terça-feira, 26 de setembro de 2017

PELA DEMOCRACIA - VOTEM!








Votar é um dever cívico, é um ato de  maturidade e cidadania. Votar é honrar o passado, aqueles que sonharam com um Portugal  sem mordaças, um Portugal livre e democrático, um Portugal melhor!

Nem tudo está bem... Pois não! Mas não é só nesta parte do globo. Há locais bem piores que o nosso Portugal que, comparado com outros, é um perfeito paraíso.

Os ordenados precisam subir; os doentes precisam ter à sua inteira disposição o melhor tratamento, para fazer face aos seus padecimentos; o emprego é escasso e mal pago, há pouco poder de compra; os portugueses não têm uma vida fácil... a classe média está em sérias dificuldades e a classe mais desfavorecida, nem se fala. Os governantes, geralmente, prometem muito e cumprem pouco.

Há desencanto? SIM!

Mas o encanto da democracia, da liberdade de dizer: eu concordo, eu discordo, eu penso de outra maneira... supera tudo a par de estarmos abertos ao mundo, integrados na Comunidade Europeia, com acesso livre a todas as novas tecnologias, ao conhecimento, à ligação em rede, à informação ao minuto, tudo o que se passa no mundo, está acessível.  Nunca mais a Censura, a Ditadura, a Repressão!

E pensar que há quem não vote! E o mais grave é que, muitas vezes, foram os que sofreram na pele o Fascismo que se dão ao luxo de desprezar a DEMOCRACIA não votando! Os mais novos devem procurar saber o que foi viver 50 anos de Fascismo, a falta de direitos e regalias, de sindicatos, as desigualdades gritantes de género, os despedimentos abusivos, o abuso desmedido do patronato, o trabalho quase escravo, a fome, andar descalço, comprar uns sapatos ou uma roupa era só de tempos a tempos, a comida não abundava nas mesas, era tudo muito, mas muito difícil... Para culminar: não poder EXERCER O DIREITO DE VOTO, etc., etc., etc.

PELA DEMOCRACIA - VOTEM!


19 comentários:

  1. Depois de tantos anos de mordaça e sem os mais elementares direitos de expressão, fez-se uma conquista que nos pôs no mapa das decisões e nos transformou em cidadãos com direitos plenos de que não devemos abdicar. Aliás, estamos sempre a decidir, mesmo não indo às urnas, estamos a entregar os pontos a quem vai decidir mesmo que essa decisão vá contra os nossos interesses; mais grave estão a legitimar quem o faz a coberto da legitimidade democrática. Não entreguemos uma arma a quem quer usá-la para nos aniquilar.
    USEMOS AS ARMAS QUE TEMOS PARA NOS DEFENDERMOS.

    ResponderEliminar
  2. O nosso povo está cheio de estigmas, de sentimentos de inferioridade, de elitismos bacocos, de manias bafientas. Não acreditam estes pobres que, quem não tem um canudo, não é ninguém! Pobres ignorantes que, por vezes, nem falar sabem. Não sabem discutir política, literatura, sociologia, psicologia social, etc. Mas têm canudo pá... São doutores, burros, mas são doutores/as, portanto têm todos os direitos, é deles todas as mordomias, todos os lugares, ainda que nem sequer saibam falar. Pôem o canudo a falar e ele fala!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. Portugal é muito pobre quando pensa que só os canudos têm direito a figurar em listas e que sabem trabalhar... Têm uns complexos, absolutamente, inexplicáveis. Mentes tacanhas e pequenas.É um puro engano! Há gente muito mais culta do que certos canudos/vulgo doutores que para aí andam. Muito pobre mesmo com essas manias do país dos doutores e engenheiros, bafiento e salazarento. Muitas pessoas não poderam estudar, não porque não tivessem inteligência para isso, bem pelo contrário! Mas pq viveram em tempos difíceis, com famílias que não achavam importante formar os seus filhos, com desgosto absoluto destes. A vida então era difícil. Quantas lágrimas choraram muitos que tiveram que abandonar os estudos e ir trabalhar. Mas que nem por isso, deixaram de lutar e de se instruir o melhor possível chegando a patamares de conhecimentos ricos e mais plenos do que muitos meninos e meninas do papá que tiveram pilim para ir estudar! Respeitem quem subiu a pulso e com trabalho!

      Eliminar
  3. Votem, votem, nos mesmos. Assim não serão enganados; já o foram.
    Mas eu vou votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os únicos que merecem credibilidade! E deixem-se desses elitismos bacocos dos canudos. Precisamos é de gente que trabalhe, que arregace a mangas e vá para o terreno! O Zé Esteves vai GANHAR COM MÉRITO!

      Eliminar
  4. Ainda mais claro! João Ataíde deixou os seus concorrentes a quilómetros de distância! Até na cara dos PSD's se via desilusão sobre a fraude que o candidato Tenreiro é! è que NADA do que ele disse se aproveita! Nem nas notas finais, onde se diz o que se pretende para a Figueira o porto de mar, a questão do porto. Está a ser tratado com o conhecimento de todos e isso por demarches não por competência de qualquer Câmara. DGP diz-lhe alguma coisa e Ministra do Mar e das Pescas, tb lhe diz alguma coisa? Que vergonha de candidato! E arruaceiro!

    ResponderEliminar
  5. Cada um, nesta vida tem o livre arbítrio de escolher. Neste caso, cada um escolhe aquilo que merece.

    O problema é quando escolher é difícil, ou porque as opções são todas boas ou quando são todas más.

