sábado, 26 de dezembro de 2015

FELIZ ANO DE 2016




Mais um ano passou, muitas coisas aconteceram e, nem todas nos deixaram com a alegria estampada no rosto!
Bem pelo contrário... O povo mais desfavorecido sofreu muito com uma austeridade que os esmagou completamente. Os nossos idosos e as nossas crianças, foram as vítimas mais vísiveis, bem como os doentes e os desempregados de meia idade (cedo para a reforma, tarde para arranjar emprego), bem como os jovens que, por falta de horizontes no seu país, foram OBRIGADOS a emigrar, coagidos a fazê-lo com o maior despudor. Eu sempre falei disso, sempre alertei, sempre pus o dedo na ferida e... comprova-se: morreu gente que podia ter sido salva!!! A culpa vai morrer solteira? Podia ser um de nós ou dos nossos... O povo devia ter saído à rua! Aliás, deveria tê-lo feito em variadíssimas alturas...

Mas, nas últimas eleições e com as famigeradas sondagens, já deu para ver como se comporta o povo português e de que barro é feito... Será do Fado!? Não! O fado é tão bonito, e não tem culpa nenhuma.

É a falta de horizontes e de conhecimento. É a marca de 50 anos de ditadura. É uma brandura impressionante e uns ombros que tudo suportam...

Vamos ver como se comporta o Governo Socialista com o aval do PCP e do BE. Será que renasceu a esperança?

As "cenas" que nos entram todos os dias em casa através das televisões com a "saga" dos refugiados, corta-me o coração. É um assunto melindroso, sensível. Mas nós, somos humanos e, com toda a certeza, nos condoemos com o que vemos.

Pelo burgo aguardam-se as festarolas de Fim de Ano que, para mim, têm a sua justificação. Ir fora jantar e festejar, sai caro. Ficar em casa e ficar a olhar uns para os outros é capaz de dar sono... Assim sempre se vê gente imbuída de um espírito solto e alegre e será talvez, a melhor opção gratuita e a mais divertida.
Já não temos a nossa rádio para fazer a resenha dos acontecimentos "in loco"... Pobre cidade esta que só tem beleza natural e pouco mais...

Para todos vós e para as vossas famílias: FELIZ ANO DE 2016.

domingo, 20 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL PARA TODOS!




Podia começar por dizer: O Jardim do Natal recebeu passarinhos! Sim já há passarinhos no Jardim Municipal como havia antigamente. É uma boa iniciativa, traz-nos à memória o NOSSO FAMIGERADO JARDIM DA SAUDADE!

É mesmo um jardim da Saudade aquele que temos... Nada do que lá façam nos alegra o coração, nada do que lá venham a pôr merecerá, quero crer, o nosso entusiasmo, a nossa alegria.

O que nós queríamos mesmo era ter de volta o nosso lindo jardim com o saudoso CORETO! Nada do que façam, se não tiver Coreto, nos trará alegria. Porque, o que fizeram ao jardim, foi um atentado, um crime, uma nulidade absurda!

Podemos dizer que: Quase em tudo que mexeram, na Figueira da Foz, estragaram! Tudo o que estava feito era belo, tinha história e era valioso.

O Nicola hoje, seria um ex-libris. O ringue de patinagem, idem, o Pátio das Galinhas seria extraordinário.

Por esse mundo fora, preserva-se o que se tem nas partes antigas das cidades. Aqui é o contrário, destrói-se para erigir mamarrachos.

A saudosa RCFDM foi à vida. A Piscina coberta do Ginásio, apesar de lá ter o terreno doado pela Câmara há tanto aninho, ainda não viu o sol.
Agora querem arranjar aquela obsoleta piscina(!?) e lavar as mãos como Pôncio Pilatos...
Será que esta terra não merece uma Piscina coberta para as nossas crianças aprenderem e para todos em geral praticarem a modalidade???

Então não faz parte da cidade saudável? É que aquele aquário há muito que deixou de ser saudável e justificável.

É por isso é que eu digo que a Figueira parou no tempo. E continuo a pensar da mesma maneira quando, infra-estruturas essenciais não são criadas. Quando não se atrai capital para arranjar postos de trabalho para os jovens.

