terça-feira, 13 de março de 2012

REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL- OU A DANÇA DAS FREGUESIAS...








Foi como uma bomba que caiu em cima da cabeça de todos  os executivos das 18 freguesias do Concelho!!!
Desde que este assunto começou a ser ventilado e debatido, nunca mais houve parança ou descanso nas diferentes freguesias.

As populações ainda não se aperceberam muito destas movimentações, ou por alheamento, ou por desconhecimento de tudo aquilo que está em jogo.

Uma Freguesia é um manancial de vida, de história, de tradição e um local onde fervilha uma vida intensa de apoios e de prestação de cuidados de toda a ordem.
Todos temos um carinho muito especial pelas nossas Juntas de Freguesia. Sejam rurais, sejam urbanas, todas, sem excepção, desempenham um papel importante dentro das sociedades.

Se as rurais acodem às suas populações de uma maneira importante, até pelo facto de estarem arredadas do grande centro que é a cidade, as urbanas não lhe ficam atrás em trabalho e preocupações. Vejam o belíssimo exemplo da Freguesia de Buarcos e da Freguesia de São Julião. 

Quem pode esquecer a "célebre brigada do reumático", sempre de prontidão para arranjar, aquele banco, aquele barco emblemático, aquela janela da escola, aquele puxador estragado, etc., etc. Vai muito para além da sua brigada, tendo à frente dos seus destinos um homem de luta e de trabalho, José Esteves, que arregaça as mangas amiúde para acorrer aos pedidos dos seus fregueses.
Deveu-se a ele as iluminações de Buarcos no Natal, e as várias feiras e iniciativas interessantes que tem trazido até à sua Freguesia, dando-lhe cor e alegria.

Já em São Julião, comandado por um executivo dinâmico e inovador, quem pode esquecer o nível das magníficas Galas de Solidariedade, onde o requinte e bom gosto são apanágio daquilo que tenho vindo a assistir, profundamente admirado com a maravilhosa simbiose de variedades com magníficas imagens. Ao que sei um trabalho da tesoureira daquela Junta de Freguesia, apoiada por todo o executivo, e que tem deixado toda a gente surpreendida, pela beleza e pelo motivo e sucesso da Gala.
Também estão de parabéns porque vêm matando a fome a várias famílias carenciadas. Para o efeito, ao que sei, têm-se apoiado em 2 restaurantes solidários, Quinta da Salmanha e Caçarola 1.
Creio que distribuirão por dia cerca de 40 refeições de óptima qualidade.

Isto e muito mais é feito pelas pessoas das Juntas de Freguesia, que, ao que muitos desconhecem ainda pagam para trabalhar, porque a "esmola" que auferem não paga nem o trabalho, nem a gasolina, nem o tempo perdido, incluindo fins de semana.

Não vai ser tarefa fácil a REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL-OU A DANÇA DAS FREGUESIAS...


21 comentários:

  1. Mas na cabeça de quem é que calha esta reforma??? Nas 18 Freguesias do Concelho, muito pouco haverá a mexer, nem estou a ver nenhum caso gritante.
    Compete ao Senhor Presidente da Câmara, ter...........es, e bater o pé a esta estupidez. As populações também deveriam mostrar mais a sua discordância com esta arbitrariedade. Quando têm dificuldades de qualquer ordem é à Junta de Freguesia que recorrer não é à Câmara.

    ResponderEliminar
  2. Isto é tudo uma palhaçada que não vai dar nada de bom, de justo, ou de credível.
    Cada Junta de Freguesia é importante. Cada uma tem as suas especificidades e desempenha importantes papéis para as pessoas que, nunca poderiam esperar de uma Câmara Municipal, o mesmo tratamento de proximidade, nem a resolução de muitos dos problemas que as Juntas resolvem.
    Depois onde fica a história de cada uma se elas se fundem, onde mora o critério identidade.
    Se por exemplo, um qualquer presidente eleito ficar com 2 ou mais freguesias agregadas, qual será o seu grau de imparcialidade para resolver os casos que se lhe depararem? Não poderá correr o risco de puxar a brasa à sua sardinha???
    Veja-se o trabalho magnífico destes exemplos aqui apontados. Eram as Câmaras que iam fazer o que Buarcos e São Julião estão a fazer?????
    Nem pensar...
    Eu acho que as populações devem ser incentivadas a manifestarem-se contra esta estupidez.

