segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DIA MUNDIAL DO CANCRO!





Celebra-se hoje o Dia Mundial do Cancro! Os tumores estão a ser tratados muito tarde após a detecção dos mesmos, os exames de diagnóstico não estão a ser solicitados por igual, a todos os doentes sendo que, muitos que eram seguidos, estão a reparar que os seus exames habituais estão a ser alargados com as consequências que daí podem advir,  que a prevenção é um sinal de importância extraordinária para salvar vidas. As pessoas estão cada vez mais afastadas do acesso à Oncologia, uma vez que cada vez há menos prevenção, cada vez há menos meios de diagnóstico utilizados, cada vez há menos pessoal médico qualificado, não sendo raro depararem-se nas consultas, com médicas/ médicos novatos na profissão que, certos doentes mais esclarecidos, topam perfeitamente erros e  falhas  no seguimento das suas patologias.

Cada vez há menos dinheiro na Oncologia e mais doentes, logo a qualidade não pode ser de excelência como estes doentes necessitam e merecem. Os próprios medicamentos que estão a ser utilizados são-no pelo preço mais economico e não o medicamento mais eficaz.

De quem é a culpa??? DE TODOS, EU INCLUÍDO!!!!!!!

E porquê???

  • Porque os médicos estão CALADOS a compactuar com esta arbitrariedade.
  • Porque os doentes não batem o pé e não exigem tratamento adequado.
  • Porque os familiares vêm e pressentem o que se está a passar e ficam calados.
  • Porque este Governo está interessado em cortar despesas, pouco se importando que morra gente.
  • Porque o público em geral SABE o que se passa com os doentes Oncológicos e não se manifesta.
  • Porque potenciais doentes Oncológicos somos todos nós e nunca pensamos que nos pode bater à porta, passando adiante desta problemática tão pungente e avassaladora.  
A SAÚDE NÃO TEM PREÇO! Quando se deixa de salvar uma vida porque não se pôs à sua disposição TODOS OS MEIOS que lhe possibilitariam a CURA... ISSO É CRIME, ISSO É UM SACRILÉGIO, ISSO É NÃO TER RESPEITO PELA VIDA HUMANA, ISSO É DESCER AO PATAMAR MAIS BAIXO DA HIERARQUIA DOS DIREITOS HUMANOS!

Eu espero que todos façamos este exercício mental de nos debruçarmos sobre esta temática tentando, por breves instantes, pormo-nos na pele de um doente Oncológico, porque hoje é o DIA MUNDIAL DO CANCRO!

9 comentários:

  1. Muito bem. Belo texto, parabéns! É isso mesmo, todos somos potenciais candidatos a esta malfadada doença, até aqueles que fazem tábua rasa das mais elementares regras do respeito pela vida humana, como diz. Vejo a oposição muito preocupada com certos assuntos, quando este devia ser o mais debatido e combatido. É inadmissível que se esteja a ratear o dinheiro que salva vidas humanas.

    MI

    ResponderEliminar
  2. O Seguro em vez de se revoltar e bater alto e bom som na situação em que estão a deixar o SNS, preocupa-se com TV's Rurais... Isto só visto. Mas que políticos são estes que permitem que os hospitais, muitas vezes, matem em vez de curar???

    ResponderEliminar
  3. O Seguro anda muito inseguro e neste problema devia ser muito forte

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo texto. Mas sabe, é mais facil haver uma manifestação de gays e lesbicas que enche avenidas a gritarem pelas suas aberrações sexuais do que uma manifestação por causas como a exposta.

    ResponderEliminar
  5. A classe médica, em Portugal, em geral, está-se borrifando para os doentes, arranjando terapeuticas é para o rechear da sua carteira. Honra seja feita às excepções, mas nestes casos me parecem estar afónicos. Verdade é que todos, mas todos, morremos, mas que seja sem sofrimento e com dignidade.

    ResponderEliminar
  6. Nem todos os profissionais de saúde estão à altura das funções que desempenham. Contou-me pessoa amiga que foi aos HUC fazer um exame c/ extração de tecido do estômago sobre anestesia. O médico anestesista demorou pq andava noutros serviços, era só um para atacar tantas salas... Pois a enfermeira que preparou o meu colega, queria, antes que viesse o anestesista, enfiar-lhe uns canos no nariz e pôr-lhe o bucal de borracha ou silicone que abre a boca e é preso à volta da cara e o desgraçado ficava assim até vir o anestesista... Começou a queixar-se com falta de ar e, a sorte dele foi o anestesista chegar dali a pouco e ver a aflição do doente, tirou-lhe logo tudo e perguntou porque não esperaram que o doente estivesse sobre o efeito da anestesia para então fazerem o que tinham a fazer sem estar a magoar e assustar, ainda maios o doente!!!! Dá que pensar!!!!! Uns Têm, outros não têm vocação e estão no sítio errado. Tornam-se insensíveis e carniceiros. Coitado de quem precisa e dá com esta gente pela frente.

    ResponderEliminar
  7. ‎4000 Doentes não têm acesso à radioterapia!!!!!!! Atrasos de 6 meses nas Juntas Médicas. Há tratamento DESIGUAL dado aos doentes nos IPO's!!!!!!
    ISTO NÃO É UM ASSUNTO SUFICIENTEMENTE GRAVE PARA se QUESTIONAR???????

    Acaso andamos tão distraídos que nos ESQUECEMOS que há muitos doentes oncológicos que não estão a ter o tratamento que merecem e devem ter????
    Onde ficam os DIREITOS HUMANOS salvaguardados???

    Lembram-se que esta maldita doença atinge toda a gente e que nem todos se salvam (muitas vezes) porque não são tratados atempadamente????

    O que poderá ser MAIS IMPORTANTE do que SALVAR VIDAS???

    Acaso a vida dos outros deixou de nos interessar????

    Para mim deixa muito a desejar a maneira como se combate este grave assunto.INDIGNE-MO-NOS POR TODOS OS DOENTES DESTE PAÍS!!!!!!
    MI

    ResponderEliminar