Onde está o polo universitário?

É festas e mais festas. O pessoal anda sempre em festaria. Há a preocupação do saneamento financeiro... E muito bem. Mas, paralelamente, não se trata das deficiências da cidade e, para as festarolas, vai dinheiro muito mal empregue, a meu ver.

Posso estar errado, admito que sim. Mas é o que eu penso.

A todos que me incentivaram e acompanharam quando estava a pensar desistir: MUITO OBRIGADO. O blogue renasceu!

Por hoje é tudo.

Desejo UM FELIZ NATAL PARA TODOS

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ILUMINAÇÕES E ILUMINADOS




As televisões, os jornais e as rádios estão em campanha permanente por Marcelo Rebelo de Sousa. As sondagens, idem, idem, aspas, aspas... tudo congrega esforços para catapultar Marcelo Rebelo de Sousa para a Presidência da República. Tudo se conjuga para que assim seja... 2 candidaturas da área do PS, o professor Sampaio da Nóvoa, independente, e a militante Socialista Maria de Belém Roseira.

O Bloco de Esquerda  e o PCP sabem, com toda a certeza, o que estão a fazer. Ajudar a eleger Marcelo Rebelo de Sousa e o aparecimento de 2 candidatos da área Socialista, também sabem que isso não ajuda nada, apesar de não decidir. As coisas devia ser feitas de outra maneira, desde início. Mas não foram feitas...  Será que ainda poderá haver surpresas? Nunca me esquecerei do "duelo" Mário Soares vs Freitas do Amaral, lembram-se?

O "dono disto tudo" foi libertado!!! Ricardo Salgado pode passear-se com toda a propriedade... A justiça fez-lhe o obséquio... Eu farto-me de dizer que a justiça é para os ricos, para os pobres será a injustiça!? 

Será que os vândalos que andam a "atacar" a Serra da Boa Viagem, não têm mais que fazer? Prova de uma demência e falta de princípios assustadora. A pouco e pouco vão-se perdendo os valores humanos... Aliás,  os animais não destroem por destruir, só o fazem em defesa própria ou para a sua subsistência. Há pessoas que aprendiam muito com os animais...

O caso " Rádio Clube Foz do Mondego" continua a exaltar ânimos e a mexer com os sentimentos dos figueirenses. Urgia uma explicação cabal do sucedido...  Porquê, se outras terras de menores dimensões têm as suas rádios locais?

O vereador António Tavares foi distinguido com o Prémio Leya com o romance: "O Coro dos Defuntos " que retrata, magistralmente, a ruralidade portuguesa de 1968 a 1974.
De notar que o seu livro "As Palavras Que me Deverão Guiar Um Dia" foi finalista do mesmo Prémio. E, segundo o escritor/vereador, está já outro livro na "forja"  bem adiantado. Muitos Parabéns. Gostei imenso do que li. Sem dúvida um escritor muito promissor. A cultura desta cidade, está bem entregue.

No dia 13 de Dezembro, domingo,  inaugura-se o Centro de Saúde de Lavos, situado em Santa Luzia. Ficará assim, muito mais protegida, a população da margem sul. A inauguração está marcada para as 11H30. Uma obra importante que merece destaque.

As iluminações de Natal parece estarem a causar desagrado em parte da população. De facto, a Rua da República está muito, muito pobrezinha. A iluminação escolhida não deve nada à beleza. Para mais tem imensos ramos/secções fundidas, deve ter sido a preço de saldo..

O dinheiro não dá para tudo porque no Jardim Municipal aconteceu magia para pequenos e graúdos. Aí sim, respira-se Natal. Mas por favor podiam ter tido mais cuidado com a escolha da iluminação. Nunca vi nada tão pobre.

São as ILUMINAÇÕES E ILUMINADOS.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

OBRIGADO! GOSTEI.



