sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AS SONDAGENS!!!








Mais uma sondagem da Universidade Católica. Podia ser de qualquer outra porque são sempre algo contraditórias e deixam-nos sempre a pensar nas contradições que nos mostram.

Nesta sondagem, 6 em cada 10 portugueses afirmaram que Passos Coelho está a governar mal, sendo que a nota negativa é dada no valor de 62% do universo dos inquiridos. Porém  um quarto dos inquiridos revela não acreditar que a oposição fizesse melhor!!!! Logo se depreendem 2 coisas:

  • Ou está bem como está, dado que não há alternativa...
  • Ou são tão bons uns como os outros, colocando tudo no mesmo cesto...
Isto é extraordinário!!! Está-se a julgar um governo que está no ativo, que impõe as regras, que governa, que manda em todos nós...  E, por outro lado, julga-se uma oposição que não está a exercer qualquer cargo governativo, que não é responsável pelo modo como se está a governar o país e, que mesmo assim, é julgado!!!!!!!

Mas o que é isto??? Que tipo de exercício de futurologia é este, baseado em que factos, julgando quem e o quê????

Eu sinceramente fico admirado com estes predicados do povo português que "não estando, está...".
Nós temos o dever de ser mais concisos, mais esclarecidos/esclarecedores quando estamos a prestar uma tendência/informação ao país. 
Julgar quem está a exercer o poder é lícito, ponto final!
Julgar quem não mexe uma palha (porque não pode) relativamente ao rumo que o país está a traçar, já me parece um pouco leviano.
  • Ou o desencanto dos portugueses é tanto que já "apanha tudo pela mesma medida"... ou
  • A oposição não está a saber fazer passar a mensagem e está a "apanhar por tabela".
Seria necessário que o povo português, depois de tanto tempo, tivesse umas ideias mais claras, mais precisas e que não embarcasse em suposições e juízos de valor antecipados.

Quanto à oposição esta é uma "LIÇÃO" que deve ser estudada com muita responsabilidade e clareza. O trabalho que prestam todos na Assembleia da República continua a ser muito degradante e pouco esclarecedor para o povo português!
De qualquer modo algo está "confuso" nesta sondagem...

Valem o que valem AS SONDAGENS!!!




domingo, 19 de fevereiro de 2012

GOUVEIA!!!!!!!








O "estado de graça" está-se a esfumar como espuma na areia! Pois é... já começou e era absolutamente previsível. É que o povo português é um povo pacífico, de brandos costumes, com um grande coração e uma paciência acima da média, mas quando a "mostarda" lhe chega ao nariz também sabe dizer basta!

Acho que a partir do que se passou hoje em Gouveia, mais nada será igual! Parece-me a mim que a contestação a medidas "irracionais", a clivagem entre as classes sociais e os disparates das Juntas de Freguesia.  Admitindo que possa haver casos pontuais, não me parecendo que seja o caso das freguesias urbanas de  Buarcos, Tavarede e São Julião, que têm toda a razão de continuarem tal como estão. Também as palavras que hoje proferiu o ministro da tutela  à  comunicação social, acerca das dívidas dos hospitais, são de pôr os cabelos em pé... quando nós sabemos que nos hospitais há falta de meios de toda a ordem, desde médicos, a enfermeiros, a auxiliares, a medicamentos,  cerceamento de meios de diagnóstico e de exames de toda a ordem, atrasos e rateamento em operações e tratamentos pondo em perigo a vida das pessoas etc., etc.

O curioso é que nas gorduras do estado não se mexeu, ao invés disso adquirem-se carros de luxo, fazem-se despesas astronómicas, arranjam-se "jobs for the PSD and CDS boys", com ordenados milionários, com um descaramento e uma desfaçatez que nos deixa perplexos, parecendo que se anda a "gozar" com a cara de todos nós, sem uma ponta sequer de moralização e de vergonha!

Chega a raiar o mau gosto, a ironia, o desplante. São conselhos para emigrar, para exportar os pastéis de nata, para não sermos piegas... Isto só visto!!!

Os pastéis de nata já há muito que são exportados o ministro é que parece que não sabia, a emigração já se faz há longos anos, muito antes do 25 de Abril. E quanto às pieguices dos portugueses, eu nem me vou pronunciar...

Começou em GOUVEIA!!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

NOTAS SOLTAS!






É absolutamente aterrador o aumento de desemprego em Portugal! No 4º trimestre de 2011 subiu para 14%, um valor superior em 1,6 pontos percentuais relativamente ao trimestre anterior!

