terça-feira, 31 de julho de 2012

NOTAS SOLTAS!









Os Jogos Olímpicos estão a decorrer na Inglaterra sem grandes alardes, nem grandes entusiasmos. A crise parece que chega a todo o lado e afeta todos os acontecimentos à volta do globo. Ou é pura impressão minha, ou já não se sente aquele entusiasmo, aquela vontade de seguir a par e passo todo o desenrolar das diferentes modalidades olímpicas.
Penso que o peso da situação atual do nosso país se reflete na falta de tempo, disposição, entusiasmo e alegria para ver com os mesmos olhos que se viam as olimpíadas. 
Os nossos atletas não são exceção!  Telma Monteiro e outros atletas que partiram com tanto entusiasmo depressa se deixaram abater e têm tido uma prestação muito apagada. O atleta da Naval, João Costa, está de parabéns e é, até ver, um caso de sucesso! O sétimo lugar demonstra como ele é bom e dedicado na modalidade que tem sido a sua glória  - o tiro de pistola de ar comprimido a 10 metros.
Parabéns JOÃO COSTA! Parabéns NAVAL.
Aguardemos as próximas prestações dos portugueses.

Pedro Coimbra voltou a afirmar a sua intenção de apoiar os atuais candidatos do Partido Socialista em exercício, para as próximas eleições autárquicas...
Afinal em que ficamos? A escolha é interna em sede de Comissão Política Concelhia, ou por outro lado, considera-se já que os atuais candidatos são os melhores, tiveram bom desempenho, não devem ser avaliados?

ASAE a mais, ASAE a menos...
 Desde sempre, ergueram-se vozes incomodadas pela atuação das brigadas da ASAE... Mal, muito mal quanto a mim. Porque  sempre existiu com o objetivo de fiscalizar todas as imundícies que eram vendidas em mau estado para o nosso consumo.
Sempre achei de primordial importância a sua esfera de atuação. Agora vê-se a diferença... O governo diz que não, mas eu acredito piamente que há grande "falha" nas análises e na vigilância dos produtos alimentares. Não há "fumo sem fogo"...
Assim sendo todos podemos estar a correr riscos (mais do que já é habitual), nos alimentos que ingerimos.

O turismo na Figueira parece que está como nunca esteve... A culpa é da crise dizem os responsáveis... Eu acrescentaria que a culpa é também da falta de oferta a vários níveis. A cidade é linda, sossegada, tem uma belíssima praia, tem serra, tem rio, mas carece de variadíssimas infraestruturas, de se modernizar e tornar atrativa. O que se oferece é o mesmo (para pior) que era há 10, 20, 30 anos...

De salientar algumas iniciativas da Junta de Freguesia de Buarcos.

Politicamente o país vai de mal a pior. O novo código do trabalho é de arrepiar!, Despedimentos facilitados por inadaptação, ou por qualquer outro motivo julgado procedente pelo empregador com as indemnizações substancialmente diminuídas. Banco de horas alargado e pagamento de 50% das horas extraordinárias, menos dias de férias, menos feriados. Os  portugueses já não têm capacidade para levar com mais austeridade e eu ainda não  ouvi o Presidente da República dizer com todas as letras que NÃO ADMITE MAIS AUSTERIDADE, como lhe compete, já que este governo parece ter perdido a noção e o rumo!

O que se passa no país com os cortes desenfreados é um SUICÍDIO!!!

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!

terça-feira, 24 de julho de 2012

AS ELEIÇÕES QUE SE LIXEM!!!!!








Nem mais, nem menos... Foi assim que Passos Coelho "rematou" num discurso empolgado perante os deputados sociais-democratas, para assinalar o fim desta sessão legislativa. Com esta frase tão "sui generis",  para um político que é ouvido por todos, inclusivamente por jovens e crianças,  é de facto uma "verborreia" interessante para alguém que nos governa... Esta frase diz muito sobre o carácter de quem a pronunciou sendo um motivo, mais que justificado, para se traçar o perfil deste governante... Podia-se facilmente chegar a uma outra frase  que  nos leva a... "Estou-me nas tintas para..."

