sexta-feira, 31 de julho de 2015

ESTÁ TUDO LOUCO!!




Nada consegue fazer dissipar o mal-estar que os Socialistas sentem com o que se passou com a Lista da Distrital de Coimbra. António Costa também não esteve nada bem. Então como é? Afinal decidiu não tendo em conta, sogros etc., e tal, além de outras trapalhadas e o respeito pela decisão/ escolha da C.P.C., da Figueira da Foz?

Está tudo muito calado... É porque está correto, não é verdade? Agora, nunca tal tinha acontecido, segundo os Socialistas figueirenses que, dizem à "boca pequena": o que aconteceu foi mau demais... A Figueira, e muito bem, foi sempre representada em listas. Não se percebe muito bem o que é que aconteceu ou então: percebe-se bem demais...

PORTUGAL PODE MAIS!?!?!?!? Este o slogan para a campanha da coligação governamental...

Portugal pode mais o quê? Digam-me que eu não sei...

Será verdade que este Governo se prepara para dar o tiro final no S.N.S, caso ganhasse as eleições?
Pretendem privatizar parte das receitas da Segurança Social? Será possível? Não há limites? Há uma agenda escondida para a Segurança Social, diz António Costa. E eu não me admiro nada... 

Já sabíamos, mas a confirmação veio esta semana através dos noticiários: Os "barões" do dinheiro estão cada vez mais ricos,  os pobres estão cada vez mais pobres...  A classe média está numa aflição indescritível com os compromissos que tinham assumido e que não puderam continuar a cumprir. Nunca se entregaram tantas casas aos bancos por falta de cumprimento do pagamento das mensalidades. O desemprego é um flagelo. Os jovens que são o futuro de qualquer país, estão em debandada. Este Governo fomenta o conflito de gerações fazendo crer que são os jovens que estão a pagar as reformas aos idosos, como se estes não tivessem descontado durante toda a sua vida profissional para poderem ter um final digno, coisa que não têm, neste momento. Os casais optam por ter um filho ou nenhum. Está tudo errado com as politicas sociais, com o investimento, com o desenvolvimento do país, etc., etc.

Dizem que vencemos a troika! Porém: Devemos mais dinheiro agora do que quando pedimos o empréstimo!

O Presidente da República diz que não dá posse a Governos minoritários!? Está a contrariar a Constituição da República que diz que o partido mais votado, tem toda a legitimidade para governar... Sinceramente deixei de entender este Presidente. Uma coisa é desejar a estabilidade governativa através de uma maioria, outra coisa é dizer que não dá posse a Governos minoritários.

Isto ESTÁ TUDO LOUCO!

terça-feira, 21 de julho de 2015

A FIGUEIRA FICOU MAIS POBRE!


A nossa terra é linda, um paraíso de mar, rio e serra, uma ode à beleza e à natureza, um encanto para os olhos e para a alma, uma terra que entra pelo coração dentro e não mais consegue sair. Por muito que se ande pelo mundo, por muito que se conheçam terras d'áquém e d'além mar o desejo, as saudades, os sentidos estão por demais presos a esta pequena maravilha!

De vez em quando, porém, é abanada por notícias, acontecimentos, desleixos, falhas, incompetências que teimam em fazer perpetuar certas "doenças crónicas" de que a terra padece para se erguer mais airosa do que a natureza já a dotou...

Desde já, a grande perda, a enorme perda que quero salientar, foi a de nos termos despedido hoje do insígne advogado da Figueira da Foz, LUÍS MELO BISCAIA! Um homem extraordinário, um político, um homem da cultura, um humanista, uma figura que todos aprenderam a respeitar como merecia. Foi o sócio nº 1 da Associação 25 de Abril; fez parte do V Governo Constitucional liderado por Maria de Lurdes Pintassilgo; foi vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz durante 3 mandatos, tendo assumido o pelouro do Turismo , Cultura e Educação. Dirigiu o Ginásio Clube Figueirense, foi Presidente da Assembleia-geral da Misericórdia-Obra da Figueira. Teve ainda cargos diretivos na associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Portucel, Hospital Distrital da Figueira da Foz, etc. Foi decretado luto municipal e foi-lhe prestada uma singela e sentida homenagem quando o féretro parou em frente ao Município donde recebeu uma emocionada e sentida salva de palmas. O mesmo tinha acontecido quando o caixão entrou para a carrinha funerária o que deixou todos os presentes, extremamente comovidos.

