domingo, 21 de agosto de 2016

NOTAS SOLTAS!



A vida aqui no burgo anda, em parte,  ao sabor dos veraneantes, que são muitos e que fazem da cidade uma qualquer babilónia onde, não há sítio para estacionar um carro, onde há carros em cima de passeios, onde anda tudo a abarrotar de gente etc, etc.

É bom que nos visitem, anima a cidade, dá dinheiro a ganhar aos diferentes setores turísticos, ao comércio, etc.

Mas era bom que houvesse infraestruturas dignas, que a cidade se projetasse para a periferia, para as freguesias como fez Coimbra e como fizeram outras cidades que se expandiram e ganharam focos de interesse para chamar gente.

A Figueira da Foz e Buarcos, são de dimensões pequenas, a oferta pouco diversificada, faltam infraestruturas e há poucas iniciativas. Praticamente as coisas encontram-se na mesma como há décadas atrás, pouco se fez de interesse cabal. Exceção feita para o CAE que espero seja sempre bem dinamizado, que não o deixem morrer agora que existe O Centro de Congressos de Coimbra -Convento de São Francisco. O Casino que é sempre um motivo de atração para a cidade, o Palácio Sotto Mayor (completamente inaproveitado), o Museu Santos Rocha, o Museu do Sal e por aqui nos ficamos...

O areal, a sua beneficiação, pouco se fez. Aguarda-se a 2ª fase. O Jardim é o que se sabe. O famigerado CORETO DO JARDIM é, cada vez mais, uma miragem que foi promessa do senhor Presidente Ataíde que, ao que consta, está pouco interessado em HONRAR a palavra dada. Sendo que o CORETO é uma reivindicação justa e um ponto de HONRA para os figueirenses. 

O Buarcos/São Julião nunca mais se desfaz... ABERRAÇÃO inaudita, incrivelmente ridícula onde uma cidade que tem Câmara, Serviços e é Sede de Concelho é absorvida por uma Vila. Perdem identidade as duas localidades, perdem em dinâmica, perdem em projetos. Separadas teriam muito mais hipóteses, muitos interesses seriam mais salvaguardados. Além de que, é uma freguesia demasiado grande para ser bem gerida tal como está.

Aguarda-se que o Governo ponha a discussão esta pasta das freguesias; de qualquer modo, já se poderiam ir separando as águas como já se nota em algumas freguesias... O dinheiro não é tudo! Há o interesse da cidade e das freguesias que é bem mais importante do que tudo o resto!

Uma palavra de respeito e de admiração pelo Grande artista que nos deixou, CUNHA ROCHA, um aguarelista de excepção, um grande artista, sem dúvida! À sua família endereço os meus pêsames. A cidade ficou bem mais pobre. Que a cidade saiba dignificar mais este nome.

Anda tudo "caladinho", tudo mudo... lá para Janeiro ACORDAM com o gás todo. Mas olhem que se faz tarde. Quem muito dorme...
José Esteves vs Rui Duarte, tudo no silêncio absoluto. Há "muita coisa em jogo", MUITA MESMO! É preciso saber que, cada candidato tem (determinados apoiantes colados a si, que não interessam NADA)! Espero que saibam VER com olhos de ver.

Uma criança prendeu a atenção do mundo! Ensaguentado, ferido, em choque, numa cadeira sentado com olhos absolutamente perdidos! Omran Daqneesh de 5 anos apavorados, natural da Síria da vergonha mundial!!! Até quando vai o mundo assistir a esta calamidade?

Em Ponte de Soure, 2 energumenos filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa, atacaram um jovem de 15 anos deixando entre a vida e a morte e miseravelmente desfigurado sujeito a várias operações e ligado a coma induzido. Os energumenos sofrem de "imunidade diplomática" por causa das funções do papá. Já deram de "frosques" e desgraçaram a vida, para sempre, a este jovem.

O mundo está doente e a força é a do poderio económico, das armas, do petróleo, da droga, das indústrias farmaceuticas, das sociedades secretas que tudo decidem, etc.

O ser humano vive virado para o efémero, não ligando às contas que tem que prestar...

Hoje, são estas as minhas NOTAS SOLTAS!