Lá continuou dizendo que foram eleitos para governar o país e não para ganhar eleições!!! Curioso, muito curioso, vindo da parte de uma pessoa que TUDO FEZ para conseguir chegar ao "poder", ainda que escorado em mais que "FALSAS PROMESSAS". As pessoas estão lembradas, não têm a memória curta, sabem perfeitamente as promessas que foram feitas e não foram cumpridas, muito pelo contrário... Enganou o povo fazendo completamente o oposto do que tinha prometido.
Há até um "best of" das suas promessas não cumpridas.

Estou-me a lembrar que prometeu mais exigência e rigor, que não havia portugueses de primeira e portugueses de segunda. Estavam todos em pé de igualdade!?!?!?
Então porque mantém no poder o ministro Miguel  Relvas depois do escândalo da licenciatura? Já sei, vários elementos da Lusófona têm ligações maçónicas. Miguel Relvas e o presidente do Conselho de Administração da Lusófona, Manuel Damásio partilham a mesma obediência maçónica (GOL).
Quando o ministro Relvas se matriculou na Universidade em 2006 já eram ambos «irmãos» na Maçonaria, segundo apurou o TVI 24 e a revista Sábado! Muito interessante não?

A redução nas despesas do estado conseguiu-as à custa dos nossos subsídios de Natal e férias (uma inconstitucionalidade), assim também eu Senhor Primeiro Ministro...
Onde deveria ter ido buscar o dinheiro, não mexeu, não tocou, claro!
Também no capítulo transparência e rigor, se fosse uma preocupação de Vossa Excelência fazia alguma coisa em relação às off-shores... 17 BILIÕES!!! O equivalente ao PIB dos EUA e do Japão!!!!!!

Como o senhor  Primeiro Ministro é tão inteligente e preocupado com as obrigações que lhe cabem, com toda a certeza não precisará que eu lhe diga o que fazer para acabar com estes ladrões de colarinho branco, estes e outros que o senhor e o país tão bem conhecem e que se andam a passear com o dinheiro que é de todos nós!

É muito mais fácil tirar aos mais pequenos, aos mais sacrificados, aos indefesos, aos doentes, à educação, aos reformados, etc.

Ideias brilhantes para tirar o país do buraco em que se encontra: ZERO! Para fazer face ao desemprego absolutamente recorde e para as falências, arranjar soluções de empregabilidade para os jovens e não só, isso o senhor Passos Coelho não faz nem consegue... Pois é, analisando tudo o que fez foi "espremer" os mais vulneráveis, cortar de uma maneira absolutamente abjecta no SNS e colocar professores no desemprego. Ter a polícia com viaturas todas "absoletas" paradas porque estão todas elas boas para ir para a sucata, etc. Assim diminui as despesas do estado sem mexer  nas PPPs, nas gorduras do estado, no grande capital, nos "fujões"  ao fisco e nos ladrões de colarinho branco!

Esperança de que seja um facto AS ELEIÇÕES QUE SE LIXEM!!!!!


segunda-feira, 23 de julho de 2012

O FOGO DA NOSSA DESOLAÇÃO!








O fogo é um drama que espalha a desolação e a desgraça. São bens que foram perdidos, além das vidas que ceifa quer de animais das florestas e  de criação, quer de pessoas que todos os anos são vítimas deste flagelo, que deixa atrás de si, um rasto desolador e árido difícil de presenciar. Este é um acontecimento habitual nos meses mais quentes do ano, ferindo a natureza e alterando a fisionomia de cidades, aldeias e florestas, espalhando uma negritude imensa, que calculo, marcará para sempre a vida dos que são atingidos!

