segunda-feira, 18 de maio de 2015

INFORMAÇÃO/DESINFORMAÇÃO... E NÃO SÓ!






Perfeitamente incrível o estado da informação em geral neste país! Há uma espécie de informação tendencia laranja a nível político e uma espécie de jornal do Incrível e do Bizarro a nível de  acontecimentos "chocantes" que são espremidos até ao tutano. Não só não existe uma informação isenta como ainda se compraz com assuntos de "faca e alguidar" até à exaustão! O caso de bullying entre jovens da nossa cidade reporta-se há cerca de um ano mas, só agora, foi encontrado e visionado o cartão de telemóvel com a cena absolutamente deplorável.

Esta mania de, exaustivamente, colocar estes casos no Facebook, nos jornais, nas televisões, em debates, em grandes reportagens, em entrevistas, é um descalabro de contornos aberrantes que muitas vezes concorre para a desinformação e tem efeito contrário à custa de tanto protagonismo.

São assuntos melindrosos que devem ser tratados com “pinças”! Trata-se de jovens ainda em formação, as suas famílias e as famílias de outros jovens ao verem assim debatidas estas questões a meu ver, de maneira pouco pedagógica, ficarão com toda a certeza mais desorientados, mais perdidos e assustados.

Era bom que estes fenómenos degradantes tivessem REGRAS e fossem mostrados de maneira cautelosa.
Do modo como estas notícias são tratadas, penso que é pior a emenda que o soneto...

A nossa cidade não tem tido grandes índices de violência. Era melhor que não tivesse nenhuma, mas tem-se mantido a um nível não muito exagerado, a meu ver.

Ainda é bom viver na Figueira da Foz, tanto para os jovens como para adultos. É uma cidade pacata e muito agradável. Pena a falta de infraestruturas e de empregos. Pena também, o "eterno problema" da sazonalidade, pena o seu desenvolvimento sustentado continuar na gaveta. Mas… como agora se diz, é a crise! A falta de algumas iniciativas, não será bem culpa da crise… será, quando muito, um vazio de ideias e iniciativas mais arrojadas, mais corajosas e menos "folclore". Mas ainda se espera muita coisa. Vamos ter esperança...

Os Partidos Políticos já se encontram em grande ebulição para as próximas legislativas que deverão ser em Outubro. As sondagens já são as rainhas da festa apesar de valerem o que valem e das grandes descrepâncias entre si. A sondagem do Expresso de 15 do corrente apontava para: PS - 38,1 e coligação PSD/CDS PP- 33,6.
Mas… até ao lavar dos cestos é a vindima. Muita coisa vai ainda mudar, estou certo. Quando a luta endurecer, outros números surgirão com toda a certeza!

Marco António Costa está com problemas…Militante Social-Democrata de Gaia denuncia muita coisa... mesmo! Aguardemos! Mas a experiência mostra-nos que a justiça  tem 2 velocidades…

Coisas da INFORMAÇÃO/DESINFORMAÇÃO... E NÃO SÓ!

30 comentários:

  1. Tem toda a razão no que diz. Mais uma prestação impecável. Os jornais só interessam por escandaleiras e violência. Os assuntos são tratados sem cuidado nenhum. E o país é bem o reflexo destes fazedores de mentalidades tacanhas. Por isso estamos como estamos, temos o desgoverno que merecemos e o Presidente da República que merecemos.Quanto a Ataíde, tal como você ainda espero o que está para vir. O embelezamento da zona do Ténis, está boa. Agora é continuar e atrair investimento.
    Helder. Rocha

    ResponderEliminar
  2. Continuando com o tema informação, fica claro na comunicação social em geral mas também neste blog, que se quer continuar a falar em apenas 2 partidos políticos. Pergunto-me, qual a razão para que um evento com um candidato a primeiro ministro que aconteceu este fim de semana só não foi divulgado por este blog, no conjunto dos restantes existentes e crediveis na fig da foz! Ainda para mais quando este proprio blog, em 2010 aqui elogiou claramente o Sr. Marinho e Pinto, é só ir aos registos! Será que alguem esperava que ele fosse cair ao PS e como isso não aconteceu o homem perdeu encanto??!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, este blogue não falou nessa vinda porque também não o faz em relação a outras visitas, algumas vezes. Quem escolhe os temas sou eu. Mas nada teria contra terem posto aqui a notícia! Eram livres de a terem aqui colocado. Já é a segunda vez que o amigo fala neste assunto. Compreenda que eu é que decido sobre o que quero escrever. Mas porque não o noticiou aqui o Senhor? Está à vontade.
      Boa semana!

