Ah ah ah boa!!!!!!! Até que enfim que essa senhora é posta no devido lugar. Ela andava a estragar a imagem da TVI. Onde é que já se viu um jornalista emitir opiniões e provocar com elas as pessoas que de boamente eram entrevistadas por ela e que depois eram enxovalhadas e mal-tratadas!?!?!? Isso é jornalismo ou é o jornal do incrível e do bizarro????
É favor não se referir mais ao blogue e a quem aqui comenta(eu ainda administro este blog!!!) sob pena de eu me recusar terminantemente a dar-lhe voz! Limite-se a dizer o que pensa àcerca das notícias que eu publico. Peço desculpa mas a sua falta de consideração já me anda cá a mexer com o sistema. Leia o que eu escrevi e veja se eu dei opinião apesar de o poder ter feito a favor ou contra Manuela Moura Guedes. E os anónimos que o antecederam TÊEM TODO O DIREITO A PENSAR COMO PENSAM assim como o RMG tem esse direito que eu DOU A TODOS, desde que não infrinjam os pressupostos de que eu não abdico. Limite-se a dar a sua opinião e não agrida!
Não adianta Sr. director do blogue este RMG está perdido para sempre. É um ditador como eu ainda não vi outro na blogosfera nacional. A começar pelo blogue dele onde ninguem pia. Deviam era cortar-lhe a voz para ver se ele se tocava e deixava de ser mal-educado e grosseiro para as pessoas. E é ele um professor que ensina os nossos jovens!!! Bela liberdade a dele, bela filosofia de vida. Tentar calar as pessoas através do insulto!
É com a multiplicidade de opiniões que se enriquecem os vários temas que se debatem. Pelo que aqui tenho lido publica-se as várias correntes de opinião sem ninguém vir para aqui ofender. É um blogue a quem dou os mais sinceros parabéns porque não se vêem aqui grosserias ou faltas de respeito. Mas este RMG já é conhecido por ser useiro e veseiro no ataque pessoal. Contenha-se homem. Vc às vezes até diz umas coisas jeitosas. Porquê ofender os outros? C.C.
Manuela Guedes poderia dispor na TVI, com inteira legitimidade, de um programa de meia a uma hora, todas as semanas, onde faria crítica azeda e sarcástica desta ou daquela personalidade politica, do governo ou da oposição; podia nele dizer graças de gosto mais ou menos duvidoso, podia emitir opiniões pessoais, comentários jocosos, gozar com os entrevistados. Podia chamar-se "Uma hora de sexta com Manela", por exemplo. Assim uma imitação reles do programa do professor Marcelo, mas em registo pimba, rasca ou pornográfico. Agora o que não poderia chamar-lhe é espaço noticioso, telediário, jornal da noite, ou jornal de sexta, sob pena de colocar de rastos todo o bom nome de um orgão da comunicação social. Espero que não haja jornalistas, daqueles que ainda prezam e se preocupam com os aspectos deontológicos da sua profissão, que venham agora solidarizar-se com a senhora, por ela ter sido impedida de continuar a fazer um programa como aquele
Este um exerto do blog QUINTO PODER! Diz tudo não é??? C.C.
Cada um tem a sua opinião mas eu deixei de ver a TVI por causa desta senhora. O trabalho e ataques pessoais que fazia não pode de maneira nenhuma agradar a ninguém que tenha um mínimo de bem senso. Nunca vi um jornalista fazer o circo que esta senhora fez enquanto teve as costas quentes pelas funções exercidas pelo marido. Ela só não foi arredada há mais temçpo porque tinha as costas quentes. Os que se demitiram com ela é porque já sabem para onde vão... porque muitos outros que não a seguiram riem agora de contentes e aliviados.
Pois eu adorava o estilo e o profissionalismo da jornalista Manuela Moura Guedes, e era uma das que religiosamente me sentava à seta-feira para a ouvir. Vergonha, Censura, pressões! Sandra Curado
"A decisão da administração da TVI é completamente incompreensível, seja em si mesmo - visto que não há qualquer explicação pública sobre os seus fundamentos e razões -, seja pelo tempo em que ocorre, porque estamos em período eleitoral e desvia a atenção dos portugueses da avaliação das propostas apresentadas pelos partidos.
Este é um tempo de os partidos se dirigiram aos portugueses e não de outros partidos interferirem indirectamente na campanha eleitoral.
Com a autoridade que assiste ao PS de ser o principal alvo do Jornal Nacional da TVI e sua orientação editorial - que sistematicamente se pontuou pelo ataque ao PS, ao seu líder, ao Governo e ao primeiro-ministro -, exigimos à administração da TVI uma explicação cabal sobre as razões que motivaram esta decisão.
Pedimos também publicamente a intervenção da entidade competente, que é a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no sentido de averiguar se o princípio constitucional e legal da independência da informação perante o poder económico e se as leis da comunicação social em Portugal, designadamente a lei da televisão - e as responsabilidades que confere às direcções de informação -, foram cumpridos.
O PS repudia veemente qualquer tentativa de ligação a esta ou qualquer outra decisão da Administração da TVI, com a qual não tem qualquer ligação”.
PARA QUE CONSTE! Aqui uma pequena parte. Os detratores que leiam... Adelino P.
Eu acho que o blogue "quinto poder" diz tudo sim, mas precisamente ao contrário. Às vezes este nosso amigo não diz coisa com coisa. Sousa Tavares disse: ingerência de interesses espanhóis na comunicação social portuguesa e um grave atentado contra a liberdade de informação, contra a ética e a lei vigentes. Por alma de quem e com que interesses?. Não vale a pena bancarem de ingénuos porque a Prisa espanhola já foi criticada em Espanha por fazer favores aos zapateros. É claro que pode virar-se o feitiço contra o feiticeiro. Mas quem semeia ventos colhe tempestades. Quem foi que disse que quem se mete com o PS leva?!...
O PSD e o CDS "doeram-se" muito e aproveitaram para fazer mais demagogia barata e caça ao voto. Doeram-se porque a ex Deputada do CDS - Manuela Moura Guedes, mais o seu querido marido - deixaram de lhes fazer o jeito, de lhes ceder semanalmente, em horário nobre, a possibilidade de denegrir de uma forma suez, a imagem do seu adversário político. Porque falava tanto do Freeport e nunca referiu o BPN, o BPP, as acções do Prof Cavaco Silva e sua filha na SLN (detentora do PBN...), os negócios offshore do Conselheiro de Estado Dias Loureiro... Tinha tanto de que falar mas aquela espécie de programa... só dava Sócrates! Bem esteve Marinho Pinto quando lhe disse, em directo que aquele programa e ela eram a vergonha do jornalismo! Mas... dará assim tanto jeito ao PS esta situação acontecer agora, a 3 semanas das eleições? Claro que não dá! O futuro haverá de esclarecer porquê hoje e quem esteve por detrás de mais esta manobra. É óbvio que há um único prejudicado por mais esta manobra. Chama-se José Sócrates! É lógico que há dois beneficiários directos desta decisão. PSD e CDS! Não foi por acaso que ambos apareceram de imediato a clamar mais este "ataque à liberdade e à democracia". (bem diferente do que ambos fizeram a Marcelo Rebelo de Sousa, mesmo sendo do partido deles)… Reparem nas reacções do PCP e do BE... A TVI já devia, há muito, ter-se libertado desta vergonha do jornalismo pimba que infelizmente a caracteriza. Mas agora? E lá estão os amigos do Moniz a demitirem-se em bloco, quando é mais do que sabido que detestam a Nelinha, pela sua arrogância e incompetência. Cheira aqui a mais uma jogada suja…
Gostava que lessem o link abaixo...Por cá, também existe censura e já começa a chegar a hora de colocar este senhor no seu lugar...é ele quem manda em Duarte Silva.
Miguel Pais do Amaral, ex-presidente da Media Capital, garantiu hoje à Lusa que caso tivesse continuado à frente da empresa o Jornal da Noite de sexta-feira "nunca teria existido".
Ninguem que seja isento, pode achar que o jornalismo que esta senhora praticava estava correcto. Aquilo não era jornalismo não era nada. Aquilo era um programa completamente dirigido que visava unica e exclusivamente uma pessoa. Uma perseguição, um ódio visceral a tudo que dissesse respeito a determinado personagem. uM PROGRAMA DE JORNALISMO PIDESCO, TELENOVELISTICO, UM CIRCO ORQUESTRADO PELO MAU GOSTO, PELA CALÚNIA, PELA PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL. Não é normal, nem correcto praticar jornalismo desta maneira doentia. A D. Manuela do CDS/PP tem que refrear os impetos de direita se quiser alguma vez praticar um bom jornalismo, coisa de que está muito arredada.
