quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM!!!








O mundo católico e não só, tem vivido  suspenso da eleição de um novo Papa para substituir o Papa demissionário, Bento XVI!

Um circo mediático foi montado na Praça de São Pedro no Vaticano! São televisões, jornalistas e radialistas de praticamente todo o mundo. São milhares de pessoas que não arredam pé, ao frio, à chuva  para, dizem, assistir a um momento histórico que é o  do anúncio do novo Papa.

Pois bem, a espera acabou! Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina... O novo Papa é: JORGE MARIO BERGOGLIO - Nacionalidade: Argentina, com 76 anos de idade!

O mundo é bastante afeto ao catolicismo, só ultrapassado pelo islamismo. De acordo com recentes estudos  19,2% praticam o islamismo e 17,4 o catolicismo.

Assim sendo, o catolicismo tem muita influência na vida daqueles que professam esta religião, fazendo parte das suas vidas quotidianas, dos seus anseios, da sua esperança, da sua forma de vida.

A Igreja necessita de modificações profundas, precisa abrir-se mais à sociedade, despojar-se mais das suas riquezas, proteger mais os desfavorecidos, acabar com o fausto exagerado, punir prevaricadores, estudar a melhor maneira de chegar ao coração do povo que já descrê de muito do que vê...

Será que Jesus Cristo se revê no catolicismo dos nossos dias? Será que é esta a via que Jesus Cristo preconizaria? Será esta a Igreja que Jesus Cristo quereria para honrar o seu legado e ajudar o povo de DEUS?

De qualquer modo, a Igreja continua a ter um papel extremamente importante no mundo. A evangelização, a oração, a meditação, a comunhão com Cristo,  a propagação da palavra sagrada ouvida nas homilias, as obras da Igreja, os bons sacerdotes que ainda existem e que desempenham papéis de muita relevância,  continua a ser uma mais valia que faz com que valha a pena, para os católicos, continuar a abraçar o catolicismo!

HABEMUS PAPAM!!! 



7 comentários:

  1. Cá na Figueira também temos um. Parece é que está a perder o poder...

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do Papa, gostei do seu artigo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa. Apesar de católico praticante, gostava de ver reformas na Igreja. Espero que este Papa as possa vir a fazer com coragem e determinação. Desde logo, venderem riquezas e darem aos pobres.

    ResponderEliminar
  3. Noticia do Jornal "Público" de hoje


    Líder da concelhia escolhe e faz aprovar lista de vereadores para a câmara contra vontade do candidato às eleições

    A comissão política concelhia do PS da Figueira da Foz decidiu aprovar quase em simultâneo o nome do candidato à presidência da câmara, o juiz-desembargador João Ataíde, que se recandidata a um segundo mandato, e também os primeiros nomes da lista do executivo. Mas esta decisão divide socialistas, porque João Ataíde, eleito como independente nas listas do PS em 2009, não aceita a proposta da concelhia, presidida por João Portugal.

    Nos bastidores já se fala da possibilidade de a direcção nacional do PS avocar o processo, um cenário que para já João Portugal afasta, porque diz acreditar que ainda "há lugar para consensos". A proposta da concelhia mantém João Ataíde em número um, Carlos Monteiro, actual vice-presidente, em número dois, e Isabel Cardoso em número três, mas afasta o vereador António Tavares, que tem o pelouro do Urbanismo e da Cultura da Câmara da Figueira da Foz, e que é uma aposta pessoal do presidente da autarquia. No seu lugar, surge João Portugal, líder da concelhia.

    João Ataíde não aceita esta troca de lugares decidida pelo órgão local do PS, fala de "disparate" e frisa que não abdica da mesma equipa com que se candidatou há quatro anos. já o deputado e líder concelhio diz que é "normal que a lista do executivo seja votada pela concelhia e não apenas o nome do candidato" e atira com exemplos: "O nome do doutor António Costa foi aprovado para Lisboa e foi também votada a lista dos 25 candidatos às juntas de freguesia" e "na Póvoa de Lanhoso foi votado o nome do presidente à assembleia municipal".

    Votada "meia lista"

    Tiago Castelo Branco, membro do secretariado da concelhia e chefe de gabinete do presidente de câmara, nega que os estatutos contemplem a aprovação de meias listas de vereação. E afirma:"Ninguém aprova uma lista para o executivo, neste caso, meia lista, a oito meses das eleições autárquicas", criticou.

    Ao PÚBLICO, João Portugal refere que, relativamente à lista para o executivo, João Ataíde só fez uma reserva: "[que] o nome do vereador António Tavares [um independente], fizesse parte", uma afirmação que é rebatida por Tiago Castelo Branco, que torna claro que o presidente da câmara disse discordar da lista numa conversa que teve com Portugal dois dias antes da reunião. Justificando a sua decisão, João Portugal entende que a lista do executivo tem de ter 50% de militantes do PS e 50% de independentes. Da actual lista, apenas Carlos Monteiro é socialista, os restantes são independentes.

    Na reunião da concelhia, Tiago Castelo Branco chegou a propor que João Ataíde fosse chamado para se poder pronunciar sobre a lista, mas essa pretensão foi recusada pelo líder concelhio e os nomes de Carlos Monteiro, Isabel Cardoso e João Portugal foram aprovados por 29 votos a favor, 21 contra e três votos brancos. Na altura o presidente da Câmara da Figueira da Foz afirmou que aceitava a indigitação, mas não aceitava a lista e disse expressamente que o presidente da concelhia sabia qual era a sua posição.

    Convicto de que ainda há condições para se chegar a um entendimento, João Portugal não admite para já que o processo possa ser avocado por parte da Comissão Nacional do PS, mas não esconde que a situação não está ainda resolvida. "Temos tido conversas e ficamos de voltar a falar nos próximos dias. No entanto, não sei de que forma vamos resolver a situação, mas espero chegar a um entendimento", declarou ao PÚBLICO o líder da concelhia socialista.

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parece segundo me disseram k não foi o tiago a chamar o ataide mas outra pessoa k levantou o problema

      Eliminar
  4. ESTE GOVERNO DEVIA SEGUIR O EXEMPLO DO PAPA ANDAR DE CARROS PARTICULARES MAS É O ANDAS

    ResponderEliminar
  5. ouvi agora em direto cantar a internacional na manif em lisboa as lágrimas correram me é preciso isto e em força acabar com o capital

    ResponderEliminar