Faltava mais esta agora... Carlos Silvino ou Bibi, como é conhecido o principal protagonista (arguido) do fatídico e longo processo Casa Pia, dá uma volta de 180 graus e, numa manobra de diversão absolutamente incrível, desdiz tudo aquilo que até agora tinha afirmado!!!
Diz este personagem, absolutamente surrealista, que foi coagido, que sofreu maus tratos para dizer o que disse, que inclusivamente teria sido drogado para fazer as declarações que fez, que nunca esteve no sítio X ou Y, que nunca levou alunos, que os implicados já não o são etc., e tal...
Mas afinal em que país estamos? Que brincadeira de mau gosto é esta que as nossas leis permitem ( se o caso for reaberto?). Onde é que isto tudo vai parar? Será possível que a justiça ainda tenha que se descredibilizar mais???
Cavaco Silva ganhou as eleições, ponto final. O que me pareceu muito mau foi o seu discurso de vitória. O senhor Presidente da República se quer, como diz, ser o Presidente de todos os portugueses, não pode falar como falou. Espero que seja mais bem aconselhado de futuro, porque o momento é de muita ponderação e de união, para evitar um agravar de situações no nosso país.
Não posso deixar de mencionar os 2 casos de homicídio praticado por dois jovens. O caso Renato Seabra, que matou o cronista social Carlos Castro, e o caso do jovem João de Pampilhosa da Serra que, com apenas de 16 anos de idade, matou ontem o seu pai com golpes de catana, porque confessou à GNR« o pai o andava a chatear e estava farto!!!».
Dois casos horríveis de contornos diferentes mas igualmente extremamente violentos e chocantes...
Mas afinal que mundo é este no qual vivemos? Que atrocidades são estas que nos chegam diariamente através dos noticiários? Uns dias são assaltos levados a cabo por gente que utiliza métodos cruéis e a que não estávamos habituados. Outras vezes são assassinatos violentos, praticados por pessoas com um passado absolutamente normal até ao momento e que, num assomo de loucura (!?), praticam estes actos tresloucados que deixam toda a gente boquiaberta. São assaltos a escolas, centros de comércio, etc. por parte de gente armada que desata a disparar e a matar pessoas indiscriminadamente. São suicidas que se fazem explodir matando gente inocente que estava no local errado à hora errada...
Tempos difíceis e loucos, em que o inusitado, o rocambolesco, o paradoxal, começa a tomar conta dos nossos dias deixando perplexidade nas nossas vidas.
Sou levado a crer que infelizmente os tempos serão propícios a mais loucuras destas. O mundo está enfermo e a sociedade cada vez mais desumanizada e sem valores.
É preciso repensar para onde caminhamos e o que queremos. Procurar pautar a vida por ideais que nos façam melhores seres humanos. Sociólogos, pedagogos, professores, religiosos, pais, políticos, humanistas, movimentos solidários, sociedade em geral revejam condutas e estudem a melhor forma de conquistar o coração dos jovens. De fazer passar mensagens de esperança e de valores e, sobretudo, de lhes saber criar horizontes de futuro.
É que muitos dos nossos jovens andam perdidos e atrás de falsas promessas de glória. Certos programas de televisão; alguns detentores de poder que tentam aliciar a juventude a troco de miragens falaciosas; alguns predadores sociais que deambulam à cata de presas ingénuas e fáceis de iludir, para conseguirem os seus intentos imundos. Tudo isto e muito mais, ajuda a que o abismo esteja latente e actuante nas grandes cidades e apanhe com grande facilidade as suas presas.
É urgente actuar sob pena de agravamento de todos estes acontecimentos de que enferma a sociedade actual.
E por aqui me fico com as minhas NOTAS SOLTAS!