quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HABEMUS REIS DO CARNAVAL!!!







Estamos em crise, vivemos todos com dificuldades, há muito desemprego, muita miséria, muitas carências de toda a ordem. Andamos preocupados, temos todos os motivos para isso. A vida está como está, virada do avesso para todos os que desejam alimentar os seus filhos e não têm que lhes dar de comer...

Somos um País onde o calendário carnavalesco coincide com o pico do inverno, isto é: há frio, chuva, vento, temperaturas baixas. Parece que há muito boa gente que ainda não percebeu que isto aqui, NÃO É O BRASIL!!!!! Aqui é Portugal, um país europeu onde o Carnaval Brasileiro não tem história e que atravessa graves dificuldades e  precisa de olhar para o que  é necessário e dispensar o supérfluo... Se é que me faço entender...

Então no Natal tivemos a cidade sem iluminação natalícia na Figueira da Foz. Nem na rua da república se dignaram pôr qualquer animação luminosa que desse mais dignidade a uma data que tem tanto significado para os católicos, e que animaria o comércio local,  com a desculpa da crise... e agora já há dinheiro para a palhaçada do costume???

Qual é a tradição histórica deste carnaval abrasileirado? Onde é que isso vem  descrito como uma manifestação com raízes profundamente marcantes para a nossa terra???

Será que esta importação de mau gosto numa altura em que o dinheiro não abunda, se justifica?

Porque não se "desenterram" do nosso historial as burricadas, os desfiles das colectividades, o que se fazia nos anos cinquenta e sessenta? Aí sim estaríamos a festejar algo que era nosso, que nos diz muito, que foi uma tradição que se manteve por muitos anos e que todos dizem era lindíssimo. As roupas eram adaptadas ao clima, lindos trajes antigos. Outros eram vestes típicas das diversas freguesias com todo o seu colorido e beleza.

Quando deixaremos de fazer cópias baratas e ridículas que nada têm a ver com a nossa cultura e historial???

Pois é... para isto há dinheiro... Até já HABEMUS REIS DO CARNAVAL!!!


20 comentários:

  1. DETESTO O CARNAVAL NUNCA CÁ ESTOU E GASTAR SE DINHEIRO COM ESSA M....ERA MELHOR MAS MUITO MELHOR MATAR A FOME ÀS CRIANÇAS DO CONCELHO MAS ENFIM HÁ ESTA PARVOEIRA

    ResponderEliminar
  2. parabens concordo consigo

    ResponderEliminar
  3. Preferia ter a cidade com mais decência para receber o Natal, mas até compreendi, do que agora esta fantochada de carnaval à brasileira com tudo ao léu com temperaturas de inverno e sem que isso seja uma marca nossa. Isso é mais uma importação ridícula como a americanice do Halloween.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com os pontos de vista expostos no texto. O dinheiro cada vez é menos e as dificuldades são cada vez maiores. Os sucessivos governos têm sido maus gestores da coisa pública e as autarquias, salvo raras excepções, têm acompanhado o regabofe. Por isso chegámos a esta apagada e vil tristeza, com a qual ainda nada se aprendeu. Carnaval, sim, para não acabar com tudo de vez. Mas à portuguesa não plagiando o que se faz lá fora e que não nos diz nada. Além de vincarmos o bairrismo e a cultura nacionais, poupariam-se uns dinheiros que continuam a ser muito mal gastos irresponsavelmente.

    ResponderEliminar
  5. Estas escolhas definem bem quem tem sempre ligado ao supérfluo ao invés do essencial. As ruas podem estar esburacadas, pode haver lixo, as floreiras com ervas, arranjar investidores para criarem postos de trabalho, nada! Folclore importado, ridículo e disparatado, já dá palhaçada nos jornais, e entretém o povo. Pobrete mas alegrete... É por isso que a Figueira está como está, parada no tempo, com políticos de trazer por casa.

    ResponderEliminar
  6. Esta cambada de incompetentes que coloque os olhos noutros Concelhos que apostam em formatos diferenciados e inovadores... em vez de brasileiradas. Olhe-se para a festa do chocolate em Óbidos que é já um fenómeno falado além fronteiras. Não há visão nenhuma. Depois ainda há quem tente gabar a mulher do Papa... só mesmo por obediência cega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Papa e a mulher do Papa podiam emigrar e deixar o PS descansado.

      Eliminar
    2. mas quem é o papa?

      Eliminar
  7. passei em s pedro hoje os tapumes de 35000 mil contos do santana estão todos no chão já estavam muitos agora foi o resto agora ele devia pagar a gala feria lhe a vista

    ResponderEliminar
  8. Como é que é possível que se dê mais valor a Carnavalada abrasileirada, completamente fora de propósito para os nossos usos e costumes, se gaste dinheiro com isso, reis, outdors, subsidiar, etc e no Natal, com o significado que tem, com a importância que tem, com o chamariz que são as ruas iluminadas para fazer as pessoas andar na rua e comprar no comércio local, quando é uma das alturas em que se fazem mais compras, esteve a Figueira num abandono total e absoluto. Isto diz-nos duas coisas: Parolice, falta de nível e apostar naquilo que não nos diz nada nos moldes em que é feito! Vulgaridades.

    ResponderEliminar
  9. Miguel de Almeida vai liderar a candidatura da coligação da direita PSD/CDS/PPM nas autarquicas o PS vai ter uma luta difícil .

    ResponderEliminar
  10. Seria interessante, do corso fazer parte uma reunião da camara. Que rico carnaval e poupava-se muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo 28 de Janeiro de 2013 18:00
    o presidente da junta de Buarcos dizia se fosse eleito presidente
    o Carnaval era de Buarcos então agora já nem Buarcos é Figueira Tavarede até nossas jovens foram postas de lado não servem para rainhas vergonha ainda anda mendigar volta dos PS. para se candidatar outra vez foi o presidente que passou durante dois mandatos que não deixou nada aos buarcusenses

    ResponderEliminar
  12. Ouviram a rádio club foz do mondego ontem às 21h? António Jorge Pedrosa anunciou o seu requiem. O Daniel Santos ainda deve ter ficado com menos cabelo. Teo Cavaco no seu registo habitual do andar noutro mundo, O Carronda ainda se enerva com as freguesias e com dificuldade em justificar as bombitas do ps, mas lá se vai safando. Gostei.
    Ouçam o programa às segundas feiras a partir das 21h que acho aue vale a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Engº Daniel é das poucas pessoas honestas que andam na política.

      Eliminar
  13. Então Miguel Almeida não diz nada? Pois se lá estivesse em vez de 100000 euros, gastava 200000 euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperem pelas eleições e verão... Dá-lhes Miguel, não te cales que tens muito que contar.

      Eliminar
    2. No tempo do Miguelito eram muito mais do que os 200.000,00. É só ir ver as contas do seu tempo ou ler as noticias da época.

      Eliminar
  14. O orçamento do Carnaval é de 100 mil euros e espera-se receitas de 50 mil, metade já voa à partida e do resto acho que 10 mil de receitas já é muito

    ResponderEliminar