Aqui está um extrato do que diz Emídio Rangel a voz do dono que alinha há muito tempo pelo mesmo diapasão e que não é exemplo nenhum do jornalismo sério e isento. Já li que ele vai ser nomeado director de programas da TVI, mas não há a certeza. O puzlle vai ficar completo, dia menos dia:
"Em declarações à TSF, Emídio Rangel criticou o modo “irresponsável” como os partidos reagiram à suspensão do “Jornal Nacional” de Manuela Moura Guedes, uma vez que este era um espaço que “envergonha os jornalistas” e “despreza todas as normas éticas e deontológicas”. Na óptica deste crâneo, todos os partidos são irresponsáveis ao criticarem a maneira como se cala a imprensa em Portugal por interpostas pessoas, espanhóis. Nós já sabíamos que os Miguéis de Vasconcelos não olham a meios para atingir os fins, especialmente quando esses fins são conseguir tachos e prebendas a qualquer custo, quiçá perdendo mesmo o resto de orgulho e independência que resta aos portugueses!...
Um exercício de Extermínio da Mediocridade, foi o que fez a Administração da TVI. Tem o meu aplauso! Os fiéis de Manuela Moura Guedes (a mediocidade sempre teve muitos seguidores), tal como ela, mal conseguem pronunciar e distinguir a palavra LIBERDADE. Abaixo os facistas encapotados de defensores da liberdade de expressão ou de informação ou o que quer que seja. Fascismo travestido não é liberdade!
Correio da Manhã 4 de Abril, Sábado, Emídio Rangel em artigo de opinião:
"É uma verdadeira lástima. Posso enganar-me, mas aposto com quem quiser, como José Sócrates é inocente e nunca teve nada a ver com o caso Freeport. Se assim for, como é minha convicção profunda, eu espero que a justiça tenha a mão pesada para aqueles que não se importam de "condenar" um inocente e deixem correr o tempo porque este é um ano de eleições. Malditos sejam."
Este é dos tais que até amaldiçoa os seus compatriotas que não pensam da mesma maneira. Aqui está bem recortado o perfil deste senhor: o paradigma da isenção e da tolerância que pretende pôr a comunicação social em su sítio.
Para o anónimo das 15:45: Mesmo havendo mediocridade, esta nunca se extermina, mas sim educada-se e recupera-se. A propósito, o verbo "exterminar", foi muito conjugado e posto em prática por um conhecido partido nacional socialista de má memória. É óbvio que quem defende a globalização, defende também o pensamento único em termos gerais e, daqui ao extermínio é só um passo!... Estou a lembrar-me, obviamente, de quem nos seus discursos neo liberais defende a globalização como se esta fosse a melhor coisa do mundo.
PÚBLICO - Caso TVI Opinião: O PS de Sócrates é contra a liberdade
04.09.2009 - 15h15 Eduardo Cintra Torres
A decisão de censurar o Jornal Nacional de 6ª (JN6ª) foi tudo menos estúpida. O núcleo político do PS-governo mediu friamente as vantagens e os custos de tomar esta medida protofascista. E terá concluído que era pior para o PS-governo a manutenção do JN6ª do que o ónus de o ter mandado censurar. Trata-se de mais um gravíssimo atentado do PS de Sócrates contra a liberdade de informar e opinar. Talvez o mais grave. O PS já ultrapassou de longe a acção de Santana Lopes, Luís Delgado e Gomes da Silva quando afastaram a direcção do DN e Marcelo da TVI.
A linguagem de Santos Silva e do próprio Sócrates na quinta-feira sobre o assunto não engana: pelo meio da lágrimas de crocodilo, nem um nem outro fizeram qualquer menção à liberdade de imprensa. Falaram apenas dos interesses do PS e do governo. Sócrates, por uma vez, até disse uma verdade: o PS não intervinha no JN6ª. Pois não, foi por isso que varreu o noticiário do espaço público.
O PS-Governo de Sócrates não consegue coexistir com a liberdade dos outros. Criou uma central de propaganda brutal que coage os jornalistas. Intervém nas empresas de comunicação social. Legisla contra a liberdade. Fez da ERC um braço armado contra a liberdade (a condenação oficial do JN6ª pela ERC em Maio serviu de respaldo ao que aconteceu agora). Manda calar os críticos. Segundo notícias publicadas, pressiona e chantageia empresários, procura o controle político da justiça e é envolvido em escutas telefónicas. Cria blogues de assessores com acesso a arquivos suspeitos que existem apenas para destruir os críticos e os adversários políticos. Pressiona órgãos de informação. Coloca directa ou indirectamente “opiniões” e “notícias” nos órgãos de informação. Etc.
O relato da suspensão do JN6ª, no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias e outros jornais de ontem é impressionante, sinistro e muito perigoso. Provir de supostos “socialistas”, portugueses e espanhóis, em nada diminui a gravidade desta censura. Esta suposta “esquerda” dos interesses, negócios e não resolvidos casos de justiça é brutal.
Intervindo na TVI, o PS-Governo atingiu objectivos fundamentais. Como disse Mário Crespo (SICN, 03.09), o essencial resume-se a isto: J.E. Moniz e M. Moura Guedes foram eliminados — e com eles as direcções de Informação e Redacção e um comentador independente como V. Pulido Valente.
Este PS-Governo é muito perigoso para a liberdade. Até o seu fundador está preso nesta teia, por razões que têm sido referidas. Ao reduzir a censura anticonstitucional, ilegal e protofascista do JN6ª a um caso de gestão, Soares desceu ao seu mais baixo nível político. É vergonhoso que seja ele, o da luta pela liberdade, a dizer uma coisa destas. Será que em 1975 o República também foi calado só por “razões de empresa”?
O PS-governo segue o mesmo caminho de Chàvez, ao perseguir paulatinamente, um a um, os seus críticos: e segue o mesmo caminho de Putin, ao construir uma democracia meramente formal, em que se pode dizer que a decisão foi da Prisa não dele, em que se pode dizer que os empresários são livres, que os juízes são livres, que os funcionários públicos são livres, que os professores são livres, que os jornalistas são livres, que a ERC é livre, etc — mas o contrário está mais próximo da verdade. Para todos os efeitos, Portugal é uma democracia formal, mas estas medidas protofascistas vão fazendo o seu caminho. Não dizia Salazar que Portugal era mais livre que a livre Inglaterra? Sócrates e Santos Silva dizem o mesmo.
Eduardo Cintra Torres é crítico de televisão e escreve no PÚBLICO
Ouvi dizer que o RMG é professor. Estamos entendidos! Mais um que tinha um emprego e o Sócrates lhe quis dar um trabalho. Mais um que ganhava mais em explicações do que a ensinar / educar os filhos, daqueles que lhe pagam o (chorudo) ordenado. Mais um conservador que se perfilou, atrás do candidato do Partido Comunista à Câmara de Coimbra e ao parlamento- Mário Nogueira, apenas porque entende que deve manter os previlégios. O ódio provem do lobie dos que entendem que só devem ter direitos, o patrão / Estado / todos nós, nem os pode avaliar. Tem que os promover a todos, mesmo que não trabalhem há 22 anos. Felizmente a maioria dos professores exercem a sua profissão com espírito de missão, porque gostam de ensinar. O governo de Sócrates falhou ( e pagou bem caro! ) não ter sabido falar com estes últimos, corrigindo erros da cambada de professores administrativos que estão enfiados no Ministério há anos e nem um exame de Física, sem erros de palmatória, são capazes de fazer. Já agora seria interessante sabermos se foi o Sócrates que os colocou nos serviços do Ministério... A avaliar por um tal Charrua (exemplo de um professor educado que chama filho da ---- ao 1º Ministro de Portugal e até foi Deputado do PSD )... provavelmente não foi... Quanto aos "vendedores" de aulas (poucas...)só há uma solução: Avaliá-los e impedir que, pelo menos, voltem a ser aumentados, dado que já ganham demasiado e têm regalias que não merecem, envergonhando-nos a todos, especialmente aos colegas que se viram injustamente misturados nesta situação!
Engraçado onde tem andado esta senhora ? Quantos despedidos já tiveram as rádios e televisões deste País e esta senhora onde andava. Grande democrata defensora das liberdades quero ver se for eleita qual o seu conceito de liberdade. Conhecem algum 1ª Ministro em Portugal que tenha levado tanta porrada e sofrido tanta mentira como Sócrates desde o ser bicha ao caso Freeport passando por tantos outros que não me lembro. Tenhamos vergonha este País não é uma selva já se sabe que muitas classes querem comer sem trabalhar querem liberdade de fazer e dizer o que muito bem entendem querem manter a benesses e mordomias que a loucura de Abril 1974 lhes deu Sócrates apertou com eles retirou algumas dessas iguarias que os alimentavam ninguém os tinha apertado desde 1974 ora foi um deus que me acuda. Portugal não tem condições para pagar a tanta gente para fazerem tão pouco nós povo silencioso é que estamos a pagar a essas elites para nos escravizarem pagamos ordenados chorudos e não temos nem boa Saúde nem boa Justiça nem boa Educação então o defeito é de quem desde 1974 que estes pilares principais dum país não funcionam quantos governos já tivemos a culpa é de quem ? Já sei é do Sócrates.......
