sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ILUMINAÇÕES E ILUMINADOS




As televisões, os jornais e as rádios estão em campanha permanente por Marcelo Rebelo de Sousa. As sondagens, idem, idem, aspas, aspas... tudo congrega esforços para catapultar Marcelo Rebelo de Sousa para a Presidência da República. Tudo se conjuga para que assim seja... 2 candidaturas da área do PS, o professor Sampaio da Nóvoa, independente, e a militante Socialista Maria de Belém Roseira.

O Bloco de Esquerda  e o PCP sabem, com toda a certeza, o que estão a fazer. Ajudar a eleger Marcelo Rebelo de Sousa e o aparecimento de 2 candidatos da área Socialista, também sabem que isso não ajuda nada, apesar de não decidir. As coisas devia ser feitas de outra maneira, desde início. Mas não foram feitas...  Será que ainda poderá haver surpresas? Nunca me esquecerei do "duelo" Mário Soares vs Freitas do Amaral, lembram-se?

O "dono disto tudo" foi libertado!!! Ricardo Salgado pode passear-se com toda a propriedade... A justiça fez-lhe o obséquio... Eu farto-me de dizer que a justiça é para os ricos, para os pobres será a injustiça!? 

Será que os vândalos que andam a "atacar" a Serra da Boa Viagem, não têm mais que fazer? Prova de uma demência e falta de princípios assustadora. A pouco e pouco vão-se perdendo os valores humanos... Aliás,  os animais não destroem por destruir, só o fazem em defesa própria ou para a sua subsistência. Há pessoas que aprendiam muito com os animais...

O caso " Rádio Clube Foz do Mondego" continua a exaltar ânimos e a mexer com os sentimentos dos figueirenses. Urgia uma explicação cabal do sucedido...  Porquê, se outras terras de menores dimensões têm as suas rádios locais?

O vereador António Tavares foi distinguido com o Prémio Leya com o romance: "O Coro dos Defuntos " que retrata, magistralmente, a ruralidade portuguesa de 1968 a 1974.
De notar que o seu livro "As Palavras Que me Deverão Guiar Um Dia" foi finalista do mesmo Prémio. E, segundo o escritor/vereador, está já outro livro na "forja"  bem adiantado. Muitos Parabéns. Gostei imenso do que li. Sem dúvida um escritor muito promissor. A cultura desta cidade, está bem entregue.

No dia 13 de Dezembro, domingo,  inaugura-se o Centro de Saúde de Lavos, situado em Santa Luzia. Ficará assim, muito mais protegida, a população da margem sul. A inauguração está marcada para as 11H30. Uma obra importante que merece destaque.

As iluminações de Natal parece estarem a causar desagrado em parte da população. De facto, a Rua da República está muito, muito pobrezinha. A iluminação escolhida não deve nada à beleza. Para mais tem imensos ramos/secções fundidas, deve ter sido a preço de saldo..

O dinheiro não dá para tudo porque no Jardim Municipal aconteceu magia para pequenos e graúdos. Aí sim, respira-se Natal. Mas por favor podiam ter tido mais cuidado com a escolha da iluminação. Nunca vi nada tão pobre.

São as ILUMINAÇÕES E ILUMINADOS.

43 comentários:

  1. Eu na Rua da República preferiria não pôr nada! O que esta colocado é vergonhoso para a rua principal de entrada na Figueira. Vergonhosooooo.

    ResponderEliminar
  2. Este texto está excelente mas eu gostava mais e a cidade também gostava mais era se o vereador fosse distinguido com o prémio da praia mais limpa isso sim é que era um prémio que interessaria mais aos Figueirenses amantes da sua terra.
    Quanto á sua fraze: a cultura da cidade está bem entregue--- Con certeza que não está a pensar aos srs que entregaram a rádio nem nos srs que a receberam.

    ResponderEliminar
  3. Prece-me não haver dúvida que Marcelo vai ganhar.
    Quanto ao vereador parece-me um bom escritor já que na vereação não passa de um porta voz do presidente.
    É de lamentar que não tenha estado presente na plantação de pinheiros no projecto alerta costeiro.
    Nas iluminações estou de acordo dinheiro mal distribuído.