Espero que se faça justiça e que a Câmara lhe preste a homenagem que MERECE! A Figueira da Foz ficou, indubitavelmente, muito mais pobre.

Foi-se o Sunset, foram-se os piratas e a terra, coitada, rebentou pelas costuras. Passeios, garagens, ruas estreitas, tudo serviu para deixar os carros e por os cabelos em pé dos moradores da cidade. Cerca de 80 mil pessoas no sunset é obra...

A Pirataria também foi um sucesso e tem tido muita adesão. Eu ainda sou dos que acham que primeiro estão as infra-estruturas, o que precisa nascer e que não há, e o que precisa ser arranjado, mantido, alindado... Mas... é preciso trazer gente em "catadupa"... O resto, logo se vê.

A Comissão Política Concelhia do PS Figueira da Foz reuniu-se nos Lavadouros para escolher um candidato a figurar, em lugar elegível, para deputado na lista da Federação de Coimbra. Do ato eleitoral resultou a vitória esmagadora de Mafalda Azenha, seguindo-se Luís Ribeiro que perdeu 26-13! É bastante...Parece que o PS sabe o que quer...

Mas.. helás!!! Pedro Coimbra IGNOROU A CPC da Figueira e colocou na lista quem muito bem quis.. De João Paredes ao próprio sogro e a Rui Duarte que anda apoquentado com uns processos... Este Pedro Coimbra nunca me enganou! Mas enganou muita gente, pelos vistos... Será que voltariam a votar em tal figura?

Agora, só agora, andam a atirar o nome de Maria de Belém para as Presidenciais! É mau demais, para ela e para o candidato no terreno. Não andaram bem neste caso. Sampaio da Nóvoa avançou porque teve apoios de vulto, ou não será? Acho que estas "coisas" não se fazem assim. Não é bonito de ver e não abona nada o PS.

Morreu uma grande mulher: MARIA BARROSO! Já tudo foi dito, já tudo foi falado mas, na impossibilidade de o fazer antes, aqui lhe presto a minha sincera homenagem.


A FIGUEIRA FICOU MAIS POBRE!

sábado, 11 de julho de 2015

FOLHETINS!





O folhetim continua. Há que fazer render o peixe até às eleições. Trazer o Partido Socialista nos jornais e nos noticiários das televisões, diariamente e pelos piores motivos. Alimenta-se a criança para tentar “fazer estragos”… Mas porquê perguntam? Não será que eles merecem estar na “berlinda”? Estes prevaricadores, estes homens “suspeitos”, cheios de truques, que enriqueceram sabe-se lá como? Muito bem feitas as perguntas… SIM! É preciso que a justiça funcione, que os “malandros” vão todos “dentro” essa “corja” que nos anda a roubar e nós tão aflitos… Com uma austeridade que não nos deixa respirar, nos tira o ar, a saúde, o ensino, o trabalho, a comida na mesa e, em seu lugar, põe lágrimas nos olhos e credos na boca para se conseguir sobreviver…

Mas eu ia mais longe: E o que é feito dos outros? Chamemos-lhe o que estão a pensar do Sócrates e do Vara, já que ontem também foi tempo de sabermos que Armando Vara foi preso para averiguações e se encontra em prisão domiciliária. Os outros chamemos-lhes “LADRÕES que andam à solta” e que todos sabem quem são? É que esses andam em liberdade e já sabemos que têm culpas no cartório… Agora José Sócrates está preso, SEM ACUSAÇÃO! Baseado em suspeitas ainda não provadas! Mas quando é que sabemos, realmente, o que é que ele fez? PROVAS, querem-se PROVAS! E aí sim, nós ajuizamos da verdade dos factos… MAS ASSIM? PRESO SEM CULPA FORMADA? Como querem que acreditemos neste País, nestes Governantes e nesta Justiça?

