sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A DANÇA DAS FREGUESIAS!







Tem feito correr rios de tinta, tem mobilizado o país de norte a sul, tem juntado grupos de manifestantes, tem sido preocupação, discórdias, acusações, enfim um assunto polémico que tem deixado os Presidentes de Junta e Executivos presos ao tema, sem saber muito bem como descascar este abacaxi...

Finalmente em reunião da Assembleia Municipal, foi decidido por votação, o destino das Freguesias do Concelho da Figueira da Foz, no meio da maior agitação ...


Pelo que sei foi decidido o seguinte:


Ass. Municipal da Figueira da Foz aprova redução de Freguesias

Freguesia São de Julião agregada por Buarcos;
Freguesia Brenha agregada por Alhadas;
Freguesia Borda do Campo agregada por Paião;
Freguesia Santana agregada por Ferreira a Nova.

22 votos a favor: PSD, Movimento Figueira 100%, Pres. de Junta de São Pedro e de Lavos
19 contra: PS e Pres. de Junta de Santana (PSD)
1 abstenção: Pres. de Junta de Tavarede (PS)

Ausentes o Pres. de Junta de Bom Sucesso e Deputado do BE


A polémica segue dentro de momentos na DANÇA DAS FREGUESIAS!





38 comentários:

  1. Pessoalmente acho que decidiram muito bem. No aso de S. Julião, em relação a Buarcos, claro que tinha que ser Buarcos a agregar S. Julião. Está à vista de todos o trabalho meritório de José Esteves.

    ResponderEliminar
  2. Cada um tem o que merece ter. Neste caso BUARCOS merece.

    ResponderEliminar
  3. O que foi decidido foi a meu ver uma grande vitória política do PSD/100% e sobretudo do Concelho.Fizeram uma proposta credível e em tudo benéfica para à Figueira.Triste triste foi o caso de 2 presidentes de junta,Buarcos e Vila Verde,o primeiro passou a manhã inteira a dizer que queriam acabar com a freguesia dele(como se isso fosse possível),saindo claramente Buarcos mais valorizado e os seus habitantes que mal souberam da noticia ficaram radiantes,provavelmente esse senhor agora ainda vai dizer que foi mérito dele,mas pronto,ele tem feito um bom trabalho,esta passa.Já o segundo é inadmissivel que este senhor tenha votado contra,ele que distribuiu cartas de porta em porta revoltado com aquilo que ele pensava que iria ser o fim da sua freguesia,mas afinal não foi,como pode votar contra?Então?Afinal,queria o fim da sua freguesia???Ficam ambos a dever um pedido de desculpas a quem os elegeu,se tiverem coragem claro,o mais certo é quererem sair de mansinho,assim como fazem os ratos.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns BUARCOS! BUARCOS É LINDO!!!!!
    BUarcos merecia sem sombra de dúvidas. É de toda a justiça, de todo o rigor. Parabéns PSD e Movimento 100%, souberam liderar, não se intimidaram com papagaios malcriados e maçonites agudas. O malcriado do histórico bafiento engoliu mais um sapo, mas há-de engolir mais...Cá se fazem...
    Zé Esteves estás de Parabéns, o teu trabalho foi reconhecido, nós gentes de Buarcos, trabalhadores, aguerridos, pescadores, peixeiras, e bairristas merecemos TUDO!
    VIVA A MINHA LINDA TERRA BUARCOS!BUARCOS! BUARCOS!

    ResponderEliminar
  5. Muitas Freguesias usam as mesmas para se auto-promoverem e tirarem lucros. Para fantasias e folclore. E as coisas essencias são relegadas para 2º plano. Outras Freguesias são tão necessárias como pão para a boca, as que estão afastadas da cidade e que se sentem abandonadas. Que lógica há numa Freguesia que está colada à Câmara e que duplica festarolas e afins???
    BUARCOS tem tido uma boa prestação nomeadamente com a já famosa "brigada do reumático, mas precisa ter atenção a caminhos e ruas, a ervas e canaviais, a acessos às casas. Não basta feiras e festas, o povo também gosta de ver os caminhos limpos, os canaviais arrancados, os arruamentos alindados. As festas têm sido muito bonitas e importantes, mas não é só disso que se faz um bom lugar.
    Zé Esteves está quase perfeito no trabalho que faz e nos serviços que desempenha. Esta é apenas uma achega construtiva e o desejo de que ele ainda seja melhor do que é.
    VIVA BUARCOS a diferença!