A direita está desorientada! Tudo serve para atacar, insinuar, caluniar e arranjar polémica! O ódio contra o primeiro ministro e o governo, impera! Só não impera é a apresentação de medidas concretas e/ou alternativas para resolver os problemas do país...Vejam bem, que agora até o Sócrates e o governo têm a ver com uma empresa privadíssima, só porque há umas "excelências" que foram demitidas, eventualmente por incompetência, como acontece em qualquer empresa privada! É ridículo ao que isto está a chegar! Até o PSD se reúne de emergência e convoca os media para falar sobre o "despedimento", (leia-se colocação dos lugares à disposição), de alguém "importante"! É no mínimo caricato! Devem também reunir-se e tomar posição quando os patrões fecham empresas e metem na rua centenas de trabalhadores para o desemprego, ou fazem "lay-offs", propositados...Mas em que país vivemos? Onde está, para esta direita hipócrita, o direito de actuação das gestões privadas? Esperemos que o povo saiba distinguir entre a calúnia, a mentira e a tentativa de desestabilização provocada pela Direita, e aqueles que querem trabalhar para o desenvolvimento do país com esforço, determinação e persistência. A Direita apenas tem na mira, apoderarem-se a qualquer preço do poder e toca a disparar em todas as direcções com armas muito sujas! Talvez os tiros lhe saiam pela culatra...
Gritaria, acusações, insultos. Houve de tudo um pouco no plenário selvagem realizado ontem à tarde na redacção da TVI. Tudo por causa da escolha de Patrícia Matos, uma estagiária contratada no início do ano para a TVI 24, para apresentar o primeiro jornal de sexta-feira sem Manuela Moura Guedes. O plenário transformou-se rapidamente numa imensa algazarra, com João Maia Abreu, director de informação interino, a dar a cara pela escolha e Manuela Moura Guedes a ser acusada por vários jornalistas de ser a responsável pelo afastamento dos pivôs habituais. ESTA ESTAGIÁRIA É IMPOSIÇÃO DE MANUELA M. GUEDES!!! Este exerto é do Correio da Manhã com o Título "Moura Guedes Acusada De Impor Estagiária", diz tudo não é????
Este episódio pode influenciar o resultado das legislativas?
André Freire - Potencialmente, pode prejudicar o PS, por causa do historial que tem com a TVI. Parecer-me-ia louco que o PS estivesse por detrás disto, mas o historial é um problema.
Nilza Mouzinho de Sena - Não podemos estabelecer uma relação de causa-efeito, num período em que não há dinâmicas de vitória latente no mercado eleitoral.
Manuel Meirinho - Quanto menos esclarecida for a situação, maior será o potencial de influência. Pode afectar pouco, mas é determinante dada a grande competição eleitoral.
Que partido poderá sair beneficiado?
André Freire - A oposição em geral poderá beneficiar, sobretudo o principal challenger, o PSD. Mas tudo depende das explicações que vierem a ser dadas sobre este caso.
Nilza Mouzinho de Sena - Apesar de tudo há uma fragilização directa do primeiro-ministro, José Sócrates, e quem vai capitalizar com isso é o PSD.
Manuel Meirinho - Se houver prejuízos, por poucos que sejam, serão sempre acarretados pelo PS. Quem beneficia é difícil dizer. Talvez o PSD, ainda que não directamente.
José Sócrates fez bem ao reagir prontamente à polémica?
André Freire - Sim, o PS e o governo agiram de forma correcta, exigindo à empresa que clarifique a decisão. A empresa tem aqui particulares responsabilidades, neste esclarecimento.
Nilza Mouzinho de Sena - Foi uma reacção em certa medida impulsiva, que creio que veio demonstrar alguma fragilidade. O que acaba por prejudicá-lo, por ter feito previamente declarações sobre aquele canal televisivo.
Manuel Meirinho - O primeiro-ministro não podia reagir de outra maneira: quanto mais tarde pior, mais alimentava as suspeições. Quanto mais demorar a esclarecer este caso, pior.
Quem diz que o PS está por detrás da decisão da TVI, anda a ver muitos filmes... Aqui uma cópia de opiniões do jonal D. N.
Esta coisa da Manuela Moura Guedes quer se goste ou não,não foi nada democratico.O 25 de Abril fez se fambém por causa da censura.Eu sei bem como isso era porque sofri na pele a postura do regime Salazarento.Sejamos democratas e sobretudo livres e tolerantes.Eu sei que a tolerancia nos momentos actuais torna se complicado.É dificil porque a dependência é grande.A mim ensinaram me a ser tolerante.
> Manuela Moura Guedes afirma que foi afastada, mas recusa-se a sair da empresa > Moniz diz que Cébrian estava incomodado com notícias sobre Freeport > Jornalistas negaram-se a substituir apresentadora do ‘Jornal Nacional de 6ª’ > PS apanhado de surpresa só define campanha este fim-de-semana > PSD acha que lhe saiu a sorte grande
Complôt completo. Armadilha montada. Esta MMG há-de ficar na hidtória mas pela negativa. O Jornalismo mais baixo que se pode fazer.
Mas é evidente que como já aqui comentei: O PS enquanto governo e o PS local fazem censura e perseguição política não só internamen ( o que é revelador do carácter dos seus Dirigentes) e a nível governamental é a maior afronta à liberdade de expressão e aos princípios da liberdade de Abril.è tanto mais grave para um Partido cujos estatutos estão hoje de forma clarividente negados pela acção dos seus principais dirigentes.O Presidente da Concelhia Figueirense revelou-se finalmente umpersonagem a quem caiu a máscara, que se revela um personagem sem carácter , vergonhosamente um mentiroso compulsivo, traidor a tudo o que é príncipos , descabido de qualquer ética pessoal e política.Grave ( tanto a nível governamental como a nível Concelhio) são estes personagens nefastos á sociedade, e muito prejudiciais ao concelho da Fig.Foz.Em defesa de Abril cabe a todos demascarar perante a sociedade estes senhores sem vergonha.
"Ouvi dizer que o RMG é professor. Estamos entendidos! Mais um que tinha um emprego e o Sócrates lhe quis dar um trabalho." Assim começa o anónimo das 22:17. Correndo o risco de meter a foice em ceara alheia e não querendo ser defensor de que sabe defender-se muito bem, não posso deixar de dizer o seguinte: Tanto quanto se sabe o nosso primeiro prometeu no início do seu consulado, criar 150.000 empregos. Esta promessa falhou rotundamente. Conseguiu sim empregos para os seus apaniguados, porventura despedindo ou mandando despedir funcionários não vinculados, para os substituir por acólitos ou filiados no PS. Isto na função pública porque no sector privado o desemprego aumentou assustadoramente. A desculpa para este descalabro tem sido, invariavelmente, a crise mundial quando se sabe que a mesma estava a ser, encapotada, há muito tempo por motivos políticos e estratégicos, pois os poderes instituídos (nomeadamente o BP na figura de Vitor Constâncio) não são tão estúpidos que não soubessem já o que se passava com a banca,SLN, BPN, BCP. Mas indo ao fulcro da questão,Sócrates não deu emprego a nenhum professor, antes pelo contrário: quere-lhes tirar o emprego, a dignidade e o vencimento, acusando-os, sub-repticiamente, de ganharem demais. E isto é tanto mais verdade quanto se sabe que, quase diariamente, eram publicados de maneira acintosa, em determinados foruns da internet, Sol,Lusa, etc. os vencimentos dos professores aposentados por escribas, a soldo do Largo do Rato, numa clara tentativa de virar a opinião pública contra a classe docente e "exterminar" a inteligência do País que reagiu e muito bem, contra a política do agente técnico de engª. Sabemos perfeitamente que em todas as classes há profissionis dignos e outros nem tanto. Mas fazer uma campanha contra quem tem o dever sagrado de formar os homens de amanhã, desmotivando-os, sendo mesmo achincalhados por "pedreiras", "lemos" e pela própria titular da Educação, quiçá cultivando o ódio e, sem dúvida, desautorizando toda uma classe docente, só podia ter origem em alguém que não merece estar à frente dos destinos do País. Acabar com os supostamente ricos ou privilegiados ignorando as verdadeira causas da crise não é sério nem próprio de uma figura de Estado que está a desacreditar o próprio partido Socialista e algumas das suas figuras mais conhecidas e sérias, tais como, António Arnaut, João Cravinho, Salgado Zenha (já falecido, Edmundo Pedro, para não falar de outros. Esperemos que no próximo acto eleitoral o País retome o caminho da credibilidade e que os políticos encontrem novos caminhos para que o País se consiga impôr, pela positiva no contexto da União Europeia e do resto do Mundo para bem de todos os Portugueses. O tempo já é curto demais para se conseguir este objectivo nacional.
