terça-feira, 29 de novembro de 2011

DEBATE FIGUEIRENSE!



Foi ontem no piano bar do Casino, que João Portugal do PS, Lídio Lopes do PSD e Daniel Santos do Movimento Figueira 100%, se enfrentaram para registo no ecrã da Figueira TV, e com moderação de Joaquim Gil.

Nada de novo no horizonte... Ataques e mais ataques à atual gestão camarária. Defesas e mais defesas de João Portugal, o que não admira pois estava a ser atacado por ambos os intervenientes. Projetos para o futuro, ideias para projetar a Figueira, NADA!!! Ninguém tirou nenhum «coelho da cartola». Agora é a crise, no passado era a falta de plano global de intervenção credível.
A Figueira esteve parada, continuou parada e está parada...
Não há ideias nem me parece haver engenho para dar a volta à situação.

O que se ouviu foi mais do mesmo, da parte do PS/João Portugal alegou a situação encontrada na Câmara, os projetos mal elaborados, as parcerias gravosas, nomeadamente o caso «Paço de Maiorca» feito em moldes altamente lesivos para o município, etc., etc.
Daniel Santos com o caso «Figueira Domus» e »Paranova», a falta de cumprimento das promessas eleitorais na sua grande maioria, o apelo à Figueira e figueirenses em detrimento das guerras partidárias, mas... quando esteve no poder autárquico, foi o que se viu... Lídio Lopes, com um registo«brejeiro» que até permitiu pancadinhas nas costas do moderador... dizendo que os figueirenses se sentem defraudados com esta gestão camarária, que não vê soluções nem resposta que justifique toda a esperança que os figueirenses depositaram neste executivo. Que anda nas ruas e vê e sente o descontentamento figueirense que, por onde anda, as queixas que lhe são feitas são constantes, quem diria...

Na realidade, aquilo que mais afeta a Figueira e os figueirenses não foi falado, e que é, em traços gerais, atração de empresas, revitalização do comércio e serviços, modernização da cidade, criação de infraestruturas apetecíveis para os habitantes e para quem nos visita, a almejada piscina em parceria com o Ginásio Clube Figueirense, a piscina (tanque) existente é da era dos afonsinhos (dá muito jeito sim, mas é a verdade), atração de visitantes e fixação de jovens à cidade, criação de um pólo universitário ( a ocupação da UIFF não me convence, minimamente). É certo que a degradação daquelas instalações estava a atingir um pico insuportável porém, não me parece bem, ter-se desistido da ideia de vir a ter ali um pólo de uma qualquer universidade, uma parceria, por exemplo, com a própria Universidade de Coimbra. Inclusivamente constou-se que, há tempos, uma universidade terá mostrado grande interesse na sua implantação na nossa cidade. O que me parece a mim, é que nunca se deveria ter abandonado essa ideia e, pelo contrário, ter-se pugnado por tentar que essa matéria pudesse vir a ser uma realidade no futuro. Na altura em que tínhamos na cidade as universidades, Católica e Internacional, a cidade estava mais viva, com a alegria e irreverência própria dos jovens universitários, havia mais gente na cidade, o comércio, a restauração e os clubes tinham mais clientela.

Continua quase tudo adiado e, no fundo, o que nos interessa é sair deste permanente e concomitante marasmo...

Foi assim o DEBATE FIGUEIRENSE!

19 comentários:

  1. O que é que esperavam desta gente????
    É por isso que a figueira está como está, o Liló e o 100% com culpas no cartório, puxam as orelhas e falam como se nunca tivessem estado num executivo da Câmara. Como é possível? Não têm vergonha????

    ResponderEliminar
  2. Pois o único que eu gostei de ouvir foi o Daniel Santos que põe acima dos interesses pessoais a Figueira, alertou para o problema dos partidos que passam a vida em guerrinhas entre eles esquecendo-se que o mais importante de tudo é a Figueira e os figueirenses. O resto revanches sem interesse.

    ResponderEliminar
  3. O lili numa coisa tem razão, chega de se desculparem com o passado para não fazerem nada, os figueirenses acharam que a esperança estava no ps, o povo deu um cartão vermelho ao psd, no entanto passado dois anos a esperança, que eu proprio depositei em joao ataide, esta a ir embora. Entao ao ler o jornal de hoje, Como e possivel gastarem dinheiro para bater um record do guiness quando passam a vida a desculpar se com a divida da camara.

    ResponderEliminar
  4. a AUSTERIDADE AGORA VAI SER DESCULPA PARA TUDO, ATÉ PARA A INÉRCIA, A FALTA DE IDEIAS, O FOGO DE ARTIFÍCIO IDIOTA, ETC.,ETC.,ETC.,

    ResponderEliminar
  5. Meus caros amigos não sonhem porque a Figueira não vai sair da pasmaceira. Dantes eram as dívidas, agora é a crise, e depois logo se vê...

    ResponderEliminar
  6. O desenho está bonito mas falta um,são todos de barro,ao k se chega

    ResponderEliminar
  7. pior que comportamento dos responsáveis pela descolonização, só mesmo o PS no governo recente e actual.
    Dá vómitos tanta hipocresia e traição quer aos PSs quer ao simpatizantes.
    Compreendo clraro donde vem tanto seguidismo do PS Local. Buarcos será uma versão mais refinada claro.

    ResponderEliminar
  8. Morno e mais do mesmo. Por isso, menos palavras e mais acção.
    A Figueira o que precisa é de gente no terreno que faça obra, e não falar, falar e ficar tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  9. Este da descolonização não foi à guerra senão não dizia babozeiras como diz felizes os jovens k não passaram por ela

    ResponderEliminar
  10. O das 15:20 deve andar noutro planeta. O que vale é que o PS tem as costas largas e um poder de alcance extraordinário...
    Vejam lá que até foi o PS o culpado da recessão a nível europeu.... Tem muito poder este PS. Quanto à descolonização, vê-se bem que não andou com os costados na guerra...