    Atum

    ResponderEliminar
  6. Espero que a decisão que saíu da A. Municipal ganhe corpo e se concretize, tem tudo para dar certo. Houve ponderação e objetividade. Estão de Parabéns os que votaram a favor da atual constituição das Freguesias, Muito bem.
    Concordo em absoluto. Anda para aí um Pump Mauro a choramingar pelos cantos e a dizer mal dos 100%, logo ele que se portou como um cachopo nesta e noutras histórias. Cresça e apareça. Respeite o seu passado e a sua história. Não ande de cá para lá a fugir à VERDADE que tão bem conhece. Corre o risco de não ter credibilidade e de ninguém mais lhe dar o benefício da dúvida. Ai o Fernandes Tomás a comandar as suas acções e os disparates que diz pela boca fora. Tento.

    ResponderEliminar
  7. Para quem não sabe, Figueira e Buarcos eram realidades diferentes, separadas por uma ponte. Como os tempos mudam, esperemos é que seja para melhor!

    ResponderEliminar
  8. Em Buarcos graça a miséria. Desempregados é aos magotes. Estabelecimentos a fechar ou à venda é a cada esquina. Portanto, meus caros, não confundir um folclore de 2ª que é promovido no Verão com o desenvolvimento de uma localidade. Neste aspecto Buarcos está de rastos. Mesmo no trabalho quer diz respeito à Junta, toda a gente sabe o estado a que chegaram passeios e valetas. O que é foi feito para alcatroar as estradas que estão num estado miserável? Como foi possível nada se dizer relativamente ao encerramento da Escola Primária do Vais? Para além de todos os estabelecimentos comerciais encerrados, muitos são os que estão à venda.Acresce que também vivendas e apartamentos estão à venda por tudo quanto é lado. A população jovem foge de Buarcos. Em Buarcos existem os mais sérios problemas do concelho no que diz respeito ao consumo e tráfico de drogas, problema esse que se encontra em fase galopante.
    Ainda há pouco tempo um homem de Buarcos se amarrou em frente à CMFF, na mais absoluta miséria. Como ele há muitos em Buarcos, vivendo numa miséria envergonhada.
    O que fazem os poderes locais? Caldeiradas e copos de vinho. Enfim o muito conhecido circo. Há muita pobreza de espírito e ignorância nessas pessoas.
    Portanto, meus caros, não mandem areia para os olhos das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voçê só diz asneiras. Informe-se antes de falar.

      Eliminar
    2. Estou muito bem informado, meu caro. Aliás está tudo à vista de todos.

      Eliminar
  9. O/a anónimo/a das 15:40 nem deve passar por Buarcos com medo de ser espoliado/a dos seus pertences (eu refiro-me àqueles que não envolvem dívidas).
    Com o cenário que descreve, esta bendita Terra, deveria agradecer que uma figura como a sua se devia candidatar a pôr cobro a todas estas maleitas.
    Se tem o registo criminal limpo e um suporte credível, chegou a sua hora. As eleições deverão ser para breve.

    José Alberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau caro, toca de facto, num outro problema que existe em Buarcos. São os assaltos. Uma realidade cada vez mais presente em Buarcos, designadamente com assaltos à mão armada e por esticão em plena luz do dia. Foi o que sucedeu, por exemplo, na última semana na Rua Direita e no quiosque "Chouco". Efectivamente, sentem-se problemas de graves de insegurança em Buarcos.
      É bom nunca esquecer, para exemplo futuro, que a grande obra e mais dispendiosa da Junta de Buarcos, foi uma cozinha feita nas instalações da dita junta.

      Eliminar
    2. Curiosamente, nos jornais de hoje veem duas notícias a propósito: "Roubos por esticão na Figueira da Foz e Coimbra" "Assaltantes limpam ouriversaria na Figueira da Foz".
      Com certeza foi por saberem que S. Julião vai ser agregada por Buarcos. Há que mandar para cá "um Batalhão".

      Eliminar
  10. Mas quem é esta "abécula" que está aqui a dizer mal de Buarcos? Perdeu mesmo a vergonha, custa a engolir não é??? paciência. De Buarcos só pode levar uma coisa, trabalho, obra, desprezo para com as suas palavras e muito orgulho na nossa terra de gente HONRADA! BUARCOS É LINDO!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau caro,
      Ninguém põe em causa a honra das pessoas de Buarcos.
      Bem vejo que a única coisa que tem para me contrapor é insultando-me. Já topei a sua escola.
      Bem, o que está em causa é que se anda a tapar o sol com a peneira e a inventar algo que não existe, trabalho esse efectuado por muitos lambe botas que por aí andam armados em propagandistas de segunda categoria, como toda a gente sabe. Buarcos está muito mal, é uma terra exangue.

      Eliminar
    2. Só pode ser alguém de Buarcos mas que agora vive na Figueira, porque da maneira como escreve deve ter alguma espinha das caldeiradas que também comeu em Buarcos.

      Eliminar
  11. Ná, já se foi «banquetear a BUARCOS», mas voltou p'rá
    Figueira...

