quarta-feira, 4 de abril de 2018

NOTAS SOLTAS



Acabou-se a tradição da Garraiada dos estudantes de Coimbra no Coliseu Figueirense. Se compreendo e aprovo a preocupação para com o sofrimento dos animais, que pessoalmente eu também detestava, por outro lado não posso deixar de ficar triste por esta invasão alegre da cidade quebrada e que trazia tanta alegria e juventude a esta terra. Era ver um manto preto na praia, no jardim e pelas ruas da cidade que encantava todos. Por isso sugiro:

-PORQUE NÃO TROCAR A GARRAIDA POR UMA GRANDE NOITE DE FADOS DE COIMBRA NO COLISEU? Assim mantinha-se a presença dos estudantes de Coimbra na cidade e a tradição modificava-se mas mantinha-se, ao mesmo tempo com a sua presença e alegria e ocupando na mesma o Coliseu com a tradição do Fado Coimbrão. Os "agentes desta cidade" e a Comissão de Estudantes de Coimbra... PENSEM NISSO! Modifiquem mas não acabem com a presença na Figueira da Foz. Faz parte...

E ela a dar-lhe com Poesia Erótica. O livro erótico não sai mas, em contrapartida, vamos ter poesia Erótica a lançar no Brasil! 

Em contrapartida a deputada municipal, Isabel Tavares, já lançou em Dezembro o seu livro de poesia Singularidades de Uma Poetisa. Li e gostei.  Espero que esta figueirense tenha muito sucesso. O seu livro já se encontra à venda em várias livrarias e outros locais. Destaco a Bertrand e a Fnac.

O Hospital distrital da Figueira da Foz dar lucro??? É caso para o jornal do Incrível e do Bizarro... A saúde está agora tão maltratada (quase tanto), como esteve no tempo do Passos Coelho. Os exames de diagnóstico estão atrasados, nos IPO's deste país 3 meses! As cirurgias a mesma coisa. Há falta de enfermeiros e especialistas. Cada vez há mais gente nos hospitais de oncologia. E o Hospital da Figueira dá lucro!? Enfim, não sei se ria, se chore. Muito me admiram os companheiros da "geringonça" como lhe chamam, não falarem/ exigirem decência para com os doentes deste país.

Acabou a Páscoa. As "casotas" continuam a dormir no Jardim (Jardim?...), até quando? E o Jardim quando é que é intervencionado? Será uma "birra" do Rei? Para ele o Jardim só existe na Páscoa e no Natal para aproveitar as "casotas"?

E pode-se chamar "aquilo" de Jardim?

Limpeza de matas, contentores subterrâneos de recolha de lixo. Há muita mata ao pé de casas. E os contentores qual vai ser o critério?
É que há muito local a precisar dessa novidade mais ecológica.

Estão aí as Jornadas de Teatro Amador do Lions Clube da Figueira da Foz que tiveram início a 27 de março e terminam no próximo dia 7 de abril, às 21:30, na União Filarmónica Maiorquense, com a representação "As Taradas" do Grupo Cénico da Sociedade Boa União Alhadense.

Importante protocolo assinado entre o município e o ISCAC. O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra estabeleceu um protocolo muito importante com o Município. Cursos breves, Seminários, Conferências, Acções de Formação. 10 bolsas de estudo por parte do município para jovens  que estudem ou residam no concelho para a frequência do Curso de Especialização em: Gestão, Eficiência e Rentabilidade no Turismo, Lazer e Desportos Náuticos. São bolsas de 500€.

O protocolo abrange ações que visem a dinamização local do Cluster do conhecimento e da Economia do Mar, com vista ao desenvolvimento sustentável da Figueira tendo sempre em vista os valores e potencialidades locais.

Para quando um Pólo Universitário na Figueira da Foz como já tivemos na Figueira e que trouxe juventude e movimento à cidade?

Para quando Uma Unidade Comercial com lojas âncora?

Para quando atratividade e postos de trabalho para "segurar" os jovens à cidade tão envelhecida?

Para quando uma projeção da cidade, um desenvolvimento sustentado da cidade, equipamentos que tardam em demasia e que são lacunas vergonhosas de uma cidade que se quer turística e atrativa?

