quinta-feira, 27 de agosto de 2015

JÁ MEXE!



Homenageado o ilustre figueirense Manuel Fernandes Thomaz. É sempre no dia 24 de Agosto e reune algumas personalidades figueirenses e não só... Esta efeméride está ligada à Maçonaria que, como todos sabemos, é uma força dentro e fora do país!

A organização do Film Art está de candeias às avessas com o presidente João Ataíde... Motivo: o segundo ano consecutivo em que não se realiza o "drive-in" na praça do Forte, sendo, à ultima hora suspenso, para desagrado total da organização. Parece-me que faltou uma explicação para a suspensão... Diz o responsável principal do certame que a praça foi feita para receber eventos mas, ironizou, só para o José Cid!

Os Socialistas já andaram por aí em campanha com a cabeça de lista por Coimbra, Helena Freitas, entre outros.
Tudo muito desanimado, muito sem jeito nenhum. Cada vez vão faltando mais sinergias e pessoas que se viam dantes impregnar de vida estas manifestações.

O problema é que, cada vez mais, as pessoas estão divorciadas da política, saturadas, desencantadas. E não é para menos. O costume é prometer-se tudo em campanha e depois, com a maior falta de vergonha na cara, fazer precisamente o contrário!

Espero que os portugueses mostrem maturidade e saibam separar o trigo do joio.

Parece impossível o que a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, acordou com respeito à captura de sardinha! O presidente da Cooperativa  de produtores de Peixe Centro Litoral, António Miguel Lé,  cuja sede é na Figueira da Foz, estava  completamente desolado com a situação de falta de diálogo da Ministra. Por aqui ainda não está esgotada a quota de captura que deverá ir até outubro... Mas depois as coisas ficam muito más e o desespero é total. Já hoje teve lugar um encontro com a ministra, mas esta mostra-se irredutível.

Pronto lá foi o verão! O tempo já lembra mais o outono. Vamos lá a ver se as hostes acalmam com as festarias. Já não há pachorra para tanto dinheiro mal gasto. Preocupem-se com infra-estruturas, com melhoramentos na cidade, com arranjo de caminhos, com tudo o que falta fazer e não se faz. Afinal, está quase tudo por fazer e o dinheiro é muito mal empregado em certas "macacadas".

Para mestre cerimónias, já cá tivemos um! Nada que se compare, claro! Aquele até estalava foguetes todos os dias! Mas convém desenvolver e moderrnizar a cidade com as valências que ainda não tem e que se vêem em todas as cidades de veraneio, de igual importância.
Mas também é preciso dizer que já se fizeram coisas muito bem feitas. A zona do Forte está lindíssima.

Cá pelo burgo já anda tudo em reuniões e mais reuniões com vistas às próximas eleições... JÁ MEXE!



23 comentários:

  1. Pois olhe que eu não vejo grande diferença nas festanças.

    ResponderEliminar
  2. Santana sai de pista, PCP pode apoiar Nóvoa




    O tempo passa e não há forma das presidenciais saírem do caminho das legislativas, que são ali mesmo ao virar da esquina. Na semana passada tudo girou em torno do avanço anunciado de Maria de Belém, agora foi a vez da desistência inesperada de Pedro Santana Lopes.


    Estão com mais juizo que o PS!

    ResponderEliminar
  3. Então e o jardim? E o coreto? E quando é que arranca a piscina coberta? Vergonha, nem uma piscina decente existe na cidade. É só festas.

    ResponderEliminar
  4. A promessa do coreto foi cumprida recolocaram o coreto só que se enganaram no sitio.

