terça-feira, 1 de maio de 2012

VIVA O 1º DE MAIO!









1886, ruas de Chicago, Estados Unidos, trabalhadores vieram para a rua reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Foi uma multidão aquela que encheu a rua! Nesse dia histórico iniciou-se   uma greve geral nos Estados Unidos que iria abalar o mundo laboral.

A 3 de Maio houve um pequeno levantamento de trabalhadores que redundou numa escaramuça que levaria a várias baixas!
Mercê destes acontecimentos, no dia 4 de Maio os trabalhadores saíram novamente à rua; desta vez  alguém desconhecido, munido de uma pequena bomba que, detonando no meio de polícias, que ali se encontravam para dispersar os manifestantes, faria 7 mortos entre os policiais. Estes em resposta, abrem imediatamente fogo, tendo matado 12 pessoas e ferido dezenas de outras que circulavam por entre a multidão. Esta revolta ficou conhecida como a "REVOLTA DE HAYMARKET.

3 Anos após estes acontecimentos, mais propriamente a 20 de Junho de 1889, a 2ª Internacional Socialista reunida em Paris decide acatar uma proposta de Raymond Lavigne e convocar, todos os anos, uma manifestação para reivindicar as 8 horas de trabalho diário. A data escolhida, foi o 1º DE MAIO em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Ainda que incompleta é esta a história em traços largos, desta luta, marcada a letras de sangue, com muita coragem e muita determinação!

Numa altura em que fortíssimas convulsões agitam a vida dos trabalhadores no nosso país, os que querem trabalhar mas não têm trabalho; os que estando a trabalhar são explorados e desrespeitados nos seus direitos; numa altura em que um governo democraticamente eleito com promessas falsas, com falta de ética e respeito pelos mais desfavorecidos, eu digo:

VIVA O 1º DE MAIO!  


6 comentários:

  1. Está demais compadre.Já não há quem aguente tanto cão a ferrar as canelas... E a oposição a vê-los passar... Começou pelo PS a aprovar-lhe o orçamento, depois pela UGT a assinar ao lado deles, e agora adirão-se do povo andar triste e acabrunhado!!! Se aqueles que têm o dever de nos defender se sentam e assinam ao lado deles em quem vamos acreditar???

    ResponderEliminar
  2. bem opinado.
    O boneco faz-me lembrar O Paredonix do PS. Também ele um trabalhador da democracia.

    ResponderEliminar
  3. O Paredonix deve o judas do PS que eu imagino. O boneco está porreiro . A UGT deve encher-se de vergonha em especial o o seu secretário Geral

    ResponderEliminar
  4. No primeiro de Maio de este ano devia ter sido feita a revolução contra os coelhitos esperavam por eles ao saír da toca

    ResponderEliminar
  5. O boneco parece o Paredes

    ResponderEliminar
  6. Como não está de fato e gravata é porque já foi despedido do hospital
    será'''´´

    ResponderEliminar