
Já lá vão 36 anos (menos 3 dias!), e ainda me parece que foi ontem! Felizmente conservo viva a memória daquela gloriosa manhã de Abril!
Só quem viveu a ditadura pode ter sentido o peso da falta de" LIBERDADE DE EXPRESSÃO".
Coisa pouca dirão hoje alguns, mas como se enganam...
Nada é comparável a poder dizer que se é, se deste ou daquele partido, que se concorda com isto e se discorda daquilo, que esta lei é injusta, mas que aquela outra é correcta.
Muitos têm a memória curta, não se lembram do atraso que havia, da iliteracia existente, da fragilidade das pessoas perante o patronato, do serviço escravo e mal pago, do clima de medo, mesmo até entre amigos e familiares, onde não era de todo impossível encontrar no seu seio informantes do regime!
Hoje há fome? há sim senhor, mas também há a liberdade de a expor perante a sociedade e falar dela abertamente, alertando para o que está mal. Há desemprego? Claro que há! Aqui e em todos os países, mas há leis que protegem minimamente o desempregado e há sindicatos que lutam pelos seus direitos e põem a nu as faltas que existem no sistema. Há corrupção e desigualdades gritantes! Mas eu estou a dizê-lo aqui ABERTAMENTE, sem receio de amanhã estar entre as grades de uma qualquer prisão política que torturou e MATOU!
Hoje há Hospitais bem apetrechados, Centros de Saúde modernos, há um grande salto qualitativo na pesquisa científica, há um avanço enorme das novas tecnologias e reconhecimento internacional dos nossos pesquisadores.
Os nossos jovens já se podem equiparar aos jovens dos outros países relativamente ao acesso e métodos académicos. Prova disso é a uniformização através do Processo de Bolonha
Há livre circulação entre os países da Europa com um interessantíssimo intercâmbio cultural. O nosso país já não tem as fronteiras fechadas para tapar os olhos ao Zé Povinho, para o manter afastado das realidades mundiais.
Hoje há liberdade para decidir, criticar, reivindicar, apontar erros, exigir justiça, apontar faltas, fazer exigências!
Estamos a celebrar o 36º aniversário do 25 de Abril.
Hoje e sempre VIVA O 25 DE ABRIL!