segunda-feira, 4 de maio de 2015

O AREAL DA PRAIA!




A praia da Figueira da Foz, sempre teve umas dimensões que seriam uma ótima hipótese de serem aproveitadas para  fazer nascer ali, algo que fosse uma mais-valia para a cidade e para os visitantes.

Há uns anos atrás, a praia era sempre limpa atempadamente, ficando o areal branquinho, muito agradável a quem via e utilizava a praia.

Acontece que as suas dimensões podem e devem ser aproveitadas, com gosto, de uma maneira elegante e ponderada, que não cause choque, bem pelo contrário.

Já não se fala no custo exorbitante necessário à sua limpeza, mas tão somente a dinheiro deitado fora porque, em bem da verdade, aquela parte do areal junto ao muro nunca é utilizada pelos veraneantes, nem por ninguém. De salientar que o custo anual da limpeza da totalidade do areal ronda os 150 mil euros.

Não me repugna repensar o imenso areal. Não gosto de ver como atualmente está. Mas, no enquadramento do oásis, fica muitíssimo bem pensar que se pode aproveitar o imenso areal para criar mais atratividade para a praia e para a Figueira da Foz. Acho mesmo que será o mais razoável a fazer. Saíram-se muito bem no enquadramento do Forte de Santa Catarina. É desejável que, o que vier a nascer na praia, seja de bom gosto e muito pensado.

A oposição tem feito desta situação um prato cheio. Mas, sinceramente, alguém acha útil aquele areal todo desaproveitado e que ninguém utiliza?

Depende da sensibilidade de cada um. Inicialmente também me custou muito. Mas, a própria APA-Agência Portuguesa do Ambiente, concordou com a posição da edilidade. Hoje, depois de refletir, chego à conclusão que estão a pensar bem. Resta esperar se o bom senso e bom gosto vai imperar…

E o que acham os leitores do meu Blogue sobre: O AREAL DA PRAIA?  

40 comentários:

  1. Longe vão os tempos que a Junta de Freguesia de Buarcos, queria aumentar o aterro no sentido de aumentar a área de estacionamento e equipamentos. À época quem se prenunciava era o Ministério do Ambiente que nunca autorizou, essa iniciativa.

    Hoje a Agência Portuguesa para o Ambiente, nada tem a opor ao aproveitamento do areal, e começa a ser evidente que até o Governo tem distanciamento da oposição local, que por sinal, até é do Partido Social Democrata.
    Por aqui se vê, o crédito da dita oposição! Pouco ou nenhum! É estranho? Não!! Tomando em conta que até uma ex deputada desta legislatura, encontra-se nas fileiras da oposição e pouca acção politica consegue fazer, tal como o companheiro Alpeida!

    Quanto ao aproveitamento do areal, é claramente razoável que a autarquia tenha ideias quanto ao seu destino. Uma coisa é certa, o Presidente de Câmara que resolver o assunto da vala de Buarcos, fica para a história! Isso é um marco importante para o turismo, realçando que a Bandeira Azul alcançada é realmente um marco importante!

    Já se sabem o que pode ser feito, já tiveram um concurso de ideias, apresentaram a ideia vencedora! Porque esperam? Se bem lembro, isso foi um tanto ao quanto show-off eleitoral, ainda no seguimento da Aldeia do Mar! Mas a mim parece-me que podem executar alguma coisa!

    Bom trabalho Sr. Presidente! E digo-o com consciência que é seu trabalho, não do Portugal ou do Carlos Monteiro, que são políticos circunstanciais e de pouca craveira, para não dizer outra coisa! Acho muito bem que faça a distinção entre o senhor e o PS!

    Mas já agora, não se esqueça das estrada da cidade, estão miseráveis!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu só posso acreditar quando ver!
    Isto a mim parece-me uma desculpa de mau pagador!
    Começaram por não querer limpar a praia, depois agarraram-se ao pretexto da fixação das areias e por fim, vêm com esta renovação encapotada!
    Todavia li o que todos leram, e os campos sintéticos já existem (vão substituir, não fazem mais do que o dever deles). Quanto ao parque radical, vão deslocaliza-lo? E que tal começarem a arranjá-lo, e dotarem-no de segurança, etc etc etc
    E mais gritante! A vala de Buarcos, continua no mesmo sitio, mas não vá o Presidente da Junta, fazer o mesmo que fez na manilha da praia da Tarmagueira. Apeteceu parti-la e tapa-la e foi o que se viu! E na minha óptica o responsável pela vala, deverão ser as águas da figueira! Eles que desviem para a central elevatória a Sul! Mas primeira resolvam o maus cheiros que se sentem, em pleno calçadão! Um autêntico nojo para uma cidade que se quer turística!