    ResponderEliminar
  3. PARABENS PELO QUE DIZ E EM RELAÇÃO A S.JULIÃO É A PURA VERDADE;MUITO BEM.DISCPORDA DESTA FORMA COMO QUEREM ACABAR COM AS FREGUESIAS O POVOÉ QUE DEVIA ACABAR COM ELES

    ResponderEliminar
  4. PSD O GRANDE ASSASSINO DAS FREGUESIAS!!
    E PIOR VAI SER QUANDO OS SENHORES PSD´S AQUI DO BURGO, VIEREM A TERREIRO A DIZER QUE NÃO SÃO A FAVOR, TUDO POR MEDO DE PERDEREM VOTOS PARA AS AUTARQUICAS, PORQUE ELES NÃO QUEREM SABER DOS FREGUESES PARA NADA, QUEREM É O PODER SABE-SE LÁ PARA QUÊ!! MELHOR, EU SEI! PARA FAZEREM MAIS DIVIDAS E ESTOIRAREM DE VEZ COM A CÂMARA!!
    APOIAM OU NÃO APOIAM O VOSSO GOVERNO!?

    ResponderEliminar
  5. o psd não é só o assassino das freguesias como é o assassino de todos nós menos do capital

    ResponderEliminar
  6. OS PSDS SÃO UM BANDO DE OPORTUNISTAS MAS O FIM DELES ESTÁ PROXIMO

    ResponderEliminar
  7. Isto não pode andar para a frente é uma insanidade, mais uma deste partido de loucos. E então Buarcos é uma Freguesia rural???????????????????????????????????????????????????????????????? Só se for na Conchichina. A praia mais procurada, cheia de unidades hoteleiras e atracções turísticas... Piraram por completo.

    ResponderEliminar
  8. Está de parabéns s. julião, qualquer um vai à televisão, servir 40 refeições parece-me muito mais importante do que muitas pessoas que se apressam a aparecer na caixa mágica.
    Muito bem. Fiquei tocado.
    Por acaso nunca fui a nenhuma gala mas já ouvi dizer maravilhas, para a próxima vou, até pelo motivo que é
    C.C.

    ResponderEliminar
  9. Lá vai subir o combustível,no tempo dos ditadores arabes eram baixos,agora nas novas maos dos novos ditadores do capital estão perdoados

    ResponderEliminar
  10. Otelo é k tem razão a revolução devia avançar rápidamente

    ResponderEliminar
  11. Hoje alguem me disse:os presos vivem bem é cama mesa e roupa lavada,agora nós já nem casa nem mesa nem roupa lavada fomos mesmo presos por este bando de putos

    ResponderEliminar
  12. Outra vez os combustiveis o passitos diz que nada tem a haver com isto mas este passitos não é um politico de m... e sem vergonha?Como vai ser a vida de muita população e até de empresas?Não é tempo de dizer basta,este governo é mais que culpado pois lá vai buscar mais dinheiro

    ResponderEliminar
  13. Os presos vivem bem, os politicos vivem melhor e até bebem Murganheira. O bola de sebo do ps parece uma parideira. Isto é pena é os criminosos não acertarem o passo a malta desta.

    ResponderEliminar
  14. Uma amiga perguntou me:está feliz?eu disse não,só com G3 na mão

    ResponderEliminar
  15. mude lá a palavra chave facilite

    ResponderEliminar
  16. combustiveis só com manifestações e porrada

    ResponderEliminar
  17. pOR ONDE ANDA???????? qUEM É QUE VOCÊ PROCURA????????
    sERÁ O DOM SEBASTIÃO?????

    ResponderEliminar
  18. O dom sebastião será o João Oaredes? Reforma administrativa devia começar no PS. Quem tem coragem de explicar a eleição do miudo Paredes para a JS. Reforma administrativa? Mas não a fazem nos partidos e vão fazê-la nas Instituições?E os tachos? e lugares para a malta. Basta de chamar nomes aos outros. è tudo igual. Basta. PS não façam ondam vamos cá negociar o equilibrio da coisa . è assim que funciona.

    ResponderEliminar
  19. pois é vai haver muitos caciques que vão à vida, mas não os piores, infelizmente, mas não deve haver razão para tanto alarido, neste país as normas tem pouco valor e vai haver sempre uma forma de as contornar e ficará tudo na mesma. não foram extintos determinados serviços públicos e logo a seguir surgiram como fundações, vejam o caso do Cefa, extinto mas só no papel

    ResponderEliminar