quarta-feira, 26 de outubro de 2011

JUNTAS DE FREGUESIA NA BERLINDA!!!


Lembraram-se os senhores da troika, coadjuvados pelo Governo vigente, investir no ATAQUE às Juntas de Freguesia... Se esta é agregada àquela , se aquela se mantém, o problema das urbanas contrapondo à problemática das rurais... Enfim uma panóplia de argumentos que não se compadecem com várias vertentes que, a meu ver, são muito mais fortes para a sua manutenção do que para o seu derrube (agregação a outras) descaracterizando-as, numa manobra algo nebulosa e altamente complexa...

As Juntas de Freguesia na prática, tratam de atestados, cemitérios (algumas), canídios, gatídios, mercados( algumas) e pouco mais! Porém no terreno a realidade é bem diversa e coloca por terra a pouca importância que pretendem atribuir-lhes.

Para já é o organismo estatal que mais próximo está das populações. É às Juntas de Freguesia que os cidadãos acorrem para tratar de tudo e mais alguma coisa. Desde preenchimento do IRS aos problemas de fome, de carências de toda a ordem, das más instalações em que muitos vivem, da falta de dinheiro para pagar algumas contas de gás, da eletricidade, do simples alimento que não têm dinheiro para comprar, de falta de agasalhos, de falta de colchões, de arruamentos degradados, daquele fio que está pendurado às suas portas. Do serviço e interacção que têm com estabelecimentos de ensino, de programas culturais que levam a efeito, de bolsas de voluntariado, de força de auxílio e retaguarda das Câmaras Municipais em tarefas de parceria e ajuda na resolução de problemas de toda a ordem e espécie. Uma ajuda preciosa que não se pode, nem deve escamotear e resumir ao epíteto de insignificante ou facilmente suprimível.

Basta lermos os jornais, falar com as populações, ouvir conversas aqui e ali, para facilmente chegarmos à conclusão de que as Juntas de Freguesia estão muitíssimo mais próximas das populações, incluindo as urbanas, do que as próprias Câmaras Municipais. Tratam de assuntos variadíssimos, têm uma dinâmica muito própria, fazem de tudo para agradar e ajudar os seus fregueses, sendo uma espécie de 112!

Não vai ser fácil, não vai ser consensual, não vai ser justo, não vai ser compreendido este pôr de JUNTAS DE FREGUESIA NA BERLINDA!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O FIM DE KADHAFI!


Kadhafi foi finalmente capturado numa conduta de esgotos nos arredores da cidade onde nasceu, Sirte de seu nome.

Durante o confronto, um ferimento provocado por uma bala que se aloja no lado esquerdo da sua cabeça ter lhe-á minado logo as forças. Alguns tentaram gritando que não o matassem, que o deixassem vivo, para posterior julgamento. Mas a multidão enfurecida encheu-o de socos e pontapés, puxou-lhe os cabelos, enfim uma cena horrorosa, dantesca, imprópria para ser mostrada pela selvajaria que contém. Havia ordens específicas para não o matarem. Mas era quase impossível tentar refrear todo o ódio acumulado...
Tantos anos de subjugação e sofrimento daquele povo tiveram o desfecho já esperado por aquelas paragens...

Com o ferimento provocado pela bala que sangrava abundantemente e com a carga desferida pelos populares, não aguentou e sucumbiu.

É evidente que se trata de um ditador, de um homem que levou à morte por tortura, centenas de pessoas e que, não soube ver, todo o ódio que acumulou ao longo dos anos.

De qualquer, modo acho que temos assistido a cenas verdadeiramente "chocantes" vindas daquelas paragens. Há excessos tremendos e uma fúria fora do normal que desemboca em cenas de violência extrema. Todos sabemos que o médio oriente é um barril de pólvora latente, onde a democracia e a liberdade são difíceis de penetrar.

É lamentável todo o percurso destas "guerras" intestinas, desta violência latente, desta falta de liberdade que em pleno século XXI choca o mundo com cenas de brutalidade extrema e onde o "Código de Hamurabi" tem aplicação na sua máxima expressão.