    Portanto vamos lá com calma, ataque-se a oposição, mas ataque-se a Câmara que está dotada de milhões de euros do IMI! Milhões mal geridos!
    Com isto, não quero defender a dita oposição só para sustentar os senhores que se encontram na Direção do PPD! Também concordo que tornaram o PPD numa partidozeco sem categoria e visão!

    Mas disto até dizer bem da atuação do munícipio, ainda vai um extenso caminho!

    ResponderEliminar
  3. Aqui está uma questão que merece ser comentada. Sendo um leitor assíduo do blog, aprendi, na leitura diária da generalidade dos comentários, a miséria humana em que estamos mergulhados na Figueira, (e não só) quanto se trata de comentar o que quer que seja. Por isso não alimente normalmente a caixa de comentários. Hoje, pela importância do tema, não resisto à tentação.
    1º - Se a Figueira pretende afirmar-se como cidade costeira de uma parcela significativa do litoral central (Mira – Vieira de Leiria) não pode equacionar o aproveitamento do areal da praia isoladamente. Por outras palavras: - solucionar (?) o extenso areal da figueira sem minorar o impacto da erosão, sobretudo a sul, é criar ilusões e aprofundar problemas.
    Qualquer solução que procure a nossa importância do passado, sobretudo no domínio do turismo, obriga a adotar soluções que aproximem o marda cidade e não a cidade do mar. (fisicamente, bem entendido)
    Antes de iniciar qualquer aproveitamento do areal, que é bem-vindo, importa envolver a comunidade científica não conservadora, na busca de uma solução que transporte, por meios naturais, as muitas toneladas de areia que ali se vão depositando, de modo a reduzir o espaço para 1/3 do atual. A qualquer pessoa que conheça a costa portuguesa e conviva continuadamente com o mar, basta-lhe ter conhecimentos rudimentares de física para acreditar, mesmo depois do recente prolongamento do molhe, que é possível fazer a recarga das praias a sul, diminuindo a norte, sem recorrer a meios mecânicos (caros e incomportáveis no tempo) Deseja-se que o poder politico seja capaz de sonhar, tenha discernimento e humildade para juntar a sabedoria popular à excelência de algumas das nossas universidades… e as soluções aparecem.
    2º – Os figueirenses tardam a perceber que o paradigma turístico mudou radicalmente nos últimos 100 anos. Enquanto no início do século passado a praia era frequentada por gente que vinha à procura da frescura da brisa marítima, (calor tinham eles na Estremadura espanhola ou no nosso interior beirão) nas últimas décadas, quem fazia praia, queria “trabalhar para o bronze”; logo, não escolhia a Figueira. Urge, portanto, pensar e criar equipamentos que vão ao encontro da procura nos nossos dias, onde a necessidade de ficar moreno se mantém, mas os cuidados com a ter com a forma com tal se consegue começam a estar presentes na nossa mente. Daí que, criar um conjunto de equipamentos que satisfaçam as tendências atuais, que são sobejamente conhecidas e voltam a ser diferentes das dos anos sessenta, utilizado aquele vasto areal para promover em poucos metros, (relativamente) o desporto de lazer, o convívio, o acesso à cultura e também sol q. b, é um desafio que não pode ser perdido pelos figueirenses, tão predispostos a críticas destrutivas. Cabe ao poder político, independentemente dos concursos de ideias que lançou vou venha a lançar para potenciar aquele espaço, criar nos figueirenses a necessidade de agarrar esta oportunidade de projetar o turismo no concelho, na dimensão que ele deve ter na economia local. Não basta pensar, como é hábito, naquele espaço como o princípio e o fim de tudo o que acontece turisticamente na Figueira. É necessário pensar equipamentos que levem quem nos visita a descobrir a partir dali, o que podem encontrar na serra, nos campos do mondego, nas lagoas, no salgado ou nas pequenas praias a norte e sul. Se continuarmos a pensar o areal sem ter em conta o resto do concelho…pouco ganharemos com o investimento.