39 comentários:

  1. Não andam parados não. É reuniões secretas por tudo quanto é sítio, mas só para grupinhos.

    ResponderEliminar
  2. O Coreto foi uma promessa do senhor Presidente da Câmara, todos estão lembrados. Isso era falado na 1ª campanha com toda a veemência. Ponto de honra como diz! Como onde está essa honra se o coreto não for reposto. Já se sabe que não estamos a falar dos corretos antigos que devem estar sabe-se lá onde etudo estragado. Nós queremos um coreto novo com repuxos e peixinhos e plantas aquáticas como existiu mas, admitindo-se que mais atual e com bom gosto. Não abdicamos e vamos pedir contas. VAMOS FORMAR UM MOVIMENTO PRÓ-CORETO. Quem alinhar comece a mexer-se e a dar notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e conchinhas e pedrinhas e tudo e tudo e tudo

      Eliminar
    2. E conchinhas e pedrinhas e tuto e tudo e tudo. Assim são OS HOMENS DE PALAVRA e não os ALDRABÕES que para enganarem o povo prometem AQUILO QUE NÃO PRETENDEM CUMPRIR!!!!!!
      BORA LÁ UM MOVIMENTO CÍVICO EM FAVOR DO CORETO DO NOSSO JARDIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  3. Como sempre, bem resumo analítico das coisas que se vão passando por cá e não só
    aquela sinalização horizonta (marcação no novo pavimento) é bem demonstrativa do que se vai passando pelo pelouro das obras. mas alguém entende como é que se passa de duas para três faixas naquelas circunstâncias. já agora mais uma vez peço que ajudem a orientar que vem à Figueira da Foz. A Saraiva de CArvalho está completamente desprezada. ninguém sabe por onde deve andar. como o presidente e vereadores andam com motorista não reparam nos pavimentos. passadeiras em geral foram-se. sinalizaçãp vertical e semáforos todos empenados. é da nortada. caixotes do lixo com cheiros nauseabundoa. ecopontos a extravasar, cheios de lixo à volta. coisas pequenas que são a observação de quem nos visita e de nós que cá moramos. e a enorme junta de freguesia o que reclama? apoios para as candidaturas. nem uma palavra para mostrar do seu interesse. onde anda a comunicação social para questionar o sr presidente dos anjinhos?

    ResponderEliminar
  4. A cidade cheira a mijo por tudo o que é sitio, e sabem porque? OS diretores e de serviço, e os acessores (boys), só conhecem a A14 quando vão para casa!

    ResponderEliminar
  5. Os 2 miseráveis que atacaram o jovem de Ponte de Soure que não escapem à justiça. delinquentes, bandidos.

    ResponderEliminar
  6. Hije os aventais os que de facto mandam na figueira, sendo que alguns ficarão mas afastados do redil para não se aperceberem vão estar na praça nova. os subterraneos veem à tona.

    ResponderEliminar
  7. Parece que o assalto ao poder no Paião vai começar de forma efetiva no próximo sábado. Cheira a dinheiro pelo enterra mortos.
    Dizem que vai haver cacetada e caneladas à grande.

    ResponderEliminar
  8. presidência/reinado necessita-se descentralização.
    os canteiros dos jardins em frente do gabinete do rei/presidente estão sempre a ser cuidados.
    deverá a presidência/reinado descentralizado para as Olaias e Casa do Paço assim sempre se limpava aquele matagal.

    ResponderEliminar
  9. Eles já andam acordados o que é em reuniões de grupos secretas, com os cabecilhas. Aprenderam todos com os aventais. São tudo hermanos mas falsos que até doi.

    ResponderEliminar
  10. Ontem os aventais reuniram-se na praça nova faltaram muitos quem diria Teotónio cavaco ser o discursante não o tinha envolvido nas secretas pensava tratar-se de pessoa seria e idónea agora ao vê-lo alinhado com os substerrâneos.............eles que se gabam tanto de defesa da liberdade e puros actos ainda nunca vi qualquer acção publica que os enalteça gozam com o pagode e lá vão estando nas listas. teotonio cavaco foi esmagado na sua candidatura na concelhia do psd aí nem os aventais valeram foi vê-los a sorrir a gozarem com o exemplo do m f tomás esse morreu sem ter de comer estes irão de barriga cheia e gozo cheio sera que ontem já arranjaran alternativa ao actual soberano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha alma está parva!!!!!! Tb este é avental?????? Odeio seitas! Sou livre! Não gosto de cilhas como os burros têm. São todos ouns vendidos ao capital, aos lugares, às influências, nem que para isso tenham que queimar inocentes na praça pública, como já fizeram aqui mersmo no burgo, para acolitarem uns trambiqueiros de meia tijela que vivem de expedientes que vão rendendo... CAMBADA, MANADA!

