quarta-feira, 27 de março de 2013

JOSÉ SÓCRATES!





José Sócrates falou ao país na RTP1  cerca das 21 horas. De acordo com toda a entrevista foram várias as ideias que defendeu e que sintetizo da seguinte maneira:

  • Tive 1 tempo de silêncio, agora tenho 1 tempo de direito à minha defesa. Passaram 2 anos, este é o momento de falar.
  • Afasto qualquer hipótese de querer um cargo político, não é isso que me traz aqui e sim repor a verdade.
  • Não fui eu que me ofereci à RTP1, mas sim a RTP1 que me convidou a vir.
  • Estou aqui para fazer oposição e debate político.
  • Se 4 ex-líderes podem ser comentadores políticos, porque não eu? Tenho o direito de me defender das criticas e das responsabilidades que os meus adversários me querem imputar. Deixar que a narrativa dos adversários políticos estivesse sózinha em campo não era democrático.
  • O PS não tem que me defender, tem que olhar para o futuro e construí-lo.
  • À pergunta sobre Morais Sarmento lhe ter chamado homem de coragem e homem sem vergonha, só tem a dizer que essa é a elevação que existe nos políticos, não havendo debate livre e democrático, mas sim ataques e falta de nível.
  • Das responsabilidades politicas que teve, ressalva que a pior delas todas foi ter permitido um Governo minoritário, com uma oposição feroz e um Presidente da República que tem 2 pesos e 2 medidas, sendo que foi sempre atacado pelo PR, mesmo quando já tinha saído do Governo há 1 ano. Mas que todos os políticos cometem erros, claro. São humanos.
  • Que viveu de um empréstimo por um ano que contraiu para estudar e viver em Paris. E que a conta bancária que tem já a possuía há 25 anos. Negando offshores e paraísos fiscais onde teria dinheiro segundo os detratores da sua idoneidade.
  • Que fez de tudo para evitar a vinda da troika para Portugal. Se tivessem aprovado o PEC4 teriam, segundo ele, evitado como no caso da Espanha e da Itália a intervenção da troika.
  • Ao invés disso sempre reparou que  para Passos Coelho não seria problema algum governar com a intervenção da troika e nunca lhe passou pela cabeça que Passos Coelho governaria para "empobrecer o País".
  • Rejeitou responsabilidades por gestão danosa.  No caso BPN o efeito contágio era uma possibilidade real e foi aconselhado a intervir. As PPP  lançou 8 e agora há cerca de 22. 
  • Que a crise política vem do comportamento do Banco Central Europeu e da maneira desonesta como agiu, da oposição feroz, do ataque do presidente da República e do chumbo do PEC4, além de conspirações e calunias para o derrubarem.
  • Aconselha o Governo a acabar com a austeridade, alterar o discurso, não mandar emigrar porque isso é desistir do FUTURO de um País.
Igual a ele próprio: José Sócrates!

14 comentários:

  1. - No País: Sócrates (bem melhor que Passos Coelho).
    - Na Figueira: Vitor Coelho (bem melhor que Ataíde e Miguel).
    Camaradas: Chegou a hora de por as coisas no sítio certo: Queremos um homem vertical e honesto à frente da Figueira.
    Vamos a isso. Deixem-se de se preocupar só com os carreiristas e vaidosos que apenas se preocupam com o seu umbigo. O que precisamos é de alguém que goste realmente da Figueira!!!

    ResponderEliminar
  2. O Vitor Coelho tem jeito para ser presidente de Junta, deixe-se lá disso. Mas que é bem melhor que o Almeida, lá isso é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você e o de cima são as mesmas pessoas que andam aqui a vender o Vitor Coelho. Parece-me que vc não se enxerga e não vê quanto é ridículo aquilo que diz. Se não souber dizer mais nada é melhor ficar quietinho porque daí só sai asneira da grossa. O Vitor Coelho não vale nadinha e agora viu-se com a atuação que teve. Atraiçoou o PS e agora atraiçoou os 100%. Mas nem num lado nem no outro precisam dele para nada. Ganhe juízo e acabe com a cantilena da venda a granel.

      Eliminar
  3. Muito bem José Sócrates, urgia voltar para por os pontos nos iiis.
    Tomem e embrulhem, ouçam e pensem, memorizem e assimilem. É o país da falsidade, do embuste, dos jornais trauliteiros e desonestos (alguns), que não se coíbem de user todos os meios para chegar aos fins. O Presidente da República é um homem que não merece consideração e fez um golpe de estado palaciano, conspirando sucessivamente contra o governo de José Sócrates, o mesmo presidente que a gora se cala e manda RECADOS à oposição. Tão mau é o Governo como o PR. Portugal nunca teve ao leme gente tão despreparada falsa e que mentisse tanto ao povo português. VERGONHA!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo 28 de Março de 2013 17:20
    Os senhores jota do PSD: foram levar a factura ao sócrates vejo isso com olhos mas esqueceram-se também das facturas cavaco silva que foi o coveiro das pescas marinha mercante agricultura e Durão Barroso as facturas Santana Lopes do governo da Câmara F.Foz avia muito mais para os jota os comunista e bloco esquerda vieram praça publica dizer que era mais do mesmo esquecendo que traíram o Povo Português agora tiram rabínho de fora.