    ResponderEliminar
  4. Mas quem é o Portugal ? Deputado a viver em Cascais, a fazer negócios nas antigas colónias e ainda Vereador ? Pois é... há quem saiba trabalhar... não em prol da Figueira, mas isso são apenas pormenores... E o Senhor Vereador ( antigo vice-presidente) tem estado fantástico, um enorme trabalho a sair as 18h...
    O Ps da Figueira não estava tão mau desde o tempo do Porco no espeto... há que engraçado, o Portugal e o Monteiro eram os dois mais próximos do gordo....
    Onde estão aqueles que no passado tanto contribuiram para um Ps mais forte ? É necessário que uma mudança radical ! Não quero que o PS fique igual ao PSD (SOMOS FIGUEIRA)

    ResponderEliminar
  5. Os ataques a Carlos Monteiro, João Portugal ou Tavares são uma constante. E porquê? Dor de corno. São pessoas esforçadas e que não deixam os seus créditos por mãos alheias. Aqueles que estão do lado de fora do PS são os que escrevem estas baboseiras, mais alguns do Fomos Figueira. Fazer o quê. A dor de corno é forte demais e dá nisto.

    ResponderEliminar
  6. Ninguém atacou o Tavares, mas distingo qualitativamente esses senhores! São verbos de encher, que o presidente faz questão de se distanciar! E faz muito bem na minha opinião!

    O Portugal é tão bom, que n lhe é dado qualquer poder executivo! Porque será? Vale tanto como um vereador da oposição!

    Votarei Ataíde, nesses senhores nunca! E sei que perdem no dia que isso acontecer!

    ResponderEliminar
  7. Eu iria mais longe a cidade tem um excelente presidente homem simples culto frontal trabalhador amigo da cidade mas a melhor coisa que tem é não passar cartuxo nenhum ao partido.
    De vez em quando lá aparece misturado mas é para disfarsar como convem.
    Grande presidente grande estratega tivesse a cidade mais como ele e bem melhor ela estaria.

    ResponderEliminar
  8. Não vá tão longe! Tem vindo a desenrascar-se, porém há muita coisa onde tem falhado copiosamente, e talvez por não poder confiar na sua equipa!!
    Eu não acredito que venha a ser ministro, mas há coisas melhores que ser ministeriável! Mas acredito que mude de ares, e era o que eu faria! Só se for muito parvo, mas, se isso vier acontecer, bem podemos esquecer os restantes senhores do executivo!

    ResponderEliminar
  9. Sobre os tomateiros na praia deixem crescer.São os tais tomates que nos hão-de levar um dia. Aonde não sei.

    ResponderEliminar
  10. Ora bem vamos lá ver.
    Qual é o assunto mais importante a resolver e já antes que seja tarde.
    O aproveitamento do areal da praia!
    Ou a proteção das pessoas que vivem na orla costeira? sul .
    Deixemo-nos de conversas fica aqui o convite para que façam todos uma visita á praia do molho 5 da gala e depois sim venham aqui discutir prioridades para o concelho.

    ResponderEliminar
  11. Tanta baboseira!!!!!! Querem ver que o Ataíde concorreu sozinho? Não precisou do PS? Não tem sido o PS um braço ativo para o defender de ataques alguns... Ganhem juízo que o Carlos Monteiro, Portugal, Tavares, Ana, são todos de qualidade e grandes trabalhadores. O deputado, é Deputado, ponto final. Que querem? Sarna para se coçarem?

    ResponderEliminar
  12. Caro anonimo das 18.59 não feche as portas do circo ainda há mais gente para entrar já agora quando é a matiné infantil os meus filhos tambem querem rir.
    Hhahahaah nem eu que sou um palhaço faria ir tanta gente.

    ResponderEliminar
  13. O das 18h59 é um bom exemplo do estado da nossa sociedade, " O deputado, é deputado, ponto final." ? Mas você esta a brincar ? Está lá à 10 anos ! O que é que ele fez pela Figueira ou pelo distrito ? O que é que ele fez de todo ? GANHAR DINHEIRO !!!!!!!!!! É vereador na Figueira sem cá VIVER ! ISTO É QUE È UMA VERGONHA, PONTO FINAL ! Só cá vem para arranjar bilhetes para os amigos irem ao Sunset da RFM ! Os senhores do PS que ganhem coragem, já chega desta palhacada! Quem paga esse mesmo deputado somos todos nos ! Este Blog tem feito um bom trabalho, as pessoas aqui podem vir contar a verdade aos Figueirenses! Os meninos do Ps deviam vir aqui explicar como é possivel a Figueira ter um deputado que nada fez por ela e que tem ao mesmo tempo um vereador que nem ca mora e que nao poem ca os pes !