27 comentários:

  1. Quer lá saber do jardim e de universidade e de piscina e de uma grande superfície em condições? Gosta de cogumelos, de tanques de água, e de fuga de gente a ir comprar a coimbra, dos nossos jovens a fugir da cidade e do turismo mediano

    ResponderEliminar
  2. É claro que devem substituir a vinda à Figueira por outro evento. Mas mantendo a tradição de vir cá. A sua ideia é ótima. parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Então mas alguém duvida que a Figueira parou no tempo? O seu artigo tocou nas feridas da Figueira. Obrigado. Leiam e pensem.

    ResponderEliminar
  4. A guerra com o Zé está ao rubro. Os filhos são problemáticos, não é? Tanta seriedade pelo brejo dentro. Até nas amizades tão queridas que têm. Aonde é que isto vai chegar?????

    ResponderEliminar
  5. Ainda vamos ver mais paródia neste caso dos azeites do Zé a querer atacar a cavacada. Uma vergonha. Agora com deputadito a toirada vai ser maior para aquelas bandas com os galifões a mostrarem unhas

    ResponderEliminar
  6. Seguindo a lógica do para quando.
    Para quando a recolocação do coreto como prometido.
    Para alcançar poleiros vale tudo.
    Haja paciência.

    ResponderEliminar
  7. O deputadeco e o ribeirinho são amigos que se fartam. Será porque o ribeirinho gosta da oposição da am que agora o deputadeco anda a fazer a mesma jogada. Os mais queridos da oposição, chlep, chlep, chlep

    ResponderEliminar
  8. Renaturalização das abadias. Erva de metro. Passeios tipo republica centro africana. Quiosque fantasma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A erva está grande? ESTá! É de bom senso cortá-la com este tempo de chuva que a faz crescer num instante? MÃO! Quer-me parecer que vocês só falam por falar sem pensar porque não Têm miolos! Deixem acabar a chuva, para não deitar para o lixo e vão ver tudo limpinho. Falem noutras coisas tão importantes e que estão tão mal. Aí sim. aGORA CORTAR RELVA COM ESTE TEMPO DE CHUVA SÓ LOUCOS!!!!!

      Eliminar
  9. o cOSTA É MUITO PIOR DO QUE O cOELHO NO CASO DA SAÚDE (FALTA DELA) 3 MESES PARA FAZER EXAMES DE DIAGNÓSTICO! 3 MESES!!!!!!!! NO IPO COIMBRA. VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. NA SUBIDA DO CONTINENTE, RUA DA VÁRZEA ESTÁ UM BURACO COM UM PAU E UMA TIRA DE TECIDO QUE NEM SEQUER SE VÊ À NOITE, A ASSINALAR O BURACO. COM ESTAS CHUVAS HÁ PERIGO DE ABATIMENTO DAS TERRAS E DERROCADA DA ESTRADA. ALGUÉM JÁ SE IMPORTOU COM ISTO OU ESTÁ À ESPERA DE UMA DESGRAÇA??????????

    ResponderEliminar
  11. Afinal percebi mal.
    Não foi a aldeia do mar que foi prometido, mas sim a metrópole dos supermercados.

    ResponderEliminar
  12. para não ferir susceptibilidades direi quanto mansos são os residentes na rua 10 de agosto e afonso Albuquerque para passarem todos os dias por aqueles arruamentos a rebentarem com os veículos e nunca se terem manifestado

    ResponderEliminar
  13. Não está na hora de se começar a debater a trafulhice da revisão da reforma administrativa das freguesias. os autarcas do ps andam tão caladinhos a ver se passa.

    ResponderEliminar
  14. O atual Governo, através do Despacho nº 7053-A/2016, de 27 de Maio de 2016, entendeu em boa hora reabrir o processo, dando assim cumprimento aos compromissos eleitorais do PS e do seu Programa de Governo apresentado à Assembleia da República, no qual consta: “avaliar a reorganização territorial das Freguesias, estabelecendo critérios objectivos que permitam às próprias autarquias aferir o resultado da fusão/agregação e corrigir os casos mal resolvidos”.

    É isso mesmo que se pretende, ou seja, proceder a um balanço sério de cada caso, manter as soluções consideradas positivas e rectificar as que se revelaram inapropriadas.

    Aquele despacho do Governo criou um “Grupo técnico para a definição de critérios para a avaliação da reorganização das Freguesias”, integrando representantes do Governo, da Associação Nacional dos Municípios e da Associação Nacional das Freguesias, ao qual foi cometido um prazo de 180 dias para apresentar um relatório contendo uma proposta para a “definição de critérios para a avaliação da reorganização do território das Freguesias”. Passados mais de 660 dias, ignoramos se o relatório existe…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa pergunta a fazer ao rei, ao fretes da am, à susana, Paulo Pinto (este até tem lugar cativo na anafre), vitor alemão, e ao esteves. na assembleia municipal e assembleias de freguesia deste mês há que confrontá-los.

