segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A FEIRA DAS FREGUESIAS!?!?!?









Em tempos que já lá vão as Freguesias eram, por excelência,  o poder máximo que existia. Foram criadas, com outra designação nos primórdios do século XVI, como reza a seguinte nota:


"
A origem das Freguesias

A rede paroquial fixada no séc. XI e depois documentada nas Inquirições do séc. XII era muito parecida com as actuais, pois existiam condicionalismos geográficos do povoamento que ainda hoje persistem, sendo estes povoamentos constituídos normalmente à volta da sua igreja. Nesses tempos usava-se o termo de paróquia ou freguesia para designar esses povoados, mas o termo paróquia acabou por não ser tão popular e após a Implantação da República o termo freguesia foi o vocábulo oficializado."


Acontece que por obra e graça deste santo Governo de Passos Coelho, um tal de ministro Relvas decide, sem lugar a retrocessos, impor a extinção/ agregação de 2 ou 3 Freguesias, fundindo-as e criando um só núcleo para, dizem, poupar dinheiro e optimizar o serviço que as mesmas prestam...
Todos sabemos a celeuma criada à volta deste conturbado tema... A perda de identidade, a falta de proximidade, o historial de cada Freguesia e as suas especificidades, a representatividade, o espólio, a situação financeira e modus operandi de cada uma, a deslocalização, o acesso mais complicado, etc., etc., etc.
O Presidente da Câmara João Ataíde já se tinha, em tempos, manifestado contra esta pretensão/exigência do Governo. Na altura disse que não se pronunciaria sobre quem deveria ou não agregar-se. Na reunião da CPC do Partido Socialista, a intenção é a mesma. Não se vão pronunciar e acham que o Presidente João Ataíde esteve bem e que deve manter essa postura...
O tempo urge, o prazo dado pelo Governo é até ao fim do ano em curso!
O que é que vai acontecer nA FEIRA DAS FREGUESIAS!?!?!?

9 comentários:

  1. Eu quero ver os respeitaveis eleitos municipais negarem o transmitido pelas assembleias de freguesias. PSD e 100%(?) estarão a preparar-se para dar uma facada nos seus eleitores e eleitos?

    ResponderEliminar
  2. Há freguesias que têm toda a razão de ser, desempenham um papel primordial junto das populações e são úteis. Outras há que não se justificam a meu ver. Só sabem gastar dinheiro mal gasto em medidas "polpularuchas" que já são a pensar na reeleição. O essencial não fazem, assobiam para o lado, e passam o tempo em coisas inúteis, relativamente a outras freguesias que sabem bem daquilo que o povo precisa, o que faz falta à localidade onde estão inseridas
    fazendo toda a diferença.
    Com muita ponderação acho benéfica a agregação de algumas e até a extinção doutras.
    F.Costa

    ResponderEliminar
  3. Se isso poupa dinheiro ao erário público porque não extinguir algumas ou agregá-las. Qual é o mal? Não vejo nenhum. Algumas são nódoas que gastam dinheiro mal gasto. Eu acho bem.

    ResponderEliminar
  4. Falas assim porque não sabes o que fazem as Juntas de Freguesia. Todas são necessárias.

    ResponderEliminar
  5. O k vai acontecer na Feira da Freguesias.?
    Pergunta inocente Linda Figueira. Então a sua sencibilidade PS não lhe manifesta a coisa.
    Eu dou uma ajuda assim:
    Vê o PS a ter uma posição clara - nada
    - Porquê por hiprocrisia politica e porque as chefias querem os obedientes com eles ( naquela coisa interna). A vidima percebe.
    - Depois porque num covil de coiotes que fazem os lobos?- isso mesmo salve-se quem puder.
    - O PS o quê? Solidariedade o quê? Democracia para quem?
    - Como foram as recentes eleições da JS? Diga quem souber, mas a verdade. Pois ainda alguém se aleija.
    _ Os últimos generais do PS são ou não são um bom exemplo de solidariedade e do resto da coisa que aclamam?- Mas vão unir-se ( aquela coisa dos piratas, das facas e devisão do espólio.
    Tenham um pouco de coragem para terem vergonha.

    ResponderEliminar
  6. quanto a freguesias é de manter as mesmas,quanto ao governo só à bomba ladrões

    ResponderEliminar
  7. tens já medo não publicas tudo e contra aos passos

    ResponderEliminar
  8. Cantanhede onde a maioria PSD impera recusou agregação de Freguesias. Na Figueira os discipulos de PSD estão a tentar convencer presidentes de junta a votar a extinção de outras juntas ou até da sua e a pressionar os 100 por cento a deixarem passar uma maquiavelica proposta. Vamos ver a independencia de consciencia dos deputados. Preparem-se para ter um grande numero de figueirenses na assembleia municipal.

    ResponderEliminar