domingo, 17 de março de 2013

QUO VADIS FIGUEIRA DA FOZ???






A falta de dinheiro, mais propriamente a propalada crise, não pode ser desculpa para tudo, para o desleixo, para o abandono, para o deixa andar.
Por muito que custe acusar o dedo, há coisas que são insignificantes, que se podiam fazer e mudavam, completamente, o ar abandonado e de desleixo que a nossa maravilhosa Figueira da Foz apresenta.

Efetivamente o chamado Bairro Novo está uma autêntica calamidade. Perto do edifício "o Trabalho" há uma escorrência de águas que fazem um empapado no chão que é propício à proliferação de moscas e mosquitos e que nada abona quer visualmente, quer em saúde publica, quem deixa estar aquela "miragem" num sítio que devia ser muito mais cuidado. Para assinalar a água que ali está estagnada colocaram umas peças de plástico que são enormes e visualmente horríveis. No mesmo local, encontram-se 3 ou 4 contentores de lixo, logo ali à borda do passeio, da rua Cândido dos Reis, o que dá um péssimo aspeto. Seria preferível colocá-los no lado oposto, do lado da Rua do Mercado.

De notar vários dejetos de animais nas ruas e passeios. É certo que aqui o que falta é o civismo dos donos dos animais. Mas não seria possível arranjar maneira de contratar alguém, para passar nas zonas nobres da cidade e manter a cidade limpa de papéis, folhas, lixo e dejetos? 

Os canteiros estão com ervas e porcarias. As floreiras sem nada. Sabiam que há flores de inverno e de verão???

Em boa hora foi criado o conjunto de cidadãos pelo Bairro Novo, que bem falta faziam. Desejo-lhes as maiores felicidades porque, realmente, o Bairro Novo está abandonado, deserto, sujo, com lojas fechadas, com falta de embelezamento, nem uma florinha de época, nada! 

O Jardim é um aglomerado de erva. De Jardim não tem nada a não ser por ter bancos para se sentarem. É uma degradação, falta de visão, falta de gosto e, mais uma vez, total abandono.

Em vez de se gastarem verbas com "festarolas" e afins que não interessam nada, que se aplique o dinheiro para embelezar a cidade. Uma cidade que tem TUDO para dar certo, tem rio, tem mar, tem serra, tem sol, tem beleza natural mas que está completamente ao abandono. Há imensas pequenas coisas que poderiam ser feitas, e não são. O cartão postal da Figueira da Foz está muito desbotado/ desfocado. Assim NÃO!!!

Para já não falar na fachada do Casino, no Restaurante que vem para cima do passeio, parece um aquário e naquele sítio... Tudo se faz, tudo se consegue e a estética, o bom gosto, o historial da terra onde ficam??? E a degradação de lindíssimos prédios fim de século??? E o Parque de Diversões??? É um filme de terror que não acaba mais...

Enfim, é estarrecedor ir passear a pé para o Bairro Novo. Se bem que no geral a Figueira toda deixa a desejar... A falta de infra-estruturas é gritante quando comparada com outras cidades da mesma categoria, e com zonas balneares. Pois se nem uma piscina decente a cidade possui...


A nossa cidade parou no tempo e apresenta o pior e mais descuidado visual de que há memória...

QUO VADIS FIGUEIRA DA FOZ???

38 comentários:

  1. Excelente análise. Parabéns!
    Como dizia e bem o 1º anónimo do post anterior:
    "É verdade, sim senhor. Este Vitor Gaspar e o governo, prometem, prometem...mas não cumprem!... Falham todas as promessas!
    Lá como cá: O Ataíde também prometeu o Corredor Verde, a Aldeia do Mar, o Parque Desportivo de Buarcos, O Coreto do Jardim, A Diplomacia Económica, etc, etc. Tudo falhou!
    Governo para a rua!...
    Ataíde para a rua!..."
    Quando não temos dinheiro para fazer obras em nossa casa, preocupamo-nos ao menos em a manter limpa e reparar o indispensável.
    Infelizmente nem sequer foi isso que aconteceu neste mandato.
    Os figueirenses têm que reflectir sobre isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade o Gaspar promete... promete... mas não faz nada.
      A geringonça promete... promete e só fazem merda.
      Assim ficamos com saudade do Gaspar

      Eliminar
  2. ... e depois temos o presidente da junta de Buarcos a dizer que foi uma pena o Cabo Mondego fechar porque assim os pescadores de camarão já não sentem o cheiro da fábrica a avisa-los que a maré está boa. Enfim ---parvoices.

