quinta-feira, 30 de abril de 2015

DIA DO TRABALHADOR!







No dia 1 de Maio comemora-se o dia do trabalhador, um dia manchado de sangue e de morte! Em Portugal só em Maio de 1974 é que se começou a comemorar o Dia do Trabalhador livremente, passando desde a revolução a ser feriado nacional. Durante o Estado Novo estas manifestações eram altamente reprimidas pela polícia.

Nos dias de hoje, continua o feriado, continuam as manifestações alusivas ao dia mas, atualmente, há muito pouco para festejar!

Os direitos dos trabalhadores são, atualmente, postos em causa. Os horários já não se cumprem, os salários cada vez são mais pequenos, o desemprego nem se fala e, paralelamente, a Assistêncial Social está posta em causa em muitas situações.

Os jovens foram obrigados/convidados a emigrar. Os jovens casais já poem em causa o nascimento de um filho. Criar e educar uma criança nos dias de hoje é complicado!...

É claro que os ricos estão cada vez mais ricos... E os pobres cada vez mais pobres

Neste momento, tudo está em causa!

Neste maio, mais um DIA DO TRABALHADOR!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

NOTAS SOLTAS!





O 25 de Abril já passou, mas o aproveitamento de "algumas" nuances, continua. António Arnaut, foi o orador convidado. Como sempre, não desiludiu, bem pelo contrário, foi dele o discurso mais emotivo e valioso. A defesa do SNS é um ponto de honra que nunca o fará calar… É ele a voz dos que sofrem nas camas dos hospitais, é ele quem atira números da vergonha deste Governo, é ele que abre a boca para nos revelar tudo o que “criminosamente” tem acontecido com o SNS. Reiterando, uma vez mais convictamente, que QUEREM DESTRUIR uma das maiores conquistas do 25 de abril!

E eu acrescento, é verdade! Que nunca a voz lhe doa para ser um “grito de alerta” em favor daqueles que sofrem nos Hospitais, nos IPO’s e nos Centros de Saúde deste País sem norte!

Relativamente ao discurso do presidente da Câmara João Ataíde, vem Miguel Almeida, com um artigo de opinião, no jornal “Diário As Beiras”, sobre o título “O Moralista”, desancar no Presidente, porque este dissera, no seu discurso, “a classe política não deve prometer o que não pode cumprir”… Hélas! Estava dado o mote a Miguel Almeida para desancar no que foi prometido pelo Presidente e ainda não foi cumprido… Esquece-se que o mandato ainda não acabou e que algumas coisas não foram prometidas mas foram feitas e, até ver, muito bem feitas. Mas eu também espero ver várias promessas cumpridas, entre elas, o arranjo “decente” do jardim e o seu coreto. Espero que o jardim não venha a ter intervenções “avulsas"… E sim, que seja modificado e planificado de acordo com o desejo dos figueirenses. Além de várias outras intervenções esperadas.

«Buarcos e São Julião»… Está cozinhada uma “caldeirada” que não é fácil de digerir. Os figueirenses nunca “engoliram” a agregação a Buarcos de São Julião, com a consequente responsabilidade passada para a freguesia agregadora, Buarcos. Buarcos é Buarcos e Figueira (São Julião), é Figueira (São Julião)! Este assunto nunca foi pacífico para ninguém… E continua a não ser!

A esperança que se acalenta é que, quem de direito, veja a aberração de tal procedimento e reponha o que era, para bem de todos. Até porque, ao que sei, as despesas não diminuíram, bem pelo contrário…

Ora o PSD e o CDS-PP, adiantaram-se com o beneplácito de (alguém, quem!?), pois… E vai daí, conseguiram na Comissão de Ordenamento do Território e Poder Local – Um pedido de parecer Favorável sobre a alteração da denominação da freguesia de Buarcos no Município da Figueira da Foz, para «Buarcos e São Julião»!

