quinta-feira, 23 de abril de 2015

FALTA CUMPRIR ABRIL! 25 DE ABRIL SEMPRE!





Naquela manhã de Abril a esperança tinha renascido nos nossos corações, o futuro via-se com lentes de aumento, risonho, com solidariedade para todos os que, até então, tinham sido espezinhados, não tinham direitos, comiam o pão da míngua, onde… em suas casas tudo faltava!

Com o passar do tempo verificaram que, apesar de atropelos, a sua vida estava melhor, a liberdade de expressão era algo maravilhoso! Poder dizer o que se pensava sem ir preso, maldizer a atuação dos governantes já não era crime de lesa pátria. Esta juventude nem sonha o que eram aqueles tempos de pé descalço, de ter emprego de manhã e à tarde estar despedido, porque não se gostava deste ou daquele, ficando entregues à sua sorte!

Vivia-se de pé descalço, com medo, com escassez de tudo e, quando foi obrigatório andar calçado, senão ia-se parar à esquadra, compravam-se os sapatos e os tamancos, mas havia, com essa despesa, menos comida na mesa.

Uma sardinha dava para mais que uma pessoa com um bocado de pão e uma sopa. A carne, essa… só para domingos e dias de festa! O leite para as crianças, o queijo, escasseavam, não havia dinheiro para esses luxos nas casas mais pobres. Casas? Alguns viviam em casas/ barracões com as espécies de sanitários/ buracos ao lado dos barracões, fora das casas… Lavavam-se numa tina de madeira, com água e sabão, no meio da espécie de cozinha…

Era assim com os mais pobres, os mais desprotegidos da sorte. Muita coisa mudou. Mas era mesmo para MUDAR!

Mercê de políticos corruptos, estamos a regredir. Já há fome, desemprego, gente a dormir na rua em muito maior numero, falta de horizontes, pessoas desesperadas que acabam com a vida, doentes que morrem podendo ter sido salvos e… já há…. Pasme-se! O povo roubado, espoliado, sem ter que comer, a recorrer à caridade alheia, sem emprego e, novamente, sem horizontes de esperança!

FALTA CUMPRIR ABRIL! 25 DE ABRIL SEMPRE!

29 comentários:

  1. Parabéns pelo magnífico texto! assim era. Tudo o que relata é verdade. estas gerações que enchem a boca com o 25 de abril, nem sabem do que estão a falar. tivessem sofrido na pele e, as suas posturas, seriam bem diferentes e teriam muito mais respeito pelos que passaram uma vida de medo e repressão. Para mim é o melhor blogue da Figueira. este é que merecia o prémio. É anónimo, mas não interessa, nomeavam-no na mesma porque é digno de ser apreciado pelos figueirenses. Muito bem os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Magnífico texto sobre o 25 de ABRIL!!!!!! Os meus PARABÉNS! O melhor Blogue da Figueira da Foz!

    ResponderEliminar
  3. Talvez esses meninos/meninas de liberdade feita á pressa venham "beber" neste Blogue o belíssimo texto acima sobre o 25 de Abril...

    ResponderEliminar
  4. Todos os políticos, salvo raríssimas exceções, tentam servir-se do poder para bem do próprio e dos que lhe são próximos. A Assembleia da República é um ninho de passarões ávaros de poder e de ganância que tentam, sistematicamente, perpetuar as suas regalias com trocas de favores que cimentem os seus interesses.
    Os deputados estão ali para defender os interesses das suas empresas e dos tachos que os esperam, quando da sua saída, como pagamento dos serviços prestados.
    Enquanto a casa da democracia, as instituições supervisoras, os tribunais não cumprirem a sua missão, gera-se um desequilíbrio que tende a sufocar as classes mais frágeis.
    O 25 de Abril está cada vez mais em risco. A política dos números é impraticável. Deve-se governar para o bem- estar dos cidadãos, principalmente os mais desfavorecidos. Não queremos contabilistas a governar, eles são para controlar as despesas e as receitas e sugerir alterações; quem governa tem de ser um político que acautele a harmonização das classes e que dê igualdade de oportunidades a qualquer um.
    O património de um povo deve ser salvaguardado e não entregue a grupos económicos que só procuram o lucro e onde não entra a função social que o Estado devia assumir. Como é que se pretendem privatizar serviços públicos???? Isto é a negação do próprio do Estado.
    As conquistas do 25 de Abril são para defender até que as forças nos faltem.
    25 de Abril sempre
    José Carlos

    ResponderEliminar
  5. O que eu sei dizer é que já estivemos bem. Depois puseram-se a delapidar e chegámos à triste situação de hoje. Os pobres estão cada vez mais pobres, e os ricos estão cada vez mais ricos. Porque será?