    ResponderEliminar
  3. A cidade está suja, abandonada, estagnada e tudo aquilo que diz e muito mais. Está na cauda das cidades como a que mais parou no tempo, a que não tem infra-estruturas, está sem brilho sem interesse. Tudo o que diz é a mais pura verdade. A Figueira perde para todas as cidades em questão de evolução. Até algumas vilas estão mais interessantes e mais bem apetrechadas. O mais triste é que para palhaçadas aparece sempre dinheiro, com decadências que culturalmente significam zero!
    Afinal o vereador fantástico não fez o trabalho de casa como lhe competia, bem pelo contrário, só se preocupou com a recolha do lixo, umas leiturazecas e fica-se mais ou menos por aí, porque assinalar o dia da árvore da criança e pouco mais, não é nada. A cidade tem tido mesmo muito pouca sorte com quem lhe tem saído na rifa. É degradante passear nas ruas da Figueira, e então no Bairro Novo, como muito bem diz, é traumatizante.

    ResponderEliminar
  4. Deus nos livre de o Miguel Almeida, ser presidente da Câmara ,desculpa agorá Dr. Miguel Almeida ele arranjou uma licenciatura, foi um dos responsável pelo grande despesismo que reinou durante alguns anos na Câmara, se o PSD quiser ter um candidato com nível a escolha certa é Rosário águas, se não vai perder contra o Ataíde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda ontem vi a boit k o santana fez do outro la cerrada

      Eliminar
    2. e o paço de maiorca e o convento de seiça e os tapumes da gala o oasis o portico da entrada ai tanta cois a quinta das olaias as empresas enfim chegamos a esta situação

      Eliminar
  5. Para quando a piscina coberta que já tem barbas? Para quando um Pólo Universitário para a Figueira que traria imensa juventude, animação, despesas nos restaurantes, bares supermercados além de postos de trabalho? Para quando uma boa promoção da zona industrial, até além fronteiras e exaustivamente promovido no país a custo zero, para arranjar trabalho para os jovens e dar vida à cidade? Para quando arranjar o jardim e zonas adjacentes, já que o que está a ser feito no mercado estava previsto desde o mandato do PSD? Para quando trazer para a Figueira um tipo Fórum de Coimbra ou Dolce Vita que traziam à Figueira pessoas doutras localidades, e os naturais da Figueira que todos os fins de semana rumam a Coimbra deixariam o dinheiro na sua terra e teriam onde comprar com diversidade, preços competitivos e modernidade?
    estão a fazer a jogada de um comércio caríssimo e obsoleto que não oferece nada à cidade e estrá mais que ultrapassado?
    Afinal querem ou não que a Figueira da Foz dê o salto qualitativo???? Querem ou não modernidade e trazer emprego jovem para a cidade. Quando abriu o Jumbo, aqui del rei, porque não havia população para comprar, que ia ser um fracasso, os Pumps do costume... Afinal ele aí está, cheio de sucesso, só que é uma mercearia em ponto grande, muito jeitoso, arrumadinho mas com muito pouca oferta e falta de marcas âncora que interessem a quem vai de ranchada comprar para Coimbra.
    É, muitas promessas, muitas promessas, mas é tudo igual. Fica tudo para quem vier que depois se vai embora e continua sem fazer nada!!!!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    Com o devido respeito, por todos os comentadores deste blog, passam-se meses e os comentários são sempre iguais, o discurso da "teologia" partidarista encomendado.
    Passo uma vez por semana os "olhos" sobre o tema semanal, sempre actual, que revela a capacidade do autor do blog em entrepertar o meio social envolvente, mas depois os comentários são sempre uma desilusão, politiquices baratas a tentar promover alguma personagem da politiquice Figueirense, aos quais reconheço pouca capacidade para fazer o que quer que seja.
    Olhar em fente, perspectivar o futuro nada, falam da promoção de um sector terciário que em Portugal, está a ficar ultrapassado, qula é a mais valia para a cidade, qual é o seu valor acrescentado?
    As cidades são o motor do desenvolvimento, sempre assim foi desde a antiguidade, não procurá-mos o caminho marítimo para a índia para gerar mais valias?
    E quais são as mais valias de uma Cidade e do meio que o envolve?
    Eu respondo: O sector produtivo (sectores primário e secundário), só assim será possível acrescentar riqueza á nossa cidade, criar postos de trabalho, criar bem estar social e económico de forma a revitalizar também o sector terciário.
    Planos? Ainda não vi nenhum, que fomente a produção de riqueza a médio longo prazo.
    O papel do poder político é fomentar esta estruturação e promovê-la junto de outras cidades mundiais, para dessa forma amealhar as mais valias.
    Os politicólogos da Figueira da Foz, não teem capacidade para tal...Pior afastam quem o poderá fazer...
    Enquanto se promoverem indivíduos desta forma caciquista e não pela sua capacidade isto não vai lá...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. QUEM FEZ PARAR A CIDADE FOI SANTANA COM O QUE GASTOU

