sábado, 23 de julho de 2016

VIOLÊNCIA E MAIS VIOLÊNCIA! E OUTROS ASSUNTOS...




Ainda não refeitos dos atentados sangrentos em França, Bélgica, etc., ontem morte e caos em Munique!

A onda de ódio alastra e a Europa mostra-se vulnerável a todos os ataques. Não sabemos onde tudo isto irá parar. Mas vivem-se momentos de incerteza, de tristeza e de muita angustia.

Os sucessivos atentados desde Madrid em 2004, até ao massacre de Paris em novembro de  2015, até ontem em Munique, deixam-nos a pensar que é para continuar e há uma vulnerabilidade a toda a prova. O mundo ainda não se capacitou que tem que haver maior segurança, leis mais apertadas, maior policiamento, mais serviços de inteligência interligados internacionalmente para fazerem face a estes tempos conturbados de ataques assassinos. A prevenção é sempre a melhor arma ao dispor dos países.

Breve Cronologia dos Atentados:

  • 11 de março 2004 - Espanha - bombas em Madrid e na periferia em 4 comboios - 191 mortos e perto de dois mil feridos.
  • 7 de julho  de 2005 - Reino Unido - metropolitano londrino 56 mortos e 700 feridos
  • 11 a 19 de março - França - entre 11 e 15 de março assassinados 3 militares e a 19 de  março 3 crianças e 1 professor em Toulouse.
  • 24 de maio 2014 Bélgica - à entrada de um museu em Bruxelas - 4 pessoas mortas
  • 7 e 9 de janeiro 2015 - França - no semanário Charlie Hebdo - 12 mortos, mais 4 mortos num supermercado e ainda a morte de uma agente policial.
  • 14 de fevereiro de 2015 - Dinamarca - num centro comercial onde decorria uma conferência subordinada ao tema "Arte, blasfémia e liberdade" - 1 morto e 3 policias feridos e um pouco mais tarde em frente de uma sinagoga,  mata outra pessoa e atinge 2 polícias.
  • 13 de novembro de 2015 - França - atentados em Paris no Bataclan e em bares e restaurantes no centro da capital e perto do estádio de Saint-Denis 130 mortos e mais 350 feridos.
  • 22 de março de  2016 - Bélgica - explosão no aeroporto de Zaventem e outra explosão no metro de Maalbeek - total 34 mortos.
  • 28 de junho  2016 - Turquia - aeroporto de Ataturk - 40 mortos e centenas de feridos.
  • 14 de julho de 2016 França - um tunisino dirigindo um camião em Nice mata 84 pessoas e fere outras.
  • 18 de julho 2016 -  Alemanha - um ataque com machado e faca a várias pessoas, num comboio  em Wurzburgo.
  • 22 de julho de 2016 - Alemanha (Munique) morte e caos com um tiroteio às 18:00 horas locais (17:00 horas em Lisboa), na cadeia Mc Donald's e no centro comercial Munich Olympia - 9 mortos e cerca de 27 feridos em estado grave. O suspeito é um alemão de origem iraniana de 18 anos que residia na cidade há vários anos e sem cadastro...
É muito ataque junto e muitas mortes para os países continuarem à deriva, e sem medidas que protejam os cidadãos. Bem sei que é difícil conter certos ataques inesperados... Mas há muita imprevidência à mistura...

FESTIMAIORCA encheu de colorido a cidade. Pautou-se por mais um sucesso e é sempre uma iniciativa cultural de louvar.

O SUNSET veio para ficar garantiu o presidente Ataíde. Acaba em 2017 mas o sucesso está garantido, tem vindo a crescer e é uma parceria que parece estar para durar.

ENCONTRO DE CAPOEIRA (11º) em várias artérias da cidade 22 a 24.

Vandalismo na Lagoa da Vela - necessário fazer alguma coisa por aquele espaço que é utilizado pelas famúilias para piqueniques. Os residentes do Bom Sucesso estão indignados e pretendem  o arranjo daquele espaço e a reabertura dos bares da Lagoa das Velas. A tutela já deu luz verde ao licenciamento dos dos estabelecimentos.