      Eliminar
  3. É preciso ser-se muito burrinho para fazer um comunicado a dizer que se lamenta que os turistas não tenham visto a cidade. Burros, burros, burros até mais não. Ignorantes.

    ResponderEliminar
  4. Mais um texto de excelente nível que define a imparcialidade e o rigor os meus parabéns pelo sentido de oportunidade e pela coerência e permita-me mandar um recado.
    Ó meu caro anónimo das 14.18 toda a gente sabe que a visita dos turistas foi uma xaxada eles só vieram visitar o cais.
    E burro é aquele que não viu isso e que me desculpem os burros.
    Já agora e já que o gerente do blog permitiu que você chamasse burros e ignorantes ás pessoas espero que me permita também aconselhá~lo a mudar de ferraduras dá-me a impressão que você anda com os cascos apertados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os turistas vieram com um programa de visitas que foi escolhido no DESTINO DA MESMA, ponto. Um cruzeiro traz os seus portos de acostagem e as suas visitas programadas ao milímetro por causa das marés, dado que o porto da Figueira da Foz é um porto de marés o Paquete tinha, impreterivelmente de acostar dentro da maré e partir dentro da maré, ponto! Quem diz o que diz é IGNORANTE SIM! Porque desconhece que o tempo da visita é cronometrado ao milímetro para não perder a maré, logo ERA IMPOSSÌVEL VISITAR A CIDADE e, se quer saber, até as boas vindas tiveram que ser às pressas. ão ignorantes SIM em matéria de NAVEGAÇÃO, PONTO!

      Eliminar
    2. Amigo, tem toda a razão, mas que quer? Metem o bedelho em assuntos que não dominam e depois ainda ficam danados de lhe chamarem aquilo que realmente são.-

      Eliminar
  5. Vocês os dois ( 00.36 e 01:03) vocês é que perderam uma boa maré para fo«icarem calados.
    Com que então porto de marés então havia de ser um porto de quê?
    Conhecem algum porto onde a maré não suba nem desça?
    Vocês os dois merecem realmente o prémio nobel da descoberta dos portos sem marés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro ignorante a falar!!!!!!!!!!!!!! Isto cada macaco no seu galho!!!!!! Tristeza de ignorância!!!!!!! Todos os portos são de marés, CLARO!!!!!!! Mas há portos à séria, cuja altura da água permite a entrada de quaisquer embarcações FORA DA MARÉ o que não é o caso da Figueira da Foz que tem um canal ASSOREADO e que mesmo com a hora da maré, em dias de temporal os navios podem tocar o fundo o que já aconteceu!!!!!!! Understand!?!?!?!? Ou querem um desenho??????????????????

      Eliminar
  6. A obra faraónica do molho norte, a obra que iria permitir barcos de maior calado etc etc etc etc, foi tudo bom para os gajos da fabricas, na mesma medida que agora aprovaram o transporte de pesados com semireboque (quase 60 metros de camião), só para pouparem nos custos! Mas os danos colaterais, que suporte o estado e a população!

    No que diz respeito ao molho, está a ser responsável por danos ambientais na costa. Veja-se a nossa praia!!!!

    Quanto aos senhores turistas do paquete, tenho a dizer que este PSD é um PSD parólo e de fraca qualidade! Quem é que vai emitir um comunicado baseado na vista dos turistas?

    Querima levar os turistas aonde? A figueira apesar de muita bonita, não tem muita coisa que ver! Ver o Casino (só pessoas viciadas em jogo), a Serra (cheia de buracos), a praia (parece a Mauritânia) ... Até os nosso produtos endógenos são fracos! Sardinhas (há em todo o lado), Brisas (1/2 dos figueirenses nem sabem o que é) .....

