
O ESTADO DA SAÚDE EM PORTUGAL...
É profundamente revoltante a situação a que chegou a prestação de cuidados de saúde em Portugal.
Existem duas classes de doentes, os ricos e os pobres...
Qualquer ministro ou familiar, deputado ou familiar, políticos em geral e a classe alta e média alta não se debatem, evidentemente, com os problemas de listas de espera, filas vergonhosas para solicitar uma consulta num qualquer centro de saúde ou hospital público, não esperam meses e até anos por uma cirurgia, com o perigo de, na maioria das vezes, a sua doença se ir agravando a cada dia que passa, correndo o risco de quando é chamado para a operação, já estar
praticamente sem salvação, devido ao tempo que mediou entre o diagnóstico e a dita operação!
Falo muito especialmente dos pobres doentes do foro oncológico, mas não só, que na maioria das vezes poderiam ser salvos se vivessem num país onde a SAÚDE DAS PESSOAS FÔSSE RESPEITADA...
Mas, infelizmente, é preferível gastar quantias loucas em Magalhães, TGV´S, Aeroportos etc. e tal... a SALVAR VIDAS! É preferível deixar morrer desde que não sejam, evidentemente, os políticos e os ricos deste país e suas famílias, porque esses, quando precisam têem tratamento VIP, no país ou no estrangeiro... como todos nós muito bem sabemos! Não sou contra a evolução e a modernidade do país, mas não se começa uma casa pelo telhado!
Entretanto fecham-se maternidades, hospitais, centros de saúde, prescinde-se de pessoal médico e de enfermagem a quem não se renovam os contractos.
Não há qualquer espécie de dignidade em muitos dos nossos hospitais e centros de saúde.
E quanto a médicos incompetentes, também não estamos nada mal servidos...
Quem pode atravessa a fronteira e sente imediatamente a diferença...
Claro que, como em todas as profissões, também existem médicos que dão o litro e que se interessam, verdadeiramente, pelos doentes que estão a tratar. Mas vão sendo cada vez menos... Hoje em dia chega-se a um qualquer hospital ou centro de saúde e o que se vê é uma cara fechada, distante, por vezes arrogante como se estivesse a fazer um grande frete!
Esta situação de pouco profissionalismo estende-se, muitas vezes, ao pessoal administrativo e de enfermagem.
É muito triste toda esta situação porque um doente é uma pessoa abatida, fragilizada, assustada que precisa IMENSO DE APOIO a que verdadeiramente TEM DIREITO! E o que ela sente é falta de segurança no sistema de saúde a que recorre e que estão a jogar com a sua própria VIDA ou MORTE!
Pois não é a SAÚDE uma das BANDEIRAS do SOCIALISMO!?!?!?