É um facto que a classe dos professores é a que tem mais regalias. Subida automática na carreira quer se seja bom profissional ou não. Assistência que lhe permite recorrer aos melhores especialistas. Três meses de férias pagas. Férias durante o ano no Natal, Páscoa etc. Ausência de critérios de avaliação no exercício da profissão. Chegada automática ao topo da carreira e ao maior vencimento automáticamente, reformas em idade precoce. Isto e muito mais era o que havia e que era profundamente injusto face aos outros trabalhadores. Sócrates TEVE A CORAGEM de mexer nesta treta toda e disciplinar a classe de previlegiados... e foi o que se viu!!! É esta "Azia" que se faz sentir por parte da classe que "odeia" Sócrates e que quer a todo o custo que ele perca as eleições. Só que eu penso que os portugueses são inteligentes e sabem ver as coisas como elas são. Não portugueses de primeira e portugueses de segunda. Todos merecemos igual tratamento. É tempo de acabar com os previlégios de alguns que SÃO PAGOS POR TODOS. Haja vergonha e moralização.
Disse e repito "Abaixo os facistas encapotados de defensores da liberdade de expressão ou de informação ou o que quer que seja", o que é substancialmente diferente da deturpação insidiosa que vc. quis usar "... "abaixo os defensores da liberdade de expressão ou que quer que seja". Esta manipulação de expressões não atesta a bondade dos princípios que diz defender! A propósito: porque é que suprimiu a expressão "fascistas encapotados" ...??? Mexe com a sua sensibilidade de democrata travestido ou apressadamente convertido??? Veja-se ao espelho. Enxergue-se!!!
ora vamos lá.nao é verdade que o socrates prometeu 150000 novos postos de trabalho?onde estao.não é verdade que o mesmo senhor mandou fechar centros de saude?mas nao é verdade que o sr engenheiro mandou fechar maternidades?mas nao é verdade que as manifestações dos professores nao valiam nada e agora valem?mas nao é verdade que o homem estava todo feito com o cavaco e meteu o soares.mas nao é verdade que prometeu a alta velocidade e agora recua com medo da ferreira leite.mas não é verdade que começou pela ota e acabou em alcochete e esta a recuar por causa da da manelinha.mas não é verdade que não toca nos médicos.mas nao é verdade que tem medo de fazer a reforma da justiça.ma não é verdade que não toca no grande capital.mas não é verdade que os pobres estao cada vez mais pobres.mas não é verdade que a miséria alastra neste país.mas não é verdade que os assaltos são diarios pela falta de emprego.mas não é verdade que há 500000 desempregados.mas não é verdade que esta democracia cheira a pidesca.mas não é verdade que h.a medo entre os funcionarios públicos enos privados.mas não é verdade que há deputados a mais e se guerreiam nas escolhas.mas não é verdade que ganham uma fortuna mensal em relaçao a quem so ganha 400 euros.mas sao tantas mas mesmo tantas verdades que noite não dava para as escrever todas.mas com a manelinha estas verdades vao ser ainda maiores.
E acrescento ao post das 17.40 que caso o psd ganhe as eleições tambem não vai retroceder em nada o que o socrates fez pois sabe que foram medidas necessarias e justas. Não tiveram foi a coragem do realizar antes. é a tal questão dos votos.
Ao sr. anónimo de 05 às 17:40. A tal classe que, segundo as suas palavras, "odeia" Sócrates, está a ser mal avaliada sim, com os termos e afirmações que faz. Os professores não cultivam o ódio porque isso é a antítese da sua profissão. Não gostam sim, dos seus métodos, nem dos seus "rabos de palha", nem praticam a cegueira voluntária. Veja o que aconteceu com Richard Nixon 37º Presidente dos Estados Unidos: "Renunciou em 9 de Agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate, pouco antes da votação pelo Congresso da cassação de seu mandato - o impeachment. O trauma político causado pelo episódio foi grande (tanto que os americanos acabariam por escolher na eleição seguinte Jimmy Carter, um candidato religioso e apegado a valores morais). Nixon só retornaria à vida pública americana 20 anos depois do fiasco de Watergate, ao qual está permanentemente ligada a sua declaração: I'm not a crook (Eu não sou um criminoso). E realmente, no sentido estrito do termo, ele não era um criminoso e até foi um bom presidente porque "travou dura luta contra a inflação durante o seu mandato". Só que na América a Democracia é outra coisa. Acha que os americanos odiavam o Nixon só porque o puseram na rua ou porque entendem que ninguém está acima da Lei?
Você é um prepotente um mal-educado,um adorador da extrema-direita, o seu lugar seria mais no cds, aconselho-o a mudar de partido porque apesar do PSD ser de direita é mais democrático do que você. Você é vulgar, vingativo e destila aqnimosidade. Você sim é que faz lembrar o nazismo de má memória. Volto a dizer você deve ser um professor prepotente e ditador.
Não vão ter mais oportunidades de grosserias neste blogue. Publiquei esta última grosseria pelo direito de resposta, mas agora acabou-se. Futuramente ou escrevem com educação ou não publico. Faço imenso gosto e dá-me muito prazer a vossa visita. Sem ela este blogue não faria sentido. Mas por favor limitem-se a dar a vossa opinião sem chegarem à agressão verbal.
Linda Figueira Não deixe de publicar todos os comentários que lhe enviam, é que agora com a crise, deixei de comprar revistas cor de rosa, mas divirto-me imenso com estas publicações, cor de laranja. Se me tira isto qual vai ser o meu divertimento?
Porque será que o Correio da Manhã não fala do caso BPN? Já prenderam alguém do poder laranja? Conselheiros de Estado, ex ministros, ex secretários de Estado... Do desvio de um milhão para a Fundação Lusitânea do Dr, Paulo Pereira Coelho, quando este era presidente da CCR C?... Não fala! Abuso de poder, tráfico de influências no Vale do Galante - Eng Duarte Silva, Dr. Paulo Pereira Coelho?... Não fala! E O RMG... também não fala! É que nestes casos há arguidos! No Freeport há apenas as suspeições do PSD, como única forma de se apresentarem ao eleitorado.
Quem tem razão? A direcção da TVI pois claro. Mulherzinha horrorosa e prepotente.
ResponderEliminarJá devia ter sido há mais tempo.
Ah ah ah boa!!!!!!!
ResponderEliminarAté que enfim que essa senhora é posta no devido lugar.
Ela andava a estragar a imagem da TVI.
Onde é que já se viu um jornalista emitir opiniões e provocar com elas as pessoas que de boamente eram entrevistadas por ela e que depois eram enxovalhadas e mal-tratadas!?!?!?
Isso é jornalismo ou é o jornal do incrível e do bizarro????
Mas alguém já suportava essa arrogante???
ResponderEliminarAo tempo que eu já não vi o jornal da TVI.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarRMG,
ResponderEliminarÉ favor não se referir mais ao blogue e a quem aqui comenta(eu ainda administro este blog!!!) sob pena de eu me recusar terminantemente a dar-lhe voz!
Limite-se a dizer o que pensa àcerca das notícias que eu publico.
Peço desculpa mas a sua falta de consideração já me anda cá a mexer com o sistema.
Leia o que eu escrevi e veja se eu dei opinião apesar de o poder ter feito a favor ou contra Manuela Moura Guedes. E os anónimos que o antecederam TÊEM TODO O DIREITO A PENSAR COMO PENSAM assim como o RMG tem esse direito que eu DOU A TODOS, desde que não infrinjam os pressupostos de que eu não abdico.
Limite-se a dar a sua opinião e não agrida!
Não adianta Sr. director do blogue este RMG está perdido para sempre.
ResponderEliminarÉ um ditador como eu ainda não vi outro na blogosfera nacional.
A começar pelo blogue dele onde ninguem pia.
Deviam era cortar-lhe a voz para ver se ele se tocava e deixava de ser mal-educado e grosseiro para as pessoas.
E é ele um professor que ensina os nossos jovens!!!
Bela liberdade a dele, bela filosofia de vida. Tentar calar as pessoas através do insulto!
É com a multiplicidade de opiniões que se enriquecem os vários temas que se debatem.
ResponderEliminarPelo que aqui tenho lido publica-se as várias correntes de opinião sem ninguém vir para aqui ofender. É um blogue a quem dou os mais sinceros parabéns porque não se vêem aqui grosserias ou faltas de respeito.
Mas este RMG já é conhecido por ser useiro e veseiro no ataque pessoal.
Contenha-se homem. Vc às vezes até diz umas coisas jeitosas. Porquê ofender os outros?
