segunda-feira, 25 de junho de 2012

BALANÇO DE 1 ANO DE GOVERNAÇÃO...









Ouvimos ontem o Governo fazer um balanço muito positivo  sobre 1 ano de governação!

Estaríamos nós a ouvir bem o que nos estava a ser veiculado, ou por outro lado, viajámos atrás da verborreia auto-elogiosa que contentes, sorridentes, brandos, macios, nos estavam a fazer passar!?!?!?

É que eu fiquei tão comovido, tão tocado pelas palavras escutadas que me deitei muitíssimo mais descansado! Finalmente dissipavam-se os meus temores... 
Ontem até consegui sonhar, coisa que já não acontecia há muito tempo... E não é que sonhei com a crise (qual crise?), com os sucessos alcançados pela coligação que nos governa, acabou a crise... E então com o que é que eu sonhei, perguntam os senhores???

Sonhei que:

  • Há 800 mil desempregados! 
  • E o desemprego continua a aumentar... 
  • A média de desempregados por dia é de 25 pessoas!
  • Os despedimentos colectivos estão na moda e aumentam todos os dias.
  • 173 Empresas o ano passado, 315 já este ano! Um aumento de 80%. 

Só isto bastaria para não se cantar vitória ou sucessos, mas sim mostrar algum respeito, alguma preocupação, alguma moderação no que se diz, nota-se alguma incapacidade, alguma falta de eficácia e algum desnorte para além de ausência de resposta à criação de emprego, de riqueza e soluções para dar a volta à crise porque... desemprego, austeridade, corte nos subsídios, (que eram uma tábua de salvação para inúmeras famílias), pelos vistos não é a chave do problema.


E depois deixa-se a porta aberta para... MAIS AUSTERIDADE! Para quem perguntamos nós? Para os pequenos pois então, para os mais desfavorecidos, aqueles que já pouco têm... outra vez!  Os que ainda conseguem ter alguma vida decente estão a perde-la diariamente, hora a hora.

A esperança já não existe, esboroou-se completamente.

E os pobres dos doentes, dos velhinhos, das crianças com pais no desemprego, dos jovens a terem que deixar o seu país mesmo aqueles que são cérebros da investigação científica cuja preparação ficou caríssima ao país e que agora, quando já  dão cartas nas suas áreas vão dar de mão beijada os seus projectos enriquecendo os países para onde são OBRIGADOS a emigrar. 

Quanto à moção de censura contra o Governo apresentada pelo PCP, que tem todo o direito a mostrar a sua indignação face aos acontecimentos, assiste-se ao Senhor Passos Coelho autenticamente na "galhofa" enquanto ouve a explanação do PCP relativamente aos motivos da apresentação da moção. Muito pouco elegante, muito desrespeito, muita falta de consideração pelo povo português. O Partido Socialista absteve-se para não contribuir para uma "crise"!? Enfim eles que são políticos, lá sabem...

Foi assim o BALANÇO DE 1 ANO DE GOVERNAÇÃO...


sábado, 23 de junho de 2012

BOM SÃO JOÃO!!!










Estive tentado a não escrever nada sobre o São João...  É que os tempos não estão para festas, há muita gente com fome, desempregada, doente sem a assistência que era habitual terem, muita desigualdade, muita trafulhice e muitos trafulhas.

Muita gente sem carácter, sem vergonha na cara, sem merecerem respeito algum, gente que se compra e que se vende, gente que vive de expedientes e de troca de favores, gente indiferente ao sofrimento alheio, gente com o rei na barriga e que se julga dono do mundo, pilantras engravatados, mercenários de colarinho branco, uns  e outros com figuras sinistras que não abonam em nome de nada de bom e profícuo...

Depois pensei: O Santo não tem culpa nenhuma, as pessoas já de si tão sofridas e amarguradas merecem um pouco de folia, um pouco de alegria, um pouco de evasão nem que seja por umas horas! A vida já é tão dura...

BOM SÃO JOÃO!!!



terça-feira, 19 de junho de 2012

NOTAS SOLTAS!










As eleições na Grécia ditaram, no passado domingo, a vitória do partido conservador "NOVA DEMOCRACIA" que tem nos seus horizontes cumprir à risca os acordos e planos de austeridade ditados pelo FMI...
Os especialistas na matéria não se mostram muito entusiasmados quanto a uma solução para a zona euro se os mercados e a Europa se continuarem a portar como até aqui.

Apesar dos resultados é necessária uma coligação que passará pelo partido NOVA DEMOCRACIA com 130 lugares no Parlamento, o SYRIZA  (extrema esquerda) com71 assentos e o PASOK (socialista) que ficou com 33.

Logo na manhã de segunda-feira dia 18, Antonis Samaras líder do "NOVA DEMOCRACIA" disse que ia pugnar por tornar mais suave o programe de austeridade ao mesmo tempo que pressionava para a formação de um governo de coligação.

Depois do empréstimo feito ao governo de Espanha, com a grande diferença de tratamento para com os espanhóis, estamos para ver como é que os diferentes governos que pediram ajuda, vão lidar com a situação de desigualdade  com que foram tratados, incluindo é claro, o governo português...