Todos os economistas que se têm debruçado sobre esta matéria foram apanhados de surpresa, pelo aumento assustadoramente rápido, relativamente a todos os índices que previam.

O universo de desempregados é agora de 771 mil!!!!!!!!!!!! Mais 81mil pessoas do que no ultimo trimestre!!!!!!!!!! Estes dados foram hoje divulgados pelo INE, Instituto Nacional de Estatística e apanhou-nos a todos desprevenidos, com esta brutalidade... 

Este é um valor que nunca se registou em Portugal!

É esmagador, incrivelmente preocupante e que nos deixa completamente atónitos com uma realidade cujos contornos são absolutamente imprevisíveis...

O desemprego jovem contribuiu bastante para estes números.

Eu nunca fui muito de me assustar ou baixar os braços mas, sinceramente, começo a estar convencido que este país não tem futuro!

Acho que nos estamos a tornar numa segunda Grécia, a passos de gigante. Não acredito em nada do que se está a fazer para debelar a crise. Não é possível que um país evolua e saia da crise com este desemprego, esta recessão, esta falta de poder de compra, esta falta de ajuda às pequenas e médias empresas, etc., etc.

Na saúde o caos é total e completo...Acho abominável que se esteja a exigir que médicos operem depois de longas horas de serviço, mesmo após terem estado a trabalhar 24 sobre 24 horas. Como é que um médico nestas condições pode fazer uma operação melindrosa e salvar a vida de uma pessoa, se ele está pura e simplesmente extenuado, com as faculdades de discernimento completamente abaladas??? Mas o que é isto que andam a fazer ás pessoas??? Será que já "vale tudo"???

Isto só vai lá com um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL!!! É o que já se diz há muito tempo por aí... Mas um governo onde todos tenham consciência de estado e amor à bandeira e esqueçam as partidarites que vão, lentamente, minando o país.

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!


RESTAURAÇÃO!





Parece ter estalado uma nova polémica entre um evento da FGT e o vice-presidente da associação de Hotelaria e Restauração do Centro, Mário Esteves.

Passo a explicar: A vereadora Isabel Cardoso, administradora da Figueira Grande Turismo, informou os figueirenses através dos jornais,  de que decorrerá na Páscoa um grande evento gastronómico, em local a designar.

O problema é que este evento vai colidir com o Festival dos Peixes Tradicionais (Figueira Com Sabor A Mar!!!

Ora, parece-me que há aqui uma grandessíssima falta de diálogo entre as partes intervenientes. E não basta vir dizer para os jornais que o evento já fazia parte do plano de actividades da FGT, isso é pouco!!!

A crise é grande no sector da restauração e noutros sectores, como todos sabemos. Urge pois juntar esforços para que, todas e quaisquer iniciativas que dimanem da Câmara, ou das suas empresas, sejam do conhecimento dos sectores a que os eventos dizem respeito, para que haja sucesso. Nada mais justo, parece-me a mim. Além de que o diálogo é sempre benéfico...

Por outro lado e, em tempo de crise, devem escolher-se muito bem as iniciativas do executivo, verificando do seu interesse público e da sua adequação ao nosso meio e clima. Vem isto também a propósito, do Carnaval (abrasileirado), que se teima em levar por diante mesmo em tempo de crise e, sem as características que seriam desejáveis, tais como o historial da Figueira, usos e costumes mais remotos, no fundo as suas tradições, isso é que me parece importante.
O Carnaval tal como o celebramos aqui, não tem nada a ver com a Figueira nem com os figueirenses...

Quanto ao evento gastronómico e outros eventos que se venham a realizar na cidade necessitam de muito mais cuidado no futuro... É por isso  que  esta terra é um paradoxo onde, em vez se unirem esforços, cada um vive virado para a sua quintinha sem pensar em nada nem em ninguém, nem sequer o que é mais grave, na Figueira e nos figueirenses... Não se ouvem uns aos outros, não se escutam sensibilidades, é tudo muito  sectário...

Precisa de ser incentivada e ouvida a RESTAURAÇÃO!



domingo, 12 de fevereiro de 2012

GRÉCIA A FERRO E FOGO!!!









As novas medidas de austeridade que o governo grego e a oposição estão a discutir, dentro do parlamento, estão a gerar uma onda de violência extraordinária, com um grau de intensidade e agitação, que já  levou a incêndios de viaturas, bancos, edifícios etc.

O desespero está a tomar conta dos gregos que  temem o futuro, as carências de toda a ordem que os esperam, o desemprego, a falta de comida para alimentar os filhos,  uma agitação social que não se sabe como vai acabar.