    ResponderEliminar
  8. comigo o belmiro de azevedo não leva nenhum

    ResponderEliminar
  9. parabens a seguro indireta a belmiro de azevedo muitobem

    ResponderEliminar
  10. A cidade morreu. É uma tristeza passar aqui um fim de semana. Não há para onde ir e o tempo de ficar parado a olhar o mar já era. Isso tem a gente todos os dias. Não há nada para uma pessoa se divertir, não há motivos de interesse, não há nada de nada.

    ResponderEliminar
  11. igreja ortodoxa fraterna parabens

    ResponderEliminar
  12. e crisinha lagarde k rapariguinha tão séria como será a merkel e os restantes e nós a pagarmos tudo comem tudo e não deixam nada

    ResponderEliminar
  13. Este post merece refexão. É por estas e por outras que o actual presidente não pode continuar. É exactamente igual ou pior que o anterior.
    O PS devia pensar numa boa alternativa. A melhor é o Vitor Coelho que já demonstrou que é sério. Pode faltar-lhe algum conhecimento mas, com uma boa equipa, daria um bom presidente.
    De certeza que está disponível. Agarrem-no antes que seja apanhado pelo PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este a dar-lhe com a venda do Vitor Coelho!!!!!!!!!!!!!!!!
      Isto é bizarro e ridículo demais para ser verdade!!!!!!!!!!
      Vá vender chuchas para a porta do c..............
      Ora esta!!!!!!

      Eliminar
  14. Anónimo 21de Março de 2013 ás 12:30
    foi criado mais um mamarracho numa rotunda de Buarcos sem consulta do povo quem manda em buarcos é brigada dos reumáticos será mais um medalha que presidente da camara vai ter colocar nos bonés mas desta vez deve ser lata estes Ps: merecem corridos como Gaspar e coelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, aquilo mete medo. Está uma ridicularia gritante. Ainda não está acabado. Mas não precisa para ver que está deslocado para o sítio em que está, estrá pobre para aquela zona e vai efetivamente ser um mamarracho. Mas o Presidente e o Tavares não vêm?????

      Eliminar
    2. Coloco ainda em dúvida, pois julgo existirem novas normas de trânsito para as rotundas, se é possível a colocação de uma coisa daquelas na rotunda, pois retira visibilidade e é um obstáculo... para além de ser um mamarracho!

      Eliminar
  15. Também acho. Essa do Vitor Coelho já cheira mal.
    Parece-me que anda alguém a querer brincar com aquilo que é sério. Deixem o homem gozar a reforma de pantufas e pensem seriamente numa solução para a Figueira.
    Não podem estar a propor qualquer Cubilhas, assim de qualquer maneira.

    ResponderEliminar
  16. O que me dizem da entrevista do jactante presidente`à Voz da Figueira? Fala de obras.Com os espaços publicos degradados e a degradarem-se a olhos vistos, que obras? O departamento de obras até já requisitou uns sofás para a siesta.

    ResponderEliminar
  17. o reumático do presidente de buarcos já tem obra para se candidatar a um novo mandato,é o mamarracho. Isto sim, é berdadeiira obraaa!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Meus caros. Se não há dinheiro, como é possível fazer essas obras todas??? Bem pelo menos uma coisa positiva que já fizeram foi a poda das árvores. E quanto à Universidade, já cá tivemos duas a Internacional e a Católica que acabaram por fechar... Desconheço a lei e não sei que mecanismos teriam que existir para haver aqui uma universidade pública, é certo que seria uma mais valia, pois traria muita população jovem à cidade!