C.C.
isto é uma vergonha nacional lapis azul
ResponderEliminarEscandalo Salazar nao faria melhor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEsta opinião é perfeita...
ResponderEliminarhttp://quintopoder.blogspot.com/2009/09/vai-cair-o-carmo-e-trindade.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminargrande rmg concordo inteiramente consigo. Venham os verdadeiros socialistas e nao esta especie de bando desgovernativo
ResponderEliminarOu eu estou muito enganado, ou, hoje, foi o melhor dia de campanha eleitoral para o PSD...
ResponderEliminarIsso é o que lhe parece.
ResponderEliminarComece a ler os comentários que estão a aparecer em vários locais da internet e veja!
Manuela Guedes poderia dispor na TVI, com inteira legitimidade, de um programa de meia a uma hora, todas as semanas, onde faria crítica azeda e sarcástica desta ou daquela personalidade politica, do governo ou da oposição; podia nele dizer graças de gosto mais ou menos duvidoso, podia emitir opiniões pessoais, comentários jocosos, gozar com os entrevistados. Podia chamar-se "Uma hora de sexta com Manela", por exemplo. Assim uma imitação reles do programa do professor Marcelo, mas em registo pimba, rasca ou pornográfico.
ResponderEliminarAgora o que não poderia chamar-lhe é espaço noticioso, telediário, jornal da noite, ou jornal de sexta, sob pena de colocar de rastos todo o bom nome de um orgão da comunicação social. Espero que não haja jornalistas, daqueles que ainda prezam e se preocupam com os aspectos deontológicos da sua profissão, que venham agora solidarizar-se com a senhora, por ela ter sido impedida de continuar a fazer um programa como aquele
Este um exerto do blog QUINTO PODER!
Diz tudo não é???
C.C.
Cada um tem a sua opinião mas eu deixei de ver a TVI por causa desta senhora.
ResponderEliminarO trabalho e ataques pessoais que fazia não pode de maneira nenhuma agradar a ninguém que tenha um mínimo de bem senso.
Nunca vi um jornalista fazer o circo que esta senhora fez enquanto teve as costas quentes pelas funções exercidas pelo marido.
Ela só não foi arredada há mais temçpo porque tinha as costas quentes.
Os que se demitiram com ela é porque já sabem para onde vão...
porque muitos outros que não a seguiram riem agora de contentes e aliviados.
Pois eu adorava o estilo e o profissionalismo da jornalista Manuela Moura Guedes, e era uma das que religiosamente me sentava à seta-feira para a ouvir.
ResponderEliminarVergonha, Censura, pressões!
Sandra Curado
Lá... na TVI, como cá.... no PS. Quem ousa dicordar ou não obedece.... fora. O Paredes e o Portugal são uns sguidores bem amestrados. Há dúvidas?
ResponderEliminarA Moura Guedes facilmente será requesitada por outra televisão. Ela é boa no que faz.
ResponderEliminarA Manuela Moura Guedes tem a boca grande em todos os sentidos.
ResponderEliminarDECLARAÇÃO
ResponderEliminar"A decisão da administração da TVI é completamente incompreensível, seja em si mesmo - visto que não há qualquer explicação pública sobre os seus fundamentos e razões -, seja pelo tempo em que ocorre, porque estamos em período eleitoral e desvia a atenção dos portugueses da avaliação das propostas apresentadas pelos partidos.
Este é um tempo de os partidos se dirigiram aos portugueses e não de outros partidos interferirem indirectamente na campanha eleitoral.
Com a autoridade que assiste ao PS de ser o principal alvo do Jornal Nacional da TVI e sua orientação editorial - que sistematicamente se pontuou pelo ataque ao PS, ao seu líder, ao Governo e ao primeiro-ministro -, exigimos à administração da TVI uma explicação cabal sobre as razões que motivaram esta decisão.
Pedimos também publicamente a intervenção da entidade competente, que é a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no sentido de averiguar se o princípio constitucional e legal da independência da informação perante o poder económico e se as leis da comunicação social em Portugal, designadamente a lei da televisão - e as responsabilidades que confere às direcções de informação -, foram cumpridos.
O PS repudia veemente qualquer tentativa de ligação a esta ou qualquer outra decisão da Administração da TVI, com a qual não tem qualquer ligação”.
PARA QUE CONSTE! Aqui uma pequena parte.
Os detratores que leiam...
Adelino P.
Eu acho que o blogue "quinto poder" diz tudo sim, mas precisamente ao contrário. Às vezes este nosso amigo não diz coisa com coisa.
ResponderEliminarSousa Tavares disse: ingerência de interesses espanhóis na comunicação social portuguesa e um grave atentado contra a liberdade de informação, contra a ética e a lei vigentes. Por alma de quem e com que interesses?. Não vale a pena bancarem de ingénuos porque a Prisa espanhola já foi criticada em Espanha por fazer favores aos zapateros. É claro que pode virar-se o feitiço contra o feiticeiro. Mas quem semeia ventos colhe tempestades. Quem foi que disse que quem se mete com o PS leva?!...
O Paredes pode ser tudo mas né vingativo.Vejamque até o João Paulo vai na lista
ResponderEliminarO PSD e o CDS "doeram-se" muito e aproveitaram para fazer mais demagogia barata e caça ao voto.
ResponderEliminarDoeram-se porque a ex Deputada do CDS - Manuela Moura Guedes, mais o seu querido marido - deixaram de lhes fazer o jeito, de lhes ceder semanalmente, em horário nobre, a possibilidade de denegrir de uma forma suez, a imagem do seu adversário político.
Porque falava tanto do Freeport e nunca referiu o BPN, o BPP, as acções do Prof Cavaco Silva e sua filha na SLN (detentora do PBN...), os negócios offshore do Conselheiro de Estado Dias Loureiro...
Tinha tanto de que falar mas aquela espécie de programa... só dava Sócrates!
Bem esteve Marinho Pinto quando lhe disse, em directo que aquele programa e ela eram a vergonha do jornalismo!
Mas... dará assim tanto jeito ao PS esta situação acontecer agora, a 3 semanas das eleições?
Claro que não dá! O futuro haverá de esclarecer porquê hoje e quem esteve por detrás de mais esta manobra.
É óbvio que há um único prejudicado por mais esta manobra. Chama-se José Sócrates!
É lógico que há dois beneficiários directos desta decisão. PSD e CDS!
Não foi por acaso que ambos apareceram de imediato a clamar mais este "ataque à liberdade e à democracia". (bem diferente do que ambos fizeram a Marcelo Rebelo de Sousa, mesmo sendo do partido deles)…
Reparem nas reacções do PCP e do BE...
A TVI já devia, há muito, ter-se libertado desta vergonha do jornalismo pimba que infelizmente a caracteriza.
Mas agora? E lá estão os amigos do Moniz a demitirem-se em bloco, quando é mais do que sabido que detestam a Nelinha, pela sua arrogância e incompetência.
Cheira aqui a mais uma jogada suja…
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarGostava que lessem o link abaixo...Por cá, também existe censura e já começa a chegar a hora de colocar este senhor no seu lugar...é ele quem manda em Duarte Silva.
ResponderEliminarhttp://marchadovapor.blogspot.com/2009/09/ate-onde-chega-prepotencia-deste-senhor.html
Adelino Adelino .... orelha ou puxelha?
ResponderEliminarCalar e silenciar é com o Paresdonix e o Purtolix.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEmidio Rangel - Mais uma opinião exemplar.
ResponderEliminarhttp://economico.sapo.pt/noticias/emidio-rangel-elogia-fim-do-jornal-nacional_68912.html
Mais um... só os facciosos é que não vêem
ResponderEliminarMiguel Pais do Amaral, ex-presidente da Media Capital, garantiu hoje à Lusa que caso tivesse continuado à frente da empresa o Jornal da Noite de sexta-feira "nunca teria existido".
o rangel é mesmo uma treta completa.andou sempre a cheirar estava bem para lapis azul
ResponderEliminarNinguem que seja isento, pode achar que o jornalismo que esta senhora praticava estava correcto. Aquilo não era jornalismo não era nada. Aquilo era um programa completamente dirigido que visava unica e exclusivamente uma pessoa. Uma perseguição, um ódio visceral a tudo que dissesse respeito a determinado personagem. uM PROGRAMA DE JORNALISMO PIDESCO, TELENOVELISTICO, UM CIRCO ORQUESTRADO PELO MAU GOSTO, PELA CALÚNIA, PELA PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL.
ResponderEliminarNão é normal, nem correcto praticar jornalismo desta maneira doentia.
A D. Manuela do CDS/PP tem que refrear os impetos de direita se quiser alguma vez praticar um bom jornalismo, coisa de que está muito arredada.