Há vozes que já vaticinam algo  semelhante em Portugal, Espanha e Itália. Nos próximos meses vamos assistir a  mais dificuldades, mais desemprego e mais falências.
Mário Soares confirmou isso mesmo ao DN, a sua preocupação é imensa. Os seus receios para o que aí vem disse, levam-no a  temer que Portugal possa entrar numa espiral de violência.

Assistimos a uma UE completamente incapaz de dar respostas às necessidades dos parceiros europeus, em maiores dificuldades. Nunca pensámos assistir  àquilo que se está a passar em vários pontos do globo.

O Governo português tem que se consciencializar que há um "patamar de austeridade" que não deve ser ultrapassado sobre pena de nos tornarmos uma segunda Grécia...

É necessário ir buscar dinheiro não a quem já mal tem para viver, mas àqueles que enriquecem à custa da crise, aos corruptos, aos ladrões de colarinho branco, aos que fogem ao fisco e aos que têm enriquecimento ilícito.

Nós não queremos estar como a GRÉCIA A FERRO E FOGO!!!

NOVAS OPORTUNIDADES!








Foi um dos bastiões do governo de José Sócrates, os CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES ou CNO's como vulgarmente são designados.

Estes Centros  Novas Oportunidades são uma mais valia para aqueles que, por revezes vários da vida, ou  não tendo tido aproveitamento escolar em devido tempo, viam aqui a hipótese de crescerem e evoluírem intelectualmente, preparando-se melhor para o mercado de trabalho.

Eram ministradas aulas por professores altamente qualificados, formados pelas Universidades do país que, muitas vezes, preferiram trocar as aulas num qualquer Liceu, pelo ensino de adultos e jovens com insucesso escolar, abraçando essa causa com a maior garra e vontade de servir. E também especialistas de diversas áreas com competências reconhecidas.


Muitos dos formandos já estão nas Universidades do país  a tirar cursos superiores e muitos outros, estão bem de vida em empregos, para os quais se prepararam afincadamente nesses cursos, valorizando novas aprendizagens. São cabeleireiros, cozinheiros, animadores culturais, etc.,etc..

Acontece que Pedro Passos Coelho desde cedo "ATACOU" estes CNO's dizendo que era um local  onde seriam passados "atestados de burrice"!!!!!!!
Muita falta de respeito, muita insensibilidade, muita leviandade neste caso específico.
Pergunto-me como é possível acabar, como acabou já, com variadíssimos Centros  Novas Oportunidades, com cursos a decorrer, sem se ter debruçado com rigor e honestidade sobre o que se passaria nesses centros e quais os sucessos/insucessos dos mesmos!?!?!?

No presente teremos que chegar à conclusão, que tudo é possivel... tudo se faz sem um mínimo de respeito pelas pessoas, pelas empresas, pelos serviços. 

É assim, com  arbitrariedade, que pretende ajudar ao conhecimento... É assim que propicia  novas armas a quem agora tinha NOVAS OPORTUNIDADES!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O LÍDER DOS SOCIALISTAS!








António José Seguro, líder dos socialistas, acabou de ser entrevistado na RTP1, após o telejornal.

Confesso que sentia curiosidade por aquilo que ele teria para dizer ao País, numa altura em que tudo parece estar a ruir, onde o desanimo  é o pão nosso de cada dia, com o desemprego a aumentar assustadoramente, com as falências e a violência a assumirem um papel quase diário nas nossas vidas.

O que teria de novo para dizer aos portugueses, já tão castigados e fartos, o líder socialista???

Afinal teve e bastante...

De salientar apontamentos que retirei das palavras de António José Seguro e que já nos poderão dar uma ideia àcerca dos seus projectos.  