    ResponderEliminar
  5. Já chateia olhar só para a Figueira como estância de veraneio! Chateia mesmoooo. A Figueira é muito mais do que isso e, os residentes, que passam aqui todo o ano têem que ter perpectivas e alegrias e não um deserto árido em que a Figueira se torna nos meses seguintes à época de praia! NINGUÉM, digo: NINGUÉM, foi capaz de acabar com a sazonalidade nem criatr pontos de interesse, p.ex. comerciais para atrair visitantes de inverno, porque a Figueira continua maravilhosa com este mar imenso, durante todo o ano. Mas o comércio é o que se vê, uns Centros Comerciais de caracacá, que não são mais que mercearias em ponto um bocado maior. Acaso pensam que os Centros Comerciais vivem só dos naturais das cidades? NÃO e NÃO, vivo em Coimbra e encontro lá montanhas de gente da Figueira às compras. Meto conversa com elas e, de vestir, não compram NADA na Figueira, porque faltam as lojas âncora, as marcas de que gostam. E a Universidade que deu tanta vida à cidade? E a piscina coberta? Está TUDO POR FAZER. Deixem-se de festas, poupem esse dinheiro e comecem por arranjar as fachadas antigas, limpar os canaviais e o mato ao pé das casas, asfaltar ao pé das casas, LIMPAR, por mais vidrões e pontos de recolha de lixos, lavem mais as ruas, arrajem o jardim como prometeram, ponham flores em todo o lado e policiem as ruas que estão perigosas à noite. Fico desolado qd vejo Coimbra expandir-se e crescer (claro tem a Universidade e os CHUC), mas em escala menor, façam alguma coisa, mexam-se iRRA!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Pois sem sardinha como é que a gente vai passar ferias ao Brasil?

    ResponderEliminar
  7. Um aplauso para o comentario das 15.19.
    Tá aí alguem do PS ? Aloooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  8. Eu posso ser do BE, do PCP, do PS, do CDS-PP, do PSD. Isso não diz respeito a ninguém. Procuro ser isento e dizer o que penso. Neste blogue, todos têm direito a opinar. Mas, se não gostarem, ignorem simplesmente. Já tive mais paciência para certas postagens... Qualquer dia, acabo mesmo com o blogue. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Linda Figueira.o das 22.03 e das 22.09 são os mesmos palhaços que miseravelmente desconhecem o trabalho que tem prestado à Figueira atacando indescriminadamente, e muito bem, para um lado e para o outro. Só não vê o trabalho que tem prestado quem é ceguinho e mal intencionado. Este é simplesmente o melhor blogue para mim. Não desista da sua obra de cidadania. Ainda postou o que este papalvo escreveu. Aqui demonstra a sua liberdade de express´~ao e democracia. Parabéns pelo texto e avante que eu sou PCP mas admiro o seu trabalho. Bom fim de semana para si e família. CONTINUE POR FAVOR.

      Eliminar
    2. Não lhes faça a vontade. Para o bem e para o mal, este local ainda é o único que vai animando as hostes. Como sabe, muitos dos "carolas" vêm aqui ler o que se vai dizendo pelos corredores e ou retiros de enche panças. Não lhes faça mesmo a vontade. Continue.

      Eliminar
  9. Ainda estava para saber porque é que não se ouviram a dizer nada de não ir nas listas quem ganhou na Figueira. tá tudo caladinho, porquê? É normal esta situação?

    ResponderEliminar
  10. O que interessa são ideias, projetos para Portugal e para os portugueses. Porque para os sorrisos de plástico. as bandeirolas, os apertos de mão... Já vai faltando pachorra para esse circo!

    ResponderEliminar
  11. Reza a história que o famoso estudo encomendado pela autarquia, que projecta um défice demográfico em 2031, onde a figueira terá menos 8500 pessoas, e isto deixa-nos a pensar, para onde vão os jovens e as suas famílias? Resposta: para outros locais do país, ou para o estrangeiro e depois regressam em Agosto para banhos, influenciado e engrossando o Turismo Figueirense. E depois os senhores, se forem vivos batem palmas ao sucesso do Turismo local, feito À base de ex locais.

    Pergunto, o que é que o Sr Presidente da Câmara, especialista em baboseiras, está a pensar em fazer?
    Quanto à oposição, dela já não espero nada, pois o seu líder apenas diz que não desiste e que é perseverante quanto ao futuro do concelho blá blá blá .... mas por norma começa sempre a casa pelo telhado. Sabem porquê? Porque nunca fez nenhuma casa, e a que esteve para fazer, quando chegou a altura de agarrar nos baldes de massa ...... tá quieto!!!!.