    ResponderEliminar
  12. Há uma deliberação governamental para ser cumprida pelos dep. da Assembleia Municipal da Figueira da Foz. Se não o fizerem alguém de Lisboa o fará por eles, ponto final...

    Acontece que sobre S.Julião/ Buarcos, decidiu-se pela agregação de S. Julião por Buarcos.
    São sempre decisões difíceis de tomar, mas estão bem tomadas no meu conceito.
    A lei é bem clara e diz que as Freguesias urbanas desaparece!
    Assim sendo, e porque Buarcos é muito mais activo, muito mais empreendedor, muito mais meritório no desempenho das suas funções, porque não agregar São Julião que está a meia dúzia de passos da Câmara Municipal??? Sinceramente acho que quem contesta não está a ver bem o problema.
    Ontem foi uma verdadeira vergonha, uma feira, uma falta de nível incrível. Foi desastroso e com laivos de autoritarismo militar, do mando, quero e posso.
    Em meu entender, desceu-se bastante de nível e Mostrou-se bem quem é quem e quem amedronta quem.
    O Presidente não pôs ordem na mesa. O espectáculo foi degradante e grotesco. Não sabem viver em democracia, aqueles que a apregoam.
    José Esteves está com medo de quê? É agrega, ou é agregado. O que acho muito pior porque pela lei está tudo feito corretamente, a distância da Câmara descentraliza mais os serviços, e muito bem. Veja lá o que quer para Buarcos, defina-se já que sabe que como está não vai ficar.
    Há pessoas que se tivessem um pingo de vergonha estavam caladas!!!!
    António Jorge Pedrosa esteve muito bem, é um homem que não se intimida com facilidade e que tem ideias concretas.
    Tenham decência e saibam resolver as coisas com educação e lucidez.
    Quer dizer, Buarcos pode ser agregado, mas a Figueira não pode!!!!!!!!! Tenham juizínho!

    José Alberto

    ResponderEliminar
  13. José Esteves tem toda a razão. A agregação de S. Julião a Buarcos vai fazer desaparecer a identidade Buarcosense. De bestial vai passar a besta. O negócio na Assembleia Municipal sómente teve a ver com o empenho de Miguel Almeida e Lidio Lopes subirem na consideração dos seus chefes. Por isso lá estão para Lisboa. Os não sei quantos por cento, alinharam no joge e o novo admonistrador da celbi nem abriu a boca. José elisio conseguiu que os puritanos alinhassem na sua obsecada teimosia de aumenter o seu couto, ROUBANDO espaço a Marinha das Ondas, Paião e Vila Verde. A relação autarquica na Figueira nunca mais será o que foi.

    ResponderEliminar
  14. Se isto fosse pelo trabalho desenvolvido nos últimos 3 anos , ou 7 ou 8, havia muita freguesia a ser aglregada. E já agora, alguém acredita que os "aparelhos" partidários vão deixar o Sr. presidente da junta de Buarcos à frente dos destinos de uma freguesia com as características da que vai resultar da agregação?
    Não vos parece que a "nova" freguesia vai levar a que a freguesia actual de Buarcos perca mais do que o que vai ganhar por ter de incluir S. Julião?

    ResponderEliminar
  15. Estava tudo muito bem se fosse S. Julião a agregar Buarcos, como é o contrário...

    ResponderEliminar
  16. Afinal a figueira sempre é uma aldeia. nem uma freguesia urbana tem.
    a melhor forma de porem uns patins aos esteves é unirem as freguesias. a brigada do reumático não vai chegar a todo o lado.

    ResponderEliminar
  17. ah ah ah, os patins não são para os esteves, não senhora...

    ResponderEliminar
  18. uma grande merda ser buarcos a agregar s julia mas buarcos não está ligada a s juliao e s juliao não tem mais habitantes vergonha

    ResponderEliminar
  19. Quem tem a praia mais procurada? BUARCOS, quem tem v ida todo o ano? BUARCOS, quem tem gente que mantem vivas as tradições? BUARCOS, Quem tem o rancho mais prestigiado? BUARCOS, Quem trabalha a sério na junta? BUARCOS, Quem é que tem uma junta séria e transparente, simples e batalhadora, com iniciativas e bairrismo? BUARCOS, Quem merece agregar uma triste cópia da Câmara em ponto muito, muito pequenino? BUARCOS, Quem tem modos e maneiras, não tem tiques de grandeza, não grita e não arma escândalo? BUARCOS.

    BUARCOS É LINDO!
    S.M.

    ResponderEliminar
  20. já agora tem a estação o centro de camionagem a sede da camara o casino o tribunal o mercado o porto a sede da agricultura o maior numero de farmacias a praça de taxis as escolas todas a sede de todos os bancos a sede de todos os correios etc....