    ResponderEliminar
  11. Acho imensa piada aos meninos do PS, não têm feito nada de novo para a figueira, o que têm feito é desculpar-se com a divida, sim o PSD fez divida, mas se olharmos para tr´s, a obra fez-se, o concelho cresceu? É preciso dar exemplos? Então aqui vai: construiu-se piscinas em varias freguesias do concelho, construiu-se arraias para as feiras, fizeram-se sede de Juntas, fez-se os molhos no mar, deu-se vida à praia da claridade, fez a nova via rapida junto ao intermarche, fez-se o CAE e um parque verde chamado abadias, arranjou-se o jardim municipal, entre muitas outras coisas. Sabemos que o João Ataíde dificilmente será candidato pelo PS novamente, mas para o PSD conseguir chegar ao poder, deixo aqui um concelho a algum menino lidio do PSD. Porque não fazer um abaixo assinado para o Santana voltar? Ai sim, ganhariamos com maioria absuluta.
    Abraços e Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Maioria absoluta com Santana?Em frente Dr Ataíde porque vai ganhar

    ResponderEliminar
  13. Esta das 10H28 caíu do berço!
    "Fez-se os molhos do mar" !!! Quais molhos? os que o governo de António Guterres mandou fazer, em Buarcos e Pagou!, ou o prolongamento do molhe norte que o governo Sócrates mandou fazer e pagou?
    "Fez-se a via rápida junto ao Intermarché" !!! Quem? O Grupo Os Mosqueteiros?
    "Fez-se sedes de Juntas"!! Não é melhor tirar o s e falar apenas na sede da Junta de Lavos?
    Já agora diga também:
    Fizeram-se 5 Empresas Municipais, para empregar os amigos que valem hoje 30 milhões de dívidas!
    Comprou-se o Paço de Maiorca e remodelou-se,para oferecer ao José Miguel Judice,
    Comprou o convento de Seiça, por uma pipa de dinheiro, sem qualquer ideia, ou dinheiro, para agora lá estar abandonado.
    Gastaram-se 300 000€ na reconstrução do antigo matadouro, para oferecer ao Dr. Calvete.
    Gastaram-se rios de dinheiro para reconstruir o abrigo da montanha, para oferecer a um amigo que lá esteve DOIS anos sem pagar e depois ofereceu-se ao Dr. Calvete;
    Ofereceu-se o Pq. de Campismo Municipal ao Dr. Calvete.
    O homem até pode voltar. Se nos prometer que vai pagar as dívidas que nos deixou, para pagarmos nos próximos 20 anos!
    Só mesmo nesta anormal cidade de vaidosos se pode ser tão ignorante!

    ResponderEliminar
  14. ao das 00 07 de 9 de dezembro muito bem

    ResponderEliminar
  15. Santana Lopes, foi o melhor que passou na Figueira não haja duvida, anónimo das 00:07 não olhe só para a sua cor, seja liberal.

    ResponderEliminar
  16. o das 11 00 deve ter andado na lua ou então de cabeça enterrada

    ResponderEliminar
  17. Será que o MOTNIX, não interviu? o homem que regula todas as operações de mercado, esteve a estagiar nos EUA, trouxe o mais sofisticado modelo de associativismo para o Caras Direitas e é assessor Mor da Federação do partido de Coimbra, tem na sua chancela o Nome de Dr Mota.
    pobre gente esta, que anda perdida, a onde é preciso falta! onde não deve estar , pois é de limitações estremas está! ó partido de gente tola!!!acordai e perguntai ( onde vamos parar)

    ResponderEliminar
  18. Ao Anónimo das 10h28m, para não lhe chamar de ignorante, pois posso ser mal interpretado, vou tentar esclarecer dois ou mais temas! e poder.
    Diz o "Espantalho" frases extremamente bem sucedidas; como por exemplo : - (O PSD fez piscinas em várias freguesias do concelho)Pois eu também as fazia no meu quintal se o Fernando do Vale as pagasse.Por alguma razão agora estão a fechar pois não há dinheiro para as sustentar Bom censo caro amiga.
    Arraiais para feiras? isto é o quê?
    Fizeram-se sedes de juntas de Freguesias, ONDE? digam, onde?
    Fez-se molhos de mar:: Como? molhos de mar?, minha querida amiga, diga-me lá está tudo doido????
    Deu-se vida à Praia, acabei de não perceber :Vida ou DIVIDA??
    Fazer o CAE...minha Santa Ingnoranmcia, pergunte aos seus amigos do coro, quantos espectáculos já foram cancelados e quanto deve o CAE , Só à empresa de reparação da porta de corta fogos? lol

    O parque verde das Abadias? Eu tenho 54, ainda não existia o PSD e já as Abadias EXISTIAM e o nosso Aguiar relançou o que hoje é o " Parque verde das Abadias" onde se realizou um Campeonato do mundo de Atletismo, a minha querida amiga anda mesmo destraida, deve ser do corte do Coração da cidade " Quinta Santa Catarina!!
    Arranjou-se o Jardim Municipal, diz a amiga! ou Destruí-se o Jardim municipal? é confuso a escrita da amiga, deve ser da serradura dos cortes doas árvores da Quinta Santa Catarina, que a minha querida amiga vê mal...vou-me, pois chá de ervas na altura de Natal fica sempre bem

    O Tio Zé

    ResponderEliminar