PREGO DE OURO PARA O CABO MONDEGO - Amanhã terá lugar uma cerimónia que se inicia de manhã nos Paços do Concelho e termina  na serra da Boa Viagem onde existem importantes e únicas referências à história da terra do período jurássico médio e superior. Também toda a zona envolvente do Cabo mondego (Cimpor) tem muita importância histórica, turística e pedagógica, referente à extração de carvão. Prosseguem contactos com a Cimpor para fazer daquele lugar uma atração turística e educativa.

3 DIAS DE ROCK NA PRAIA DE QUIAIOS -  Começou ontem e acaba hoje.

O armador figueirense António Miguel Lé, quer fazer da sardinha comida de ricos!!! Já não nos bastava o bacalhau e a crise, agora é a sardinha que ele pretende comparar ao leitão da Bairrada!!! Eu sei que é bom encher os bolsos... Muito particularmente o dos pescadores que bem precisam.... Mas haja um mínimo de decoro. O leitão está assado, teve despesas no tempero, tempo de assadura, empregados para o assar, etc. A nossa sardinha, vem crua, tem a despesa do gasóleo, dos pescadores que a apanharam e outras despesas pelo meio assim como o leitão. Então quer o senhor Lé que os mais pobres não possam pôr o dente na sardinha??? Ora contenha-se um pouco que o povo agradece... E esta hem???

ABADIAS 24 de julho - 17:00horas Unidos Musicamos -  cerca de 300 músicos e atuação de 8 filarmómicas , às 19:00horas - Encontros com Arte Pública (abertura); Apoteose - espetáculo no Forte no Espelho de Água: Música, dança, arte circense, manipuladores de fogo, etc.

NA PRAÇA 8 DE MAIO - tem decorrido espetáculos de fado de Coimbra e outras atrações. No dia 30 de Julho no espelho d'Água, às 22horas Imperial Neptuna Académica - Tuna da Figueira da Foz e saudade Coimbrã - Associação de Fados de Coimbra. e a 14 de agosto - no Jardim municipal - 22 horas Grupo das Salineiras de Lavos e Grupo de Fados San'Tiago Sons da Alma.

PIRATARIA - 28 e 31 de julho - Fazem a sua aparição em Buarcos e prometem muita folia e tropelias... Até se vão reunir para decidir se o atual Presidente da Junta... JÁ DECIDIU!!! Estamos à espera do veredito que já se faz tardio!...

Como sempre foi a minha crónica dos acontecimentos que mais me chamaram a atenção em: VIOLENCIA E MAIS VIOLENCIA! E OUTROS ASSUNTOS...

11 comentários:

  1. Viu-se bem a vulnerabilidade da Europa frente aos ataques terroristas. Dívida sobrena, metas orçamentais, política económica, etc., Mas quando acontecem coisas destas, falham, falham em toda a linha porque estão focados em encher os cofres à custa dou outros, qd eles próprio stb sãO DEVEDORES, estão preocupados em clivagem com países de 1ª e de 2ª classe. Solidariedade e maneiras de ajudar os refugiados e combater terrorismo e olharem pelo comportamento psicológico dos jovens, nada!

    ResponderEliminar
  2. Eh eh eh essa dos piratas está muito boa! Quer, não quer, quer outra vez, não quer... e o pirata sou eu?????

    ResponderEliminar
  3. Passos Coelho, califa de Mssamá




    O califa de Massamá foi à Madeira para dizer aquilo que sabemos desde o princípio, o de que concorda com as famosas sanções desde que eles sejam atribuídas à política deste governo. O que Passos diz é que o facto de não ter cumprido o défice é irrelevante e merece elogio, esse défice serviu apenas para que a direita europeia se vingue do país por tre rejeitado o seu governo.

    Passos aina sonha com a possibilidade de serem aplicadas sanções ilegais, sanções que me vez de resultarem das consequências dos resultados do défice, se traduzam num castigo a um governo porque decide mudar as políticas. No seu extremismo Passos não percebe que isso seria uma ilegalidade grosseira pois não é o que consta do Tratado orçamental.