    ResponderEliminar
  6. Mas estes yuppies sabem lá o que era o antes do 25 de abril??? Não, claro! Mas echem a boca para falar do 25 de abril como grandes doutos! Haja paciência.

    ResponderEliminar
  7. E aqueles que lixaram o povo aprovando o pagamento do parque do hospital lá vão estar no 25 de abril de punho no ar apelando á justiça social e falando dos ideais de abril
    Haja realmente paciência.

    ResponderEliminar
  8. O 25 de Abril está dentro das pessoas! O 25 de Abril é um estado de espírito, uma maneira de ser democrática que vem de dentro para fora. O mal é que há muita rivalidade, muita ganância, muita sede de poder, muitas maneiras de trepar para chegar ao topo, nem que para isso se espezinhem seres humanos no caminho, com falsidades, com mentiras, com embustes. Viva o 25 de Abril Sempre!

    ResponderEliminar
  9. Só se lembram do 25 de Abril e da liberdade, quando chega o dia, ou seja uma vez por ano. Também são santinhos quando vão à missa,quando saem são os maiores pecadores!
    Deixem-se de #erdas! Comecem a ser sérios e a falar de democracia todos os dias! Então o que se passa nos hospitais é democrático? Também é democrático os politiqueiros para se elegerem, prometem e mentem!!?! Que é que acontece?? Nada!! Ninguém vai preso por ser mentiroso!!

    O espírito tem de ser de combate, dia após dia! Guerrilha noite após noite, já nada pode convencer os Portugueses, que os políticos do PSD e do PS, não mentem! Chegamos ao cumulo do líder democrático eleito por maioria absoluta, como o maior número de votos, é um ladrão de todo o tamanho!

    A culpa é do Correio da Manhã? É isso?



    ResponderEliminar
  10. Estou de acordo com o anonimo das 16.59 o problema é que há politicos que não passam de cagalhões engravatados que se pavoneiam escrevendo umas coisas julganddo se os maiores escrivas do mundo.
    Não passam de intelectuais da caca e só se lembram dos ideais de abril no dia 25 no dia seguinte estão marinbando para o povo.
    A carapuça serve a quem a quiser enfiar. .

    ResponderEliminar
  11. Concordo consigo anonimo das 17.51 aqui pela cidade até se prometeu um campo sintetico em buarcos e a reposição do coreto mas tambem o mandato ainda não acabou.

    ResponderEliminar
  12. Concordo. Faço das vossas palavras as minhas. Mas acrescento que os locais, acho que lhes serve a carapuça, e mais, não sendo este presidente, um grande presidente, numa terra de gente tão fraca, consegue ser bom! E de liberdade pouco sabem, vejam o que se tem passado com psd local, portas pregadas e os chavalos que o fizeram chegaram ao dominio dos destinos desse partido! Liberdade? Onde? O ps é porcos assados e quotas pagas....uma miséria!

    Mas amanhã são todos democratas, comem saladas de cravos ao almoco e são todos mto libertinos! Cambada....

    ResponderEliminar
  13. Tambem acho vale-nos o presidente porque o resto nem para continuo servem e que me desculpem os continuos
    Como disse um comentador não passam de cag.......ões engravatados com rótulo de intelectuais.
    Claro que tanto num partido como noutro.
    E viva o verdadeiro 25 de ABRIL

    ResponderEliminar
  14. Para quem viu o discurso do gajo de Buarcos, para o 25 de Abril, tá tudo apresentado!
    Trabalhar é o que se vê! Estudar foi o que se viu!
    Paleio não lhe falta, mas bem se pode juntar ao Administrador da Figueira Domus, e beber umas bebidas gaseificas com alto teor alcoólico, e aproveite e leve o pai!

    Caros amigos, o mundo é o que temos, mas na Figueira podemos escolher melhor, e isto acontece, muito por culpa de quem fica em casa, descansado, deixando outros, como estes trambolhos, decidiram o rumo desta terra!

    Olhem para o PSD, o governo pouco lhes liga, e os lideres locais querem é pedir para eles!
    A estrada 109, é uma estrada do terceiro mundo, sob gestáo governamental! Os senhores já viram alguém do PSD, nomeadamente o Sr Miguel, que é tão bem relacionado e curiosamente a pedir alguma coisa ao governo?? Não!! Prefere andar com babuseiras como o presidente da câmara, a falar do estacionamento do hospital! Quando pede, é para ele!!! Ainda este queria ser Presidente da Câmara, nem presidente da junta de trás do sol posto!