Está, outra vez, tudo estragado… E porquê? Porque existe a “secreta esperança” de que tudo volte atrás e, com esta iniciativa, estão-se a criar condições para já não ser possível voltar atrás por, “factum consummatum est” Será assim? Se assim for parece-me bem, boicotar esta iniciativa, tudo feito à revelia do próprio Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos que, neste caso, parece ter sido “atraiçoado? Preterido? Não ouvido? Ultrapassado?”.

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!


quinta-feira, 23 de abril de 2015

FALTA CUMPRIR ABRIL! 25 DE ABRIL SEMPRE!





Naquela manhã de Abril a esperança tinha renascido nos nossos corações, o futuro via-se com lentes de aumento, risonho, com solidariedade para todos os que, até então, tinham sido espezinhados, não tinham direitos, comiam o pão da míngua, onde… em suas casas tudo faltava!

Com o passar do tempo verificaram que, apesar de atropelos, a sua vida estava melhor, a liberdade de expressão era algo maravilhoso! Poder dizer o que se pensava sem ir preso, maldizer a atuação dos governantes já não era crime de lesa pátria. Esta juventude nem sonha o que eram aqueles tempos de pé descalço, de ter emprego de manhã e à tarde estar despedido, porque não se gostava deste ou daquele, ficando entregues à sua sorte!

Vivia-se de pé descalço, com medo, com escassez de tudo e, quando foi obrigatório andar calçado, senão ia-se parar à esquadra, compravam-se os sapatos e os tamancos, mas havia, com essa despesa, menos comida na mesa.

Uma sardinha dava para mais que uma pessoa com um bocado de pão e uma sopa. A carne, essa… só para domingos e dias de festa! O leite para as crianças, o queijo, escasseavam, não havia dinheiro para esses luxos nas casas mais pobres. Casas? Alguns viviam em casas/ barracões com as espécies de sanitários/ buracos ao lado dos barracões, fora das casas… Lavavam-se numa tina de madeira, com água e sabão, no meio da espécie de cozinha…

Era assim com os mais pobres, os mais desprotegidos da sorte. Muita coisa mudou. Mas era mesmo para MUDAR!

Mercê de políticos corruptos, estamos a regredir. Já há fome, desemprego, gente a dormir na rua em muito maior numero, falta de horizontes, pessoas desesperadas que acabam com a vida, doentes que morrem podendo ter sido salvos e… já há…. Pasme-se! O povo roubado, espoliado, sem ter que comer, a recorrer à caridade alheia, sem emprego e, novamente, sem horizontes de esperança!

FALTA CUMPRIR ABRIL! 25 DE ABRIL SEMPRE!

domingo, 19 de abril de 2015

NOTAS SOLTAS!




À quarta será de vez? Desta vez cabe a António Tavares "tentar" quebrar o enguiço... Vamos no 4º presidente da Figueira Domus, é obra! Aprovado pelos votos favoráveis dos vereadores do  PS e com a abstenção dos vereadores do PSD, como se previa. Hugo Rocha sofre uma despromoção. Passa para vogal, substituindo Matos Rodrigues. Ana Carvalho e Carlos Monteiro ficam com a assembleia geral.

Quanto a mim, o caso ainda não vai ficar por aqui. O que nasce torto...

Serra e Lagoas, mercê de uma hipotética parceria entre a Câmara da Figueira da Foz, Soporcel, Cimpor, Celbi, e Instituto de Conservação da Natureza. Diz o presidente João Ataíde que, por enquanto, não passa de uma ideia... Mas tudo começa com uma ideia! Para já, uma muito boa ideia. Deve avançar; é bom que avance!

Os "grandes fracassos da Troika" foram analizados num programa interessantíssimo do canal Arte, pelo Nobel da Economia, Paul Krugman. O que ressaltou foi a falta de escrutínio feito à Troika. Linhas de atuação absolutamente absurdas, indiferença pelo destino das pessoas, inclusive com mortes escusadas. Um fracasso que passou pela venda apressada de bancos falidos em Portugal, Grécia e Chipre. Os lucros destas transações a custo ridículo, beneficiaram direta ou indiretamente alguns membros da Troika!... Isto não será crime!?