      Eliminar
  15. O GOVERNO SOCIALISTA ESCROQUE ENDOIDOU!!!!!!!!!!!!!!!! AGORA QUER LEGISLAR PELA EUTANÁSIA PARA MATAR MAIS DEPRESSA E CONTINUAR A FAZER DINHEIRO À CUSTA DOS DOENTES QUE NÃO TRATA E DEIXA MORRER. VOLTA PASSOS QUES ESTÁS PERDOADO!!!!

    ResponderEliminar
  16. Caro anonimo de 12 de abril de 2018 às 19:33 o que é que você anda a beber que lhe faz tanto mal?ou será que a medicação não lhe está a fazer efeito!
    Proponho o seu comentario ao prémio nobel da asneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DIZ QUE SIM, QUE SOU LOUCO! DEVES TER DINHEIRO PARA CLiNICAS PORQUE SE PRECISASSES DE IR AOS IPOS, JÁ CANTAVAS OUTRA CANTORIA.

      Eliminar
    2. Ó pá tu não és louco tu tens é o intestino grosso ligado ao cerebro.

      Eliminar
    3. Oxalá não engulas essas palavras. espero bem que não!!! Mas só te digo uma coisa, tens sorte, tens tido saúde, porque se tivesses uma sentença daquela doença que nem o nome gosto de pronunciar porque me tocou, não falavas assim do que o anónimo escreveu. Está exagerado mas, contém alguma verdade. MORRE-SE por exames tardios, por operações tardias, por atraso nos diagnósticos e na terapêutica. E, um conselho, NÃO BRINQUES NEM DEFENDAS QUEM BRINCA COM A SAÚDE DOS PORTUGUESES. Para os ladrões dos bancos e afins há dinheiro. PARA A SAÚDE, INFORMA-TE PORQUE NÃO HÁ, COMO DEVERIA HAVER!Que tenhas muita saúde, mas lava a boca para falares do que não sabes. Concordo com o post apesar do exagero, tem uma certa veracidade. Muito me admira o BE o PCP, mas apanharam o osso e não o querem perder para o PSD!

      Eliminar
  17. Sem dúvida que é muito importante manter a tradição de trazer estudantes à Figueira, e a ideia dos fados no coliseu, ou outra, deveria ser "vendida" junto de quem tem poder de decisão.

    A questão das freguesias deveria ser colocado a quem votou a favor, na Assembleia Municipal, da agregação pois foram esses votos que deram origem ao atual estado das coisas. Mas de fato é um tema que ninguém trás para o debate público, até porque parece-me que as populações afetadas até já estão mais ou menos habituadas ao atual estado das coisas.

    ResponderEliminar
  18. Num dos meus habituais passeios higiénicos em dias sem trabalho desloquei-me este fim de semana mais a família á cova gala e qual não é o meu espanto quando vi a ocupar parte da via pública e no sítio para estacionamento automóvel um contentor que serve de apoio a uma escola de surf.
    Será que a junta de freguesia e a camara municipal autorizaram aquele atentado á bonita vila de S.Pedro?
    Para além de inestético é uma infração á lei.
    Não pode valer tudo para ganhar dinheiro.

    ResponderEliminar
  19. Para o Agos..............inho não dizer nada das duas uma ou anda com medo ou anda a bater a bola,baixinho.

    ResponderEliminar
  20. Onde para Carlitos monteiro, mais conhecido pelo Carlitos sorrisos. no passado, enquanto pseudo oposição foi o mister aguas. até a fatura levava para as assembleias municipais. agora com que lé está (nas aguas) é compadre das borgas nem tuge nem muge. aguas da figueira com investimentos miseráveis (onde é que eu já ouvi isto?) no concelho. onde está um plano de investimentos que tenha uma exigência do município? diz lá Carlitos.

    ResponderEliminar
  21. Será que os lucros das águas da figueira não dá para reparar e pintar a sua sede? num particular já tinha sido intimado a fazer obras. o ferro dos pilares estão bem à mostra. mas como a qualidade da água é muito boa - não é sr. director -, a ferrugem que mostra não é oxidação. é pintura.

    ResponderEliminar
  22. Obrigada por ter mencionado o meu livro de Poesia. Muito grata.
    Isabel

    ResponderEliminar