terça-feira, 26 de julho de 2011

O NOVO GOVERNO...


Este governo entrou em funções com uma grande vontade de cumprir com os ditames da TRÓIKA, mais especificamente, ultrapassar o que ficou acordado, com medidas ainda mais drásticas...

Parte do subsídio de Natal vai-se para os cofres do estado... Implicações desta medida são completamente imprevisíveis, muito especialmente para os mais necessitados que estavam à espera deste dinheirinho para "tapar buracos"...

Vai haver (já!?) um Orçamento retificativo!!!

Na saúde, corte nas despesas, corte em horas extraordinárias, aumento das taxas moderadoras, fazer gestão apertada de todos os setores. O que será que isto vai significar para os doentes? Melhor assistência? Dúvido; mais exames de diagnóstico? Impossível; Menos listas de espera para operações? Nem pensar; Serviços de saúde mais humanizados? Não me parece. Os doentes não são "COISAS", são seres humanos em sofrimento, precisam de cuidados com a máxima dignidade e profissionalismo. O que se pretende? É pôr médicos contra doentes e vice-versa, acabar com o Serviço Nacional de Saúde? Prejudicar quem precisa de cuidados e está vulnerável? Estaremos atentos a esta temática que me aflige particularmente porque não concebo um país democrático sem um bom serviço de saúde para oferecer às populações.

No fim de contas, não era este primeiro ministro que dizia que nunca taxaria os rendimentos do trabalho??? É este o NOVO GOVERNO...

QUE TEMPOS ESTES...


Ainda nos encontramos todos em choque com o "massacre" perpetrado por ANDERS BREIVIK, que deixou a Noruega e o Mundo, estupefacto perante este hediondo ato.

Segundo a imprensa este monstro, dos tempos modernos, declarou "esperar ficar o resto da vida na prisão"!!! Apesar de eu ser contra a "pena de morte", acho que este facínora vai viver sem problemas de maior, nada lhe faltará! Cama, comida e roupa lavada e a noção de que é um herói que se sacrificou para salvar a Europa do comunismo e do islamismo!!!

Já tudo foi dito acerca deste caso maléfico.. Mas nós perguntamo-nos, quantos mais loucos como este haverá no planeta??? Muitos mais infelizmente! Este tipo de acontecimentos vai continuar...

O mundo está cada vez pior, a desorientação e a falta de valores é uma realidade! As convulsões sociais os cataclismos, a liberdade excessiva, a falta de horizontes, as desigualdades sociais, os extremismos religiosos, os vícios, tornam as sociedades cada vez mais desenraizadas dos valores éticos e dos direitos do homem.

Os governantes dos diversos países DEVIAM começar a pensar, muito seriamente, nestes fenómenos sociológicos, sob pena de, a não fazer nada, todos estes acontecimentos se tornarem numa bola de neve à escala global, com consequências absolutamente imprevisíveis!!!

Este já está enquadrado nos procedimentos da lei... e os seguidores?... e as hordas de seitas?... e os gangs?... e as dependências? Tudo isto que prolifera por esse mundo fora???

Por outro lado uma jovem de 27 anos, talentosa e com fans por todo o mundo, morre sózinha num qualquer quarto da sua casa na Inglaterra... Assim foi com a cantora Amy Winehouse, cuja vida errante teve o seu epílogo mais que esperado...

Mas eu pergunto, quantas/os mais haverá iguais à cantora Amy Winehouse e ao algoz Anders Breivik??? QUE TEMPOS ESTES...


sábado, 23 de julho de 2011

GANHOU ANTÓNIO JOSÉ SEGURO!


Esta vitória não foi novidade, nem deixou ninguém admirado. António José Seguro fez um bom trabalho de campo.

É um homem com um percurso de militância reconhecida por todos. Possui uma empatia natural com as pessoas, um ar simpático que facilmente gera consensos. Sabe lidar com as várias sensibilidades dentro do partido, conhece todos os meandros da política e, desde muito cedo, já se desenhava esta clara decisão de um dia poder chegar a este lugar.

É bem verdade que, por parte de muitos socialistas, esta ascensão era já esperada por muitos que viam nele uma pessoa capaz de liderar, com muita capacidade de diálogo e com a abertura suficiente para fazer a união de todos os socialistas.

Foi um claro opositor às políticas de José Sócrates, pelo que se espera um novo rumo, que corte com algumas crispações que existiram, embora não viessem à tona.

Por seu lado Francisco Assis foi um perdedor que muito tem ainda para dar ao partido socialista. Um homem inteligente e dinâmico que deverá participar no futuro dos socialistas.

Sem ser esperado outro desfecho: GANHOU ANTÓNIO JOSÉ SEGURO!

terça-feira, 19 de julho de 2011

NEM O TEMPO AJUDA!!!


A nossa Figueira da Foz tem beleza natural, tem rio, mar e serra. Tem uma luz e um encanto muito especial. A água é fria mas rica em iodo, a areia é fina e macia. Os dias na Figueira têm um sabor doce e cheiro a maresia... acho todos estes predicados porque sou figueirense? Claro! Mas também porque quem nos visita reconhece que é uma terra que tem encanto e prende os visitantes.