Se nós vivemos num país mediterrânico, com grandes períodos de sol, calor e altíssimas temperaturas; se esta calamidade é aquilo que temos mais certo todos os anos, pergunto eu muito ingenuamente: Porque não se tomam medidas drásticas para, pelo menos, minorar os efeitos nefastos deste acidente? Não será que já deveríamos ter aprendido, um pouco melhor, as lições dos anos e anos de aflição???

Gasta-se tanto dinheiro mal gasto em festarolas e "fogo de vista" e não se  dotam convenientemente os bombeiros com as viaturas suficientes em número,  devidamente apetrechados de meios técnicos e humanos  modernos que poderão fazer toda a diferença. Ao invés, corta-se em homens e em veículos, não se adquirem unidades modernas e eficazes, além de meios aéreos como convém, para depois não ter que lamentar estas perdas, pelo menos, no número e grau de gravidade com que acontecem. 
Porque não piquetes nas zonas mais desprotegidas para que seja feita vigilância? Há tanta gente parada, desempregada, a receber subsídios. Para quando o arranque de canaviais e de mato às portas das casas?

Afinal o que se perde em pessoas e bens não é muito mais oneroso e lamentável?

Para quando MEDIDAS mais eficazes que nunca são tomadas???
Os bombeiros que existem NÃO PODEM ser os escravos de toda esta situação, eles devem ser dotados de meios e de mais pessoal qualificado para eles próprios não correrem perigo de vida.
Todos os anos é isto: O FOGO DA NOSSA DESOLAÇÃO!


terça-feira, 17 de julho de 2012

NOTAS SOLTAS!!!








Ontem houve reunião da Comissão Política Concelhia do PS. Até aqui nada de novo... O espanto vem de alguns socialistas admirados  com a escolha dos representantes para a Lista de Secretariado e da Comissão Política. Ao que dizem é para rir já que ninguém percebe aquela constituição de listas, nomeadamente pela posição que os nomes ocupavam na lista da candidatura de João Portugal e na dos outros candidatos, ou percebe????

O que se diz é que João Portugal deu uma volta de 180o, abrindo o flanco e submetendo-se ao poder, pois claro... Estranha-se e depois entranha-se...

Em matéria de política "bizarra" esta terra é fértil em "golpes de teatro", de baronatos, de obediências a algum (PODEROSO), ou (IRMANDADES), o que vai dar na mesma coisa. São eles que mandam e desmandam, são eles que ditam as leis... E os lacaios obedecem pois claro...

Normalmente é assim que se passa. Por isso, mais que em qualquer outra parte 
esta terra está estagnada, cheia de gente corrupta e que só vê os seus interesses à frente dos olhos... mal intencionada e intelectualmente desonesta.

Há gente nesta santa terrinha que PODE TUDO, faz TUDO  e não é punido. Ao invés ameaça e continua a vidinha alegremente sem pudores nem pruridos, como se nada fosse com eles....
São o espelho de tudo o que vai mal na terra, no país e no mundo!
Estamos a viver uma crise de valores e de ética como nunca se viu e que não sabemos onde irá levar a humanidade.

A propósito da situação caótica  a que este país chegou reproduzo aqui a entrevista que D. Januário Torgal, Bispo das Forças Armadas deu à TVI 24 e da qual reproduzo partes:

«D. Januário Torgal Ferreira diz que este governo é corrupto e não acredita em alguns ministros. Na TVI24, o bispo das Forças Armadas fala mesmo em diabinhos por comparação com o governo anterior.


«Há jogos atrás da cortina, habilidades e corrupção. Este Governo é profundamente corrupto nestas atitudes a que estamos a assistir», frisou, acrescentando: «Nós estamos numa peregrinação em direção a Bruxelas e quando tudo estiver pago daqui de Portugal sai uma procissão de mascarados a dizer: vamos para um asilo, salvem-nos».