Aqui está um extrato do que diz Emídio Rangel a voz do dono que alinha há muito tempo pelo mesmo diapasão e que não é exemplo nenhum do jornalismo sério e isento. Já li que ele vai ser nomeado director de programas da TVI, mas não há a certeza. O puzlle vai ficar completo, dia menos dia:
ResponderEliminar"Em declarações à TSF, Emídio Rangel criticou o modo “irresponsável” como os partidos reagiram à suspensão do “Jornal Nacional” de Manuela Moura Guedes, uma vez que este era um espaço que “envergonha os jornalistas” e “despreza todas as normas éticas e deontológicas”.
Na óptica deste crâneo, todos os partidos são irresponsáveis ao criticarem a maneira como se cala a imprensa em Portugal por interpostas pessoas, espanhóis. Nós já sabíamos que os Miguéis de Vasconcelos não olham a meios para atingir os fins, especialmente quando esses fins são conseguir tachos e prebendas a qualquer custo, quiçá perdendo mesmo o resto de orgulho e independência que resta aos portugueses!...
Um exercício de Extermínio da Mediocridade, foi o que fez a Administração da TVI. Tem o meu aplauso!
ResponderEliminarOs fiéis de Manuela Moura Guedes (a mediocidade sempre teve muitos seguidores), tal como ela, mal conseguem pronunciar e distinguir a palavra LIBERDADE.
Abaixo os facistas encapotados de defensores da liberdade de expressão ou de informação ou o que quer que seja.
Fascismo travestido não é liberdade!
Correio da Manhã 4 de Abril, Sábado, Emídio Rangel em artigo de opinião:
ResponderEliminar"É uma verdadeira lástima. Posso enganar-me, mas aposto com quem quiser, como José Sócrates é inocente e nunca teve nada a ver com o caso Freeport. Se assim for, como é minha convicção profunda, eu espero que a justiça tenha a mão pesada para aqueles que não se importam de "condenar" um inocente e deixem correr o tempo porque este é um ano de eleições. Malditos sejam."
Este é dos tais que até amaldiçoa os seus compatriotas que não pensam da mesma maneira. Aqui está bem recortado o perfil deste senhor: o paradigma da isenção e da tolerância que pretende pôr a comunicação social em su sítio.
Ainda a propósito do referido sr. ler: Carta aberta a Emídio Rangel" em:
ResponderEliminarhttp://paulocarvalhoeducacao.wordpress.com/2008/03/09/carta-aberta-ao-sr-emidio-rangel/
Para o anónimo das 15:45:
ResponderEliminarMesmo havendo mediocridade, esta nunca se extermina, mas sim educada-se e recupera-se.
A propósito, o verbo "exterminar", foi muito conjugado e posto em prática por um conhecido partido nacional socialista de má memória. É óbvio que quem defende a globalização, defende também o pensamento único em termos gerais e, daqui ao extermínio é só um passo!...
Estou a lembrar-me, obviamente, de quem nos seus discursos neo liberais defende a globalização como se esta fosse a melhor coisa do mundo.
o rangel la vai ter o tacho.agora acredito ele vai ser mesmo lapis azul como ANONIMO atras diz
ResponderEliminarDemocraia... Cia.Mosculada
ResponderEliminarAinda bem que os Benfiquistas rejeitaram a condição prévia do candidato: Em caso de vitória a mulher ir substituir a águia Vitória.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPÚBLICO - Caso TVI
ResponderEliminarOpinião: O PS de Sócrates é contra a liberdade
04.09.2009 - 15h15 Eduardo Cintra Torres
A decisão de censurar o Jornal Nacional de 6ª (JN6ª) foi tudo menos estúpida. O núcleo político do PS-governo mediu friamente as vantagens e os custos de tomar esta medida protofascista. E terá concluído que era pior para o PS-governo a manutenção do JN6ª do que o ónus de o ter mandado censurar. Trata-se de mais um gravíssimo atentado do PS de Sócrates contra a liberdade de informar e opinar. Talvez o mais grave. O PS já ultrapassou de longe a acção de Santana Lopes, Luís Delgado e Gomes da Silva quando afastaram a direcção do DN e Marcelo da TVI.
A linguagem de Santos Silva e do próprio Sócrates na quinta-feira sobre o assunto não engana: pelo meio da lágrimas de crocodilo, nem um nem outro fizeram qualquer menção à liberdade de imprensa. Falaram apenas dos interesses do PS e do governo. Sócrates, por uma vez, até disse uma verdade: o PS não intervinha no JN6ª. Pois não, foi por isso que varreu o noticiário do espaço público.
O PS-Governo de Sócrates não consegue coexistir com a liberdade dos outros. Criou uma central de propaganda brutal que coage os jornalistas. Intervém nas empresas de comunicação social. Legisla contra a liberdade. Fez da ERC um braço armado contra a liberdade (a condenação oficial do JN6ª pela ERC em Maio serviu de respaldo ao que aconteceu agora). Manda calar os críticos. Segundo notícias publicadas, pressiona e chantageia empresários, procura o controle político da justiça e é envolvido em escutas telefónicas. Cria blogues de assessores com acesso a arquivos suspeitos que existem apenas para destruir os críticos e os adversários políticos. Pressiona órgãos de informação. Coloca directa ou indirectamente “opiniões” e “notícias” nos órgãos de informação. Etc.
O relato da suspensão do JN6ª, no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias e outros jornais de ontem é impressionante, sinistro e muito perigoso. Provir de supostos “socialistas”, portugueses e espanhóis, em nada diminui a gravidade desta censura. Esta suposta “esquerda” dos interesses, negócios e não resolvidos casos de justiça é brutal.
Intervindo na TVI, o PS-Governo atingiu objectivos fundamentais. Como disse Mário Crespo (SICN, 03.09), o essencial resume-se a isto: J.E. Moniz e M. Moura Guedes foram eliminados — e com eles as direcções de Informação e Redacção e um comentador independente como V. Pulido Valente.
Este PS-Governo é muito perigoso para a liberdade. Até o seu fundador está preso nesta teia, por razões que têm sido referidas. Ao reduzir a censura anticonstitucional, ilegal e protofascista do JN6ª a um caso de gestão, Soares desceu ao seu mais baixo nível político. É vergonhoso que seja ele, o da luta pela liberdade, a dizer uma coisa destas. Será que em 1975 o República também foi calado só por “razões de empresa”?
O PS-governo segue o mesmo caminho de Chàvez, ao perseguir paulatinamente, um a um, os seus críticos: e segue o mesmo caminho de Putin, ao construir uma democracia meramente formal, em que se pode dizer que a decisão foi da Prisa não dele, em que se pode dizer que os empresários são livres, que os juízes são livres, que os funcionários públicos são livres, que os professores são livres, que os jornalistas são livres, que a ERC é livre, etc — mas o contrário está mais próximo da verdade. Para todos os efeitos, Portugal é uma democracia formal, mas estas medidas protofascistas vão fazendo o seu caminho. Não dizia Salazar que Portugal era mais livre que a livre Inglaterra? Sócrates e Santos Silva dizem o mesmo.
Eduardo Cintra Torres é crítico de televisão e escreve no PÚBLICO
Ouvi dizer que o RMG é professor.
ResponderEliminarEstamos entendidos!
Mais um que tinha um emprego e o Sócrates lhe quis dar um trabalho.
Mais um que ganhava mais em explicações do que a ensinar / educar os filhos, daqueles que lhe pagam o (chorudo) ordenado.
Mais um conservador que se perfilou, atrás do candidato do Partido Comunista à Câmara de Coimbra e ao parlamento- Mário Nogueira, apenas porque entende que deve manter os previlégios.
O ódio provem do lobie dos que entendem que só devem ter direitos, o patrão / Estado / todos nós, nem os pode avaliar. Tem que os promover a todos, mesmo que não trabalhem há 22 anos.
Felizmente a maioria dos professores exercem a sua profissão com espírito de missão, porque gostam de ensinar.
O governo de Sócrates falhou ( e pagou bem caro! ) não ter sabido falar com estes últimos, corrigindo erros da cambada de professores administrativos que estão enfiados no Ministério há anos e nem um exame de Física, sem erros de palmatória, são capazes de fazer.
Já agora seria interessante sabermos se foi o Sócrates que os colocou nos serviços do Ministério... A avaliar por um tal Charrua (exemplo de um professor educado que chama filho da ---- ao 1º Ministro de Portugal e até foi Deputado do PSD )... provavelmente não foi...
Quanto aos "vendedores" de aulas (poucas...)só há uma solução: Avaliá-los e impedir que, pelo menos, voltem a ser aumentados, dado que já ganham demasiado e têm regalias que não merecem, envergonhando-nos a todos, especialmente aos colegas que se viram injustamente misturados nesta situação!
Engraçado onde tem andado esta senhora ?
ResponderEliminarQuantos despedidos já tiveram as rádios e televisões deste País e esta senhora onde andava.
