segunda-feira, 21 de novembro de 2016

REIS E RAINHAS



Em todos os tempos nos defrontamos com Reis e Rainhas do pedaço. Aqueles/as que só vêem os seus umbigos gordos. Que põem e dispõem a seu bel-prazer. Que têm um "ego" do tamanho do mundo. Que menosprezam  as atitudes sensatas e cordatas e partem para um discurso/ verborreia que não lhes fica nada bem, tanto mais que são falsos discursos, dircursos balofos de gente atrofiada e que fala para si própria e não para o coletivo, não primando pelo bom senso, pela verdade dos factos, e ficando muito mal na fotografia pelo menos, para aqueles que têm dois dedos de testa... (não confundir com outros enfeites) porque não é disso que se trata. É pura ignorância, arrogância, mistificação, excesso de confiança, e por aí adiante... Não perceberam nada não é? Pois, é natural, Mas passou-se nesta cidade que é useira e vezeira em ter gente desta índole a "botar faladura". Uns falam demais, têm protagonismo demais, basófia a mais... Outros, falam de menos, confrangedoramente, de menos anulando-se dos papéis que lhe cabem ao assumirem responsabilidades que assim o exigem. TRISTEZA...

Por aqui falta tudo... E tudo...NA MESMA! Mas lá vamos cantando e rindo e assobiando para o lado que der mais jeito.

Pessoas há que nos cargos que assumiram, não estão nem aí, nem ali, nem acolá... Andam a tratar da vidinha deixando tudo às moscas e aos moscardos que se perfilam para embandeirar em arco... Até já se dão ao luxo de apontar nomes de candidatos... Como isto vai... E ainda nem foi Natal, por isso o Carnaval ainda vem muito longe...

As próximas autárquicas já andam efervescentes, mas não se nota muito, só um pouco.

Buarcos é lindo, olé, olé, mas como é que vai o barco, para bombordo ou estibordo? Ninguém sabe nada, anda tudo calado. Já disseram o que não deviam e agora... silêncio que se faz tarde.

E a Piscina? Será que os figueirenses não merecem uma Piscina coberta decente? E a lástima do Jardim? E o Coreto? E gastar menos dinheiro em folclore e fantasia e arranjar a cidade e atrair empresas e postos de trabalho. E tratar dos prédios degradados? E das ruas escondidas sujas e feias? E tratar de canteiros e floreiras?

Já agora desemprego na Figueira acima da média nacional na Figueira da Foz, uma das zonas mais industrializadas da zona Centro... O que não fariam certas autarquias com a linda cidade que temos, com o mar que temos, com o clima que temos, com as gentes que temos?

Aqui continua a não se passar nada de novo... E, daqui a mais, foge-nos o Casino e depois é que eu quero ver...

Há mas REIS e RAINHAS, temos...

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TRUMP GANHOU! E O FUGITIVO DE AGUIAR DA BEIRA ENTREGOU-SE!



O mundo está a mudar... mas para pior! As pessoas, de uma maneira geral, comportam-se como se estivessem num Reality Show, como se quem dá mais pontapés, quem mais diz palavrões, quem faz mais sexo, quem tem mais luxo para mostrar, quem é mais show off, fosse dono do mundo!...

O discurso de vitória é de quem está com medo do futuro... Está mansinho, mansinho, atordoado e sem saber muito bem o que fazer com a vitória porque ele NÃO É UM POLÍTICO, ele é um homem rico, que gosta de luxo e de mulheres bonitas, que é xenófobo e destila veneno, que é ágil com assuntos de extrema seriedade e cruciais. O que esperar DESTE HOMEM a governar um dos países mais poderosos do mundo?

Eu diria que o mundo está a ficar gravemente doente, em todos os sentidos, em todos os lugares, em todas as latitudes há uma espécie de loucura coletiva, de divisão, de bizarria, de falta de noção das responsabilidades. A INQUIETUDE aumenta, TUDO é POSSÍVEL FUTURAMENTE! A INCERTEZA É O FUTURO!...

Por cá entregou-se Pedro Dias e parece que a sua calma, a sua postura, o seu aspeto escanhoado, limpo, de quem se tem alimentado bem e tem andado a brincar ao gato e ao rato com as autoridades, deixou a experiente jornalista Sandra Felgueiras boquiaberta, de tal modo que parecia estar a falar de um quase santo, uma aparição, de um "queridinho" qualquer que não mata uma mosca... Vamos aguardar para ver mais este inusitado folhetim.