    ResponderEliminar
  4. O vereador é um bom escritor e está revoltado com o fecho das livrarias é pena que não se revolte tambem contra o aspecto que tem a praia para quem a contempla da avenida pavonear-se com prémios e ter a praia naquele estado é um absurdo quanto as festas e iluminações é que temos.
    Gostei do jardim de natal.
    O sr. presidente está de parabéns

    ResponderEliminar
  5. Tambem gostei da ideia do jardim de natal assim o tempo ajude mas parece que não.
    O programa das festas é atractivo mas realmente não houve muito cuidado na questão da iluminação.
    Quanto ao escritor um pouco mais de humildade e simplicidade não lhe fazia nada mal.
    Também duas palavras sobre a rádio.
    Tristeza simplesmente uma tristeza os arautos defensores da cidade partiram os seus pés de barro caminham assobiando para o lado como se nada fosse com eles.
    Mas já ninguém os livra de ficar na historia da comunicação social Figueirense pelos piores motivos.

    ResponderEliminar
  6. Será que pregaram a porta da rádio? Ouvi dizer que foi o manel Domingues que deu os pregos, parece que ainda tinha lá muitos de 2008.

    ResponderEliminar
  7. ALGUÉM TEM QUE VIR A TERREIRO EXPLICAR O QUE É QUE SE PASSOU COM A RADIO CLUBE FOZ DO MONDEGO... U R G E N T E!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo das 22´11 não me admiro nada mas para pregar a porta da radio acho que já não vai com pregos só com cavilhas tal é o estado daquilo.
    Se não der com cavilhas solda-se com um maçarico a gaz.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo das 00.29 o que se passou e o que se está a passar com a rádio toda gente sabe passou-se uma vergonha.
    Entregaram a rádio a quem se está marinbando para os interesses da cidade e não cumpre os preceitos para as quais as rádios locais foram criadas.
    Grandes blocos noticiosos do concelho-----ZERO
    Acompanhamento de actividades em directo---zero
    Desporto do concelho ao fim de semana ---zero
    Relatos do ginásio---zero
    Relatos da naval-----zero
    Reportagens do exterior na cidade ---zero
    Acções junto de clubes e associações ----zero
    Divulgação da riqueza do concelho---zero
    Interactividade com a população----- zero
    Divulgação de tradições culturais ---zero
    Prospecção pelas freguesias ---zero.
    Como é que esta gente se atreve ainda a pedir apoio ao comércio local?
    É mau de mais para ser verdade.


    ResponderEliminar
  10. Isto é uma palhaçada esta terra! Tivesse o climático ganho as eleições, penso que a palhaçada seria muito maior (tenho a certeza), mas esta câmara já começa a ser bafienta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem foi inaugurado um Centro de Saúde em Lavos que nos deve orgulhar. O quartel dos Bombeiros Municipais, está uma obra decente a ível nacional, o espelho de água e a intervenção no mercado, nas estradas agora asfaltadas, no projeto para a praia que a seu tempo será conhecido, nas intervenções já decididas com grande probabilidade de termos o nosso jardim como sonhámos, foi o que ouvi, de muita coisa que ouvi. Acho que, para quem recebeu uma Câmara falida, essa sua conversa não pega. Quanto à rádio, perguntem ao Patrão Disto Tudo e apertem com ele, ele é que era o dono da Rádio e vcs sabem-no bem... O climático só percebe de charutadas, o resto é passatempo. Ou então de festarolas diárias para torrar o nosso dinheiro.

      Eliminar
    2. O Climático é uma desgraça!
      Só ele é que acha ser um grande senhor!
      Mas o gajo é como as baratas, nem a radioactividade as mata...Agarra-se a tudo e a todos, para sobreviver e com isso vai enterrando o PPDê! Ainda bem!
      O presidente tem se desenrascado com as coisitas que o Duarte Silva lhe deixou, e tem teve sorte com o Sunset e mais umas coisas, tudo o resto é fruto do acaso! Julgava que o PS, fosse capaz de melhor, para mim tem sido pouco!

      Eliminar
  11. Meu amigo do comentário das 12.27 convém que lhe esclareça meia dúzia de coisas:
    Centro de saúde em Lavos devesse á luta constante de uma população e de um grande presidente de junta.
    Quartel dos bombeiros inaugurado e ocupado sem estar devidamente acabado.
    Espelho de água.. sujeira de água parada que não é limpa.
    Intervenção no mercado que continua abandonado quase todos os dias sem clientes nem motivos de interesse.
    Jardim de sonho.. sujo e sem o prometido coreto á muito tempo prometido.
    Se se lembrar mais de alguma coisa diga.
    Quanto ao patrão da rádio ele é de que partido?
    é do partido do climático?
    Acho que se não sabe devia informar-se qual era o partido que ultimamente dominava a rádio e que nos ofereceu esta linda prenda de natal relatada no comentário das 09.44.
    Quanto ao climático estou de acordo consigo mas uns enganam-nos com charutadas outros enganam-nos com piratas e sunsetes sabe o que lhe digo já lá dizia um sr. é tudo farinha do mesmo saco.
    Uns pregam portas outros fazem reuniões de camara á porta fechada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. emigraram os jovens audazes de que o País tanto precisa e ficam os maldizentes...