    ResponderEliminar
  5. O Sócrates deixou o país KO.
    Ficou tudo de asa caída porque José Sócrates foi verdadeiro, pôs os pontos nos is e chamou as coisas pelos seus nomes. A vergonha é a da imprensa porca que existe neste país e dos delatores sem escrúpulos que impunemente levantam falsos testemunhos, sem que para isso tenham alguma penalização. Tudo se diz, tudo se pode chamar às pessoas. Por isso ele usou democraticamente o tempo para explicar aos injuriosos tudinho de que o acusam, ali preto no branco. E isso deixou-os de asa caída, derrotados, completamente em pânico. Grande José Sócrqates estás de volta em boa hora porque realmente tu, não empobrecerias o país, não roubarias o 13º mês nem o subsídio de férias, não porias na ruas milhares de professores, de jovens, de casais que ficaram sem eira nem beira, não matarias nos hospitais por falta de pessoal de medicamentos e de assistência condigna, como eu sinto que mataram a minha mãe, ou melhor, deixaram-na morrer sem lhe ligarem., para ali estava numa cama de hospital, com uma infeção urinária e MORREU!!!!!!!!!!!!
    MALDITOS!

    ResponderEliminar
  6. Tanto criticam o Sócrates por todos os males do país que ele só fez uma coisa. Defendeu-se!!! E muito bem, adorei o debate eu acho que o Sócrates esteve à altura. O PSD devia ter aprovado o PEC4, se tivesse aprovado talvez não estivessemos todos no buraco em que estamos.
    Mas a vida é assim mesmo quando não estão no Governo é muito fácil falar.... Aliás é isto que todos os políticos fazem antes de se sentarem na sua cadeira do poder! Prometem mundos e fundos e depois, cumprir alguma coisa está quieto!! E digo isto para todos sejam PS, PSD e os restantes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Fartos de promessas andamos todos. Haja alguém intelectualmente honesto, que não prometa o que não pode cumprir. O PEC4 para mim, era a resposta, e não deixaria chegar ao estado em que estamos. Pior é impossível.

      Eliminar
  7. A ileracia e a ignorância destes comentadores - decerto uns jotinhas ou ex-jotinhas cor de rosa- é confrangedora.
    O PEC 4 não previa a injecção nos cofres públicos de muitos milhões de Euros, que só o acordo com a troika veio permitir. Não fosse essa injecção e num mês ou dois o Estado português não teria dinheiro para pagar aos seus funcionários nem para pagar pensões.Pela simples razão de que não havia quem quisesse emprestar mais dinheiro ao Estado português, a não ser a muito curto prazo e a juros incomportáveis.
    O deficit das contas do Estado no ano de 2010 era à roda de 10% do PIB. Segundo o PEC 4, o Governo estava obrigado a reduzir o deficit para 2% do PIB em 2012. Basta ir ao PEC 4 e ler o que lá está.Será o sr. Jose Sócrates capaz de explicar como iria fazer aquela redução?

    ResponderEliminar
  8. A iliteracia, não é????? Não é assim tanta face ao que vc escreveu, e quem lhe disse que são jotinhas. Para escrever assim só há uma pessoa que, de vez em quando, deixa o seu blogue e vem para aqui debitar postas de pescada. Informe-se porque vc está a milhas da realidade. Além de que está a justificar o injustificável, o seu partido falhou em toda a linha, todas as projeções foram tiros falhados, mas de um falhanço grosseiro. Veja se se enxerga e se nota o ridículo do que aqui escreveu...

    BASTA!

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo das 23:43
    Oh jotinha..mas explica lá como é que o Sócrates, para cumprir o PEC IV, ia poder reduzir o defice de 10% do PIB em 2010, para 3% do PIB em 2012.
    Explica lá, vá...

    ResponderEliminar
  10. Então mas que é que se passa com o Trib. Const.???????? Ainda não tiveram tempo de pôr cá para fora as inconstitucionalidades???
    Não há meio de vir cá para fora a lei para termos de volta os nossos subsídios que deviam vir com retroativos e correção monetária...

    ResponderEliminar
  11. Gostei de ouvir Sócrates!.Crucificaram-no e ele teve todo o direito a defender-se.
    Quanto a Vitor Coelho,foi um traidor para o Movimento 100% e toda a gente sabe.Não sei que amizade era essa que ele tinha pelo eng. Daniel, para lhe dar uma brutal facada nas costas.Poe aqui no burgo, diz-se que ele anda a lamber as botas ao PSD, para ser o candidato à junta.Com aquele aspeto que tem de paracer uma pessoa de bem, afinal, não o é!....
    Quantos ao PS e PSD, já se conhecem os candidatos à Câmara e dos 1oo%, nunca mais hà fumo branco?....ou não!.....

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que Vitor Coelho, não é pessoa de andar a correr as capelinhas todas!.....Mas não digo nada. Já vi tanta coisa!.....

    ResponderEliminar