    ResponderEliminar
  14. Mas quem é que atacou o Tavares ? Não ponha tudo no mesmo saco! O Monteiro sabe que vai cair e agora anda todo preocupado a tentar arranjar uma lista para suceder ao amigo Portugal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas porquê? O Tavares é melhor que o Monteiro??? Não me faça rir. Para já o Tavares nem devia ter o aval do PS. Cospem no prato em que comeram. O Monteiro tem feito um trabalho excecional, o mal que vos faz falar é a inveja a dor de corno que é muito forte. O Portugal não mora cá e daí, já sabiam que era assim quando ele concorreu e ganhou. Aliás tem ganho tudo o que há para ganhar, isso quer dizer que tem apoios ou não? Quanto aos seus méritos e inteligência, ele não precisa de defensores, a sua vida e militância, falam por si. O Monteiro substituir o portugal? ÓTIMO! Voto nisso! Estou à espera disso e n
      ão de Ribeirinhos ou falsos Duques. Se o nome dele for uma realidade, vai contar com a MAIORIA ao seu lado. Os Socialistas não são estúpidos e sabem bem quem é que está a empurrar o Duque e o Ribeirinho, o mandão, o dono disto tudo a meter os garfos outra vez. O homem não toma jeito nem vergonha. O PS não se livra do pulgão. Haja decoro! Monteiro o PS está contigo.

      Eliminar
  15. Pelo comentario anonimo das 20:22 pode ver-se a caldeirada que vai no partido.
    Grandes jogatanas
    A tática é tudo ao molho é fé em Deus.
    quem atraiçoar mais é que ganha .
    Atenção aos golos na propria baliza.

    ResponderEliminar
  16. Pois comigo não conta mais. Chega de Monteiradas na Câmra e no PS. E tem amaioria mas qual maioria amigo???? Foi corrido pelo Ataíde de vice-presidente pois esfaqueou o Presidente até mais não. E agora quer ser CÃOdidato? Tenha vergonha e volte para a Escola dar aulas se ainda o quiserem seu incompetente!

    ResponderEliminar
  17. Hipotéticos candidatos a CPC : Mário Paiva, Carlos Monteiro, Luís Ribeiro, Duque...
    Qual destes tem melhor capacidade para assumir a liderança ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º CARLOS MONTEIRO
      2º MARIO PAIVA
      3º LUIS RIBEIRO
      4º............................................Quem?

      Eliminar
    2. Está de caras que o Mário Paiva já ganhou! Tem o apoio do Monteiro, do Joka e do Portugal! O Luís não tem hipóteses ...

      Eliminar
    3. Não está mal, o Monteiro é muito melhor, mas.......... Manobras.... Joka quem?

      Eliminar
  18. Um deputado ganha, 4500 por mês x 14 meses (subsídios de ferias e Natal ) ou seja 63.000 mil euros. Agora 63.000 x 10 anos = 630.000 mil euros ! Este é o valor que o deputado Portugal custou aos contribuintes durante os DEZ ANOS como DEPUTADO! Agradeço que me consigam dizer 3 coisas importantes dignas de registo do exercício feito por esse senhor do PS enquanto deputado! Só Peço 3 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas idio....a Caracolinhos!...

      Eliminar
    2. Isto é verdade ? É que se for, isto é UMA VERGONHA !
      Ninguém fala sobre isto ?

      Eliminar
    3. Não sejas tu idio....a Portugalinho!...

      Eliminar
    4. És muito pobre de juizinho e a dor de corno... cega-te. Idio..a!

      Eliminar
    5. Nenhuma! ZERO!
      O Portugal ZERO, O Miguel ZERO, A Mª do Rosário ZERO, O Pereira da COsta ZERO, esta tolita do PPD que lá está, ou esteve que nem sei o nome ZERO.

      Isto é sempre bom, é para quem lá anda! Mas convenhamos que este Portugal é um maLLLLLLandro de todo o tamanho, até andou a fazer campanha nos PALOPES!

      Eliminar
  19. A dinastia Mário Paiva!!!!!!!!!!! Pois...

    ResponderEliminar
  20. É pá isso tá mau para esses lados os outros pregaram as portas vocês parece que estão com medo que os tachos não cheguem para todos.
    Parecem ratos a lutar pelo mesmo queijo.
    É por exemplos destes que o presidente vos pendurou na parede.
    E deixem que vos diga vocês até ficam bem dentro da moldura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior rato és tu caracolinhos! Falso como judas, apunhalas pelas costas, e tentas afastar o presidente do PS que foi a rampa que o fez ganhar. Desixa de ser falso, intriguista, e outras coisas que me coibo de dizer...

