
MÁRIO SOARES agraciado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com a mais alta distinção: A Chave de Ouro da Cidade.
João Ataíde num discurso bastante cuidado, onde pontilhavam afectos para com a figura de Mário Soares e a gratidão para com uma das obras mais extraordinárias da cidade, a Ponte Edgar Cardoso conseguida durante a governação de Mários Soares e considerada uma das obras mais importantes do século XX a par da regularização do Baixo Mondego.
Mário Soares agradeceu a distinção, ao mesmo tempo que reiterou o grande apoio que sempre granjeou no seio das peixeiras e pescadores. Aqui, sempre se sentiu muito acarinhado, segundo palavras suas, fazendo parte do percurso das suas memórias de infância descer o rio num "gasolino", que era uma das grandes recordações da sua vida.
Sobre a "polémica" de darem o seu nome a uma rua da cidade, o que veio a ser tentado durante a presidência de Santana Lopes, referiu que não aceitou, não por qualquer animosidade contra Santana Lopes, mas sim porque entende que esse tipo de homenagens devem ser guardadas para depois da morte dos homenageados. Não faz sentido, segundo palavras suas, passar em vida por uma rua com o seu nome.
Notada a ausência de elementos do Movimento 100%, bem como elementos do PSD, registando-se a presença do Engº Duarte Silva e de Miguel Almeida.
O MERCADO MUNICIPAL, fez a bonita idade de 118 anos! Custódio Cruz, presidente da Associação dos Comerciantes e os demais comerciantes do mercado, não deixaram passar esta feliz efeméride em branco e presentearam ontem a cidade, com uma sardinhada e outras iguarias culinárias de grande qualidade, onde não faltou um monumental bolo de aniversário, ranchos, conjunto de música e muita animação. Estiveram presentes várias entidades, nomeadamente o presidente da FGT Dr. Pedro Malta, o presidente da Junta de Freguesia de São Julião, Coronel Fernando Góis Moço, bem como elementos do seu executivo.
Parabéns a Custódio Cruz e restantes comerciantes pela iniciativa e pela dignidade com que defendem um dos ex-libris desta cidade. Aguarda-se a melhoria daquele espaço através das obras prometidas pela autarquia.
A noite de São João esteve animada especialmente porque Marchas de outras zonas vieram emprestar a sua colaboração, graciosamente à cidade! De notar que este ano apenas 3 marchas estiveram a concurso: a Marcha de Lavos, a Marcha do Grupo de Instrução e Sport de Buarcos e a Marcha do Quiaios Clube. As outras... ficaram-se pela não participação. Crise ou falta de bairrismo e carolice??? Já não se faz nada sem ser subsídio-dependente??? Então e as que vieram de Mira, Brasfemes e Vila Nova de Anços sem receberem nada em troca???
Quanto aos desacatos na noite de São João, resumiria em falta de civismo! Já é tempo das pessoas começarem a aprender a comportarem-se com dignidade, mas infelizmente cada vez assistimos a mais actos que não dignificam em nada o ser humano. É nas estradas, nas escolas, nos locais públicos, em todo o lado...
Que cidadãos, que cidadania???
E por aqui me fico com as minhas NOTAS SOLTAS!