreou a ala centro direita...deste resultado, uma conclusão se retira...O PSD é um partido em vias de extinção. Viva O CDS/PP, por tudo aquilo que ambicionamos para uma verdadeira Nação.
ResponderEliminarMenezes: "PSD deve estar unido até às autárquicas"
ResponderEliminarLuís Filipe Menezes diz que o PSD deve permanecer unido até às eleições autárquicas. Mas diz que o partido errou muito e deixa a entender que terá de haver mudança de liderança interna.
ERA DE ESPERAR!
E cá pelo nosso concelho o PSD só ganhou em três freguesias - S. Julião, Paião e Moinhos da Gandâra.
ResponderEliminarComo se previa, a chanceler alemã Angela Merkel foi ontem reeleita para um novo mandato, desta vez ao lado do seu parceiro de eleição, os Democratas Livres do FDP. Os eleitores fizeram assim a vontade à chanceler, que desejava acima de tudo romper a incómoda coligação com os sociais-democratas do SPD.
ResponderEliminarLá é diferente há consciência cívica e o mais importante é o país e não as "QUINTINHAS" de cada um!
Aqui puxam-se galões e se o país fôr pelo "cano" isso não interessa nada.
Não há uma "CONSCIÊNCIA NACIONAL".
O País e o povo português não interessa nada. Os partidos vivem de costas voltadas uns para os outros. Quando o que fala mais alto é o interesse nacional, eles (partidos) degladiam-se e nós cada vez a sofrer mais na pele!
Estou para ver agora que Sócrates não tem a maioria qual a qualidade dos partidos para fazer face aos interesses do país!
Paulo Martins
PS e BE não fazem a maioria. CDS vital para o governo de Sócrates.
ResponderEliminarQue grande reviravolta!!!
É assim a política e todos os politicos deviam ter consciência da precariedade das suas ascenssões e quedas!
Diálogo com o povo, servir o povo, SERVIR, SERVIR, SERVIR!!!
Lá ficou o Portugal e o Miguel Almeida sem tacho!!!!!!
ResponderEliminarMas não tenho pena deles eles safam-se sempre...
Ana Jorge vai para o governo de certeza onde tem desenvolvido um óptimo trabalho e o João sobe, sendo assim eleito.
Áutoritarismos, falta de diálogo, tomar medidas sem a consertação com as diversas classes, não ser sensível às dificuldades do povo e ao que se diz nas ruas, autismo, arrogância, prepotência, dão sempre muito mau resultado.
ResponderEliminarÉ preciso saber tomar o pulso ao país e ter mais facilidade em dialogar.
O Sr. Sócrates podia e devia ter evitado tudo isto se tivesse sido muito mais cauteloso e menos autista!
Certamente que sem maioria absoluta o dialogo será maior, assim se espera.
ResponderEliminarNão se poderá aceitar é que o diálogo seja utilizado para parar o desenvolvimento e as correcções necessárias ao desenvolvimento do País
O PS ganhou as eleições, sem maioria é certo, mas venceu as eleições.
ResponderEliminarDEVE na minha modesta opinião governar sózinho sem coligações de qualquer espécie.
Deve pugnar cada vez mais por uma melhoria das condições dos portugueses mais desfavorecidos sempre tendo em mente o diálogo.
No entanto deve prosseguir com o seu programa sem esperar ajudas dos outros partidos, porque já sabemos que estes interessam-se é em criticar e resolver as suas posições e intrigas internas.
Se fizerem OPOSIÇÃO contínua e sistemática ao governo, isso será um problema deles que será avaliado, também, pelo ppovo português que não é tão desconhecedor como julgam.
A responsabilidade tb é dos opositores.
Tó Santos
ÀS vezes as maiorias não são a melhor solução e talvez a maioria relativa possibilite um melhor exercício do poder, uma maior consertação, e um maior diálogo com as partes envolvidas.
ResponderEliminarNestes casos a oposição não pode lavar as mãos porque também tem as suas responsabilidades não pode votar contra, por votar contra, isso o povo não perdoaria...
ja estao com misturas para a autarquia vao ver a diferença
ResponderEliminarPS ganhou as eleições porque teve mais votos. O PS perdeu as eleições porque passou de uma confortável maioria absoluta para uma maioria relativa que não lhe serve para nada a não ser vitimizar-se. Se bem conheço a peça, o novo estilo de governação vai ser muito engraçado: é o do faz de conta que temos maioria absoluta; nós propomos, e os senhores se não aprovarem, são irresponsáveis e malandros. Mas não foi isso que os portugueses disseram.
ResponderEliminarA "vitória folgada" do PS foi a do menor número de votos desde a ultima maioria de Cavaco em 1991. Teve menos votos que em 2002 quando perdeu as eleições. Em Coimbra, perdeu "apenas" dois deputados. Na Figueira, mais de 2000 votos.