      Eliminar
  21. Pobre Figueira...Já vamos no 27 comentários e só duas "almas penadas" se referiram ao tema em apreço.

    ResponderEliminar
  22. Caro anonimo das 10-59 estou de acordo consigo é uma pobreza franciscana.
    Isto revela os politicos de fachada que temos e os militantes de cano de esgoto que servem os dois maiores partidos.
    Atacam-se enxovalham-se destilam ódio por todos os lados fazem disto um sporting benfica.no pior dos exemplos.
    Pedantes vaidosos pedaços de pseudointelectuais ilustres patetas desta pobre politica figueirense.
    Não falam da praia claro a uns não lhes interessa a outros não sabekm o que hão-de dizer.
    Mas é melhor assim para soltarem diarreias mentais é melhor ficarem calados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amigo para escrever o que escreveu, com a má educação que o fez era melhor estar calado. Você e o das 10.19 porque o blogue é do mais livre que já vi e não cerceia a liberdade a ninguém não deve é gostar muito do seu palavreado baixo.

      Eliminar
  23. Caro anonimo das 19:46,,,,Queimou-se não foi temos pena .

    ResponderEliminar
  24. O SR DAS 19,46 ESCAMOU SE TODO FOI ATINGIDO MESMO EM CHEIO.ACHA QUE É MENTIRA O QUE FOI ESCRITO PELO ANÓNIMO DAS 19,31?
    OLHE DEIXE QUE LHE DIGA TAMBÉM NÃO GOSTEI MAS INFELIZMENTE É VERDADE E AINDA BEM QUE EXISTE ESTE BLOG PARA FICARMOS A SABER A QUALIDADE DA MAIORIA DOS MILITANTES DOS RESPECTIVOS PARTIDOS PARABÉNS AO BLOG PELO SENTIDO DEMOCRÁTICO A CIDADE PRECISA DESTE ESPAÇO

    ResponderEliminar
  25. Poderia compreender tamanha confusão, caso o Presidente não tivesse sido eleito numa lista do partido socialista!
    E tenho quase a certeza que poderá repetir a faceta, novamente pelo PS, não sendo um dado adquirido! Mas gosto de pensar que sim!

    Isto tem sempre um reverso da medalha, a esta hora estão os senhores do SOMOS FIGUEIRA/ PPD da 3º divisão, a julgar que têm uma oportunidade! O Vereador Miguel Almeida, fica com visões de futuro em transe género vidente cubano, já a ver-se como Presidente da Câmara, acompanhado do seu fiel amigo instrutor! Digo lhe já que isso nunca vai acontecer, pelo menos na Figueira!

    Recomendo prudência e calma, a ambos os partidos! O PS vive em clima de democracia, apesar das diferenças que possam existir, tudo isto é saudável, não tem mal nenhum, ocorrerem bocas e picardia! Óptimo!

    Já o PPD é um partido sem sabor, liderado por pessoas de carácter duvidoso, e que nada acrescentam ao espectro politico figueirense,e que já demonstraram do que são capazes, desde pregar portas a perseguições pessoais, manipulação de actos eleitorais, e algumas monstruosidades pessoais não divulgadas de alguns desses senhores, que deixam bem patente daquilo que são feitos! Só vos digo, para políticos são a ultima coisa que qualquer cidadão deseja, ou confia!

    Devemos agradecer ao blogue, por ser transparente e democrático! Parabéns pelo espaço! Obrigado!

    ResponderEliminar
  26. FORÇA MÁRIO PAIVA! È HORA DE MOSTRAR AO ATAÍDE-VAI-DE-VELA E AOS SEUS MUCHACHOS-ADJUNTOS QUEM MANDA NO PS! TAVAREDE ESTÁ CONTIGO.

    FORÇA CARLOS MONTEIRO MELHOR VEREADOR DE SEMPRE E PRÓXIMO PRESIDENTE DA CAMARA!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tavarede está contigo? Eu cá não estou

      Eliminar
  27. Não sou do PS mas o Mário Paiva é sem duvida o melhor preparado e mais apoiado pelos socialistas para liderar e ganhar as eleições! E merecia já ser vereador pelo seu grande trabalho junto dos jovens desempregados e dos carenciados!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para rir???????? É que hoje não me apetece. Monteiro tens o mandão de tudo á perna, mas força! Tu é que vais ganhar.

      Eliminar