De qualquer modo, não sei o que acontecerá no futuro ao povo Líbio, bem como não sei quando se apaziguarão no Egipto, em Israel, na Palestina, Irão, Iraque e por aí fora...

Alguém afirmou que uma nova guerra mundial começaria no Médio Oriente e alastraria ao mundo inteiro...

Espero que não, muito sinceramente...

Agora que o mundo tal como o conhecemos hoje, atravessa uma "CONVULSÃO GENERALIZADA", uma crise extraordinária de valores, um autismo exacerbado das forças políticas que não ouvem e não medem as consequências dos seus atos, enquanto políticos fazedores das leis que nos regem, isso é uma verdade!

Seria bom que o mundo se apaziguasse, que os políticos fossem sensíveis aos apelos populares. Tudo tem limites e há patamares que não devem ser ultrapassados...

Era uma questão de tempo o anunciado FIM DE Kadhafi!

domingo, 16 de outubro de 2011

BOAVENTURA SOUSA SANTOS...


Dizia, BOAVENTURA SOUSA SANTOS, na televisão, acerca dos acontecimentos dos últimos dias: «Há um novo discurso global» que apela a mais democracia, que defende a justiça social e, que tem consciência do seu direito à indignação e revolta. Isto é devido a que as pessoas "já sabem" que os sacrifícios que lhes estão a ser pedidos só vão agravar a situação dos países e que não vai dar em nada! Não vai resolver coisa nenhuma, muito pelo contrário... Vai arrasar as economias dos países, que é precisamente, aquilo que pretendem as grandes multinacionais que estão por detrás do FMI, quais "abutres à espera da carniça", para depois de estar tudo arruinado, destruído, virem comprar a " preço de saldo" as empresas nacionais mais emblemáticas e impor condições...

Trata-se ainda de uma rede organizada, um "back office" de multinacionais (com linhas low cost), cujos meios de atuação estão com regras absolutamente definidas no sentido de levar ao fim pretendido. Só depois de estar tudo arrasado, vêm perdoar a dívida, e ditar as condições para vir aos saldos...

O que lhes interessa disse, é que fique tudo bem ao preço grego ou ainda uns degraus mais abaixo, para depois poderem atuar à vontade e pôr e dispor a seu belo prazer...

É capaz de ter razão o BOAVENTURA SOUSA SANTOS...


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UM MURRO NO ESTÔMAGO!!!


Acabámos de ouvir a comunicação ao país do primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, que anunciou as medidas de austeridade que todos os portugueses temiam ouvir...

Ou isto ou o caos???????

Sinceramente não sei, não sou especialista, nem futurólogo, mas sei que nada depois do 25 de Abril foi comparável a estas medidas agora anunciadas!

Pedro Passos Coelho disse alto e bom som que o momento que Portugal atravessa é de extrema gravidade, com um estrangulamento financeiro agudo, necessitando de financiamento externo para tudo, nomeadamente para pagar a médicos, enfermeiros, professores, etc., etc.

Falou que o que veio a encontrar ultrapassou tudo aquilo que tinha pensado...
Quando tomou posse não pensava que a meio do ano 70% do orçamento já estivesse esgotado.
Falou no passado, no despesismo e nas derrapagens orçamentais, na credibilidade externa que teve consequências gravosas.