Vem tudo a propósito de que este ano ainda não houve verão a sério... O tempo tem estado desagradável, com vento, ontem mesmo caiu uma chuva miudinha que afastou as pessoas da rua e, mais ainda, da praia.

Os comerciantes já fazem contas à vida, os restaurantes, o aluguer de toldos chapéus de praia e cadeiras estão uma desgraça deixando quem vive (especialmente) do comércio de verão num desanimo total.

O nossos mercado vai ser intervencionado, com os comerciantes preocupados com o futuro. Temem, e eu também, que o seu mercado fique descaracterizado. Um imóvel que é um dos ex-libris da Figueira da Foz. Espero que tudo o que se faça nesta terra seja objeto de reflexão, quer por parte da autarquia, quer por parte da população da Figueira.

Uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral foi o famigerado coreto do jardim... Não tem havido dinheiro, logo ainda não há coreto... Até aí, tudo bem. As pessoas compreendem que enquanto não chegar o dinheiro do empréstimo bancário, as coisas continuarão complicadas. Mas, o coreto é para fazer. Os figueirenses exigem que essa promessa seja cumprida! Mas atenção, pelo que já me chegou aos ouvidos há duas/três propostas de "mamarrachos" modernotes e ridículos, que nada têm a ver com as características que pretendemos para o nosso jardim. Tenham cautela e auscultem o povo. Não decidam arbitrariamente, os figueirenses não vos perdoariam. Para ridículo, já basta a pala/toldo (remendado)...

E por aqui me fico... É QUE NEM O TEMPO AJUDA!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SEGURO OU ASSIS???


As hostes no Partido Socialista estão em período de escolha! Por um lado apresenta-se o eterno pretendente à liderança do PS António José Seguro, que anda há muito no terreno a granjear adeptos para a sua candidatura, o que, pelos vistos, tem conseguido...

O seu lema é "O NOVO CICLO" que pretende ser um ciclo que dê esperança a Portugal e aos portugueses. Promete ética, autenticidade, responsabilidade e valores. Diálogo com abertura às novas ideias, um partido dinâmico onde cada militante conte. Um projecto de partilha permanente, de esforço, dedicação e responsabilidade, etc., etc.

Francisco Assis, por seu lado, informa quer continuar a servir o Partido Socialista como sempre tem feito, com lealdade aos valores do PS e com a responsabilidade de pôr esses valores ao serviço de Portugal. Diz ser uma candidatura de mudança, mas também de continuidade, por assumir integralmente toda a história e património político, ético e humano do PS.
Pretende construir caminhos de futuro, para que o PS volte a receber a confiança maioritária dos portugueses, etc. O seu lema é "A FORÇA DAS IDEIAS".

Apesar do trabalho de campo do candidato António José Seguro lhe dar a maioria das Concelhias, de ser mesmo o candidato anunciado como ganhador, há muitos socialistas que admiram Francisco Assis, a quem reconhecem inteligência muito acutilante, ideias muito precisas, muita dinâmica e vivacidade programática.

Temos um António José Seguro com um ar simpático, facilmente penetrante pelo carisma de homem que com um aspecto que agrada facilmente. Francisco Assis mais agitado, mais crispado, com uma figura que já não é tão facilmente simpática, mas que respira energia e substância por todos os poros, um homem que sabe o que quer e para onde vai, com projectos e ideias precisas, as quais expõe com a maior clareza.

Tudo aponta para uma vitória de António José Seguro, porém há que aguardar os novos desenvolvimentos.

SEGURO OU ASSIS???

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A "MOODY'S" E O "LIXO"...


Tal como tem vindo a acontecer desde o exercício do ultimo governo, a "MOODY'S", agência de rating, dá novamente um ar da sua graça e premeia Portugal, decidindo cortar em 4 níveis, o "rating" de Portugal, deixando o nossos país com a categoria de "LIXO".

O índice PSI 20 conhece assim, uma das sessões mais atribuladas de 2011, com a queda de 2,5%, deixando a banca (BCP/BES/BPI, etc.,), bem como empresas públicas em completa e estrondosa queda...
Mas esta pressão vai mais longe atingindo todos os sectores económicos nacionais e a sua principal face a "Euronext Lisbon", e mesmo a própria Comunidade Europeia.

O sentimento europeu está em derrocada, porque não tem mostrado capacidade de liderança, poder de decisão, coesão e sentido analítico capaz para fazer face a estes ataques despudorados destes "fazedores de desgraça".

Se reconhecem na UE e no FMI, que a MOODY'S não tem credibilidade, porque razão é que não tomam medidas consistentes e drásticas para acabar com esta dependência, face a estes ataques sistemáticos???

Onde fica o "SONHO EUROPEU A UMA SÓ VOZ"??? Não é com toda a certeza com a "MOODY'S" e o "LIXO"...