    Já alguém falou em reduzir o IMI, em 10% para as famílias com filhos? Já saiu a circular das finanças, que refere o nº 13º do artigo 112 do CIMI. como a possibilidade das autarquias poderem beneficiar as familias, com esta situação.

    Acrescento que caso a Figueira não tome esta opção, vamos pelo caminho do esgoto, tal como os estudos da autarquia, as baboseiras do Presidente da Câmara, as megalomanias do líder da oposição.

    Mas gostam é de circo e ler uns recortes de uns estudos, decalcar políticas de outros locais etc etc

    Ou vamos assistir À maior das baboseiras, referindo-se ao esforço financeiro que a autarquia faz para equilibrar as suas contas, não sendo possível colocar isto em prática.

    Resumindo, não será muito diferente do governo social democrata! Como pode este senhor, fazer campanha por Costa???

    Apresentem respostas aos Figueirenses, comuniquem ao povo, de reduzem ao não o IMI, por esta Via!!

    ResponderEliminar
  12. Quando é a proxíma Assembleia Municipal?
    Os senhores deputados, devem solicitar ao sr presidente, para incluir esse ponto na agenda.
    O partido socialista tem jovens deputados, tais com o sr. Mário e o sr. Joca, que gostam de usar as suas influências para abrir bares, e conseguir concessões, mas agora é preciso fazer jus, aos cargos que ocupam.

    10% para um filho 15% para dois filhos 20% para três filhos

    Esta regra do IMI, é deveras importante para contrariar a fuga dos nossos jovens para outros locais, quer no estrageiro ou mesmo por outras regiões.

    Neste momento, a Câmara é refém do seu estudo, pois se vem dizer que é só um estudo, e vale o que vale. Façam o favor de pagar dos vossos bolsos (vereadores e presidente), o custo do estudo!

    É desta que vamos ver o que os Senhores valem .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joca e Marito são a face visível de quem nada faz pelo partido e concelho e vivem bem nos bares que lhe são facilitados. e já agora por onde anda o pescador que tanto refilava e desde que tomou conta da junta de buarcos nunca mais ninguém o ouviu. volta vitor coelho que anseio por ti. esta cidade está entregue a mansos. ninguém quer saber do seu estado lastimoso. está triste e triste vai ficar enquanto não correrem com os pedantes que tomaram conta do poder.

      Eliminar
    2. VOLTA VITOR COELHO PARA DARES UMA CARRINHA NOVINHA EM FOLHA À MISERICÓRDIA AO TEU AMIGO DO GINÁSIO O "PANCADA" QUE DE PANCADA NÃO TEM NADA; SABE BEM AVIAR A VIDINHA!!!!!!!!

      Eliminar
    3. IGNORÂNCIA OU MÁ FÉ. A CARRINHA FOI COMPROMETIDA PELO EECUTIVO ANTERIOR, SENDO PRESIDENTE O SR GIL ?????. O EXECUTIVO DE VITOR COELHO SOMENTE CUMPRIU O DECIDIDO NO MANDATO ANTERIOR.

      Eliminar
    4. Não, NÃO! O RAPAPÉ FOI FEITO NO TEMPO DO GIL, TB DA COMANDITA DO PANCADA GINASISTA... E QUEM É QUE ERA MAIS PAPISTA QUE O PAPA, NÃO OUVIU A VOIZ QUE SE LEVANTOU DE QUEM JÁ LÁ ESTAVA HÁ MUITO TEMPO E AVANÇOU MESMO, QUEM, QUEM? ESSE MESMO, PORQUE O GIL NÃO CHEGOU TÃO LONGE; CHUTOU PARA CANTO, QUEM VIESSE QUE FECHASSE A PORTA!!! E ELA DEVIA TER SIDO/ DEVIA TER SIDO FECHADA: A bola estava nas mãos de quem quis cumprir UMA TOLICE que é, até hoje, CONDENADA! A Misericórdia está cheia de dinheiro não precisava do dinheiro de uma simples Junta de Freguesia, e o PRESIDENTE DA JUNTA SABIA DISSO, quem não sabe????????