Esta vitória da treta do PS só vem tornar a derrota do PSD muito mais pesada. Passados quatro anos de verdadeira vergonha, o PSD consegue ter mais 6000 votos. Se não fosse trágico era cómico. Com nabos laranjas como estes, até um governo desastroso consegue vencer. Para acabarem de vez, só falta escolher um clone deste PM, de seu nome Passos Coelho. Mas mais vale desaparecem, assim pode ser que apareça uma verdadeira Direita, e não de faz-de-conta.
Ainda assim, estas eleições trazem uma nova política: o novo PM já não se vai desculpar com o anterior, quando as coisas não correrem bem.
Espero que a primeira medida seja a de pedir uma auditoria ao Constâncio sobre o verdadeiro valor do défice que, com a sua habitual isenção, vai revelar ao país o resultado destes 4 anos em termos de contas públicas. Estou em pulgas.
O PS não tem que se coligar com ninguem!
ResponderEliminarO PS deve governar segundo as suas ideias, procurando os maiores consenços possíveis mas não se arrastando aos pés de ninguém.
Quem quizer ver Portugal ruir que tenha o onus de censurar o governo e fazê-lo cair.
O Povo também sabe bem fazer essas leituras, se estiverem a pensar (os partiros) boicotar a governação por estar em minoria.
Agora vamos ver nas autárquicas o que é que se vai passar...
ResponderEliminarNa Figueira a coisa está esquisita.
Porque um dos candidatos, é o responsável máximo pelo atraso e marasmo da Figueira e, mesmo assim, pode acontecer que se o eleitorado não tiver juizinho fique à mesma na condução dos destinos da Figueira.
Outro dos candidatos, já foi poder autárquico por duas vezes. Tem imensas responsabilidades em várias atitudes que deveria ter tomado e que não tomou, acabando por ter uma actuação nula completamente apagada na câmara quer como vice-presidente, quer como presidente da assembleia municipal e agora quer outra vez os holofotes virados para ele, está a jogar a sua ultima cartada.
O Outro é novo nestas lides, não tem experiência autárquica, mas tem muito gabarito.
Vontade grande de fazer alguma obra que se veja nesta terra, ideias muito interessantes para a Figueira e uma lufada de ar fresco, para correr com estes maus ventos do passado.
O meu voto vai direitinho para João Ataíde, e para Góis Moço. Já para a Assembleia Municipal, não tenho tanta certeza assim. Não gosto nada do elenco do PS e do PSD, em contrapartida gosto dos candidatos à Assembleia Municipal dos 100%. Aqui sou capaz de votar neles.
Digam o que disserem Daniel Santos é um grande candidato. Pode não ganhar, mas vai fazer mossa.
ResponderEliminarO Duarte Silva acho que vai ser penalizado pelos figueirenses que com toda a certeza não lhe vão perdoar o abandono da Figueira, a inércia, a sujidade das ruas, a falta de icentivos para aplicar na Figueira, o estado da zona Industrial, a falta de visão estratégica, o atentado urbanistico e a liquidação de ex-libris da cidade, jardim e afins, a degradação do parque urbanistico, enfim tanta e tanta coisa, que levava aqui muito espaço a elaborar.
O Juíz tem hipóteses, mas Daniel Santos também vai ser muito votado.
BASTA!
Ainda tenho uma dúvida ligeira que me parece que também outros comentadores têm: em quem votar para a Assembleia Municipal? Para a Câmara vou pelo Juiz Ataíde e para a Junta pelo Coronel Góis Moço! Aqui já decidi! Para a Assembleia Municipal estou indeciso entre o Vitor Pais e o Nogueira Santos.
ResponderEliminarNo Tovim nem pensar!
O voto no Ps só faz sentido se for a associação Câmara+assembleia municipal. De outra forma a câmara torna-se ingovernável e mantemo-nos no marasmo!!
ResponderEliminarQuem votar no João Ataide para a camara,deve votar no Tovim para a assembleia,porque se a assembleia for contraria a camara pode não ter condições para aprovar o seu programa,deixem-se de tricas e vamos la ganhar a camara e a assembleia,bem como o maximo de juntas,senão correm o risco de haver eleições antes do final do mandato,viva o partido socialista!
ResponderEliminarEste RMG... SINCERAMENTE. JÁ CANSA.
ResponderEliminarCada um tem a sua opinião.
ResponderEliminarNem todos gostam do amarelo!
esta coisa de darem orientaçao de voto ao povo ja la vai morreu com o 25 de Abril.coitados dos orientadores das 3 listas psd qual a melhor?o tempo da uniao nacional ja la vai mas na figueira ela esta presente.ja agora vota se na verdadeira porque as outras são a fingir,menos cdu e be.
ResponderEliminarVotar PS para a Assembleia????? Voto Ataíde mas votar naquela lista NEM PENSAR. Onde estão os militantes do PS na lista? Quem pode ali fazer uma intervenção minimamente digna?
ResponderEliminarUMA VERGONHA DE LISTA.
Cada qual vota onde quer e em quem quer. Agora qualquer um tem opinião, e pode dá-la!
ResponderEliminarEu vou votar Ataíde,
Góis Moço,
mas na Assembleia Municipal, voto nos 100%, porque acho os melhores, ponto final!
Isto sou eu, os outros farão como entenderem!
