quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AFINAL HÁ MÉDICOS A MAIS OU A MENOS???


O ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, declarou na Assembleia da República que existem cerca de 1000 médicos especialistas a mais, nos hospitais portugueses!!!!

Diz que não tem folgas orçamentais para a saúde... Não é por acaso que os profissionais da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos se reuniu em assembleia geral extraordinária, onde foi aprovada uma "moção", em que realçam a sua grande preocupação, relativamente às reformas estruturais que estão a afectar todo o Serviço Nacional de Saúde. As preocupações prendem-se com vários itens, como: encerramento de serviços de assistência às populações, cortes orçamentais cegos com as graves consequências que daí advêm e que porá em perigo a futura prestação de cuidados de saúde a que os cidadãos têm direito.

Os médicos reunidos sublinharam, também, a desestruturação e descredibilização dos serviços e carreiras médicas, bem como a falta de recursos humanos e materiais. Acerca destas problemáticas que afectam o sector, informaram que se vão manter mobilizados, atentos e defensores do Serviço Nacional de Saúde! E muito bem digo eu...

Um médico, quando faz a sua formatura em medicina, é suposto SALVAR vidas, lutar por todos os meios à sua disposição, quer técnicos quer humanos, para que todo o doente que lhe venha parar às mãos, em completo sofrimento, seja tratado com o devido profissionalismo e respeito que merece.

Compete a ele pugnar para que essas vidas que lhe são postas nas mãos não se percam, fazendo tudo por tudo, para devolver a saúde a todo e qualquer doente que lhe surja pela frente!

Foi por isso que, emocionado, no dia da sua formatura, jurou solenemente o seu código de honra, O JURAMENTO DE HIPÓCRATES!

É completamente inadmissível, profundamente chocante, pensar sequer, que se podem perder vidas por falta de assistência condigna! É um absurdo, um retrocesso num dos direitos mais fundamentais do ser humano, o seu direito À VIDA!!!

Já basta a tristeza, a desmotivação, o abalo psicológico que as doenças provocam nas pessoas. Ser médico é lidar com o que o ser humano tem de mais profundo e avassalador: a sua sobrevivência, a sua vida!!!

Para onde caminhamos nós???

O que é que se passa na cabeça desta gente que nos governa???
Optimizar serviços, sim! Evitar desperdício, sim! Exigir boas práticas, sim! Agora brincar com vidas humanas, definitivamente NÃO!!!

Afinal há médicos a mais ou a menos???

3 comentários:

  1. Sabe uma coisa? Isto funciona assim:
    -Quem tem saúde, não se importa com quem não tem
    -É preciso passar por elas, ser mesmo doente e andar em IPO'S, para se dar conta da desgraça que se passa por lá
    -Se andassem nestes sítios sabiam o que era a desgraça, e do que é que o senhor bloguista com muita propriedade está a falar.
    - Quem já foi vítima de listas de espera e se encontra neste momento com a sua doença agravada sem saber qual será o desfecho, sabe que este assunto é extremamente importante e sensível.

    Eu já disse e volto a repetir, na saúde não se pode cortar. As pessoas não são «COISAS», são seres humanos que merecem RESPEITO.

    Eu fico arrepiado só de pensar o que pode acontecer com os doentes se começarem a haver cortes de pessoal, cortes de medicamentos, atrasos em operações, cortes em exames de diagnóstico. Enfim é absurdo tratar a medicina e os cuidados médicos como se trata qualquer outro assunto. A saúde não é comparável com nada!!!!

    Podem ser os vossos familiares, e vocês próprios, pode ser uma criança, um filho nosso.
    Tudo se degradará se houver os cortes de que estão a falar.
    Remodelem, vejam a melhor maneira, mas não ponham em perigo vidas humanas, isso seria imperdoável!


    BASTA!

    ResponderEliminar
  2. Os médicos t~em agora uma boa oportunidade para mostrarem que são dedicados à sua profissão e que não são os mercenários que querem, muitas pessoas, fazer passar como imagem da classe.
    Compete-lhes a eles dizerem tudo o que se passa, mostrarem que estão ao serviço dos doentes e não ao serviço de um qualquer governo!!!!

    Se és um médico decente, revolta-te, luta pelos direitos da tua profissão e muito principalmente pelos direitos daqueles que juraste salvar.
    É hora de dizer tudo, de pôr a "boca no trombone" e deixar de ser o lobo mau.
    Profissionais bons e maus sempre houve e haverá, há os lambe-botas que não se importarão de sacrificar vidas humanas para trepar. Mas tu, médico como eu, não alinharás nas "PULHICES" que estão a ser feitas em teu nome!

    LUTA COMO EU ESTOU A LUTAR!!!!

    ResponderEliminar
  3. Quando se fala em cortes da despesa e sabemos que tem que haver, primeiro que tudo vamos cortar no que nao e essencial e so depois começamos a cortar no que nos mais faz falta. E evidente e qualquer pessoa de bom senso sabe disso. Entao porque e que o Governo faz cortes selectivos em areas essenciais da sociedade? Tem haver exclusivamente na sua opcçao politica que nao teve coragem de colocar ao plesbicito por medo de perder as eleiçoes. E licito proceder deste modo? Nao existem mecanismo na nossa democracia que escritinem e punem tais actos?

    ResponderEliminar