Grande democrata defensora das liberdades quero ver se for eleita qual o seu conceito de liberdade.
Conhecem algum 1ª Ministro em Portugal que tenha levado tanta porrada e sofrido tanta mentira como Sócrates desde o ser bicha ao caso Freeport passando por tantos outros que não me lembro.
Tenhamos vergonha este País não é uma selva já se sabe que muitas classes querem comer sem trabalhar querem liberdade de fazer e dizer o que muito bem entendem querem manter a benesses e mordomias que a loucura de Abril 1974 lhes deu Sócrates apertou com eles retirou algumas dessas iguarias que os alimentavam ninguém os tinha apertado desde 1974 ora foi um deus que me acuda.
Portugal não tem condições para pagar a tanta gente para fazerem tão pouco nós povo silencioso é que estamos a pagar a essas elites para nos escravizarem pagamos ordenados chorudos e não temos nem boa Saúde nem boa Justiça nem boa Educação então o defeito é de quem desde 1974 que estes pilares principais dum país não funcionam quantos governos já tivemos a culpa é de quem ?
Já sei é do Sócrates.......
A direita está desorientada! Tudo serve para atacar, insinuar, caluniar e arranjar polémica! O ódio contra o primeiro ministro e o governo, impera! Só não impera é a apresentação de medidas concretas e/ou alternativas para resolver os problemas do país...Vejam bem, que agora até o Sócrates e o governo têm a ver com uma empresa privadíssima, só porque há umas "excelências" que foram demitidas, eventualmente por incompetência, como acontece em qualquer empresa privada! É ridículo ao que isto está a chegar! Até o PSD se reúne de emergência e convoca os media para falar sobre o "despedimento", (leia-se colocação dos lugares à disposição), de alguém "importante"! É no mínimo caricato! Devem também reunir-se e tomar posição quando os patrões fecham empresas e metem na rua centenas de trabalhadores para o desemprego, ou fazem "lay-offs", propositados...Mas em que país vivemos? Onde está, para esta direita hipócrita, o direito de actuação das gestões privadas? Esperemos que o povo saiba distinguir entre a calúnia, a mentira e a tentativa de desestabilização provocada pela Direita, e aqueles que querem trabalhar para o desenvolvimento do país com esforço, determinação e persistência. A Direita apenas tem na mira, apoderarem-se a qualquer preço do poder e toca a disparar em todas as direcções com armas muito sujas! Talvez os tiros lhe saiam pela culatra...
ResponderEliminarGritaria, acusações, insultos. Houve de tudo um pouco no plenário selvagem realizado ontem à tarde na redacção da TVI. Tudo por causa da escolha de Patrícia Matos, uma estagiária contratada no início do ano para a TVI 24, para apresentar o primeiro jornal de sexta-feira sem Manuela Moura Guedes. O plenário transformou-se rapidamente numa imensa algazarra, com João Maia Abreu, director de informação interino, a dar a cara pela escolha e Manuela Moura Guedes a ser acusada por vários jornalistas de ser a responsável pelo afastamento dos pivôs habituais.
ResponderEliminarESTA ESTAGIÁRIA É IMPOSIÇÃO DE MANUELA M. GUEDES!!!
Este exerto é do Correio da Manhã com o Título "Moura Guedes Acusada De Impor Estagiária", diz tudo não é????
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste episódio pode influenciar o resultado das legislativas?
ResponderEliminarAndré Freire - Potencialmente, pode prejudicar o PS, por causa do historial que tem com a TVI. Parecer-me-ia louco que o PS estivesse por detrás disto, mas o historial é um problema.
Nilza Mouzinho de Sena - Não podemos estabelecer uma relação de causa-efeito, num período em que não há dinâmicas de vitória latente no mercado eleitoral.
Manuel Meirinho - Quanto menos esclarecida for a situação, maior será o potencial de influência. Pode afectar pouco, mas é determinante dada a grande competição eleitoral.
Que partido poderá sair beneficiado?
André Freire - A oposição em geral poderá beneficiar, sobretudo o principal challenger, o PSD. Mas tudo depende das explicações que vierem a ser dadas sobre este caso.
Nilza Mouzinho de Sena - Apesar de tudo há uma fragilização directa do primeiro-ministro, José Sócrates, e quem vai capitalizar com isso é o PSD.
Manuel Meirinho - Se houver prejuízos, por poucos que sejam, serão sempre acarretados pelo PS. Quem beneficia é difícil dizer. Talvez o PSD, ainda que não directamente.
José Sócrates fez bem ao reagir prontamente à polémica?
André Freire - Sim, o PS e o governo agiram de forma correcta, exigindo à empresa que clarifique a decisão. A empresa tem aqui particulares responsabilidades, neste esclarecimento.
Nilza Mouzinho de Sena - Foi uma reacção em certa medida impulsiva, que creio que veio demonstrar alguma fragilidade. O que acaba por prejudicá-lo, por ter feito previamente declarações sobre aquele canal televisivo.
Manuel Meirinho - O primeiro-ministro não podia reagir de outra maneira: quanto mais tarde pior, mais alimentava as suspeições. Quanto mais demorar a esclarecer este caso, pior.
Quem diz que o PS está por detrás da decisão da TVI, anda a ver muitos filmes...
Aqui uma cópia de opiniões do jonal D. N.
esta de haver pessoas a meterem se nos comentarios dos outros com falta de educaçao nao esta bem.vamos aos pincipios e valores.é assim que procedo
ResponderEliminarEsta coisa da Manuela Moura Guedes quer se goste ou não,não foi nada democratico.O 25 de Abril fez se fambém por causa da censura.Eu sei bem como isso era porque sofri na pele a postura do regime Salazarento.Sejamos democratas e sobretudo livres e tolerantes.Eu sei que a tolerancia nos momentos actuais torna se complicado.É dificil porque a dependência é grande.A mim ensinaram me a ser tolerante.
ResponderEliminar> Manuela Moura Guedes afirma que foi
ResponderEliminarafastada, mas recusa-se a sair da empresa
> Moniz diz que Cébrian estava
incomodado com notícias sobre Freeport
> Jornalistas negaram-se a substituir
apresentadora do ‘Jornal Nacional de 6ª’
> PS apanhado de surpresa só define
campanha este fim-de-semana
> PSD acha que lhe saiu a sorte grande
Complôt completo. Armadilha montada.
Esta MMG há-de ficar na hidtória mas pela negativa. O Jornalismo mais baixo que se pode
fazer.
Mas é evidente que como já aqui comentei: O PS enquanto governo e o PS local fazem censura e perseguição política não só internamen ( o que é revelador do carácter dos seus Dirigentes) e a nível governamental é a maior afronta à liberdade de expressão e aos princípios da liberdade de Abril.è tanto mais grave para um Partido cujos estatutos estão hoje de forma clarividente negados pela acção dos seus principais dirigentes.O Presidente da Concelhia Figueirense revelou-se finalmente umpersonagem a quem caiu a máscara, que se revela um personagem sem carácter , vergonhosamente um mentiroso compulsivo, traidor a tudo o que é príncipos , descabido de qualquer ética pessoal e política.Grave ( tanto a nível governamental como a nível Concelhio) são estes personagens nefastos á sociedade, e muito prejudiciais ao concelho da Fig.Foz.Em defesa de Abril cabe a todos demascarar perante a sociedade estes senhores sem vergonha.
ResponderEliminarAnónimo das 13:09 a que se refere especificamente, e a que comentário???
ResponderEliminar"Ouvi dizer que o RMG é professor.
ResponderEliminarEstamos entendidos!
Mais um que tinha um emprego e o Sócrates lhe quis dar um trabalho."
Assim começa o anónimo das 22:17.