Rui
Se o Ataíde ganhar e tiver o azar de na Assembleia também ganhar o PS,ai é que a Câmara é ingovernável, porque quem pertence à Assembleia por parte do PS odeia o Ataide e vão inviabilizar os Orçamentos. Aí é que vai ser bonito.
ResponderEliminarGois Moço vais ganhar S.julião.
ResponderEliminarEste blog é mesmo de um (a) socialista!Não há a menor dúvida!O seu director (a) devia ter mais cuidado ao dar as suas opiniões, pois vê-se logo que é do PS.
ResponderEliminarO dono deste blog até anda a fazer campanha pelo PS.
ResponderEliminarSr. anónimo de 28 às 19:55:
ResponderEliminarextraordinária a sua ideia preclara de que o PS não precisa de consensos (e não conçensos),isto é governar "orgulhosamente sós" e continuar a ser o rolo compressor da sociedade na pessoa do seu líder, com as suas políticas e medidas, tais como:
-tentar calar a comunicação social (TVI e não só), movendo procesos a jornalistas que não afinam pelo mesmo diapasão;
-"cagar-se" para o segredo de justiça, como dizia Ferro Rodrigues a propósito do célebre processo Casa Pia;
-prejudicar o Juíz Rui Teixeira, bloqueando a sua promoção por interpostas pessoas escolhidas a dedo;
-adiar para as calendas gregas os processos Freeport, Cova da Beira, etc, etc,;
-instaurar agora buscas por causa dos submarinos, cuja oportunidade é mais do que duvidosa por estar envolvido o nome de P.Portas que subiu espectacularmente nas eleições;
-não permitir a publicação de livros que põem em causa o "menino de oiro" (só falta fazer autos de fé na praça pública e queimá-los);
-levantar mais processos aos prof.s charruas cá do sítio e continuar com uma renovação desatrosa no ensino cujas principais vítimas acabam por ser a classe docente e os próprios alunos.
Realmente é brilhante o seu conceito de democracia. A época do quero, posso e mando, já passou. Há que governar com a humildade suficiente, ouvindo os possíveis parceiros de coligação e tendo em conta as várias sensibilidades. Isto é fundamental porque, é preciso não esquecer que, cerca de 72% dos portugueses, incluída a abstenção, não votaram em Sócrates nem se reveem na sua política.
Daniel vai mesmo Ganhar o resto é conversa
ResponderEliminarO das 16:44 tem a mania da perseguição!
ResponderEliminarO Sócrates e o PS é o culpado de tudo e mais alguma coisa. Estranho não é?
Mas como vivemos em democracia quem tem mais votos vence.
E tem toda a legitimidade para o fazer. Não pode é governar pelas ideias dos outros.
Se chumbarem muitas vezes, se o governo cair, quem tem a culpa? a oposição pois claro! E o povo que votou em maioria PS sabe disso.
Portanto consensos sim, mas não a todo o custo!
Não julguem que fazer oposição com má fé tb não os vai penalizar...
E Já agora tks teacher for the wrong word!
O meu prof. não sabe que por vezes no "calor" da escrita há erros derivados da pressa comque se escreve...
Os ânimos andam muito acesos cá pelo burgo...
ResponderEliminarOs candidatos autárquicos, têm sofrido com más educações de várias pessoas que não sabem viver em democracia.
A intolerância é um mal terrivel...
o gordo do Paredes ainda está no PS? Depois disto vai concorrer a Presidente dos alcoólicos anónimos figueirenses com o seu seguidor Mané Simões.O homem até anda inchado da bebida, o lacaio tem um aspecto miserável.a malta do castelo vai convidá-lo para guardar o bairro.
ResponderEliminarO Paredes ainda está no PS sim senhor e vai continuar. Mas tenho de dar os meus parabéns ao menino Portugal e ao menino Ribeiro que de aprendizes rapidamente chegaram a Mestres. Agora quem conseguir que os controle.
ResponderEliminarEheheheheh
ResponderEliminarIsto está cada vez melhor. Votem no Ps da Figueira... e terão um presidente de Câmara não socialista. Votem no candidato PS à Assembleia Municipal e terão um presidente Social-Democrata (a propósito, será que o Tovim deu os parabéns ao Sócrates??hummm).
Ass: socialista com olhos na cara
Resumindo... votem neles, votem e vejam em que estado andará a câmara. Se estes já não se entendem e são todos da mesma côr política, o que fará uma Câmara e uma Assembleia onde aquilo que os separa é muito mais do que aquilo que os une????
Na Assembleia Municipal sem dúvida... Nogueira dos Santos (Movimento 100%).
Mas quem é afinal o Dr. Nogueira Santos?
ResponderEliminarO que fez, que referências nos dá, o que sabe, que experiência política tem?
Por onde tem andado?
É bom só porque é Director da Celbi?
E o António Pedrosa vai tratar o blogue da Assembleia Municipal?
É bom só porque é contra a actual direcção do PS?
O que fez pela terra além de uns discursos?
Onde o viram a trabalhar voluntariamente, de forma anónima?
Não queiram fazer dos Figueirenses tótós!