    ResponderEliminar
  7. Um apaluso ao comentario das 14.35 um tiro certeiro no alvo.Lamento no entanto que o responsável por este excelente blog tenha sensurado um comentario meu e já não é o primeiro aceite os meus parabens pelo seu espaço e os seus textos continue assim a Cidade precisa deste espaço na blogosfera no entanto e porque naõ é aprimeira vez que acontece vai perder um leitor mas tambem reconheço que não faço falta nenhuma este espaço está bem preenchido com intelectuais que primam pela educação e respeito pelo proximo e elevando o nivel deste blog -tais como o sr. das. 00.36 12.40 .14.18.

    ResponderEliminar
  8. Ó meu sr. das 12.40 mas você agora quer inventar termos novos isso faz parte do acordo ortográfico.
    Fora das marés? isso não existe meu xico esperto o que existe é maré cheia ou maré vazia agora Fora de maré isso só realmente na sua cabeça.
    Entrada de embarcações fora da maré? porra essa foi a coisa mais hilariante que li aqui.
    Mostrei a fraze a alguns amigos meus e sabe o que disseram?
    Na vossa cidade o vinho anda estragado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe vc é tão ignorante que chega a meter dó. É que já não há pachorra para ignorantes... O que eu lhe quis dizer é que preia-mar e baixa-mar HÁ SEMPRE!!!! Este termo técnico e o correto, deve ser desconhecido por si... note que não é praia-mareh eh eh... Para si até deve achar que está mal escrito!... Ora bem, vamos lá à sua lição de hoje:

      1-há preia-mar e baixa mar ou seja há marés (se quizer saber as marés, compre uma tabela de marés)...

      2-o porto da Figueira da Foz, é um porto que só dá entrada a navios na preia-mar... E porquê, pergunta você, porque o seu canal, diferentemente do que se passa p.ex. em Aveiro que os navios entram a qualquer hora, porque possui quer na preia-mar, quer na baixa-mar ALTURA SUFICIENTE DE ÁGUA/Fundo para os navios poderem entras, capice???

      3-aconselho vivamente, aprender alguma coisa de NAVEGAÇÃO, já que vc vive numa cidade que tem um porto e um cais de acostagem de embarcações. É que fazer figura de urso é mesmo desagradável. E olhe que eu até nem gosto de me dirigir assim às pessoas mas a ignorância que demonstra é tanta que não há outra hipótese. INFORME-SE com quem SABE!

      Eliminar
  9. Ora vamos lá ver eu ainda sei ler o que o sr disse foi:
    dado que o porto da Figueira da Foz é um porto de marés o Paquete tinha, impreterivelmente de acostar dentro da maré e partir dentro da maré
    Isto em navegação não existe o que você queria dizer e não disse era isto:

    dado que o porto da Figueira da Foz é um porto que só permite a entrada a embarcações de grande calado na preia mar o paquete tinha que entrar e sair na peia-mar. assim é que está correto e não a verborreia que aqui deixou.
    Se queria dizer não disse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe DESISTO!!!!! Fique a falar sózinho.

      Eliminar
  10. Pois é melhor desistir hahahahaahhaahah que a gente já não quer rir mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você é mesmo idiota. Aproveitou os ensinamentos que lhe dei e inverte a sua ignorância esperando dar lições a quem trabalha no ramo. É mesmo IDIOTA! E não lhe vou dar mais troco. Junte-se aos idiotas do PSD que até fizeram um comunicado pelo facto dos turistas do Paquete não terem visitado a cidade! Palhaços ignorantes que, tal como vc, não sabem do que falam!!! por isso estão como estão.

      Eliminar
    2. Eles julgam que estao muito bem, e que as pessoas adoram-nos!!!