      Eliminar
  11. O Teo….nio Cavaco era um grande amigo de Manuel Domingues, subitamente achou-se melhor que todos, e toca de ultrapassar os amigos!
    Correu-lhe mal! Foi esmagado nas eleições de 2014, com o grande apoio de LLopes e MAlmeida! Ficou bem patente quanto valem esses senhores no PPD, sem o apoio dos tradicionais caciqueiritos! Pévia!

    Mais um aldrab……zito que nem figura de gente tem! E ainda por cima maçon!

    ResponderEliminar
  12. amanha vai reunir os compartes dos baldios do paião onde vão ser presentes as contas das centenas de milhares de euros que não se sabe bem por onde andam quem vai ganhar neste braço de ferro entre lua e presidente de junta será que é desta que vão aparecer projectos para aplicação da massa ou o melhor é continuar tudo na mesma bom tema para o jornalismo local ajudar a esclarecer o povo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não sabem por onde anda o dinheiro, do que estão à espera para uma queixa criminal para investigar.
      Ou será que estas bocas são só para denegrir o Presidente?

      Eliminar
  13. Ainda a omenagem ao Manuel fernandes tomas. tão poucachinhos aventais na homenagem e para engrossar as fileiras lá estavam os soldados da paz, que são colher para toda a obra qualquer clube de jogar cartas juntava mais associados como são por boa causa os aventais até têm vergonha de dar a cara (mascara). mas os que lá estiveram que imponência

    ResponderEliminar
  14. e a lista para a casa grande já esta decidida?
    já há lugar para a moça das not…..c………..as?
    merecia um lugar a altura do imvestimento que tem feito................
    sejam generosos para quem nao brinca em serviço

    ResponderEliminar
  15. Basta o que têm. Já segurou o migrante. Por falar tem férias? Sr.dr juiz presidente há férias na avença? Bom caderno de encargos.

    ResponderEliminar
  16. Nada melhor do que não ter de escrever nada ou muito pouco, quando as imagens dizem tudo ou quase tudo acerca dos modos como algumas pessoas fazem (ou acreditam que fazem) política (que tendem a confundir com barbarismo ou clubismo), quando haveria de ser o que etimologicamente representa.

    Não foi por acaso ou exclusão de partes, por ausência doutros modos e talentos, que o PS escolheu JG para seu porta-voz, mas pelo facto de que ser o mais activo clone de JS, cuja sombra se estende cada vez mais sobre esse partido cuja direcção só aparentemente se afastou dele, pela mais cínica conveniência, mas não por nojo ou vergonha. Aos poucos, indirectamente ele está a voltar, como pode.

    Um partido cujas figuras cimeiras são António Costa, Ferro Rodrigues e Carlos César, que pode ele dar a um país, qualquer que seja — e ao nosso, em primeiro lugar? Sim, é disso que se trata.

    Claro que Galamba conta ter o seu cunhão e recanto aprazível nesse hipotético apogeu socrático e está a fazer por isso, mostrando-se animal feroz quando o dito cujo está no limbo.

    A inspiração é a mesma ou comum, e é isso que importa.

    Agradeçamos a JG a clara sinceridade desse estado das coisas...

    Na imagem, o deputado em funções de trauliteiro, quando o dito foi comandar a diplomacia.

    ResponderEliminar
  17. Passos Coelho
    O líder do PSD já experimentou de tudo desde que foi retirado do poder, começou por andar armado em primeiro-ministro no exílio, durante meses desapareceu, agora anda num verdadeiro frenesim, aproveitando-se do facto de uma boa parte do mundo político estar de férias para centrar a comunicação social na sua imagem.

    Mas as coisas não lhe estão a correr bem, em finais de Julho anunciou a desgraça para Setembro e ainda não se percebe o que ele adivinhou, a execução orçamental não correu mal ao governo e o dossier CGD acabou por se resolver.

    À falta de argumentos vem com a lenga lenga do funcionamento da geringonça. Pobre Passos, estava convencido de que uma crise o levaria ao poder e agora arrasta-se na liderança do PSD sem convição e apenas porque o ordenado que o partido lhe paga dá jeito.

    Mas o grau zero de Passos Coelho surge quando o líder do PSD pergunta quem é que mete dinheiro num país dirigido pelo PCP e pelo BE. Passos está sendo desonesto e faria melhor se explicasse porque motivo ninguém investiu em Portugal enquanto foi primeiro-ministro, havendo mesmo a registar o caso da Nissan que recuou num investimento que estava programado para Portugal.