ANTÓNIO COSTA hoje na Figueira da Foz! O Secretário Geral do PS e candidato a Primeiro Ministro é esperado hoje, convidado pelo Presidente da Câmara João Ataíde e pelo Presidente da Federação de Coimbra, Pedro Coimbra. A visita inicia-se às 17:00h na Ponte do Galante junto ao Sweet Hotel SPA, 17:15h convívio com a população, 17:45h partida para o recinto do “RFM Somnii- O maior Sunset da Europa”, 18:00h Entrada no recinto, 18:45 saída do recinto.

Essa de juntar as duas Freguesias, passando a designar-se “BUARCOS E S. JULIÃO”, parece anti natura e um bocado aberrante para ambas as Freguesias. Foi pior a emenda que o soneto e não dignifica ninguém, a meu ver. Creio mesmo ser uma raridade sem precedentes!
Figueira-S. Julião, é  Figueira-S. Julião! E Freguesia de Buarcos é Freguesia de Buarcos!
Mas anda tudo como o país… Calado, desinteressado, tanto se lhes dá que vá para um lado como para o outro!

É urgente repor o que era antes desta lei aberrante deste Governo. Não foi reposta nenhuma JUSTIÇA, foi pobremente “remendada” uma lei anti natura.
Viva Figueira São Julião e viva Buarcos, o resto é só o resto! São só: FOLHETINS!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

SIM OU NÃO?




A Grécia está na corda bamba de todos os jornais e noticiários de televisões e rádios. Sim ou não ao referendo? O que está em causa, no geral,  quanto a mim:
  • Divídas soberanas dos países europeus mais pobres.
  • Entra a troika na história para, supostamente, ajudar a debelar a crise nesses países
  • Os países recebem um empréstimo em tranches do BCE e do FMI, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional para os quais contribuem todos os países que são Membros.
  • E, para além de terem de ir pagando a dívida (com juros altíssimos, só recentemente abrandados), têm que vender o país ao desbarato, gerar o caos com o número de desempregados, com a emigração em massa dos nossos cidadãos, onde se incluem os nossos maiores cérebros, com o caos no ensino, na saúde, nas forças de segurança, pensionistas e reformados, com pensões de miséria que foram sendo drasticamente diminuídas e com impostos brutais.
  • Portugal está completamente arrasado, sem fim à vista para a recuperação. Além de termos o país em saldo.

A Grécia está em piores condições porque, desde o princípio, não acataram como cordeiros as ordens dos senhores “troikanos”! As convulsões têm-se sucedido, a queda de governos e as constantes manifestações da parte de um povo que tem mostrado alguma resistência à brutalidade das “leis troikanas”, têm-se feito ouvir.
Quanto a mim o referendo deveria ser suspenso (só agora... porque foi uma bela ideia) para não acicatar e dividir  mais o povo grego, neste momento em completa ebulição... E os senhores ”troikanos” deveriam fazer uma análise aturada à desgraça que semearam especialmente na Grécia e em Portugal. Esta é que é a Solidariedade Europeia? Ou enfrentamos o renascimento de algo que todos querem “esquecer”?
Portugal é um caso à parte de “aluno bem comportado”! Governo e Presidente, em completa sintonia, dizem cobras e lagartos da Grécia, proclamam que não são a Grécia, que têm os cofres cheios e que estão preparados para o que vier! Tristeza de governantes… O Presidente diz que se a Grécia sair não há problema, somos 18, ficamos 17! Palavras para quê? A paz podre que se vive neste país de um povo resignado e fatalista, tudo tem suportado sem queixas e sem mostrar um grande e profundo desagrado… Até há sondagens que dão a vitória à Coligação!... Pode uma coisa destas?

Teve lugar mais uma Assembleia Municipal sem grandes casos para comentar. Um dos temas foi o São João que, para o PSD foi um fracasso, além de estarem fartos do José Cid!...
Claro que a força política afeta ao Município, prontamente desmentiu dizendo que o São João foi um sucesso e que atraiu milhares de pessoas, muito embora possam rever algum detalhe que sempre existe nestas organizações.
Anda tudo maluco… SIM OU NÃO?