      Eliminar
  12. Meu sr das 12.21 entre palhaçadas e pirataria não sei o que hei-de escolher.
    Una poem pregos nas portas outros tem pregos na boca e limitam se a acenar com a cabeça de cima e para baixo á ordem de quem manda enquanto coçam o rabo pelas paredes da camara.
    Mas a nossa sorte é que quem manda não lhes dá importância nenhuma.
    Estão na prateleira e estão muito bem.

    ResponderEliminar
  13. Sabem quem ganhou o orçamento participativo?

    Ouvi dizer que foi a tuna Imperial Neptuna...

    A ser verdade, a situação é, no mínimo vergonhosa !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que imaginação fertil. Aproveite e faça ginástica...

      Eliminar
    2. Quem é que vai vender os equipamentos? Fica a pergunta!

      Eliminar
    3. A única proposta que viu o território como um todo, tinha tudo para ganhar, viesse a proposta de quem viesse, é que a Figueira da foz não é só a cidade, a praia e o jardim municipal...também existem freguesias rurais que têm população inetessada e que paga os mesmos impostos que todos os outros.

      Eliminar
  14. Mas afinal quem ganhou o orçamento participativo?

    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhe respondi, equipamentos de ginástica em várias freguesias.

      Eliminar
  15. Caro sr. das 17.29 ...ficam os maldizentes... Não! ficam aqueles que dizem o que vocês não gostam de ouvir.
    Ficam aqueles que dizem que vocês se não fosse a qualidade do presidente já tinham vendido a cidade.
    Ficam aqueles que dizem que os srs do vosso partido assassinaram a rádio.
    Ficam aqueles que dizem que vocês na camara não passam de simples peças decorativas.
    Ficam aqueles que dizem que vocês para chegar ao poder valeu tudo menos tirar olhos.
    Sabe o que lhe digo tome um xanax que isso passa-lhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E confirma que apenas sabe dizer mal. Não gostam de ouvir? Voces quem? O Sr. é que tem de se medicar porque está muito infeliz com a vida. Ouço e leio tudo mas aprecio mais quem puxa a Cidade pra cima. Já agora por acaso sabe se o grande presidente de junta esteve ligado aos pregos na porta?

      Eliminar
  16. Se agora ocorressem eleições autárquicas, quem seriam os candidatos? Teríamos candidaturas da categoria das apresentadas em 2013?
    É um exercício difícil? Não!
    O PSD iria recorrer à mesma estratégia, e o PS?
    Vejamos que no PS, o Juiz não foi convidado para nada, e a desculpa para ser ministro por 6 meses, não estava interessado. Mas, será que a estrutura local iria apoiá-lo? Claro, não tinham outro remédio, e bem. Todavia as hostes socialistas, estão partidas e alguns senhores continuam à janela, mas com vontade de ser candidatos.
    Que faria diferente, um presidente para o período (hipotético), 2015-2019? Qual seria a primeira medida?
    Na minha óptica, deveria aproximar-se das necessidades da cidade, e de todos as suas infraestruturas, mais propriamente estradas e acessos, quer sejam do domínio autárquico ou da administração central! Em seguida a fixação e captação de população, servindo-se de uma reorganização da cidade/com objectivos urbanísticos diferentes, e sobretudo que alavanquem a parte histórica da cidade. E sobretudo potenciar muito a formação profissional e se possível o ensino superior, como forma de alavancagem da procura e sustentabilidade futura.
    Sendo certo que o Portugal 2020, deve ser leitura de cabeceira do presidente. O Turismo é importante, e deve ser avaliado a forma como se potência as nossas qualidades, sem as loucuras de outrora, e refiro-me à Figueira grande turismo, que esbanjou milhões em megalomanias próprias do candidato PSD, Miguel Almeida.
    Há tanta coisa que devemos avaliar, e sobretudo pensar naquilo que não devemos repetir, e isso ficou claro nas últimas eleições, rejeição total da política dos 12 meses, 12 festas e foguetes a toda a hora!
    Se não queremos isto, queremos uma política democrática, sem tiques de partidarismo que começam a surgir de forma preocupante, com constantes manobras e compadrios! Tenho muita pena, mas isso está a acontecer e tem de acabar. Não basta malhar na oposição, quando o povo, está à espera de honestidade e apoio! Não se faça como a oposição quando foi poder! Aproveitem enquanto o povo está esclarecido e acredita na vossa palavra! A oposição será está até ao final do mandato, e carrega o passado do Duarte Silva, e do Miguel Almeida, o que é aterredoramente mau, para esse partido! Portanto aproveitem, enquanto não tomam outro rumo, é que sem estarmos a contar, aparece um novo actor, um criador de galinhas e lá ficamos à rasca! O garante do PSD esmaltado, e a imagem do senhor do caribe, por si só tem sido suficiente, mas isso nao dura para sempre.
    Um dia a democracia funciona na rua da liberdade, e como já disse, vamos tremer.