    ResponderEliminar
  4. Os barcos do Lé agora vão começar a vender leitão, pois a sardinha é cara e assim aproveita os barcos para fazer currais para os porcos pequeninos.

    ResponderEliminar
  5. á outras atracções, os corninhos da Cris..Maga.. a jornaleira ao serviço do burgo, agora para todo o serviço

    ResponderEliminar
  6. Depois da sua actuação no colapso BANIF e de o encavalitarem nas contas de 2015 - depois de assim perpetuarem a discussão sobre as "culpas" do déficite desse ano - o Governo da Esquerda Unida desfruta agora a patriotica missão de salvar Portugal da ameaça de sanções pelo não cumprimento das metas orçamentais. É sabido de toda a gente.

    As referidas sanções, por decisão conjunta da Comissão e do Parlamento europeus, poderão consistir no corte dos Fundos Estruturais e de Investimentos. Isto é, em menos (ou em nenhum...) dinheiro de muleta para a nossa economia que voltou a não sair do sítio.

    Por isso a nossa Catarina, vice-primeira-ministra, a espernear e a vociferar. «Fanáticos e irresponsáveis», berrou-lhes ela, de cima de um tractor na feira de Odemira para Bruxelas. Virar a página do "deve", sim!, mas a do "haver" jamais!

    E o resto é, e foi sempre e será, megafone e basbaques para endrominar.

    ResponderEliminar
  7. Carlos Amorim descobriu uma forma de distrair os portugueses, sugerindo que a culpa do que se passou no BANIF não é de uma Maria Luís que geriu o dossier durante dois anos, mas sim de um Centeno a quem caiu o "menino" nos braços e inventou um voto de protesto. Ridículo.

    ResponderEliminar
  8. ...mas há coisas que não me saem da cabeça.

    Ano passado, por esta altura, avizinhava-se a campanha eleitoral e Passos Coelho deixava-se fotografar por tudo quanto era jornal e revista e chamava as televisões para se mostrar ao lado da mulher Laura, que lutava contra um cancro.

    Um ano depois Passos Coelho está todos os dias nas rádios, televisões e jornais, fala da vinda do Diabo a Portugal com apreço, mas de Laura nem sinal e da doença que a afecta nunca mais se ouviu falar.

    Não, isto não é só uma crítica a Passos Coelho... é também ao jornalismo feito por badalhocos.

    ResponderEliminar
  9. Uma pequena nota:
    Ao enfatizar somente os ataques ocorridos na europa estamos a colocar-nos numa posição de sobranceria pseudo–civilizacional, esquecendo-nos que existe somente uma raça e uma só civilização – a HUMANA. Quantos atentados com milhares de vítimas ocorrem no Médio Oriente e tão desprezados são pelas populações e comunicação social da europa.
    Nunca esquecer que foi o Mundo Ocidental que despoletou toda esta vertigem de violência devido à busca cega do petróleo no mundo árabe atacando e destruindo populações e países de forma indiscriminada ou anteriormente a divina luz dos Aliados após a II Guerra mundial na implantação de um Estado hebraico em pleno território árabe.
    A tragédia que ocorre diariamente no Mediterrâneo ao longo de já 6, SEIS, VI ANOS e o comportamento de todos nós europeus é de uma insensibilidade humana vergonhosa!!!
    Se o Olhar dos Homens estivesse focado na História e no respeito pela diversidade de Culturas existentes e não Ofuscado pela Cobiça, muita miséria, fome e violência gratuita e fanática seria evitada…
    Muitos Parabéns pela manutenção do Blog!!!

    ResponderEliminar
  10. Essa do comicio ontem no Paião com o sr. presidente, enaltecendo toda a sua obra, com a plateia vazia.............vai dar para repetir?

    ResponderEliminar
  11. A reunião mo Paião foi para dar uma colher de chá ao Pinto?
    Como tu andas Pêéxe............

    ResponderEliminar