      Eliminar
  13. É difícil lidar com gente tão séria e isenta, como é o caso dos senhores anteriormente referenciados, ou como o sr deputado, ou o líder da oposição!
    Todos se movimentam junto do povo, prometendo ao povo que são diferentes, mas no fundo são piores dos que estão ou estavam, sendo já certo que o querem é retirar vantagens das posições que ocupam!!! É essa a verdadeira missão desses senhores, engordar por conta do estado e lançar criticas a terceiros, criando cortinas de fumo.

    Há dias vi como se esgrimava o líder da oposição com um "amigo" de uma rede social, que o acusava (e bem) de prometer mundos e fundos, mas quando esteve como executivo da câmara, foi o que foi. Um "regabofe" absoluto em toda linha, este habilmente (ou não), tentava lançar questões (cortinas de fumo) na tentativa de disfarçar a situação. Eu digo, isto é mau de mais! Este senhor não vai para além de meia dúzia de banalidades, com as quais os senhores socialistas, convivem muito bem! Aliás, dão-se tão bem, que apesar de tudo ganham as próxima eleições autárquicas, pois nas últimas já esmagaram ...! Eu não me revejo nas politicas municipais, e não me vejo a votar neste senhor como alternativa, ou alguma coisa que ele lidere! É impossível! Estou preocupado, porque sem sombra de dúvida o partido socialista está tóxico, está com tiques de poder e é assumidamente mau para a Figueira da Foz, porém escasseiam alternativas, infelizmente para quem ainda consegue ter a saudável estupidez, de saber que é possível fazer melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não escasseiam alternativas. Elas não são é admitidas dentro do bafioso do dirigismo local e regional e o presidente da câmara também as recusa. assim sempre vão levando a água ao seu moinho, cada um há sua maneira. basta ver que o ps não reúne e eebate internamente as questões que foram prometidas no seu programa e não são cumpridas. os autarcas e dirigentes sabem das noticias pelos jornais. as estratégias são debatidas em almoçaradas em brenha e s. pedro, e postas em prática sem qualquer informação prévia. depois é chegado o momento de os levar ao colo e lá está a carneirada para bater palmas.

      Eliminar
  14. Oh senhores, não se incomodem com tamanhos políticos!
    Vós sois esquecidos, numa corte tão pequena e tão pouco despoluída! Antigamente tínhamos a associação império jovem, a fazer as maiores estropiarias, conseguindo inclusive arrebanhar serviços camarários, subsídios e por aí fora! Vêem agora beliscar pessoas, que apenas procuram trabalhar naquilo que sabem, e no bom ambiente que proporcionam! Recordo que o Presidente dessa "corajosa" associação, é o actual Presidente do PSD, coadjuvado pelo actual Presidente da mesa do PPD!! Não se implique apenas com o Miguel Almeida, este realmente tem telhados de vidro, mas o homem é bom nas tais "cortinas de fumo", acho que dispensa apresentações! Mas esses senhores, que tentam beliscar outros, devem começar por liderar um processo de desinfecção pessoal e posteriormente colectiva, pois já conseguiram contagiar terceiros, com a sua "fragância"!! Que é tão boa que provoca o afastamento absoluto das suas gentes!

    Vão à n...erda pá!!

    ResponderEliminar
  15. O Sr Presidente da Câmara, também não fazia parte de um comissariado qualquer para os refugiados?
    A Figueira também vai receber refugiados?? Cabe À sua consciência propor-se a tamanho desígnio que tanto honraria a cidade, não que ter receio, mas sim a capacidade e sobretudo a humanidade que tem de aparecer nestes momentos! Não basta as pequenas palavras, mas sim as grandes atitudes, independentemente do que algumas pessoas mesquinhas possam pensar! A misericórdia da Figueira não se mete nisso, porque quer é dinheiro para pagar a tachistas do ginásio etc etc
    Cabe ao Sr. Presidente fazer alguma coisa, antes que seja ultrapassado pela fraca e cinzenta oposição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na continuidade. A Figueira foi a cidade que mais construiu e recebeu etnia gigana. porque não agora continuar a receber alegados refugiados? sempre se combatia a perca de população e se arranjava malta para limpar as ruas e as matas.

      Eliminar