    Vou ter que concordar com o anónimo das Anónimo18 de Março de 2013 à0 14:30, talvez até fosse uma boa ideia algo tipo Forum ou Dolce Vita, já muito pouca gente vai ao JUMBO então FozCenter nem se fala. O jumbo no inicio era um sucesso, estava cheio mas bastou abrir o Dolce Vita que estragou logo tudo.

    E também o que é que o JUMBO tem para oferecer???? Podia ter por exemplo uma FNAC ou uma Worten, lojas de roupa só tem a TIFOSI e giovani galli quebra-mar, mas muito pouca coisa!! Tem apenas uma loja de roupa para crianças, podia abrir tipo uma ZARA, BERSKA,STRADIVARIUS. Se eu quiser comprar uns sapatos também só tenho uma única loja no JUMBO! Não tem lojas para a casa.. poderia também existir um AKI....São apenas ideias!!
    Realmente era necessário haver uma mudança..... Pois cada dia as lojas fecham, mas as dos chineses é a cada esquina!!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não diria melhor! Assino por baixo do que a Rita aqui escreve. É o que penso. Parabéns!

      Eliminar
  19. Esqueci-me também de referir que não são só lojas de chineses mas também lojas de ouro!! Só no Fozcenter no outro dia contei três e creio que no Jumbo são pelo menos umas duas!!

    E agora também já temos lojas de fruta chinesa por todo o lado! As pessoas compram porque é barato mas qualidade não há!!!! Como diria o gato fedorento eles vendem é KUNAMI!!! E isto arrasa com o comércio local, porque as pessoas procuram o mais barato e mais perto e onde vão??? aos chineses.... Eu falo porque também faço o mesmo não há lojas perto vai-se aos chineses, mas certamente se houvesse lojas de qualidade as pessoas não recorreriam tanto aos chineses, digo eu!!

    E porque não um IKEA??? Captava certamente muita gente, mas agora pelo que parece já coimbra vai ter um IKEA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Vai tudo para Coimbra. Eu sei que a população de Coimbra não se compara mas a distância é pouca e, assim como vão muitas pessoas da Figueira e doutras partes às compras, também viriam para a Figueira. Era um motivo de atratividade, de postos de trabalho de qualidade para a terra.Já reparou que não acontece nada nesta terra, que não há atrativos, que não há as marcas âncora que a juventude e não só tanto gostam. Que os fins de semana nesta terra são uma seca tão grande que não se tem para onde ir. O Verão são 2 ou 3 meses, e o resto do ano, como é? Nós nem ima piscina coberta temos. O tanque do Ginásio já foi onde andaram os meus filhos que que já são adultos. É uma pasmaceira. Não há saídas profissionais para os jovens, um pólo de uma Universidade era excelente, trazia juventude e deixavam cá o dinheiro. Tanto por fazer e a terra continua parada. às vezes não é tanto o dinheiro, é sair dos gabinetes, e fazer prospecção de mercado, vender a terra a quem possa investir. O parque industrial está praticamente às moscas. A terra é boa para investimento, tem beleza natural impar, mas ninguém é suficientemente dinâmico para saber oferecer boas perspetivas a quem cá queira investir. É sempre mais do mesmo...

      Eliminar
  20. Ninguém investe no parque industrial, porque os preços são exorbitantes graças aos acordos com o Sr Aprigio, não estou a par do assunto, mas as pessoas preferem ir para pombal do que para a Figueira da Foz....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a Câmara tb tem uma palavra a dizer sobre os terrenos, penso eu. É verdade. Pombal cresceu imenso porque lá os terrenos são ao preço da chuva.

      Eliminar
  21. Pois eu isso não sei apenas sei o que vou ouvindo por aí pois ainda não vi dados nenhuns! Mas se queremos criar emprego e atrair novas pessoas, temos que criar empresas e captar os Turistas....