Informou que a tentação é desistir, mas que isso seria algo impensável e que nunca faria. Diz que por tudo isto, este é um orçamento rigoroso e absolutamente indispensável para se alcançarem os objetivos que levarão a cumprir os compromissos assumidos com a tróika.
  • Acabou o horário de trabalho normal (passa a dar-se mais meia hora grátis ao patrão no setor privado.
  • Acabaram-se as pontes e alguns feriados serão reajustados.
  • Salários e pensões acima de 1000 euros ficam sem subsídio de férias e natal para funcionários da administração pública e função pública.
  • Para ordenados entre o ordenado mínimo e 1000 euros, ficam sem um dos subsídios.
  • Taxa social única não vai descer.
  • Mantêm-se taxa reduzida do IVA para os bens essenciais (!?)
  • O IVA intermédio na restauração passa de 13% para 23%.
Agora pergunta um leigo... Como é que vai ser para os pobres dos portugueses que são sempre os mesmos a ser sacrificados, aqueles que mais padecem de falta de dinheiro e condições de vida dignas, serão esses mesmos que vão ser, como sempre são, os mais sacrificados.
O que é que se vai passar com os restaurantes e os seus funcionários? Não há dinheiro para ir comer fora. E o comércio como é que se vai aguentar sem clientela dado que pouco sobrará para para compras. As pequenas e médias empresas vão ser completamente pulverizadas. O desemprego vai ter um aumento inimaginável. Como vai ser com os hospitais e centros de saúde, com os cortes que já foram anunciados às administrações, vão deixar morrer as pessoas sem as tratarem com os exames de diagnóstico, os remédios e as operações que os salvariam????
A recessão, a par da falta de poder de compra, encarregar-se-ão de estrangular e asfixiar completamente o crescimento económico. A delinquência de certeza que irá subir em flecha. Porém no topo da pirâmide, no grande capital, naqueles que enviam o dinheirinho para offshores e paraísos fiscais, para os capitalistas e os agiotas que para aí andam a especular com ouro, ninguém ouviu uma palavra ao senhor primeiro ministro.

Enfim acabámos de receber UM MURRO NO ESTÔMAGO!!!

domingo, 9 de outubro de 2011

A MADEIRA É DO JARDIM!


Os que estavam à espera de um volte face na Madeira acreditavam no impossível...
Era uma certeza que pairava no ar desde o primeiro instante. Alberto João Jardim é uma espécie de político que deveria ser alvo de estudo psicológico. Não tanto pela vitória já esperada, mas como personalidade fora de todos os formatos que conhecemos.

É um homem com obra feita isso é indiscutível. A Madeira é uma região que ainda apresenta bastantes assimetrias mas que, no geral se desenvolveu e se tornou naquele lugar turístico que se conhece.

O que acho estranho são os sucessivos e bizarros comportamentos verbais e anti-democráticos que este senhor pratica, sem que isso signifique uma qualquer "mossa" ou "beliscadura" que afete os seus desígnios.

Mais uma vez ficou provado que o povo não se importa com meios desde que veja os fins. Aqui impõem-se a dicotomia TER ou SER que encontra o princípio discricionário em todo o trajeto deste político.

Já nem vale a pena falar no "buraco" da Madeira, os milhares que foram sonegados para aquela região autónoma deixando-nos, a todos nós, devedores do comportamento absolutamente condenável deste político sue-generis.

É um homem desfasado das realidades. Um homem que se rege pelas suas leis pessoais, pela sua tirania e falta de democracia que raia o absurdo.

Ponto final parágrafo, A MADEIRA É DO JARDIM!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho foi alvo de uma mais que justa homenagem no passado dia 5 de Outubro, um dia histórico que foi, muito justamente, escolhido para glorificar um homem que deu tudo o que tinha e não tinha pela cidade da Figueira da Foz e suas 18 Freguesias.

Era um homem decidido e de convicções fortes, mas também um homem que sabia ter uma cortesia e amabilidade extraordinárias.
Não se vergava facilmente, tinha ideais e convicções profundas. Fez coisas certas e coisas erradas, mas o balanço é altamente positivo. Teve admiradores e detractores como toda a gente. Mas no fim do seu mandato conheceu a pequenez de muitos que, curiosamente, marcaram presença na cerimónia que o invocou com toda a dignidade. A ele se devem várias infraestruturas de qualidade que a Figueira possui O seu busto está uma obra muitíssimo bem conseguida da autoria do artista plástico Fernando Saraiva a quem endereço os meu parabéns. O local é o mais digno e apropriado.

De lamentar a hora escolhida, com um sol tórrido de que toda a gente se queixava... Nem um toldo para fazer sombra existiu! As pessoas destilavam... Seria bom acautelarem-se futuras organizações da Câmara onde parece faltar o "savoir faire" e a sensibilidade para pensar nos pequenos detalhes que saltam à vista de toda a gente.