    ResponderEliminar
  18. Bom jogo de futebol entre Sporting e FC do Porto. Pena aquele lance de andebol que falseou o resultado.
    Perder por culpa alheia chateia, mas pior ainda e perder jogando mal, ou porque a equipa nao mostrou garra.
    Hoje o FC do Porto perdeu, mas jogou bem, com garra, a Porto, o que já nao via ha mais de dois anos. Perdemos um jogo, mas confirmou-se a minha suspeita após o jogo de Roma. Temos equipa! Se as coisa nao descambarem e golos com a mão nao forem validados, talvez tenhamos razoes para sorrir no final da época.

    ResponderEliminar
  19. Qual foi o resultado da assembleia de sabado dos compartes? Faltou alguém? Finalmente esclareceu-se os movimentos financeiros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo não ter havido assembleia. O mais engraçado é que o Presidente da Assembleia, Adelino Pinto, fez uma convocatória ad-hoc e ainda por cima não convocou e nem terá informado o Conselho Diretivo dessa mesma assembleia.

      Eliminar
    2. Quais movimentos financeiros? O que ouço dizer é que o dinheiro está ao cuidado da Junta. Se o conselho diretivo não tem dinheiro ao seu dispor, quais são as duvidas financeiras e movimentos a apresentar?

      Eliminar
    3. eNTÃO O DINHEIRO não está em posse da jUNTA? As contas não foram apresentadas na Assembleia de Freguesia?
      Desde quando se misturam contas de entidades diferentes?
      Será que ainda não perceberam e que já é visivel em todo o lado que é apenas um individuo que pretende gerir os Baldios de nome Lua? e não está a olhar a meios para denegrir o Presidente da Junta?
      Espero que rapidamente o assunto se esclareça, até porque deve haver uma segu7nda assembleia em breve.

      Eliminar
  20. Caro anonimo das 11.02 vocÊ viu o jogo?
    Postas as coisas no seu lugar o Porto é um clube pequeno mas com uma boa equipa de futebol.
    Ou sera que vocÊ quer comparar o historial das modalidades do Benfica ou do Sporting com o Porto?
    Não pense nisso não vale a pena.

    ResponderEliminar
  21. Eu sei que há taxistas burlões em todo o lado mas, talvez por já estar em “modo férias” este que me caiu em sorte no Porto, na ultima sexta –feira, irritou-me ferozmente.
    Chegado a Campanhã, apanhei um táxi. Levava a pasta-mala habitual por cujo transporte nunca me cobraram, mas o taxista obrigou-me a pô-la na bagageira, alegando que ultrapassava as dimensões mínimas regulamentares.
    Decidi não protestar porque o taxista era demasiado mal encarado ( é quase um pleonasmo, porque mais de 90% dos taxistas sofrem desse mal) e não me apetecia arranjar discussões. Mentalmente, decidi imediatamente que ia apresentar queixa dele, mas entrei no carro disposto a pagar o que ele me cobrasse.
    Enquanto ele subia a Fernão de Magalhães a uma velocidade louca, cometendo várias transgressões, apercebi-me que ia ter problemas quando chegasse, porque o homem não marcou no taxímetro o 1,60€ do transporte da bagagem.
    Assim que cheguei às Antas, as minhas suspeitas confirmaram-se. Quando ia pagar o que estava marcado no taxímetro, o homem lançou um “Ah! Esqueci-me de marcar o transporte da bagagem!
    Azar seu- respondi. Só pago o que estiver marcado.
    Felizmente tinha dinheiro certo sem precisar de troco. Pedi recibo e entreguei-lhe o dinheiro certo. Depois de ter a mala comigo, obviamente
    Então e o transporte da bagagem?- perguntou o mal encarado
    Já lhe disse que não pago mas, se quiser, chame um polícia.
    Meteu-se imediatamente no carro enquanto vociferava em altos berros: Grande FDP, vai para a PQP!
    Entrado em casa, telefonei para a radio táxi e apresentei queixa. Obviamente que não dará em nada e o ToZé ( assim se chamava o motorista) vai continuar pelo país a roubar os clientes e o patrão.
    De qualquer modo, fica aqui um aviso aos leitores do Porto ( ou que se desloquem ao Porto de comboio).
    Se encontrarem um táxi com a matrícula 00-EV- 29, pertencente à Auto Táxis Clesil, de Vermoim- Maia, perguntem ao condutor se se chama Tozé. Se for, o melhor é não entrarem, porque o homem, além de antipático, é um grande vigarista!