    A forma como se faz politica é declaradamente fraca, e os interpretes são de péssima qualidade e muitos (como este último), não são de confiança!!!

    Estou a ver que o PDR vai ter muita gente, inclusive aqui na Figueira!

    Fora com este gente, renovem os partidos! Estão podres!

    ResponderEliminar
  15. E já agora para ser intelectual, não basta ter conversa de vendedor de banha da cobra, como a maioria deste politicos! Uma gravatinha e estamos logo num patamar de competência!

    Vergonha meus amigos! Vergonha!

    ResponderEliminar
  16. E tristemente chegamos á conclusão que um partido está morto o outro vai a caminho do crematório.

    ResponderEliminar
  17. Enquanto a cidade for conduzida por pedantes que por escreverem umas coisitas se julgam os saramagos da terra não vamos a lado nenhum .A cidade vai dormindo á sombra da vaidade de pseudo intelectuais.

    ResponderEliminar
  18. O nosso Presidente a criticar aqueles que tudo prometem e depois nada cumprem. Esqueceu-se do espelho em casa. Das promessas que fez aos eleitores, desde o primeiro mandato, qual foi a que cumpriu? Ah a aldeia do mar que é no que está transformada a nossa Figueira. Até Beirais nos ganha.

    ResponderEliminar
  19. Pois que eu me lembre prometeram um sintetico em buarcos e a recolocação do coreto.
    Como é que se chamam as pessoas que prometem e não cumprem?

    ResponderEliminar
  20. Eu aos meus filhos digo assim : Não se engana as pessoas que é feio e tambem lhes digo que quem não fala a verdade é mentiroso.

    ResponderEliminar
  21. Entao o que se passa na Junta de Freguesia nao merece um comentario?
    É por ser do PS não é? São todos honrestos. VIGARISTAS

    ResponderEliminar
  22. O que é que se 'passa na Junta?????????

    ResponderEliminar
  23. Pagamentos ilícitos? Será? Se o homem trabalhou tinha que receber, não sei onde está o problema!???

    Se passaram por cima dos procedimentos administrativos, isso já não sei!!!
    Mas valerá deixar o comentario, que os senhores arquitectos são uns inverbes, que pouco ou nada fazem, e por isso tinha de andar o Lima, pelo cemitério, e por todo o lado fazer o trabalho que sempre vez!
    Ai vocês julgam que o Arq Rui e Arq Pedro, fazem alguma coisa? Gostam é de aparecer nas comesainas e no facebook, como se, de grandes políticos se tratassem!

    Isto vai precisamente no que temos falado! Estes até têm formação técnica para a área deles, mas na execução politica estão bem a par do mestre! NÂO PRESTAM PARA NADA!

    ResponderEliminar
  24. Caro amigo das 11.24 você não sabe onde está o problema porque não quer ver ou se calhar não tem capacidade para ver.
    Aqui ninguem está contra ninguem o problema é que a lei e os procedimentos legais são para cumprir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Tenro! Liga ao Alpeida que ele dá te já, a estratégia para a derrota!

      Eliminar
  25. O senhores recordam-se da junta de S PEdro?? Desvios e favorecimentos!! Escusa o PSD de pedir eleições antecipadas, pois perde as eleições da mesma forma humilhante que perdeu na cova! Recordam da "empacotadela"!

    E sabem porquê? Porque as pessoas, mesmo assim preferem outros aos do PSD do Manel e do Miguel!

    Em Buarcos não é com Tenrrinhos e com essa malta duvidosa, que vos acompanha! Mas podemos lá ir ... da ultima foram 600, agora vão ser mais de 1000!!

    #FOMOS FIGUEIRA#

    ResponderEliminar
  26. No que refere aos tempos anterioresao 25 de abril...
    Parabéns e obrigada !
    Foi uma lição de história.
    Em Espanha eram acontecimentos parecidos como os narrados.
    É muito difícil se não impossível para os nossos jovéns compreenderem as penúrias passadas.
    O pior seria recuarmos !Foi doce irmos de pior para melhor,
    Quanto de bom devemos aos nossos pais,tios,vizinhos...Gente generosa,lutadora.
    "...uma maneira de ser de dentro para fora...sem rivalidades "ombro com ombro

    ResponderEliminar