JOÃO PORTUGAL ganhou por larga maioria a liderança da CONCELHIA da Figueira da Foz. Os socialistas já encontraram um motivo de troca de ideias... Saber como vão ser as relações entre a Concelhia e a Câmara Municipal. Se o agora presidente, João Ataíde, será de novo o candidato ou, se como dizem os estatutos e João Portugal preconiza, Câmara e Freguesias sejam escolhidos por votação dos militantes.

Ronaldo lá fez um jogo a contento no Portugal vs Holanda. As vozes dissonantes quanto à sua prestação aliviaram um pouco. Deram-lhe tréguas... Acho bem, os bons também erram, lá diz o ditado "errar é humano", mas se os erros forem poucos, nós agradecemos! Não podemos, no entanto, alimentar muitas esperanças. Conhecemos perfeitamente o que nos espera, o Portugal vs República Checa está perfeitamente ao nosso alcance. O resto vamos esperar para ver...

Ora lá estamos outra vez na berlinda com a prestação dos cuidados de saúde!!! Agora nem os IPO´s escapam com doentes graves a serem operados muito para além da data que os poderia salvar, correndo riscos pela demora nas operações!!! 
QUEM É QUE PODE ADMITIR UMA COISA DESTAS???
Você admitia se fosse seu filho, sua mulher, seu familiar??? Não, claro... Mas se não tem dinheiro como é, deixa morrer???
País do terceiro mundo... compram carros topo de gama, fazem festas nos palácios para príncipes e princesas, além de outras personagens habituadas a festins, passeiam em 1ª classe com um staff  hollywoodesco, ganham principescamente, têm subsídios (e nós não), ordenados chorudos e  vergonhosos de gestores, gente que vive rodeada de luxos e mordomias e, paralelamente, MORRE-SE NUMA CAMA DE HOSPITAL porque não há meios para salvar quem TINHA TODO O DIREITO DE VIVER!!! Poderia ser um de nós... Que nojo, que asco, que politicas, que desigualdades aberrantes!

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!



domingo, 17 de junho de 2012

JOÃO PORTUGAL FEZ O PLENO!!!






Ontem os Socialistas foram chamados a dizer de sua justiça e fizeram-no de tal modo, que não deixaram margem para ninguém duvidar. João Portugal conseguiu uma maioria estrondosa que o deixa a ele e à equipa que escolheu, completamente descansados relativamente à sua legitimidade para poderem trabalhar em prol do seu partido na Figueira da Foz.

Não sabendo ainda os números e, agradecendo desde já a quem os souber que os coloque no blogue, o que me chegou foi que João Portugal venceu na Figueira da Foz, em Buarcos, em Tavarede, em Maiorca, em Borda do Campo, na Marinha das Ondas, em Brenha, em Quiaios e perdeu apenas por um voto no Alqueidão.

Afinal o jovem Deputado mereceu a confiança inequívoca dos seus pares. Às vezes as pessoas que pululam nos partidos têm atitudes e mandam cá para fora mensagens completamente desfasadas da realidade...

É por isso que certas atitudes que se vão conhecendo por aí deixam muito a desejar acerca das pessoas que as tomam... Não dignificando quem as pratica nem o partido que representam e ficando muito mal na fotografia...

Já Mário Ruivo perdeu para Pedro Coimbra a presidência da Federação Distrital de Coimbra.

Parabéns ao reconduzido Presidente da Concelhia da Figueira da Foz, parabéns aos que fazem parte da sua lista e... UM BOM TRABALHO já que JOÃO PORTUGAL  FEZ O PLENO!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

UNS SÃO FILHOS OUTROS SÃO ENTEADOS!!!





Dizem os antigos que de Espanha "nem bom vento nem bom casamento"... Eu diria que de Espanha veio a notícia de que talvez tenham sido bem mais espertos que os portugueses. Souberam NEGOCIAR, não se intimidaram nem foram subservientes e o que é que conseguiram??? Nem mais nem menos do que 100 milhões de euros sem memorando ou seja, sem plano de austeridade

É assim que se faz, é assim que se negocia, é assim que se mostra preocupação com o povo e o sofrimento a que pode ser sujeito.

Cá vai-se mais longe, muito mais longe... Assina-se por baixo de tudo o que a Troika decidiu e.... pasmem ultrapassam-se em (austeridade) as medidas protocoladas com a Troika num desprezo, numa indiferença, numa falta de respeito e de critério que raia o absurdo!

Roubaram-nos os subsídios (porque é um roubo) e creio mesmo que possa ser anticonstitucional, os nossos ordenados têm menos uns trocados que bem falta nos fazem, saqueiam-nos de toda a maneira e feitio sem um "pingo de constrangimento" e nós cá vamos cantando e rindo neste circo que parece não ter fim à vista...

A Irlanda já fez saber que quer paridade de tratamento, as mesmas condições que foram dadas aos espanhóis, sem plano de austeridade e com efeitos retroactivos... e MUITO BEM!
Têm toda a razão!  Afinal sempre há países parceiros europeus de primeira, de segunda e de terceira categorias...