  • Disse que caminhamos a passos largos para os 800 mil desempregados
  • Que afinal o que tem vindo a apregoar (mais um ano de folga para cumprir as metas orçamentais a conceder pela troika) que o governo sempre negou ser preciso e, que afinal, parece ser uma realidade, de acordo com as ultimas notícias...  Facto que faz com que António José Seguro espere uma explicação do 1º Ministro, para que esclareça esta nova situação e consequente  mudança de atitude...
  • Considera que há outro caminho para fazer a consolidação das contas públicas. Passariam, segundo ele, por crescimento económico,  criação de emprego e não esta obsessão pela austeridade e asfixia do poder de compra dos portugueses.
  • Não concorda com muitas privatizações e outras medidas drásticas nomeadamente: privatização da REN, Águas de Portugal, RTP, Seguros, etc.
  • Não concorda com o acordo da UGT, que poderia ter ido muito mais além na protecção ao trabalhador, nomeadamente não despedir com facilidade por exemplo por inaptidão ao posto de trabalho; a meia hora de trabalho a mais, etc.
  • Não acredita na receita do Governo, nem da Comissão Europeia. Sendo que o Governo tem que assumir as suas responsabilidades.
  • Por isso não foi obstáculo ao exercício do poder por parte de quem obteve uma maioria para governar. O governo não poderá dizer que a oposição lhe tenha dificultado a governação.
  • As empresas precisam de dinheiro para continuar a gerar postos de trabalho.
  • Há empresas que têm encomendas e não têm matéria prima, porque os Bancos não têm dinheiro para emprestar... Daí o desemprego e as falências!
  • E a União Europeia a vir dizer para os Bancos se capitalizarem... Os Bancos existem para financiar as empresas. 
  • Todas as propostas que estiveram no acordo da troika apoia, não poderá apoiar quaisquer outras que não constem do plano da troika.
  • Não concorda com o Ministro da Economia. Considera mesmo, que não há um Ministro da Economia e que este não tem um Plano nem uma Estratégia.
  • É preciso que os Líderes europeus e o governo mudem de estratégia. Pelo seu  lado está em contacto com socialistas europeus e sociais democratas da Europa, precisamente para dar outro rumo à política europeia.
  • Considera que neste momento o governo está isolado até em relação ao Presidente da República.
  • Este governo está a governar  numa mentira, num embuste relativamente a tudo o que prometeu em campanha.
  • É urgente uma política de crescimento económico, de criação de emprego, de ajuda às empresas, nomeadamente com incentivos fiscais para emprego de jovens.
  • Considera-se preparado e com outros planos para tirar Portugal da situação em que se encontra.
  • Não admite sequer a hipótese de novas medidas de austeridade. As que estão implementadas já vão para além do admissível...
Palavras do LÍDER DOS SOCIALISTAS!


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PIEGAS!?!?!?!?!?










É Carnaval ninguém leva a mal, ou leva????????


Você o que pensa de um primeiro-ministro que está a aplicar o maior pacote de austeridade de que há memória desde o 25 de Abril, e que o chama a si, e a todos os portugueses de piegas??????


Acha-se sinceramente um piegas?

É piegas viver com o ordenado que vive a classe média e baixa?

É piegas estar em listas de espera para ser tratado, quando por exemplo a sua doença for daquelas que cada dia conta para o sucesso ou insucesso da sua cura?

 É piegas suportar cortarem-lhe os subsídios?

É piegas você estar no desemprego?

É piegas estar a trabalhar com recibos verdes, perder o emprego e nem sequer ter direito ao subsídio de desemprego?

É piegas ter filhos com fome que a única refeição decente que comem é na escola?

É piegas estar a trabalhar que nem um escravo e poder, com a maior das facilidades, ser posto na rua?

É piegas quem trabalha e tem ordenados em atraso?

Quem é que é PIEGAS!?!?!?!?!?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

NOTAS SOLTAS!






Que tristeza para os "foliões carnavalescos"!!! Então não é que Passos Coelho decretou o fim do feriado/tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval???
Como é que ele pode fazer uma coisas destas??? É certo que há muito trabalho despendido, muitas horas perdidas, muita carolice... Mas convenhamos que depois de um corte nos feriados do 5 de Outubro e 1º de Dezembro, para além de 2 feriados religiosos que são, estes sim, muito importantes. Os primeiros porque fazem parte da história de Portugal e os segundos porque são um preceito religioso fortemente arreigado à prática do culto católico, parece-me que a comparação é absolutamente absurda!!!

Já agora e a título de curiosidade fiquem a saber que a Câmara vai entrar com 100 mil euros, que é evidente não vai reaver nas poucas entradas que vendem a 3,5 euros. É caso para perguntar, não seria mais inteligente aplicar esse dinheiro em proveito do arranjo da cidade???

Vitor Guedes, do movimento Figueira 100%, veio para as páginas do Diário da Beiras argumentar acerca do Movimento de que faz parte... Pelas suas palavras depreende-se que aquele Movimento já conheceu melhores dias... São várias as situações que têm desestabilizado o Movimento, a ultima das quais (saída de Vitor Coelho), terá sido uma pedrada no charco e revelado mais as convulsões deste grupo político.
Há já quem o apelide de Movimento Figueira 50%... O futuro dirá o que vai acontecer...