Eu bem digo que anda tudo maluco!...

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

JÁ LÁ VÃO SETE ANOS!





Grande polémica com  a inauguração no dia 30 de Outubro de 2016 de  peças escultóricas/ painel inaugurado a que se deu o nome de: Memória ao "Antigo Cais da Sardinha" que, pelos vistoS não é!...

Afinal em que ficamos? Gasta-se dinheiro e não se sabe a história da cidade? Esclareçam lá!...

Navio-Escola Sagres recebeu cerca de 11.500 visitantes que se deliciaram de ver essa "Escultura Flutuante" que nos deixa sempre saudades de ver partir. O facto é que teve convidados VIP e outros que são esquecidos e só são lembrados quando interessa ao Presidente da Câmara e seu séquito. Curioso o critério que preside à escolha e curioso os "convites" que não chegam, por parte do Edil, a quem deviam chegar. Aqui fica a nota de quem veio trazer esta "desconsideração" até aos meus ouvidos. E mais disse: Há espetáculos caros, que têm pouca assistência no CAE e nunca há uma gentileza para com aqueles que ajudaram a eleger sua Excelência o Senhor Presidente da Câmara Doutor João Ataíde!

Acho que as críticas são muito sinceras, da parte de quem as fez, e até têm alguma razão de ser porque partem de pessoas que à partida, mereciam mais consideração.

A Ministra do Mar esteve na  cerimónia dos 50 anos da inauguração dos molhes do porto da Figueira da Foz... os tais que têm acarretado dissabores amargos porque o que "nasce torto, tarde ou nunca, se endireita"... O que acontece é que o PS, secção de Buarcos liderada por Luís Ribeiro, já fez saber que os 180 mil euros previstos pela Ministra do Mar para investimento que minimize os efeitos trágicos do passado são, manifestamente curtos, e deixam supor novos problemas com a invernia e mar alterado.JÁ 

Parabéns à MAGENTA e parabéns à AAAGP que estiveram presentes em Paris. A MAGENTA foi galardoada: Nuno Confraria Medalha de Bronze na pintura;  Gustavo Martins prémio Criatividade;  fotografia/digital  Gabriela Medina, medalha de ouro; Sofia Neto medalha de Prata com o cartaz 1º Figueira FilmArt. Outras exposições internacionais estão prevista. Parabéns à Magenta.

A Figueira tem uma nova estrela no mundo das canções: Francisco Murta! Um talento nato que deixou os figueirenses rendidos e expectantes quanto à final do programa da RTP1 "The Voice Portugal", porque o jovem Francisco tem tudo para vencer. É de apoiar em força! Boa sorte Francisco Murta!

O escritor e poeta além de pintor: António Menano figura, também, entre os clássicos da literatura. Tendo vivido em Macau, durante vários anos onde desempenhou cargos públicos importantes na administração portuguesa naquele país e profundamente conhecedor daqueles hábitos orientais e  das suas gentes. Menano integra uma copilação de textos sobre Macau e a China de uma publicação inglesa ao lado de nomes sonantes da literatura. A encenadora Natália Luisa pesquisou também a obra de António Menano entre outros escritores como Eugénio Andrade, Bocage, Camilo Pessanha e josé Jorge Letria para uma peça que tem em cena, precisamente, sobre Macau.

Nunca é demais perguntar ao senhor Presidente da Câmara, após sete anos à frente do destino desta cidade, para quando uma Piscina coberta decente, para quando um Jardim Municipal decente com CORETO à semelhança daquele que existiu, para quando um pólo Universitário na cidade, para quando atração de investimento a sério e postos de trabalho na cidade, para quando a limpeza das ruas mais escondidas, por onde pouca gente passa mas que estão vergonhosas e, finalmente, para quando programas culturais a horas decentes para quem trabalha. As 5ªs de Leitura são uma aberração á hora que começam e acabam. É um desrespeito para quem trabalha no dia seguinte. O vereador António Tavares quer o quê com semelhante horário. Uma ELITE participativa selecionada?

JÁ LÁ VÃO SETE ANOS!