    No primeiro caso, temos sorte porque se todos votarmos em consciência, pelo sistema eleitoral de representação proporcional, em vigor, podemos esperar que a governação seja capaz, por um lado, de integrar todas as diferentes correntes de opinião que existem no burgo (na perspetiva da pluralidade e respeito das opiniões de todos) e, por outro, de assegurar condições de estabilidade que permitam o desenvolvimento económico, político, social e cultural da autarquia.

    Quando são todas más, os eleitores têm normalmente duas opções: - votam pelo mal menor (o chamado voto útil); ou, - votam em branco, nulo ou pior ainda, na abstenção.

    A decisão na opção do voto, nestas eleições, é difícil porque os candidatos são todos maus. Uns porque já o revelaram, na prática, e os outros porque não estão preparados para governar.

    O problema agrava-se porque nalguns casos as equipas ainda são piores que o protagonista.

    O que fazer? Bom, votar. O problema é que se a opção for a decicidir pelas propostas, que não são minimamente coerentes ou interessantes, algumas mesmas desastrosas porque consomem recursos e não dão qualidade aos munícipes, ficamos sem escolha. Se for, pelas equipas pior ainda. Então que se coloque na balança aquilo que não queremos (por exemplo ruas mal cuidadas, falta de higiene, gastos supérfluos, falta de iniciativa na implementação de medidas para crescer, quem prometer e não acreditarmos que cumpra, falta de capacidade de iniciativa, etc.) e depois que se decida.

    Até Domingo ainda vou ter muito que pensar.

    ResponderEliminar
  6. Os PSD's embatucaram com a figura triste dos seus dois candidatos, ahahahahahahahahah, surrealista!

    ResponderEliminar
  7. O Luísinho anda a por post no Facebook a dizer que vota no PS, mas anda a fazer campanha pelo PSD,a pedir para votarem no candidato Saltao do PSD, já estás a mais no PS és uma vergonha de homem.

    ResponderEliminar
  8. hoje caravana do ps. será que vão passar pelas degradadas estradas do concelho? ná!, não acredito. comecem pela rua da v/ sede, direita do monte (xiça; direita!?) 10 de agosto, francisco lopes Guimarães, etc. etc. para não falar nas freguesias. mas os cofres estão cheios, para festas e romarias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha devias ir pedir dinheiro ao Santana e seguintes que deixaram a Câmara sem dinheiro para comprar um simples parafuso. BANCARROTA diz-te alguma coisa???? Talvez não por não tiveste que lidar com uma Câmara a quem não vendiam nada nem com quem queriam trabalhar porque a fama de caloteiros e a bancarrota afastava tudo e todos. Foi precisa muita perícia e saber para chegar onde estamos hoje! A pagar a dívida e a fazer obra. Ainda não chegámos a todo lado? Não! Mas vamos chegar. Porque VAMOS GANHAR EM TODAS AS FRENTES!!!!

      Eliminar
    2. felizmente A RECUPERAÇÃO FINANCEIRA SE DEVEU à dispensa de pagar salários ao políticos que entraram para o município, não sobrecarregando os munícipes (IMI, IRS) e as juntas (algumas) a mendigarem ums blocos de cimento.

      Eliminar
  9. Caro administrador lamento que esteja a atropelar a mais elementar norma dos ideais de Abril ponde em prática o lápis azul ao censurar os meus comentários.
    Devo respeitar a sua opinião pois é assim que entendo a democracia mas sempre lhe vou dizendo que cada vez estou mais de acordo com José Saramago quando dizia:O que chamamos democracia começa a assemelhar-se tristemente ao pano solene que cobre a urna onde já está apodrecendo o cadáver. Reinventemos, pois, a democracia antes que seja demasiado tarde.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Quando escrever, dê a sua opinião, pois é ela que conta. O meu texto é da minha responsabilidade e não gosto de citações do mesmo para veicular uma opinião. Só isso. Diga o que tem a dizer, mas deixe o texto que é meu! Sempre ao dispor.

      Eliminar
  10. Caro administrador posso ou não concordar com a sua explicação mas respeito-a totalmente pois só assim entendo a democracia e era bom que todos assim fizessem.
    Infelizmnte muita gente nunca soube e se soube esqueceu que a verdadeira democracia tem que ser praticada respeitando todas as opinióes.
    Podemos ou não concordar com a opinião do próximo mas devemos respeitá-la e isso é aquilo que a maioria dos politicos ou pseudo politicos da nossa praça não faz. Enxoválam-se e atropelam numa correria louca quando são atacados pela cegueira do poder.
    Obrigado por me ter respondido.
    Parabems pela sua verticalidade é assim que se faz o melhor blog da blogosfera Figueirense.

    ResponderEliminar
  11. Nunca esquecer!

    A culpa é do Almeida! Arranjou os 100%, lixou o Duarte Silva, lixou o PSD. Agora vamos ver Cadidsto pelo PSD com o pior resultado de sempre!

    A culpa é do Alpeida!!!!

    ResponderEliminar
  12. Luís Ribeiro como já viste não serviu para nada andares a fazer campanha pelo PSD, por isso devias por o teu lugar à disposição do PS e dos militantes de Buarcos.

    ResponderEliminar
  13. Senhor Grilo mais uma vez com uma lista de luxo constituída por engenheiros oficiais da Náutica doutora de Acção Social e mais umas vedetas, levaram uma derrota como nunca levaram em tempo algum em Buarcos, por isso senhor Grilo não deites foguetes antes do tempo, a final a tua lista de luxo morreu na praia de Buarcos.

    ResponderEliminar
  14. Afinal o Esteves perdeu a maioria! E afinal a derrota do PPD na freguesia, foi a melhor de todas as listas!
    Mas na verdade, verdadinha o Luis Ribeiro e Rui Duarte, não valem absolutamente nada em termos políticos, aliás, o PS deve mesmo expulsar os senhores!

    ResponderEliminar