    Um amigo preocupado, sobretudo com a Figueira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a Figueira ou o futuro do PS?
      12 Meses 12 festas é de fato demagogia barata própria do autor, mas coreto e aldeia do mar é o quê? Aldrabice, concorda? Li o seu texto e parece-me se que se hà trabalho vivível deste executivo é na requalificação das nossas estradas.
      A fixação e atração de população afeta quase todo o País e é tema á anos de debates nacionais sem vermos grandes soluções. Não é problema que se resolva durante uma geração.
      pode-se sempre fazer como o outro e dar 500 euros para se ter mais filhos ou eventualmente construir uma mesquita para sermos primeira escolha na imigração.
      Não leve a mal. cps.

      Eliminar
  17. Se agora ocorressem eleições autárquicas ganharia certamente quem trouxesse o José Cid mais vezes.

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que o Ataíde ganhava as eleições!
    Não há alternativa!
    Sim, o Miguel não é alternativa, nem para a associação do fundo da rua!
    Se quiserem tornar terrenos áridos, secos ou desérticos, chamem esta homem que ele seca tudo! Tuuuuuuuuuuudoooo!! Nem um gota de água...!

    Eu votei na segunda vez Atáide, na primeira votei 100%! Embora reconheça que este Presidente deixa um bocado a desejar, mas prefiro votar nele outra vez. Só mudarei com uma alternativa credível!


    ResponderEliminar
  19. Ao sr. das 16.19.
    O climático é uma desgraça?E aqueles que entregaram a rádio ou seja que assassinaram a rádio são o quê?
    Você diz que: O presidente tem se desenrascado Julgava que o PS, fosse capaz de melhor.
    Pois julgava mal.
    Este ps se não fosse a tenacidade deste presidente já tinha fechado a cidade para obras veja o que fizeram com a rádio.
    Felizmente que o presidente não lhes passa cartuxo e não se mete em politiquices.
    A malta do PSD pregou as portas e se não fosse este presidente este PS á muito que já tinha pregado as portas da cidade.

    ResponderEliminar
  20. Sim tambem acho que o presidente voltava a ganhar mas atenção ganha ele e não PS porque esses coitados são umas baratas tontas.
    Nem o PSD nem o PS tem gente á altura da presidencia.
    O PSD está esfrangalhado e o PS tem que recorrer a um independente tanto uns como outros não teem ninguem com classe para o lugar.
    É uma pobreza franciscana.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro das 22.22 das portas do PSD talvêz não.
    Mas uma vez que forem os srs. do PS que pregaram as portas da rádio não terá ele fornecido os pregos.
    Pois você deve gostar é de quem puxa a cidade para baixo.
    Já agora se conhece o Presidente da junta dê-lhe um mapa da cidade para ver se ele manda limpar a parte histórica da zona do vale.
    Quanto á medicação não se preocupe eu ainda voto onde quero não sou um pau mandado

    ResponderEliminar
  22. Falasse tanto em 12 meses doze festas.
    Mas o que é facto é que estes srs fazem as 12 festas em muito menos tempo.
    O outro era 12 meses 12 festas .
    Estes são 6 meses 12 festas com reforço de mais 6 festas no verão.

    ResponderEliminar
  23. Projecto surf nocturno no Cadedelo...