    ResponderEliminar
  22. Cá estão os gajos de Coimbra, que têm tachos na Figueira a disfarçar a nerda dos maçons! Encher o blogue para disfarçar a nerda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça bom proveito da refeição que acaba de escrever.
      O blog é um espaço publico que serve de divulgação e denuncia de vários temas, por isso eu aqui deixei um aviso sobre o que me aconteceu.
      Desculpe se ofendi pessoas com as suas características.

      Eliminar
  23. Assunção Cristas

    Não sei se hei-de criticar a ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues de ir falar aos que no assado a ofenderam e tentaram meter atrás das grades ou gozar com uma Assunção Cristas que de coerência política pouco sabe. A líder do CDS tenta dar uma imagem de pluralidade mas fá-lo da forma mais desastrada e assando a imagem de uma líder de um partido que por não a respeitar está em auto-gestão.

    Talvez o problema seja mais profundo e esta pluralidade política parece ir no sentido dos interesses políticos e comerciais de Paulo Portas, da mesma forma que as declarações simpáticas de Hélder Amaral ara com José Eduardo dos Santos quase pareciam encomendadas pelo ex-líder do CDS. Enfim, não é o primeiro líder do CDS a dançar ao sabor dos interesses de Paulo Portas e que se mantém na liderança enquanto lhe interessa.

    «O convite à ex-ministra da Educação do PS Maria de Lurdes Rodrigues para participar numa iniciativa do CDS-PP foi a última gota de água que irritou muitos centristas. Nas últimas semanas, outros casos - as declarações feitas por um deputado no congresso do MPLA, a exposição nas revistas cor-de-rosa e a posição assumida recentemente sobre uma possível candidatura a Lisboa – suscitaram muitas críticas internas a Assunção Cristas. O CDS tem marcada uma comissão política para a próxima semana, dia 8, que promete aquecer.

    ResponderEliminar
  24. Porque será que Filipe na sua campanha eleitoral, pega em ataide ao colo e não revela o abandono dos imóveis icones de maiorca, permitindo que se va degradando irreversivelmente.

    ResponderEliminar
  25. A Figueira já esta a ficar a aldeia que eu gosto falta a do mar tão prometida e desejada ouserá que já basta assim.

    ResponderEliminar
  26. PS em falência pede ajuda a dirigentes para pagar contas, diz o JN. E esclarece que o total do activo é de 15,4 milhões de euros, valor que compara com um passivo de 21,6 milhões de euros, o que representa capitais próprios negativos de cerca de seis milhões de euros negativos. Isto de acordo com o último balanço entregue ao Tribunal Constitucional, correspondente ao ano de 2015.

    Portanto, falência económica.

    Falência financeira ainda não, porque, ainda segundo o JN, "em vários pontos do país há ações partidárias a serem canceladas por falta de dinheiro e mesmo as despesas correntes, como as contas da água e da luz, a serem asseguradas por dirigentes locais". O que o PS não nega.



    Em circunstâncias normais, seria com eles. Mas não, dizem que são eles que governam o país. Pelos vistos à imagem e semelhança do PS: dívida máxima, crescimento mínimo.Tudo normal, nenhuma surpresa.

    Mas são mesmo estes que governam o país? Alguém me poderá responder?

    ResponderEliminar
  27. Passos Colho, Bruxo de Massamá

    Depois de ter apostado tudo numa crise política na geringonça para regressar ao poder o nosso Nostrapassus aposta agora numa crise financeira. Mas entra em contradição, umas vezes defende a austeridade e acusa Costa de irresponsabilidades, outras, como o faz agora, diz-se vítima do PS e afirma que foi obrigado a continuar a austeridade.

    Só se esquece de dizer que cortou nos vencimentos dos funcionários por puro ódio e que aumentou o IRS para financiar a descida do IRC, numa experiência mal sucedida de desvalorização fiscal.

    ResponderEliminar
  28. Pena o rei/presidente não ser o secretário geral do PS. As contas já estavam em ordem.

    ResponderEliminar
  29. Como a luz foi cortada o secretariado do ps local deve reunir-se nas secretas dos aventais. assim, como assim, fica tudo em casa.

    ResponderEliminar
  30. Será que estão à espera que chova para pintar a sinalização horizontal?

    ResponderEliminar