

Em 1911 o primeiro Presidente da República eleito viria a ser o Dr. Manuel de Arriaga, nascendo também a nova Constituição. Este periodo fica conhecido como a 1ª República.
O movimento republicano sofre várias divisões e tendências e algumas investidas da monarquia a partir de Espanha, com combates renhidos entre monárquicos e republicanos.
Em 1919 ascende ao poder a célebre "Monarquia do Norte", sendo proclamada em Lisboa e no Porto. Porém, os republicanos voltam a controlar a situação, mas os governos civis e militares sucedem-se e a instabilidade governativa é uma dura realidade.
Em 28 de Maio de 1926 o general Gomes da Costa inicía, a partir de Braga, o movimento militar que vai acabar com a 1ª República e instaurar uma Ditadura militar que se prolonga até 1933.
Dá-se mais tarde a ascenção do antigo Ministro das Finanças, Dr. António de Oliveira Salazar, à presidência dos destinos de Portugal, começando assim a "travessia do deserto", a escuridão, o atraso, o analfabetismo, a fome, o desemprego, a repressão, a falta de liberdade de expressão, etc.
Apesar de algumas desilusões que estamos a sofrer, bendita seja, na actuatualidade, a Escolaridade Obrigatória, o acesso à Saúde, o Acesso à Informação Universal e a LIBERDADE!