    ResponderEliminar
  21. Uma cena que considerei pura e simplesmente surrealista foi ver a junta de Buarcos, o presidente da câmara e um deputado, entre outros, a inaugurarem uma churrasqueira na Sra. da Encarnação em Buarcos. A que nível de mediocridade chegou a nossa terra! nem em África!

    ResponderEliminar
  22. esqueci me buarcos tem bombeiros policia gnr clinicas com fartura k tristeza essa

    ResponderEliminar
  23. Buarcos tem gente honesta, peixeiras, pescadores, gente de trabalho, da faina do mar, da venda do peixe QUE VOCÊ COME... Buarcos também tem gente da cultura, do desporto da música, da escrita, do teatro. Buarcos tem história, tem gente de trabalho, gente e terra que não envergonham ninguém, bem pelo contrário são um orgulho. A Figueira só PODE APRENDER COM BUARCOS. E sobretudo tem um Presidente de Junta , simples, homem do mar, que arregaça as mangas e TRABALHA A SÉRIO e... É HONESTO!!!!!!!

    Atum

    ResponderEliminar
  24. o atum não está em causa a honestidade da pessoa e eu sei k é sério

    ResponderEliminar
  25. Vamos ver o que acontece!

    ResponderEliminar
  26. 100%......................BUM. Foi-se.

    ResponderEliminar
  27. Aderi aos 100% sem reservas! O Engº Daniel Martins dos Santos é uma pessoa nobre, que me mereceu desde sempre a maior confiança. Agora, que o movimento precisava de estar forte e coeso, começa a haver deserções, fugas como os ratos que abandonam o navio... Realmente Senhor Engenheiro Daniel, as pessoas começam a demonstrar aquilo que realmente são, e a solidariedade de que são feitas. Alguns preferem fechar os olhos a gravidades e atirar a poeira para debaixo do tapete a defenderem a honestidade e a legalidade.
    Muito triste deixarem um homem honesto no meio de todas as pressões e podridões que se movem no fundo dos fundos, nos meandros secretos onde tudo se abafa, onde tudo é possível. VERGONHA de terra e de gente.

    Manuel N.

    ResponderEliminar
  28. Ora porque é que o Mauro saíu da Assembleia de Freguesia???? E porque é que o Mário Barreira se calou, logo ele que era tão aguerrido e acutilante? porque é que a Teresa Coimbra se calou e agora é tesoureira? Porque é que João Portugal abafou tudo e afastou Isabel Tavares de mansinho? Porquê, não se perguntam????? O que realmente é Importante não vos interessa, ABAFAM, o folclore e a luta pelo poder é que interessa, as manobras de diversão até são benéficas para porem os assuntos na bruma dos tempos... ESQUECIMENTO, como convém. As pessoas podres são assim.
    Não é o Engenheiro Daniel Santos que está errado, que é um homem íntegro e honesto, errados são os ratos, os caladinhos, os que põem o esterco para debaixo do tapete. O tempo passa entretanto e vem o esquecimento COMO CONVÉM...
    É ASSIM NA NOSSA TERRA. Os honestos são sacrificados e os crápulas têm louros.

    Manuel N.

    ResponderEliminar
  29. Vitor Coelho, como te consideram. É hora de tornares pública a motivação de saltares do navio com tripulação tão cinica e com procedimentos do pior que há.
    Vitor Guedes, como deve estra arrependido de promover uma associação que deu no que deu.
    É da vida.............................

    ResponderEliminar
  30. Só o eng. Daniel é sério e íntegro, blá-blá-blá... e foi, por isso, que os simpatizantes do movimento cívico aderiram! Quer dizer que quando chefe manda, todos se calam e perfilam das mesmas opiniões??? Tenha dó!

    ResponderEliminar
  31. Luís Melo Biscaia uma referência, um grande Senhor da nossa terra que não pactua com ilegalidades e sabe pôr o dedo na ferida quando é necessário. Teve agora uma distinção merecida o Prémio Gourmet, mas muitos mais lhe deveriam ser destinados pela grande figura moral e política que é. Não é um "vendido" que se compra, fechando os olhos a ilegalidades, que até aceitam um ordenado que não lhes pertence, uma miséria de dinheiro e uma miséria moral de quem o recebe. Triste maneira de acabar na política. Tudo se sabe, tudo se descobre, tudo tem uma resposta, por muito que queiram abafar, a verdade é como o azeite. Gente de "bem" não devia pactuar com ilegalidades. Parabéns Dr. Melo Biscaia, o Senhor merece isso e muito mais.

    ATUM

    ResponderEliminar
  32. A par, Luis Melo Biscaia e Santana Lopes. Quem diria?

    ResponderEliminar