domingo, 12 de fevereiro de 2012

NOVAS OPORTUNIDADES!








Foi um dos bastiões do governo de José Sócrates, os CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES ou CNO's como vulgarmente são designados.

Estes Centros  Novas Oportunidades são uma mais valia para aqueles que, por revezes vários da vida, ou  não tendo tido aproveitamento escolar em devido tempo, viam aqui a hipótese de crescerem e evoluírem intelectualmente, preparando-se melhor para o mercado de trabalho.

Eram ministradas aulas por professores altamente qualificados, formados pelas Universidades do país que, muitas vezes, preferiram trocar as aulas num qualquer Liceu, pelo ensino de adultos e jovens com insucesso escolar, abraçando essa causa com a maior garra e vontade de servir. E também especialistas de diversas áreas com competências reconhecidas.


Muitos dos formandos já estão nas Universidades do país  a tirar cursos superiores e muitos outros, estão bem de vida em empregos, para os quais se prepararam afincadamente nesses cursos, valorizando novas aprendizagens. São cabeleireiros, cozinheiros, animadores culturais, etc.,etc..

Acontece que Pedro Passos Coelho desde cedo "ATACOU" estes CNO's dizendo que era um local  onde seriam passados "atestados de burrice"!!!!!!!
Muita falta de respeito, muita insensibilidade, muita leviandade neste caso específico.
Pergunto-me como é possível acabar, como acabou já, com variadíssimos Centros  Novas Oportunidades, com cursos a decorrer, sem se ter debruçado com rigor e honestidade sobre o que se passaria nesses centros e quais os sucessos/insucessos dos mesmos!?!?!?

No presente teremos que chegar à conclusão, que tudo é possivel... tudo se faz sem um mínimo de respeito pelas pessoas, pelas empresas, pelos serviços. 

É assim, com  arbitrariedade, que pretende ajudar ao conhecimento... É assim que propicia  novas armas a quem agora tinha NOVAS OPORTUNIDADES!

6 comentários:

  1. ò Linda Figueira o seu texto de hoje revela uma lacuna , como seja o conhecimento real ( Com verdade, do tipo separar o trigo do joio ) e assumir-se as situações fantasiosas .
    Socrates teve uma ideia meritória na genese da coisa, mas como sempre a história demonstra que sem bases ( a sociedade ) não vamos lá .
    Falo de educação /formação, de cidadãos assumidos nos seus deveres e direitos.
    A falta de bases faz com que fabriquemos , toda a casta de ( falo no meu país é nele que vivo) de corruptos, de oportunistas de fraude etc etc.
    Daí que entenda que que dar um passo maior que a perna pode acidentar o caminhante.
    Não sendo adepto de grandes filosofias e muito menos de filosofos de carreira ( os que se estudar no nosso sistema de ensino)e tempo em conta que o tempo é um coisa meramente relativa ( cientificamente comprovado) direi que as sociedades saberão em cada momento levantar-se das suas próprias quedas e perceber que um país com cidadãos bem formados e alicerdados em valores não se submete a TROYCAS, não permite BANCOS ilusorios nem politicos nem gestores incompetentes.
    Do que temos tido , não há razões para lhe darmos nem o nome de rua.
    Mas é da vida: e até temos um " REI Futre ".

    ResponderEliminar
  2. Tenho duvidas se o bloguista tem conhecimento de como funcionam os CNOs. Se tivesse não escrevia assim.

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo escrevi às 10:39,

    ResponderEliminar
  4. Ó Linda Figueira está bem arranjado com estes dois. Para já não sabem ler o que escreveu. depois escrevem, escrevem, mas não dizem nada. Só sabem que são contra os Centros Novas Oportunidades. Que estão ao lado do Passos. Mas a coisa é bem mais grave. Além de atirarem para o desemprego mais umas largas centenas, fecham horizontes a muita gente que não volta a ter uma oportunidade tão boa de aprender a valorizar as suas competências e adquirir outras. Mas como estes dois, especialmente o que lhe diz que não percebe nada disto, parece perceber muito, ele que nos informe lá do que é que não percebeu, porque pelos vistos não percebe nada são suas excelências.

    MI

    ResponderEliminar
  5. Fui aluna do CNO na Figueira da Foz e estou neste momento na Escola Superior de Educação de Coimbra. Estou a adorar, tenha notas belíssimas e estou no 3º ano. Tenho muito orgulho em mim e nos professores que, afincadamente, me prepararam para que eu realizasse o meu sonho.

    Vanessa A.

    ResponderEliminar
  6. A "casta" das oligarquias e dos seus "sacristões" (esta gentinha que hoje manda e também gostava de ser rica) não tolera que os outros sejam cultos, ou tenham a possibilidade de se apresentarem com Dr. Eng... Entendem que este tem que ser um privilégio (mais um!)deles.
    São todos obrigatoriamente Drs. Engs... na grande maioria dos casos com cursos comprados, porque basta falar com eles, para perceber que não sabem nada de coisa nenhuma.
    Os pobres e os desafortunados, tinham aqui uma possibilidade de "dar a volta" à vida. Nem pensar!
    Porque houve (e todos sabemos que sim) algumas situações anormais (tanto como as dos cursos que eles compraram), na grande maioria das vezes patrocinada por eles, a troco de sacar mais umas notas ao Estado e à UE, estão agora indignados!
    Mas eles foram eleitos. E não foi por mim!

    ResponderEliminar