    O projecto para a iluminação que tornaria possível a prática do surf nocturno no Cabedelo, foi entregue à Câmara em 2011, pelo arquitecto Miguel Figueira, na sequência do desafio lançado em 2010.
    Os postes, encontram-se no local, desde o dia 10 de dezembro de 2014, deitados no mesmo sítio onde os deixaram...
    Devem estar a descansar da quilometragem que já traziam...
    Entretanto, por exemplo Vagos, em setembro de 2014, Cortegaça, em Agosto último, Carcavelos, já testaram a ideia de promover a prática do surf à noite.
    Mais uma vez, o surf na Figueira foi ultrapassado...
    Mas não tem sido por falta de ideias. As ideias existem.
    Neste caso concreto, o projecto foi entregue pelo arquitecto Miguel Figueira, em 2011, à Câmara, mas, até agora, ficou na gaveta.
    Numa foto de António Agostinho, pode ver-se os 2 postes, no local onde foram colocados há mais de 1 ano!

    ResponderEliminar
  24. Tem a certeza que os postes se destinam a esse fim?

    ResponderEliminar
  25. Caro amigo das 09.59 não tarda os srs do PS estão a dizer que o projecto não anda por causa do climático ou que o projecto não anda porque a oposição é fraca.
    Quanto ao anónimo das 17.46 eu penso que os postes não eram para esse fim, eram para iluminar a casa do pato donald mas ainda não chegaram as lampadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ara nao ficar apenas no mundo da BD saiba que os postes se destinam a iluminacao do campo de futebol do Cova Gala.

      Eliminar
  26. Quantas mais mortes são necessárias, na passadeira do Mc Donald's?

    O Sr. Presidente da Câmara que fac alguma coisa, já alguém aqui falou, nas acessibilidades como forma de desenvolvimento.
    Vejam que temos rotundas seguidas de passadeiras, nunca vi tamanha incongruência rodoviária.
    Não se faça política com isto, mas faça-se a alteração necessária.

    Mudem as passadeiras, iluminem aquela zona com led's aéreos.

    Já chega de José cidade, piratas, e porcaria sem interesse.


    Façam alguma coisa.
    Eu neste momento não votaria no PS. Tenho a certeza q não. Preferia nem votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: nem PS, nem neste PSD (cambada de caxopada e incompetentes)

      preferia não votar...mas este PS também não

      Eliminar
  27. 'E muita festarola a mais. Qualquer dia estão como o Santana. Fazer obras de vulto e que são necessárias não. Interessa é falar no saneamento financeiro. Já parecem a coligação Páf com a paranoia das contas. Deixar as contas saldadas e não fazer obra tb é uma grande mer..........a! Por isso a Figueira continua a marcar passo. Inauguram-se porcarias, fazem-se piratarias, e outras parvoíces e alindar a cidade e atrair lojas e investimento para modernizar a cidade = ZERO. Que porcaria de presidência, que fantochada de peixeiro com as suas carnavaladas. Só visto. Entretanto mais uma vitima do fechar de olhos às zonas perigosas da cidade. Isso, deixem andar!!!

    ResponderEliminar
  28. Este PS está de todo depois do que fizeram á rádio já nem me admirava que mudassem o rio Mondego para as abadias.

    ResponderEliminar
  29. Quanto á rádio os srs do PS estão caladinhos que nem ratos fizeram porcaria e não lhes interessa falar muito.
    Aqui se vê os que estes srs fariam se mandassem alguma coisa na câmara com certeza que tal como fizeram na rádio já teriam entregue a cidade a gente de fora.

    ResponderEliminar
  30. Sobre o assunto da rádio só tenho a fazer um apelo ao comercio local e a todas as estruturas Figueirenses.
    Um bloqueio já a esta rádio que não se identifica com a cidade e não zela e nem serve os interesses concelhios.
    Um rotundo não a esta rádio que falta ao respeito a 130 anos de cultura traindo os princípios da razão da sua existência.
    O concelho não pode apoiar quem abandona os seus valores culturais.

    ResponderEliminar
  31. Caro amigo das 14.33 eu vou mais longe um pedido de explicações aos srs que transformaram a rádio numa pouca vergonha num verdadeiro desrespeito aos mais elementares valores da cultura de um concelho inteiro, um atentado á verdadeira razão para a qual foi criada.
    A cidade e o concelho não pode nem devem ficar indiferentes a este atropelo á sua historia cultural.

    ResponderEliminar
  32. O arauto defensor da sua terra senhor com algumas responsabilidades cá no burgo acérrimo defensor de um partido de poder mandou ás malvas a cultura da terra que diz defender entregando a rádio a gente que pelos vistos não tem o mínimo respeito pela região.
    Será que não havia na cidade gente com capacidade para assumir o projecto?Todos sabemos que sim mas a incompetência não tem limites e então o resultado é este uma radio do concelho com uma frequência por direito atribuída ao concelho faz tudo menos servir os interesses do seu próprio concelho.

    ResponderEliminar