Ultimamente tenho andado desmotivado com o blogue. A razão prende-se com o facto da não participação habitual dos meus seguidores. Na verdade, habituaram-me mal. Sempre foram extraordinários para com o "LINDA FIGUEIRA". Ativos, atuantes, acutilantes, participativos. Ora ultimamente, tal não se vinha a verificar. Se há quem escreve, e muito bem, apenas para ser lido, pouca importância dando ao intercâmbio dinâmico da recetividade, comigo é diferente.
Eu estimo muito as vossas mensagens, algumas das quais, eu nem sabia... venho a tomar conhecimento através das vossas postagens! Isso é muito enriquecedor e dá muito gozo a quem, como eu, gosta deste espaço LIVRE, despojado, simples... um convívio que é prazeroso (penso...) para ambas as partes.

Há outra coisa que me desagrada. É que tudo o que se passa no mundo é notícia! Nós não podemos ficar agarrados SÓ aos assuntos da Figueira da Foz. É claro que esse será sempre o assunto prioritário. Mas o que se passa no país em vários setores: Saúde, Ensino, Trabalho, Instituições, acontecimentos mundiais de relevo para a vida de todos nós... também é importante!
Não podemos ficar agarrados só aos temas da cidade. Por vezes também gosto de falar do que me aflige ou traz alegria, fora da nossa cidade. E, quando o faço, também gosto de ouvir as vossas opiniões. Também é bom saber que eu não tenho conhecimento de tudo o que se passa na cidade. Quando sei, é claro que comento imediatamente. Mas gostava de ver comentados todos os assuntos que me preocupam como ser humano e, que também, vos dizem respeito de uma maneira geral.

Ultimamente estava a ficar desanimado, como disse, mas a vossa reação, deu-me força para continuar...

Portanto: AO TRABALHO!



  • Inauguração junto ao aquaparque do Teimoso! Trata-se de um monumento que pretende homenagear os Mineiros e Trabalhadores do cabo Mondego. 
  • Chegada do pai Natal ao recinto do nosso Jardim Municipal, amanhã cerca das 12:00horas para inauguração do chamado "Jardim do Natal". Com pinturas ao vivo, atuação da orquestra de sopros do Colégio São Teotónio de Coimbra pelas 15 horas e atuação de dança da Academia Eli Carvalho, da Chã, pelas  16 horas. Esta chamada Praça do Natal, terá animação para os mais pequenos em abundancia com 9 espaços que vão fazer as delícias dos mais pequenos. De notar que um dos espaços a "Casinha dos Abraços", é um espaço que se vai dedicar a ações sociais e de solidariedade.
  • De notar também que o presépio dos Bombeiros Municipais, vai ser montado no Jardim Municipal e que vai ter a participação, na montagem,  da associação de Modelismo de Portugal.

  • O programa de fim de ano vai ser na Praça do Forte. As atrações são os DAMA,  Carlão (ex-Da Weasel),  banda rock figueirense os "Rock  n Riders" Marco Paulo é  no dia 2 ás 22:00 horas. O Plano B, se houver mau tempo, é deslocar os festejos para o pavilhão Multiusos A partida de 2015 começa pelas 22.30 horas com o DJ Miguel Quintão, e a contagem final terá a participação das Escolas de Samba. Segue-se o espetáculo piro-musical que este ano, disse o presidente João Ataíde, vai ter mais qualidade.

  • Quanto à Rádio Clube Foz do Mondego, PERDÊMO-LA!!! É verdade meus amigos... Venderam-na a quem deu mais... Ao grupo : Rádio Mundial brasileiros que andam, parece... a comprar rádios e operam a partir de um local sem se importarem com o que diz respeito às cidades! É pimbalhada o dia inteiro... RESPONSÁVEIS? Quem permitiu esta atrocidade! VERGONHA!

  • Já agora, no fim das festas, arranjem o Jardim Municipal...  A Preguiça é do Jardim! Arranjem outra estátua para o espelho de Água!... E coloquem no Jardim, de uma vez por todas,.. O NOSSO CORETO, procurando que fique o mais  possível  fiel ao original! Era daquele que nós gostávamos, com peixinhos, repuxos de água, um encanto assassinado! Ponham flores e não "erva" nos canteiros!... Haja a decência de cumprir com o prometido!

  • E a PISCINA? Quando é que esta terra merece uma Piscina decente? Quando? E não um tanque que agora querem remodelar!!!!! Tenham VERGONHA!
A todos  o meu OBRIGADO! GOSTEI.