De qualquer modo parabéns por todo o resto que foi UMA JUSTA HOMENAGEM!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOSPITAL DA FIGUEIRA EM PERIGO!


Depois de obras que vieram beneficiar o Hospital Distrital da Figueira da Foz, e que muito agradaram aos utentes e profissionais de saúde, eis senão quando nos encontramos, de novo, com os "boatos" que dão como certo o fecho da cirurgia e da oncologia deste Hospital.

O conselho de administração do Hospital da Figueira reuniu com todos os diretores e demais responsáveis, para fazer saber da possibilidade de acabarem com valências daquela unidade, o que vem comprometer toda a população da área da Figueira da Foz, para além de outra vasta zona do país que também acorre aos serviços do Hospital Distrital da Figueira da Foz, para consultas, tratamentos, cirurgias e uma competente área de tratamento de doentes oncológicos.

Sabendo nós, como sabemos, que o IPO de Coimbra está a "rebentar pelas costuras", estando as consultas de tal maneira cheias de doentes que a espera por atendimento se prolonga por mais de três horas e meia de espera, podendo mesmo, passar a consulta da manhã, para a parte da tarde.

Os HUC, Hospital da Universidade de Coimbra, é o "formigueiro" diário que todos sabem...

Afinal que soluções para os cuidados de saúde da população? Que políticas de "aperta o cinto" irão permitir oferecer a qualidade de cuidados de serviço prestados que todos os portugueses desejam e merecem???

Onde fica, no meio de tudo isto, a SOLIDARIEDADE que é devida aos doentes???

Quando é que os governantes se convencem que com a saúde das pessoas "NÃO SE BRINCA"???? Podem poupar em muita coisa, podem evitar o desperdício, mas não têm o direito de "deixar morrer doentes" por falta de meios postos à sua disposição, nem tão pouco ratear os meios de diagnóstico que o doente necessita...

É por isto e muito mais que venho aqui alertar que temos o HOSPITAL DA FIGUEIRA EM PERIGO!!!


TUDO ROUBA MINHA GENTE!!!



Remonta a 2009 o início da constituição de arguidos de cerca de

6.460 gestores que retiveram o IRS dos seus trabalhadores, bem

como o IVA pago pelos seus clientes!!!!

Estes dolos detetados dos impostos retidos referentes ao (IRS) dos

trabalhadores e (IVA) dos clientes, atestam bem mentalidades,

formação, consciência de nacionalidade, moral, e tudo o mais que

se possa pensar destes autênticos vampiros que pululam este nosso

país à beira mar plantado...

Este número absolutamente incrível, foi avançado ao Diário

Económico pelo Ministério das Finanças. Este um estudo que,

como disse, já vem de 2009 mas que nos primeiros meses de 2011

o número de arguidos terá mais que duplicado, face a igual

período do ano anterior! Isto é: Cada vez se rouba mais!!!!

Estes gestores arriscam-se a uma pena de prisão que poderá ir até

aos cinco anos! (será!?!?!?). Não acredito porque neste país só os

"pequeninos" é que são punidos, os outros andam por aí a

"espalhar" os milhões que nos têm roubado...

Finalmente vamos tendo consciência do pântano em que estes

gestores têm mantido a "fuga ao Fisco"...

Não é uma novidade! Todos nós sempre soubemos da existência

destes prevaricadores. A fiscalização é que não tem atuado

deixando toda esta "calamidade" avolumar-se da maneira que

está agora, à vista de todos nós...

Como é que nós podemos continuar de cabeça levantada, com

todos estes "VAMPIROS" que pululam à nossa volta???

São gestores, são bancários, são advogados, são médicos, são

alguns dos nossos políticos, é o "buraco da Madeira", isto ainda


para além do ladrão comum de pistola em punho...

Ao invés de ajudarem o país a sair da crise, ao invés de todos

darmos as mãos e cada um fazer a sua parte, faz-se precisamente o

contrário, andam entretidos a ver quem rouba mais...

Assim não é de admirar o estado a que se chegou... TUDO ROUBA

MINHA GENTE!!!