O Ministro da Saúde empossou hoje a nova administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz. O presidente do conselho, Adriano Rodrigues, consegue segurar os serviços de oncologia e urgência VMER. 
Aguarda-se agora que os mesmos não percam qualidade mercê dos cortes na saúde, que proliferam por todos os hospitais do país.
Vem a propósito palavras sentidas e amargas de Vitor Veloso do IPO do Porto onde denuncia que os hospitais de oncologia são os parentes pobres da medicina, já que o orçamento que lhes é dado é metade daquele que vai para a especialidade vascular!!!!!!!! Lamentos que vão mais longe ao denunciar as grandes "falhas" que já se fazem sentir no combate a esta doença... É IMORAL e OBSCENO digo eu...

O tempo arrefeceu bastante. Lembro-me dos deserdados da sorte, daqueles que dormem ao relento, daqueles que têm fome, falta de roupa quentinha, falta de amor e de afectos. Lá fora está frio e eles lá...

Estas as minhas NOTAS SOLTAS!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CARNAVAL!!!!






Ora aí está o absurdo, o paradoxo, a fantochada importada do costume...O dinheiro mal gasto para disparates que não têm razão de ser numa altura de crise.

Como é possível que a Câmara ande constantemente a apregoar as dificuldades económicas que atravessa, quando depois vem alinhar neste perfeito circo que já devia ter acabado há muito tempo, nos moldes em que é feito? Qual a raiz histórica de um Carnaval com estas características (abrasileiradas)???

Aqui não é o Brasil, não é verão, não estão temperaturas convidativas a desfiles de "meninas meio desnudas", não está calor, etc.,etc...

Aqui é inverno, está muito frio, pode chover como já tem acontecido e o povo da Figueira, maioritariamente, não liga a essas "cópias ridículas" do Carnaval no Brasil.

Só nos faltava o Paulo Futre, o dinheiro que vem "papar" à custa dos figueirenses.
Uma palhaçada completa...

Onde está a autoridade do executivo camarário para dizer que não há dinheiro para simples arranjos que se vêm de extrema necessidade por toda a cidade, quando depois gastam dinheiro mal gasto  nesta "pobreza de folclore" (com as minhas desculpas para os dignos grupos folclóricos)...

Profundamente ridícula esta paródia do CARNAVAL!!!

SAUDOSOS DA MONARQUIA






No momento conturbado que o país atravessa, fazem-se conjecturas, conspira-se, lamenta-se a situação a que se chegou...  As pessoas andam tristes, preocupadas, abatidas, esmagadas parecendo carregar o mundo nos ombros...

Os noticiários só aguçam mais e mais a preocupação do cidadão comum, daquele que todos os dias rotineiramente, sai de casa e vai para o emprego (se o tiver) e volta para casa, cabisbaixo, com uns trocados no bolso e com uma miséria ao fim do mês que mal lhe dá para fazer face às despesas do quotidiano... É claro que falo dos mais desfavorecidos, que agora também já começa a atingir a classe média.

Os jovens debatem-se com o desemprego e, se o têm, é muitas vezes precário, a recibos verdes, sem direito a subsídio de desemprego, sem respeito pelas suas necessidades mais elementares.  Muitos com formatura e mestrados estão em empregos que não faziam parte dos seus planos quando estudaram e se prepararam nas universidades do país... Atrás de balcões, nas caixas de supermercados, nos cabeleireiros, etc., etc.
Qualquer trabalho honesto é digno, não é por aí que me choca a situação, se bem que a lamente. O que me preocupa é a precariedade, a exploração do patronato, a perda de direitos dos trabalhadores, a facilidade com que hoje estão empregados e amanhã já estão na rua...

Ora agora surge no horizonte o manifesto monárquico, para a restauração da monarquia, encabeçado pelo conhecido arquiteto Ribeiro Telles fundador do Partido monárquico e de Esteves Cardoso.
Desejam estes senhores e outros que os seguem na mesma ideologia a restauração da monarquia.

Respeitando a ideologia destes senhores não posso deixar de dizer que agora é que os problemas vão ficar solucionados! Era mesmo disto que o país estava a precisar... 
Resta saber quem vem pedir o quê e  o que virá a seguir...

Lá que há muitas "mexidas" e "conspirações" como sempre acontece em alturas de crise, isso é verdade.
Mas será que não haverá maneiras melhores de se intervir na politica actual, mormente com a ajuda dos cérebros deste país a alertarem e a darem as suas opiniões para se tentar sair de todas esta embrulhada em que todos estamos (sem querer) metidos???

Estes SAUDOSOS DA MONARQUIA...