«O problema é civilizacional, porque é ético. Eu não acredito nestes tipos, em alguns destes tipos, porque são equívocos, porque lutam pelos seus interesses, porque têm o seu gangue, porque têm o seu clube, porque pressionam a comunicação social, o que significa que os anteriores, que foram tão atacados, eram uns anjos ao pé destes diabinhos negros que acabam de aparecer», frisou no programa «Política Mesmo».


É assim que se fala e não acredito que não esteja cheio de razão. É uma figura respeitada e uma pessoa culta e interessada desde sempre nas questões do seu país. Não faltarão vozes contra, claro... como convém!

A Câmara pagou em excesso aos seus funcionários a módica quantia de 1.732,27 euros indevidamente segundo um relatório do TC. Trata-se de suplementos remuneratórios e outros Abonos da Administração Local referentes a 2009 e que vão ter que ser restituídos. Este estudo incidiu sobre o triénio 2007/2009. Mensalmente será descontado uma percentagem nos ordenados dos funcionários.
A Câmara diminuíu o número de funcionários, mas aumentou as despesas em cerca de 251.774 euros. Em época de "vacas magras" até que não está mal...

As eleições estão aí a chegar... Vamos ver as surpresas que nos reservam em matéria de candidatos já que certas escolhas são sobremaneira infelizes...

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!!!

sábado, 14 de julho de 2012

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, OS MÉDICOS E OS DOENTES...








O país está doente, os doentes estão cada vez mais doentes e os médicos estão a ficar doentes...

E porquê, perguntam? Porque este governo decidiu que também podia cortar na saúde, podia contratar precáriamente pessoal a preços de saldo, cortar na isenção de taxas aos dadores de sangue (correndo agora o risco de ter que comprar sangue), estão lembrados dos lotes de sangue contaminado no tempo de Dra. Leonor Beleza, não estão? Ratear nos exames de diagnóstico evitando o mais possível que os médicos os solicitem ao doente, faltando com material hospitalar mas de uma maneira que confrange quando tomamos conhecimento de que muitos dos medicamentos utilizados para tratar, por exemplo, acamados têm que ser comprados por estes...
E mais uma série de barbaridades que são inconcebíveis... 

Os transportes de doentes que até aqui eram gratuitos para pessoas carenciadas está comprometido.

As taxas moderadores não são acessíveis a todos os bolsos.

As filas de espera nos hospitais podem ir até 2, 3 , 4 horas sem critérios verdadeiramente aceitáveis e justos.

O atendimento está cada vez pior... Ou anda tudo muito afetado, muito nervoso, ou então não sei o que pensar quando assisto à arrogância de certo pessoal médico e de enfermagem (não são todos) felizmente,  na maneira como tratam e lidam com os doentes.

O humanismo, a gentileza, a caridade, o juramento de Hipócrates estão a ficar muito para trás e a faltar em muitas das consultas que são feitas aos doentes...

O tempo é de crise, eu sei, mas a saúde é um dos temas que necessita de mais sensibilidade, mais cuidado nos cortes, mais critérios onde quem não sofra com mau atendimento e perigo para a sua saúde seja o doente. O doente deve estar sempre em primeiro lugar.
Não é porque os senhores governantes, os senhores deputados, os ricos têm dinheiro para se tratar nas mais credenciadas instituições de saúde, com todas as mordomias, que se vão esquecer que o comum dos mortais só tem uma saída possível...

Entretanto os médicos realizaram a maior manifestação de que há memória na classe. Dizem ter sido para salvar o Serviço Nacional de Saúde e nós vamos acreditar nestas boas intenções... Esperemos não sair defraudados e não vir a verificar que apenas estão a olhar para o umbigo deles...

O Dr. Manuel António foi reconduzido na presidência do IPO de Coimbra. Parece ter estado a fazer um bom serviço, ao que sei, mas fica-me a dúvida quando se fala em poupanças...