Correndo o risco de meter a foice em ceara alheia e não querendo ser defensor de que sabe defender-se muito bem, não posso deixar de dizer o seguinte:
Tanto quanto se sabe o nosso primeiro prometeu no início do seu consulado, criar 150.000 empregos. Esta promessa falhou rotundamente. Conseguiu sim empregos para os seus apaniguados, porventura despedindo ou mandando despedir funcionários não vinculados, para os substituir por acólitos ou filiados no PS. Isto na função pública porque no sector privado o desemprego aumentou assustadoramente. A desculpa para este descalabro tem sido, invariavelmente, a crise mundial quando se sabe que a mesma estava a ser, encapotada, há muito tempo por motivos políticos e estratégicos, pois os poderes instituídos (nomeadamente o BP na figura de Vitor Constâncio) não são tão estúpidos que não soubessem já o que se passava com a banca,SLN, BPN, BCP. Mas indo ao fulcro da questão,Sócrates não deu emprego a nenhum professor, antes pelo contrário: quere-lhes tirar o emprego, a dignidade e o vencimento, acusando-os, sub-repticiamente, de ganharem demais. E isto é tanto mais verdade quanto se sabe que, quase diariamente, eram publicados de maneira acintosa, em determinados foruns da internet, Sol,Lusa, etc. os vencimentos dos professores aposentados por escribas, a soldo do Largo do Rato, numa clara tentativa de virar a opinião pública contra a classe docente e "exterminar" a inteligência do País que reagiu e muito bem, contra a política do agente técnico de engª. Sabemos perfeitamente que em todas as classes há profissionis dignos e outros nem tanto. Mas fazer uma campanha contra quem tem o dever sagrado de formar os homens de amanhã, desmotivando-os, sendo mesmo achincalhados por "pedreiras", "lemos" e pela própria titular da Educação, quiçá cultivando o ódio e, sem dúvida, desautorizando toda uma classe docente, só podia ter origem em alguém que não merece estar à frente dos destinos do País. Acabar com os supostamente ricos ou privilegiados ignorando as verdadeira causas da crise não é sério nem próprio de uma figura de Estado que está a desacreditar o próprio partido Socialista e algumas das suas figuras mais conhecidas e sérias, tais como, António Arnaut, João Cravinho, Salgado Zenha (já falecido, Edmundo Pedro, para não falar de outros.
Esperemos que no próximo acto eleitoral o País retome o caminho da credibilidade e que os políticos encontrem novos caminhos para que o País se consiga impôr, pela positiva no contexto da União Europeia e do resto do Mundo para bem de todos os Portugueses. O tempo já é curto demais para se conseguir este objectivo nacional.
Correcção:
ResponderEliminarEm tempo oportuno leia-se seara e não "ceara".
É um facto que a classe dos professores é a que tem mais regalias.
ResponderEliminarSubida automática na carreira quer se seja bom profissional ou não. Assistência que lhe permite recorrer aos melhores especialistas. Três meses de férias pagas. Férias durante o ano no Natal, Páscoa etc.
Ausência de critérios de avaliação no exercício da profissão. Chegada automática ao topo da carreira e ao maior vencimento automáticamente, reformas em idade precoce.
Isto e muito mais era o que havia e que era profundamente injusto face aos outros trabalhadores.
Sócrates TEVE A CORAGEM de mexer nesta treta toda e disciplinar a classe de previlegiados... e foi o que se viu!!!
É esta "Azia" que se faz sentir por parte da classe que "odeia" Sócrates e que quer a todo o custo que ele perca as eleições. Só que eu penso que os portugueses são inteligentes e sabem ver as coisas como elas são.
Não portugueses de primeira e portugueses de segunda.
Todos merecemos igual tratamento. É tempo de acabar com os previlégios de alguns que SÃO PAGOS POR TODOS.
Haja vergonha e moralização.
o das 13 09 diz apenas leiam..................
ResponderEliminarO QUE SEI É QUE O DANIEL METEU 700 E JA NÃO HAVIA LUGAR PARA MAIS E O PS FICOU SE PELOS 433
ResponderEliminarPara o RMG
ResponderEliminarDisse e repito "Abaixo os facistas encapotados de defensores da liberdade de expressão ou de informação ou o que quer que seja", o que é substancialmente diferente da deturpação insidiosa que vc. quis usar "... "abaixo os defensores da liberdade de expressão ou que quer que seja".
Esta manipulação de expressões não atesta a bondade dos princípios que diz defender! A propósito: porque é que suprimiu a expressão "fascistas encapotados" ...??? Mexe com a sua sensibilidade de democrata travestido ou apressadamente convertido???
Veja-se ao espelho. Enxergue-se!!!
PARABENS AO DAS 14 e 41.ESSES SÃO IMPORTANTES E SÉRIOS MAS HÁ MUITO MAIS SOBRETUDO OS SOCIALISTAS NAO VAIDOSOS E ANONIMOS E NÃO OPORTUNISTAS.
ResponderEliminarora vamos lá.nao é verdade que o socrates prometeu 150000 novos postos de trabalho?onde estao.não é verdade que o mesmo senhor mandou fechar centros de saude?mas nao é verdade que o sr engenheiro mandou fechar maternidades?mas nao é verdade que as manifestações dos professores nao valiam nada e agora valem?mas nao é verdade que o homem estava todo feito com o cavaco e meteu o soares.mas nao é verdade que prometeu a alta velocidade e agora recua com medo da ferreira leite.mas não é verdade que começou pela ota e acabou em alcochete e esta a recuar por causa da da manelinha.mas não é verdade que não toca nos médicos.mas nao é verdade que tem medo de fazer a reforma da justiça.ma não é verdade que não toca no grande capital.mas não é verdade que os pobres estao cada vez mais pobres.mas não é verdade que a miséria alastra neste país.mas não é verdade que os assaltos são diarios pela falta de emprego.mas não é verdade que há 500000 desempregados.mas não é verdade que esta democracia cheira a pidesca.mas não é verdade que h.a medo entre os funcionarios públicos enos privados.mas não é verdade que há deputados a mais e se guerreiam nas escolhas.mas não é verdade que ganham uma fortuna mensal em relaçao a quem so ganha 400 euros.mas sao tantas mas mesmo tantas verdades que noite não dava para as escrever todas.mas com a manelinha estas verdades vao ser ainda maiores.
ResponderEliminarE acrescento ao post das 17.40 que caso o psd ganhe as eleições tambem não vai retroceder em nada o que o socrates fez pois sabe que foram medidas necessarias e justas.
ResponderEliminarNão tiveram foi a coragem do realizar antes.
é a tal questão dos votos.
Ao sr. anónimo de 05 às 17:40.
ResponderEliminarA tal classe que, segundo as suas palavras, "odeia" Sócrates, está a ser mal avaliada sim, com os termos e afirmações que faz. Os professores não cultivam o ódio porque isso é a antítese da sua profissão. Não gostam sim, dos seus métodos, nem dos seus "rabos de palha", nem praticam a cegueira voluntária. Veja o que aconteceu com Richard Nixon 37º Presidente dos Estados Unidos:
"Renunciou em 9 de Agosto de 1974, em virtude do escândalo Watergate, pouco antes da votação pelo Congresso da cassação de seu mandato - o impeachment. O trauma político causado pelo episódio foi grande (tanto que os americanos acabariam por escolher na eleição seguinte Jimmy Carter, um candidato religioso e apegado a valores morais). Nixon só retornaria à vida pública americana 20 anos depois do fiasco de Watergate, ao qual está permanentemente ligada a sua declaração: I'm not a crook (Eu não sou um criminoso).
E realmente, no sentido estrito do termo, ele não era um criminoso e até foi um bom presidente porque "travou dura luta contra a inflação durante o seu mandato".
Só que na América a Democracia é outra coisa.
Acha que os americanos odiavam o Nixon só porque o puseram na rua ou porque entendem que ninguém está acima da Lei?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarRMG,
ResponderEliminarVocê é um prepotente um mal-educado,um adorador da extrema-direita, o seu lugar seria mais no cds, aconselho-o a mudar de partido porque apesar do PSD ser de direita é mais democrático do que você. Você é vulgar, vingativo e destila aqnimosidade.
Você sim é que faz lembrar o nazismo de má memória.
Volto a dizer você deve ser um professor prepotente e ditador.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão vão ter mais oportunidades de grosserias neste blogue.
ResponderEliminarPubliquei esta última grosseria pelo direito de resposta, mas agora acabou-se.
Futuramente ou escrevem com educação ou não publico.
Faço imenso gosto e dá-me muito prazer a vossa visita.
Sem ela este blogue não faria sentido.
Mas por favor limitem-se a dar a vossa opinião sem chegarem à agressão verbal.
muito bem
ResponderEliminarLinda Figueira
ResponderEliminarNão deixe de publicar todos os comentários que lhe enviam, é que agora com a crise, deixei de comprar revistas cor de rosa, mas divirto-me imenso com estas publicações, cor de laranja. Se me tira isto qual vai ser o meu divertimento?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarRMG
ResponderEliminarNo caso do freeport é Cor de Rosa, de certeza absoluta.
Porque será que o Correio da Manhã não fala do caso BPN? Já prenderam alguém do poder laranja?
ResponderEliminarConselheiros de Estado, ex ministros, ex secretários de Estado...
Do desvio de um milhão para a Fundação Lusitânea do Dr, Paulo Pereira Coelho, quando este era presidente da CCR C?... Não fala!
Abuso de poder, tráfico de influências no Vale do Galante - Eng Duarte Silva, Dr. Paulo Pereira Coelho?... Não fala!
E O RMG... também não fala!
É que nestes casos há arguidos!
No Freeport há apenas as suspeições do PSD, como única forma de se apresentarem ao eleitorado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão RMG. O PSD é madeirense!
ResponderEliminarLá há de tudo o que eles gostam ( jornais da cor, patrões da cor, povo amedrontado e submisso...) e ainda... offshores!