sexta-feira, 26 de abril de 2019

FAÇA-SE O 25 DE ABRIL TODOS OS DIAS!



Não estive no País e não escrevi sobre o 25 de Abril. Não é importante se tivermos em mente que o 25 de Abril se deve fazer todos os dias... Só assim não se deixará morrer Abril.

As movimentações nas redes sociais são mais que muitas. As "fake news" são uma realidade virtual, diária!

Ontem mesmo, quando cheguei, o boato era que a bandeira de Portugal e da cidade não estavam hasteadas na Câmara!? Não me pareceu verosímil mas, mesmo assim, dei-me ao trabalho de passar pela Câmara Municipal e lá estavam elas ao vento que passa, nos seus lugares.
Acontece que essa mesma situação já tinha chegado a figueirenses que estavam de férias no estrangeiro e que, muito preocupados, estavam a enviar mensagens aos amigos, perguntando se tal notícia era verdadeira!
Ao que chega o desplante de certos políticos de pacotilha que, não olham a meios, para atingir os fins! DECÊNCIA meus senhores, mais decência!
Em política não vale tudo! É preciso que se convençam que, quanto mais "dessas" fizeram, muito pior será porque o povo já tem a pestana aberta, sabe quem trabalha e dá valor à honestidade e ao trabalho credível.

É por isso que Abril tem que estar cada vez mais vivo. As novas gerações já nasceram em liberdade. Não sabem o que foi viver debaixo do jugo de um Governo Fascista.

É urgente que haja uma cadeira política, isenta, onde se explique à juventude como funciona a democracia, o que são os diversos partidos políticos, o que é a ditadura, o que são os extremismos, o que foi viver quase 50 anos debaixo de um Governo ditatorial. Mas isto deve ser feito o mais cedo possível de acordo com instruções do Psicólogos que saberão a melhor idade para se começar, lentamente, a dar noções sobre estas matérias.

Os pais e educadores têm um papel preponderante, bem como deveria haver escrita nesse sentido dedicada aos mais jovens. Como uma linguagem apropriada e com absoluta isenção.

É preciso falar destas coisas. Os jovens de hoje são os futuros políticos de amanhã. 

A extrema-direita anda muito ativa, aliás, sempre andou, nós é que não nos apercebemos. Só agora, que as coisas tomaram um rumo de "ataque despudorado" é que começámos a ver a gravidade que pode atingir.

Os fanatismos também andam exacerbados e a espalhar terror por onde passam.

É preciso contruir, diariamente, a democracia, praticar os valores universais do amor, da paz e da fraternidade. É preciso respeitar todos os seres humanos por igual, independentemente da raça, da religião, da cor política. É preciso haver paz e concórdia neste mundo agitado e a destruir-se. 
25 de Abril SEMPRE! Faça-se o 25 de Abril todos os dias!

9 comentários:

  1. As comemorações do 25 de Abril começam a ser totalmente desinteressantes e desmotivadoras. veja-se a presente de cidadãos no cae. se não pagassem as senhas de presença, mais de meytade dos deputados municipais lá não estariam.
    tem é de se lutar pelas promessas de abril e acabar com justiça para os pobres e os ricos, salários de miséria para a grande maioria dos trabalhadores e salários pornográficos para muitos parasitas. ser um só País e não dois países, o publico e o não publico. não haver dinheiro para a saúde e milhões para salvar bancos que conyinuam com práticas agressivas de incentivo ao consumo, comissões escabrosas. responsabilizar quem permitiu o saque nos bancos e obriga-los a devolver os chorudos prémios de boa gestão. acabar com o elevado numero de casos de corrupção que se vão anunciando. permitir aos cidadãos participarem na vida cívica, mormente a partidária e não escorraçar aqueles que pensam diferente. eu sei lá quanto mais haveria para dizer, mas deixo para outros os reparos que aqui não faço.

    ResponderEliminar
  2. a comitiva do ps que esteve em maiorca deveria passar pelo parque e admirar as ruinas que por ali sobrevivem, como por exemplo o moinho.

    ResponderEliminar
  3. Aquele pessoal da praça nova deve ter paciência de monge. e as obras continuam paradas, paradas, paradas. e os carros a saltarem, saltarem saltarem. mansidão, mansidão, mansidão.

    ResponderEliminar
  4. O Teu Cavacada perdeu o juízo! TPM? TPM? TPM? Estará a referir-se ao da mulher dele? Não tem filhas, tem filho, se tivesse aém de desrespeitar as mulheres em geral, e tendo desrespeitado a mulher, também desrespeitaria a filha???? As mulheres agradecem a sua clarificação em matéria de respeito e da luta pela igualdade de género. estamos conversados. O seu nível desceu a rasteirinho, rasteirinho. Continue que vai muito bem lançado. São políticos assim que o nosso País precisa. Vc é o protótipo do político decente, que usa argumentos decentes, credível e respeitados. Continue que vai lindo o seu caminhar. assim demonstra bem quem é.

    ResponderEliminar
  5. já coloquei um spam no telemóvel para as convocatórias do ps para reuniões/comícios de apoio a pedro marques. já chega. eu iria mas ao ter de passar pela 109, esmoreço.

    ResponderEliminar
  6. ouvir santos silva - o tal que gosta de malhar na direita - dizer que é uma irresponsabilidade a decisão de se considerar todo o tempo de trabalho dos professores, com a respetiva progressão e aumentos salariais, lembrei-me logo de quando ele aprovou um aumento de 2,9% para todos os funcionários públicos, criando um encargo para o futuro, mas nesse tempo apoiando.
    dizer que nas propostas de candidaturas e de governo nada disto constava, lembrei-me logo de que a proposta que ele integrou se mencionava lá acordos tipo gferingonça.
    este ps está no seu registo. quando chega a hora da verdade é um nim.

    ResponderEliminar
  7. Oh LIli diz aí qualquer coisa.
    Tu estás bom da cabeça? O que é que queres que diga? Piraste?
    É só para sentir que estou a ouvir bem.
    Então agora nas noticias o Carlos Cesar não afirmou que nunca pensou ver a direita alinhar com a extrema esquerda? Extrema esquerda? Enrão não com o que ele tem alinhado?
    Depois ouvi o Costa a dizer em Coimbra que não estava para pagar os desvarios de outros.
    Atão não foi isso que aconteceu com o Passos Coelho?
    Não pegou num País com um déficet de 11% e uma bancarrota às costas, quando já não havia dinheiro para pagar a meio País ( o público)?
    E olha repara onde anda o ministro das finanças que capeou tudo isto. Administrador de um banco.
    Por bancos, quando vamos ter outra noticia de injecção de capital nos falidos? Agora antes das eleições não convém.
    Olha o Rei da Figueira,que nos anda a tratar do ambiente, se calhar vai ter uma passagem pelo governo mais curta do que pensava.
    Já reparaste que a passagem do Ataíde para o Carlos faz lembrar um pouco a passagem do Cavaco para o Marcelo? Este é mais do povo. Estou a gostar.

    ResponderEliminar
  8. duas notas.
    - na primeira pessoa: entrei para o ps porque fui a uma reunião exigir que alcatroassem a minha rua. - Pedro Marques cabeça de lista do ps às eleições europeias.
    - não sou candidato a nada. fui eleito para uma missão que a levarei até ao fim.- António costa ao lhe perguntarem se era candidato a presidente do conselho europeu.
    assim foi na câmara de lisboa.
    e não me esqueço da soez rasteira que pregou a António José seguro.

    ResponderEliminar