A Procuradoria-Geral da República DEVE investigar a Troika de fio a pavio. Deve-se investigar quantas pessoas morreram podendo ter sido salvas. Deve investigar TUDO! Todas as atuações tanto nacionais como internacionais. O POVO o exige, pelo que passou e continua a passar!

Ao que isto chegou! Depois dos amigos do HDFF, agora pretendem o mesmo na Unidade De Saúde Familiar de Buarcos. E porquê? Porque o Governo  é incompetente e têm que ser os cidadãos que, conhecendo a precariedade dos serviços de Saúde, se unem no esforço de tentar colmatar falhas aberrantes. Assim vai este País!

Os Socialista vieram congratular-se com a utilização das verbas  do QREN, que atingiu uma execução de cerca de 90 por cento, o que realmente é bom. Esta façanha coloca João Ataíde como o presidente da Região Centro, que melhor aproveitou e executou obra com estes fundos.

Agora: O areal da Praia da Claridade, é que está uma grande molhada de brócolos. Se por um lado compreendo que limpar uma praia destas dimensões é muito caro, para tudo voltar a nascer de novo; penso também que, como está, só nos envergonha. Têm que fazer, urgentemente, alguma coisa. Ou será que querem bichos rastejantes e outros a povoar a praia? Não pisem os lagartos e afins...

Os Socialistas festejam hoje a alvorada do seu partido. Para isso acorreram todos ao Palácio de Cristal, no Porto, vindos um pouco de todos os lados. Uma boa moldura humana, bastante entusiasmo. Sobre o candidato a PR dos Socialistas: nem uma palavrinha...

O 25 de Abril aproxima-se com 2 jantares comemorativos na cidade!? Medir de forças? Ambição de algumas figuras?

 NOTAS SOLTAS de hoje!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

DEPOIS DESTE PRESIDENTE DA REPÚBLICA...



Nesta Páscoa tivemos: Feira Medieval, Enterro do Bacalhau, Procissões plenas de significado tanto em Buarcos como na Figueira da Foz, alusivas à Paixão de Cristo. Houve de tudo um pouco e a Figueira estava a fervilhar de gente.
Bom manter as tradições, extraordinariamente bom inovar e fazer diferente, ter mais ideias; daquelas que os outros ainda não tiveram... De parabéns o facto de se manter a tradição.

Inauguração do Balcão de Atendimento Único, no edifício do urbanismo. Espaço com bom gosto e com novas e modernas tecnologias ao serviço dos cidadãos. Muito bem conseguido, amplo, cores suaves, uma nova mais valia para a cidade.

O HDFF vai ter "Via Verde do AVC" através de telemedicina com o CHUC! Ora aqui está uma ótima notícia, com a qual nos devemos congratular vivamente. Uma réstea de esperança no horizonte. Outras doenças que deveriam ser tratadas mais eficientemente e com rigor, caso da Oncologia, Hepatites e outras. Há que começar a levar muito a SÉRIO o SNS e carpir as mortes desnecessárias que FORAM PERMITIDAS. E isto, em qualquer idade!... Não é pelo facto de se ser idoso que se deve estar sentenciado à morte!
Ainda aguardo "averiguações" de certas mortes ocorridas durante a vigência deste (des) Governo!

Os Socialistas continuam a dar "tiros nos pés"! São eles próprios que atiram abaixo o seu partido. São eles que minam e corroem a imagem do Partido Socialista. Com militantes assim, não necessitam de oposição. A mais feroz oposição está no interior do PS, sem dúvida nenhuma!.. Nos outros partidos é capaz de ser o mesmo, mas no interior... Porque, cá para fora, fazem passar a imagem de beatitude e sucesso, que eu gostaria de saber: PORQUÊ? O que arrasaram neste País, vai levar anos e anos a reconstruir. A dimensão do desastre, só depois da partida... Está muito para vir ao de cima.

Mas, voltando ao PS, primeiro assiste-se ao avançar da candidatura de Henrique Neto!!! Mas será que este personagem não se enxerga?