Por cá o Dr. Adriano Rodrigues presidente do Hospital Distrital da Figueira da Foz, promete desenvolvimento e blá, blá, blá, blá. 
As melhorias não são visíveis, muito pelo contrário o pessoal anda cada vez mais arrogante no atendimento nas urgências. O serviço domiciliário a doentes acamados com feridas está a ser cortado.

E´assim com o SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, OS MÉDICOS E OS DOENTES...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES...








PEDRO COIMBRA como todos sabemos ganhou expressivamente as eleições para Presidente da Federação Distrital de Coimbra, derrotando o então Presidente Mário Ruivo.

Até aqui nada de novo... Não fora a divisão que se vem acentuando dentro do Partido Socialista na zona centro do País.

De acordo com as ultimas notícias que obtive de algumas pessoas, na primeira reunião pós-eleitoral, o ambiente foi de cortar à faca!!! Os apoiantes de Pedro Coimbra vs apoiantes de Mário Ruivo enfrentaram-se pela primeira vez num clima de absoluta crispação... isto a ser verdade é preocupante, mais preocupante se torna mercê da situação em que o país se encontra e dos esforços que devem ser feitos para repensar o futuro dos portugueses...

Parece que os agora vitoriosos da facção de Vítor Batista, António Paredes e muitos mais estão a querer fazer uma espécie de "separação" de águas o que a ser assim é muito mau, diria mesmo péssimo para o futuro do Partido Socialista.
Não é assim que se constrói coisa alguma.

De facto os partidos em geral têm o péssimo defeito de agirem com os seus camaradas como se de opositores de partidos diferentes se tratasse... Muitas vezes se diz dentro dos partidos que, a verdadeira oposição, está entre camaradas da mesma cor política.
Agem como se fossem adversários políticos, fraccionam-se, degladiam-se, dizem mal uns dos outros e lutam ferozmente por um lugar ao sol, muitas vezes (a maior parte das vezes),  sem o merecerem!

Para já temos o convite a António João Paredes para integrar o secretariado da distrital do PS!!!
Ora todos estão recordados do que se passou nas ultimas eleições autárquicas, quer durante o decorrer das eleições, quer depois no que se passou na votação para Presidente da Assembleia Municipal com o caso Tovim...

É meus amigos... MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES...

sábado, 7 de julho de 2012

NOTAS SOLTAS!?








O braço direito e esquerdo do Primeiro Ministro não pára de nos surpreender!
Com efeito Miguel Relvas apanhou-lhe o gosto e agora é vê-lo constantemente açambarcar os noticiários todos e os tablóides com notícias, qual delas a mais bizarra...

Primeiro foi o caso da ligação a um ex-espião, seguido das ameaças à jornalista que "ousou" dizer a verdade sobre tudo o que andou à volta deste assunto...
Pois é, o senhor Relvas qual "anjinho inocente" ficou ilibado de todas as acusações... Perseguições, mas quais perseguições? Ligações, mas que ligações? Anda tudo a sonhar e a imaginar coisas... A jornalista coitada é que ficou sem emprego. É sempre assim não é? A corda parte sempre para o lado dos mais fracos...

Temos no país e na cidade a prova provada de que tudo se faz, tudo se permite e no fim... não acontece nada porque "OS PODEROSOS" protegem-se uns aos outros, tudo calam, tudo acobertam e normalmente quem fica mal são as pessoas honradas e inocentes no meio desta podridão toda... 

Ainda não refeitos desta trapalhada toda eis que agora viemos a saber que o senhor Relvas, numa licenciatura de três anos, fica licenciado em apenas um ano...
Não é que este senhor conseguiu equivalências reconhecidas e homologadas pelo Conselho Científico da Universidade Lusófona!!!

Nem o Bolonha explica tamanha "salada"... O senhor Relvas concluiu apenas UMA cadeira com 10 valores e é senhor doutor... Num país de doutores e engenheiros, compreende-se a compra do canudo. E não me venham cá comparar este caso com o caso Sócrates, porque tendo também sido irregular, fez os anos todos, apenas se põe em dúvida a obtenção de uma cadeira.