A oposição já veio reivindicar o mesmo que a Irlanda, sendo que o senhor Primeiro Ministro, já fez um discurso que não é bem assim, mas que enfim vai ver  a situação e tal e coisa... depois se verá... Dizem também que a oposição não quer que se cumpra o acordo, etc., etc. 

É mesmo verdade... UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTEADOS!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

E VÃO 3!!!








Nada que já não fosse esperado, aí está o candidato de João Paredes... José Charana, professor na Escola Pintor Mário Augusto. Trata-se de um militante da secção de Tavarede, com 51 anos de idade, natural de São Julião.


O mandatário deste candidato é o ortopedista Carlos Pereira e a deputada municipal Maria Prazeres Albergaria, João Pedro Lé é o mandatário para a juventude.


Candidaturas já anteriormente apresentadas a do deputado da Assembleia da República João Portugal e do atual presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde João Carronda.


Entretanto há novidades  nas candidaturas de Tavarede sendo que a opor-se à lista cujos protagonistas são Diana, Paz Cardoso, João Cravino, Vitor Madaleno e Rui Carvalheiro, aparece agora outra lista que tem como protagonistas José Augusto Mateus (Joka da Naval), Rui Bronze e Mafalda Azenha.




E VÃO 3!!!


domingo, 3 de junho de 2012

FEDERAÇÕES E CONCELHIAS...








Anda ao "rubro" lá por Coimbra, a corrida à Presidência da Federação Distrital de Coimbra, do Partido Socialista.
De um lado temos Mário Ruivo o seu  atual presidente, do outro  Pedro Coimbra, pretendente a destronar Mário Ruivo e conquistar a dita presidência.

Ora Mário Ruivo é um homem sério, com trabalho visível, uma pessoa que consegue congregar à sua volta muitos apoiantes de todas as gerações, é conciliador e nada aponta para que não possa acabar o trabalho começado.

Pedro Coimbra aparece vindo da juventude socialista, apoiado  por uma franja que é afeta a Vítor Batista e que vem com uma dinâmica inovadora, com um staff profissional e um show off que era desconhecido.

Está renhido e complicado. Tudo pode vir a acontecer, muito embora algumas vozes ditem que quem vai levar a melhor é quem lá está neste momento, ou seja, Mário Ruivo que dizem, deve continuar, porque não é num só mandato que se podem mostrar todos os projetos e todas as concretizações que se sonharam.

Por cá temos o deputado João Portugal, atual presidente da Concelhia, e João Carronda atual presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, em final de mandato.

Parece ser de solução talvez um pouco mais simples dado que João Portugal é um jovem com algum mérito reconhecido pelas hostes socialistas. Tem uma boa falange de apoio. O que prometeu cumpriu (dizem) e, de um modo geral, agrada o que tem feito, muito embora lhe sejam apontadas algumas fricções com o presidente da Câmara, João Ataíde. Apontam alguns que, por muita culpa do edil que nunca se terá mostrado muito interessado em partilhar e interagir com a Concelhia. Nesse sentido é dito que João Portugal terá tomado conhecimento de assuntos de importância da Câmara Municipal pelos... jornais!!!

No dia 16 de Junho saberemos quem ganha as FEDERAÇÕES E AS CONCELHIAS...

DÁ PARA ACREDITAR???









Ainda não nos refizemos de algumas notícias "menos boas" relativamente à gestão do país por quem nos governa... nem temos tempo para respirar entre uma notícia e outra e logo de seguida, somos confrontados com outra bomba...  Agora é o corte nos ordenados!!!

No mesmo dia duas opiniões diferentes sobre a mesma matéria... Teodora Cardoso, presidente do Conselho das Contas Públicas concede  uma entrevista na Antena 1, onde diz discordar da abordagem defendida pelo FMI e União Europeia para aumentar a competitividade de Portugal por meio dos cortes nos salários dos portugueses. Se isso viesse a acontecer disse,  seria voltar ao terceiro ou mesmo ir para o quarto mundo... Afirmou ainda  que a competitividade não se faz por meio do corte de salários, mas sim através da qualificação e organização.

Ora acresce que no mesmo dia António Borges, conselheiro do Governo, afirma ser urgente o corte de salários dos trabalhadores portugueses declarando ao Diário Económico que o corte de salários não é urgência  é uma emergência!!!

Este senhor afirma mesmo que, o que se fez em Portugal nos últimos anos em termos de salários,  foi um crescimento absolutamente disparatado que agora vai ter que ser corrigido!!!

Ora este administrador da Jerónimo Martins não nos deixa espantados, porque já vamos estando habituados a estes como direi (...) palhaços (?) da cena política portuguesa...

Será que se estava a referir ao salário dele, dos ministros, do Presidente da República, dos gestores, dos empresários, jogadores, banqueiros, dos agiotas, dos ladrões de colarinho branco (nossos conhecidos), etc., etc. 

É que eu, e como eu muitos portugueses, já não sabemos o que esperar ouvir mais... O desplante, a vergonha, a ignomínia é tanta que o limite já foi ultrapassado centenas ou milhares de vezes, para a nossa santa paciência aguentar...

Dá para acreditar???