Depois aparece o nome de Sampaio da Nóvoa e, aqui-d'el rei! Logo se levantam vozes discordantes com as mais disparatadas análises filosóficas! Sampaio da Nóvoa é um excelente candidato, dizem outros, como Mário Soares, o histórico do PS que logo veio dar o seu incondicional apoio.. E assim andam os Costistas a debaterem-se com parte dos Seguristas, e não passam disto!!! Querem o quê? GANHAR eleições de forma inequívoca? Assim???

Sem contar com a candidatura de Henrique Neto que acho surreal... Depois de termos tido (e continuamos a ter), um Presidente que Não é de Todos os Portugueses, é mais de uns do que de outros, até que qualquer um faria melhor...

O problema é arranjar uma figura capaz de derrotar o Candidato que a direita irá escolher. Para já, Sampaio da Nóvoa, parece-me bem, depois da recusa de António Guterres. Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos. Mas a altura de avançar, é esta! Há que começar primeiro e já a trabalhar no duro. Seja este ou outro nome que venha a ser o escolhido.

Mas... DEPOIS DESTE PRESIDENTE DA REPÚBLICA...

quarta-feira, 1 de abril de 2015

PÁSCOA FELIZ!



Os meus caros leitores não fazem parte da "LISTA VIP"? Pena!... Devem ser dos que, como eu, contam os euritos todos para conseguirem cumprir compromissos dia a dia,mês a mês, ano a ano!

Tivemos 2 Freguesias do Concelho a fazerem 87 anos no mesmo dia: Marinha das Ondas e Alqueidão. Duas Freguesias bastante dinâmicas e com Empresas implantadas que são uma mais valia. A Marinha das Ondas viu ser lançada a 1ª pedra do novo Centro Escolar que estará pronto, segundo previsões, em 270 dias ou seja, 9 meses. Que tudo corra bem a este sonho acalentado,  que agora se tornará numa realidade. 

Decorreu no CAE uma conferência, assaz pertinente, e muitíssimo interessante: "O Futuro da Figueira da Foz - os negócios e o território". Uma organização conjunta da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e da Câmara Municipal.Oradores: António Paraíso e José Marques da Silva. Algumas previsões/ constatações: o concelho da Figueira da Foz deverá perder 13,73 por cento da sua população até 2030, cerca de menos 8.529 pessoas, adiantou, com preocupação, o vereador António Tavares que fez uma excelente intervenção. Mais informou que a população, como já sabemos, está bastante envelhecida o que obriga a repensar respostas sociais, para os idosos, com a urgência necessária, no âmbito da economia social.

Preocupação louvável e urgente. Os idosos merecem ser felizes e ter à sua disposição meios para um final acautelado e apoiado em todas as vertentes.

O Plano estratégico de Desenvolvimento do Concelho, foi bastante elogiado! Miguel Almeida, que estava presente, é capaz de não ter gostado... Numa das sessões da Assembleia Municipal, disseram "raios e coriscos" da mesma...

Foi sugerido o encontro de sinergias com parcerias que a todos contentem. A atração de pessoas, de postos de trabalho e de investimento... Digo eu: o antigo/ moderno problema, tal como um crescimento sustentável da Figueira da Foz, lojas âncora que todos procuram mas só encontram fora de portas, crescimento atrativo que se expanda até às Freguesias (Coimbra conseguiu!), equipamentos de que a cidade carece em absoluto, modernização, reparação dos edifícios antigos, quebrar com a sazonalidade e apostar fortemente em algo que seja uma "imagem de marca" e não carnavais que há por todo o lado e outros eventos, que também há por todo o lado. Na conferência até deram como exemplo "Óbidos Cidade Natal... E Óbidos cidade do chocolate". Ora aí está como se inova e chama gente de todo o lado sem cópias baratas do que já há em toda a parte. Mais conferências destas e versando diferentes assuntos, são sempre muito bem vindas!

Pois mesmo sem pertencerem à "LISTA VIP"... Tenham uma PÁSCOA FELIZ e, se possível, Solidária.