    Eu falo sempre do exemplo de Obidos e do Festival de Chocolate, porque realmente a cidade cresceu e hoje em dia toda a gente vai a Óbidos na altura do festival e da feira Natal. Existem coisas que se podem fazer com pouco dinheiro, tive também a oportunidade de visitar TOMAR, tem cerca de 40 mil habitantes, figueira tem 63 mil, tomar recentemente fez o FESTIVAL DAS ESTÁTUAS VIVAS.... só com animação de rua...e as ruas estavam repletas de gente....

    ResponderEliminar
  22. Oh senhora, aprenda uma coisa que não lhe devem ter ensinado! Os investimentos privados pautam-se por obtenção de lucro, com risco calculado, começando logo por sítios onde exista maior propensão ao consumo. Logo a Zara, o IKEA etc etc etc, nunca se instalarão na Figueira da Foz. Compreende isso??!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh senhor esse "p+aleio" já é velhinho. Diziam o mesmo do Jumbo. Se não fosse o pessoal que vai de fora da cidade de Coimbra, o sucesso não era o que é. Quando é que essas cabeças pensadoras deixam de pensar como "pump's" e deixam as contas para as empresas. É que essas empresas até podiam estar no deserto, desde que tivessem a mercadoria que as pessoas querem e preços competitivos a romaria para esses lugares era uma romaria. Deixem-se de pensar pequeno. Por causa de mentalidades como a sua é que a Figueira está uma aldeia.

      Eliminar
    2. Se formos por essa lógica nunca ninguém faria nada!! Não há investimentos temos que o atrair e ser convincentes.... A mim ensinaram-me a não desistir e a voce?? Desiste ao primeiro não que lhe aparece???

      Olhe o caso de óbidos que antigamente ninguém sabia onde ficava tem cerca de 11 mil habitantes.... e no entanto é das cidades da zona centro mais visitadas!! E porque??? Porque as pessoas tiveram criatividade, publicitaram o local, etc....É claro que a publicidade e criatividade atrai os investidores!


      Agora se existe uma ZARA EM RIO DE MOURO QUE TEM um total de 47 311 mil habitantes, porque é que não pode existir na figueira que tem 63 mil habitantes?


      Eliminar
    3. Concordo plenamente. Respondeu a tudo agora que façam leituras... É que nesta terra quem tiver ideias está, logo à partida, tramado porque há para aqui uns senhores que passam a vida a dar para trás, com argumentos do século passado e que acham que quanto pior MELHOR!!!

      Eliminar
  23. Pensar é fácil, mas o senhor consegue convencer os investidores de que forma? Mais um dom quixote à boa maneira provinciana. O perfil da figueira reúne os pressupostos. Eu também gostava mas tenho de ir a Coimbra, às compras

    ResponderEliminar
  24. Todas as cidades avançam, crescem, ganham infra-estruturas, modernizam-se e nós paramos no tempo. Há uma série de anos que é tudo igual.Nós nem uma miserável piscina coberta e aquecida temos. Aqui falta quase tudo o que sobra em beleza natural. As apostas são feitas em foguetório, palhaçadas, coisas que acabam e não deixam a cidade melhor, mais limpa, mais asseada, mais moderna, com as fachadas das casa pintadas, o parque de diversões arranjado, o Edifío O Trabalho, a pouca vergonha da rua Cândido dos Reis, etc., etc., etc., etc.... É tanta desgraça que nunca mais acabava. É uma cidade morta, dormitório, onde não se passa NADA! Onde não há para onde ir ao fim de semana, não há lojas das mais populares, não há NADINHAAAAAA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  25. Vamos rezar para que corra tudo bem, porque si nceramente é a única coisa em que temos voto na matéria. Estamos entregues ao destino, e com a qualidade da política local e,sobretudo dos políticos cá do burgo.

    ResponderEliminar
  26. Tudo se consegue, basta haver força de vontade!! Quem tem força de vontade luta. Apesar do Santana ter tido os seus defeitos e ter despendido muito dinheiro, foram os tempos áureos da Figueira da Foz. E porque?? Penso inúmeras vezes nisto. Porque o Santana tinha conhecimentos alem disso era uma figura mediática... ! E porque se mexeu, é preciso colocar de novo a Figueira no Mapa. Ora temos por exemplo agora a Associacao Bairro Novo que está a fazer um optimo trabalho!!

    ResponderEliminar