      Eliminar
  11. Na Figueira é bom viver sim senhor, mas era melhor haver postos de trabalho, termos um jardim apresentável digno desse nome, gastarmos dinheiro em obra que fique para a cidade e não embarcarmos em despesismos que não nos dizem nada, passam num instante e aos poucos aqui e ali somam uma quantia razoável que faz falta para o que acabei de enumerar. E para quando a tão esperada piscina coberta para os jovens e os menos jovens praticarem o desporto mais saudável que há? A cidade já não merecia? Andaram na Santanice a colocar piscinas e nunca importaram de não haver uma boa piscina coberta na cidade. E o Ataíde tb fecha os olhos. Não sabe reunir com o Ginásio, com os agentes, e arrancarem com a tão desejada piscina?

    ResponderEliminar
  12. Com o Ginásio??? Haja decoro, uma piscina coberta na cidade, tem de estar na mão da câmara, náo em clubites, à mercê de vontades pessoais! Nunca! E não me venham com Know How, isso é tudo para inglês ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é preciso é fazê-la, é uma vergonha uma cidade sem uma piscina coberta!!!

      Eliminar
  13. Quem anda a fazer piscinas na camara são os srs do PS andam dum lado para o outro parecem umas baratas tontas niguem lhes liga nehuma bem se podem juntar aos pregadores de portas.
    Todos juntos não valem um xixaro.
    Vá lá que temos um grande presidente não fora isso e esta malta tiraria a figueira do mapa de portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá vc já mete no....j.....o! É mesmo um ridículo... Vá pentear os caracóis e aproveite rape o cabelo que os caracois ficam-lhe mal. De caminho aproveite e corte outra coisa a lin.......g........a.

      Eliminar
  14. Olhe eu não tenho caracois, e concordo plenamente com o das 23.23! Os parvinhos socialistas e os miseráveis pregadores de portas e sr climático, bem podiam ir todos fazer um grande viagem de barco para bem longe! Obviamente o Presidente não é grande espingarda, mas, ainda se vai safando e é sem dúvida o melhorzinho de todos! Também concordo que sem ele, estariamos todos muito pior!

    ResponderEliminar
  15. É claro que há gente que não concorda comigo principalmente aqueles que depois de ter vencido se sentem postos de lado e não passam de peças decorativas.
    Realmente é triste mas é verdade.
    Não é por acaso que quem manda já viu que mais vale só do que mal acompanhado assim se veem os grandes lideres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe eu vou ser correto a falar consigo pq vc não está a insltar e isso agrada-me. Mas não há maior cego do que aquele que não quer ver. O caso do Parque pago no Hospital, está esquecido? O caso do aumento do IMI, está esquecido? O caso das +promessas eleitorais, nomeadamente o Jardim e o Coreto está esquecido? O arranjo que foi feito estava oprevisto, aquelas obras estavam todas previstas no tempo do PSD, o caso do Parque Desportivo de Buarcos, o maior desplante que já se viu, havia casa já pagas e adquiridas pela Câmara pq iam ser demolidas com o Parque, terrenos, infraestruturas, tudo em adiantado estado de andamento, seria uma mais valia para Buarcos e um novo pulmão verde decente para as gentes de Buarcos que pouco ou nada têm de relevo em Buarcos. Foi tudo por água abaixo por INFULÊNCIAS e com a história do déficit da Câmara, que aliás serve para colmatar tudo e todas as conversas. Quanto ao ligar ou não ao PS vc não sabe o que diz. O Presidente reune com os deputados e presta-lhes os esclarecimentos necessários e, ao que me dizem, leva algumas saraivadas de vez em quando, quando entra com ideias estapafúrdias, é totalmente barrado. Vc não sabe do que fala e só diz asneira da grossa. Corte os caracóis e mais não digo.

      Eliminar
  16. Hoje no jornal dinheiro vivo --- O que tem o Eng. Damasceno a dizer disto? Preocupe-se com a água e deixe de ser um Pavão!!!

    Uma grande parte dos contratos de abastecimento de água do país estão em situação ilegal ou irregular, conclui um estudo da Deco, a que o Dinheiro Vivo teve acesso.

    Segundo esta análise, "a quase totalidade" das entidades gestoras dos 124 municípios analisados - e onde moram mais de seis milhões de portugueses - apresenta contratos incompletos e sem informações que são obrigatórias, segundo o decreto-lei 194 de 2009.

