domingo, 17 de junho de 2018

BOM SÃO JOÃO PARA TODOS!










Foi-se o Santo António com os festejos e a alegria do costume, no Largo de stº António. A romaria e a enchente que todos os anos acontece, com a capela artisticamente enfeitada e com a presença, já habitual, do Quim Barreiros para abrilhantar a noite e com as tasquinhas e os petiscos. Estamos, agora, em plena época das festas de São João. Este ano com uma novidade que, ao princípio, alarmou alguns mas que, com o decorrer dos dias, tem sido um sucesso enorme. Este ano as “Tasquinhas das Freguesias”, a já habitual feira das Freguesias não foram no pavilhão a coberto do frio, da chuva e do vento... Mas ganhou aos pontos em espaço, em alegria, em afluência (estou em crer que bateu recordes) e em qualidade nas atuações que o público pode ver sem atropelos e com qualidade de palco e de som. A noite com a fadista, Raquel Tavares foi memorável, bem como a presença da cantora Aurea. Programa de luxo acessível a todos. Está a ser uma festa verdadeiramente popular. O tempo, embora frio e ventoso, não tem estragado a festa.

Por já não se encontrar acima do limite de endividamento, foi deliberado e aprovado em reunião de Câmara a suspensão da Aplicação de Saneamento Financeiro o chamado PSF.
A Câmara está longe do limite de 50M euros de dívidas, estando atualmente nos 17M euros. De notar que em 2016 a dívida era de 32M euros e em 2009 era de 87M euros.

O Presidente afirma que o rigor vai continuar já sem complexos relatórios semestrais, menos burocracia junto de várias entidades, especialmente junto do tribunal de Contas (TC). Apesar de continuar rigorosamente a encarar a dívida será possível agora assistirmos, talvez, a mais investimento nesta terra que tanto precisa de determinados equipamentos e investimentos que honrem a cidade. Prometeu agora fazer crescer o Concelho, vamos ver…

Esta terra e esta gente merecem. Interessa que tudo que for feito na cidade seja pensado com cautela para que fique para as novas gerações. É bom que se comecem a cumprir promessas nunca esquecidas pelo povo e eu, por acaso, estou-me a lembrar de uma que é bem cara aos figueirenses e que nunca, por nunca ser estará esquecida. Todos sabem a que me refiro… A par de outras, claro, não menos importantes!

É bom que o que vier de novo para a cidade, ACRESCENTE, e não seja mais do mesmo.  Quando o presidente Ataíde deixar de estar ao leme, que se orgulhe do que fez, que tenha conseguido aquilo que os figueirenses anseiam. Que deixe uma marca!
Bem sabemos que a herança foi muito pesada. Mas isso não serve de desculpa para a falta do muito que a cidade necessita.


BOM SÃO JOÃO PARA TODOS!




Sem comentários:

Enviar um comentário