Ora como o PSD e o CDS-PP brincaram tanto com o caso Sócrates, como se pode admitir que não tome uma posição face a este caso absolutamente escandaloso????

O subsídio de Natal e o subsídio de férias vimo-lo por "um canudo" (não é o do Relvas...), vem agora o Tribunal Constitucional dizer aquilo que já se sabia que era absolutamente inconstitucional ficarem-nos com os subsídios e que, para além disso, o sacrifício deveria ser repartido por todos os portugueses, isto é: não serem só espoliados os pensionistas e os funcionários do estado, mas todos em geral.
E eu concordo... Se é para ajudar que ajudem todos...

Só que nós sabemos que não é para ajudar nada, é para piorar e muito toda a situação do país, porque sem dinheiro não há investimento, há retracção da economia, as pessoas não gastam porque não têm dinheiro e as falências e o desemprego aumentam em flecha... toda a gente vê isto, só o governo é que não!

A agitação no pessoal médico e de enfermagem está ao rubro. Médicos e enfermeiros contratados por empresas de recrutamento de pessoal que estão a infringir grosseiramente a lei e a decência ao cortar ridiculamente nos salários desta classe. Alguns enfermeiros chegam a ganhar 4 euros à hora!!!! A revolta é geral!!!  Enquanto que o SNS continua a correr perigo de morte. Os atentados são diários com relatos impressionantes do estado a que chegaram a prestação de cuidados de saúde ao povo português!!!

Então e o candidato à Câmara sempre vai ser João Ataíde como exige Pedro Coimbra, o novo Presidente da Federação Distrital de Coimbra, ou respeita a Comissão Política Concelhia pelo que parece ter sido ponto assente da promessa de João Portugal e submete o nome à votação dos socialistas?

Que mais estará para nos acontecer pergunto eu nas minhas NOTAS SOLTAS!?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOTAS SOLTAS:









Temos aí diariamente a prova das capacidades deste governo para nos governar. Neste momento já não existirão grandes duvidas para onde caminhamos a passos largos..
O poder não está a ser bem exercido, as soluções não estão a ser encontradas, o país afunda-se cada vez mais, as notícias diárias são absolutamente alarmantes.
O Presidente da República sempre tão "lesto" a mandar "bocas" no tempo do governo de José Sócrates, parece agora ter perdido a língua... Emudeceu ao mesmo tempo que não põe mão neste caos, desobrigando-se de ver com os olhos bem mais "abertos" os acontecimentos e tomar providências, chamando à atenção dos disparates que se dizem e cometem todos os dias!

Como é possível a um país apresentar crescimento se todos os dias se empobrece mais o povo, as instituições, as pequenas e médias empresas, se contabilizam mais e mais desempregados, se se "rouba" direitos aos trabalhadores e mesmo inconstitucionalmente se lhes retira os subsídios a que por lei tem direito?

O Movimento Figueira 100% pôs a circular um artigo sobre o "Executivo Coxo" referindo-se à Junta de Freguesia de São Julião. Reporta ilegalidades  no executivo. E também por  não se averiguarem através do Ministério Público alegadas interrogações que estão por esclarecer e que levaram ao pedido de demissão da tesoureira da Junta de Freguesia de São Julião.
Eu por acaso, também gostava de ser esclarecido. Parece que a molhada de "brócolos" é grande e que ninguém tem "coragem" para assumir que o assunto não deve ficar no esquecimento, sobre pena de suspeição ad aeternum...

Falta muito pouco para as eleições autárquicas! Já há muitas movimentações, muitas tomadas de posição, muito "fumo" à volta desta questão...
A pergunta é: Irá o atual Presidente da Câmara desejar recandidatar-se? Será apoiado pelos orgãos do PS e pelos militantes?
Por outro lado quem apresentará a votos a oposição do atual elenco camarário?
Já se ouvem para aí uns nomes interessantes...