    Este diz que os contratos devem incluir "informação clara e precisa acerca dos principais direitos e obrigações dos utilizadores e da entidade gestora, nomeadamente medição, faturação, cobrança, condições de suspensão do serviço, tarifário, reclamações e resolução de conflitos".

    Ora, de acordo com o responsável do estudo, Paulo Fonseca, 90% dos contratos "não dizem, por exemplo, qual o escalão de consumo das tarifas, se há tarifas sociais e tarifas especiais para famílias numerosas, quais os serviços de apoio ao cliente, como fazer a rescisão do contrato ou quanto tempo têm para pagar".

    Aliás, conta, há situações que chegam a ser insólitas, como é o caso da EPAL - que abastece Lisboa, a maior cidade do país - cujos contratos referem o aluguer do contador e o pagamento de um consumo minímo, "ambos proibidos há mais de seis anos".

    Há também uma grande inconsistência na estrutura tarifária. "O regulador recomenda que haja quatro escalões de consumo de água e que a tarifa tenha uma componente fixa e uma variável, mas há municípios que só têm um escalão e todos pagam o mesmo, outros têm 10 escalões e outros ainda só cobram a parte fixa ou a parte variável", acrescenta.

    Além disso, aponta, a maior parte das entidades gestoras não tem no seu site de Internet as condições dos contratos nem o regulamento do serviço, o que é também um incumprimento à mesma lei. "As entidades gestoras devem dispor de um sítio na Internet no qual seja disponibilizada informação sobre a sua actividade, nomeadamente (...) regulamentos de serviço; condições contratuais relativas à prestação dos serviços", diz o diploma.

    E é por isso que Paulo Fonseca diz que o que se passa "são mesmo ilegalidades" e que "não se percebe como é que, ao fim de mais de seis anos, as entidades não fizeram nada e, mais grave, não foram penalizadas por isso".

    Nesse sentido, a Deco quer que se criem dois regulamentos, um de relações comerciais e outro de qualidade de serviço, "com um regime compensatório automático para os consumidores em caso de incumprimento das entidades".

    A sugestão, bem como o estudo, foi já enviada para os municípios, regulador, grupos parlamentares e ainda para o ministério da Energia e do Ambiente que, contactado pelo Dinheiro Vivo, não respondeu até à hora de fecho desta edição.

    A sugestão, bem como o estudo, foi já enviada para os municípios, regulador, grupos parlamentares e ainda para o ministério da Energia e do Ambiente que, contactado pelo Dinheiro Vivo, não respondeu até à hora de fecho desta edição.

    ResponderEliminar
  17. Como é que se pode contar com esta oposição? Não os vejo a falar em temas complexos! Querem é perguntar onde foram os turistas, e do estacionamento do hospital! Pronto, cada um fala do que sabe, e de acordo com as suas capacidades!

    Uma autêntica escandaleira isto das águas, e ninguém diz nada! O Presidente pensa que já fez uma grande coisa em 2013, ao renegociar o contrato com as águas, e agora é muito amigo do actor das águas! Tá bem! Onde está a oposição?
    Devem estar a preparar um comunicado para a imprensa, a perguntar para o HOlly??!

    Huuum talvez em cuba? A_AHAHAHAHHA! Que desgraça minha gente, que desgraça!

    ResponderEliminar
  18. Tá bem! São uma desgraça!
    E vamos ficar de braços cruzados? Eu acho que as pessoas devem ser mais criticas do actual estado de coisas, essa merda dos braços cruzados tem que acabar! O PS é o que se sabe, o PSD parece não existir, muito pela vontade da maioria de militantes divorciados!

    Eu não concordo com a privatização da água, nunca concordei! Devia ser o sector me que o estado devia estar presente, podem privatizar tudo menos a água! Isto vai piorar e muito!

    ResponderEliminar
  19. Já aqui alguém escreveu: Nesta cidade o PSD morreu e o PS vai a caminho do crematório.
    Pobre cidade que não merecias isto.

    ResponderEliminar