terça-feira, 31 de maio de 2011

A DESCOLAGEM?


Temos assistido a uma luta renhida e bastante crispada entre os principais partidos políticos.
JOSÉ SÓCRATES realça as várias "gaffes" do seu principal adversário PASSOS COELHO, aproveitando cada hesitação deste quando, lança uma ideia, e no dia seguinte já bem dizer que não é bem assim, que terá que ser estudado, etc., etc.,

PASSOS COELHO aproveita para cobrir de culpas JOSÉ SÓCRATES, no que diz respeito ao estado a que o país chegou.

PAULO PORTAS anda contente da vida a facturar à esquerda e à direita. Procura roubar clientela ao PS e ao PSD, atacando-os sempre que pode e dizendo que é o melhor do mundo e que até è mais à esquerda, nas questões sociais, do que o PSD!!!

Estamos a dias das eleições e as sondagens sucedem-se em ritmo veloz. Já há quem cante vitória por causa das sondagens. Todos falam nos indecisos, nos "flutuantes", na abstenção, procurando cativar eleitorado nestas falanges...

Uma coisa é certa, quem quer que ganhe vai ter que se coligar e não terá a vida nada fácil!

A crise está aí com o FMI à porta. Quem estará melhor preparado para fazer face à crise e cumprir as metas impostas pela tróika?

Será que o PS conseguirá, nestes últimos dias, fazer passar a mensagem? ou será que o PSD faz A DESCOLAGEM ?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SOLIDARIEDADE???


A Figueira acordou hoje com a notícia "bizarra" nos Jornais Diários de que a oposição (Movimento Figueira 100% e PSD), tinham demitido o vereador Carlos Monteiro da presidência da Figueira Dómus!!!
A proposta terá mesmo partido do Movimento 100% logo secundado pelo PSD.
O Movimento Figueira 100%, na reunião de câmara de ontem, referiu que na reunião de segunda feira, o vereador Carlos Monteiro e o presidente João Ataíde lhes teriam garantido que o orçamento da Figueira Dómus estaria em condições de ser aprovado, quando ficou deliberada a correcção das irregularidades no que respeitava à convocatória e à deliberação de reuniões em que terá sido decidida a atribuição de suprimentos, conforme documento.

Submetido à votação, pasme-se!!! O Presidente votou contra o orçamento, logo seguido pelo vereador António Tavares. O vereador Carlos Monteiro não poderia exercer o direito de voto, faltava a vereadora Isabel Cardoso que votou a favor do orçamento, explicando mesmo que se tratava de um"nó cego" toda a trapalhada que herdaram e que Carlos Monteiro terá, tão somente, tentado solucionar os problemas gerados, da forma mais benéfica para a empresa, lamentando que ao tentar solucionar um problema de mau investimento no passado, o entendimento fosse este.

Hoje, em conversa de café, fiquei a saber que as hostes socialistas, nomeadamente o secretariado da CPC está ao rubro e, repudia veementemente, bem como não compreende as votações quer do presidente da câmara João Ataíde, quer do vereador António Tavares. A questão que põem é só uma: Que solidariedade é esta para com o vice presidente, perguntavam-se. Ao mesmo tempo que lamentavam qualquer beliscadura na reputação e honorabilidade do vereador Carlos Monteiro, um dos militantes mais queridos e admirados do plantel socialista, segundo desabafos...

Eu cá por mim também estranho a atitude do presidente João Ataíde e do vereador António Tavares... SOLIDARIEDADE???

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SÓ SE RESOLVE NO DIA 5 DE JUNHO...


Estivemos atentos ao frente a frente entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho e o que vimos e ouvimos? Mais do mesmo! As mesmas acusações de um para o outro, as mesmas ideias, o folhetim de sempre. Informação ao povo, esclarecimentos, pouco ou nada. Ambos bateram nas mesmas teclas de sempre, não usaram uma linguagem simples e não foram sinceros como era de esperar, numa palavra não esclareceram como deveriam...

PASSOS COELHO DISSE:
  • Que não tem experiência governativa, mas que essa é uma falsa questão apontando o caso do governante Inglês de outrora Tony Blair e do actual David Cameron, que também não tinham experiência e ganharam eleições.
  • Continuou com os mesmos ataques a Sócrates de ter levado o país praticamente à bancarrota.
  • Que enterrou dinheiro no BPN, BPP e Empresas de Transportes, também por ter usado os fundos da PT para acudir à crise que criou.
  • Que o Governo ainda nem sabe os termos em que vai apresentar a Taxa Social Única, que diz que ainda vai estudar o assunto, quando este já deveria estar estudado e ser apresentado..
  • Que o Governo com a Execução Orçamental atual gera grande preocupação e leva a crer que está a fazer perigar o cumprimento das responsabilidades para com o FMI.
  • Que reduziu salários, pensões sociais, comparticipação em medicamentos.
  • Que o governo nunca tem culpas de nada.
  • Que devia explicar como se chegou aos 700 mil desempregados.
JOSÉ SÓCRATES:

  • Que Passos Coelho passa a vida a deitar abaixo o país o que tem repercussões quer interna quer externamente. Reparem que o deficit baixou 75% e a despesa corrente foi menos 2,9% e, até isso é mau para o Passos Coelho.
  • Que com ele acaba definitivamente o Serviço Nacional de Saúde, o qual assenta na prestação de cuidados de saúde iguais para todos os cidadãos.
  • Que é uma irresponsabilidade avançar com a Taxa Social Única de 4%, uma vez que não se sabe onde é que vai buscar os valores que permitam tomar essa medida.
  • Que ao chumbar o PEC4, o que foi uma medida irracional e de assalto ao poder, se atirou o país para os braços do FMI.
  • Que pretende liberalizar os despedimentos, tornando os empregos mais precários.
  • Quando era Administrador de Empresas tinha uma diferente opinião e admitia haver uma profunda recessão mundial. Agora diz que fui eu o causador e que não houve crise mundial nenhuma.
E os mimos continuaram de parte a parte. Tudo espremido não dá nada de novo.
Quanto ao debate eu diria que houve um "EMPATE TÉCNICO" e que o caso SÓ SE RESOLVE NO DIA 5 DE JUNHO...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

QUE FUTURO PARA O NOSSO PAÍS???


As coisas não estão nada fáceis para Portugal, quer no campo económico, quer no político. O 25 de Abril festejou o mês passado 37 anos de existência e, feito o balanço, muito se defraudaram as esperanças que quer os capitães de Abril, quer o povo português, sonharam...

Ser governo não é nada fácil num país que não possui riquezas no seu subsolo. É um país pequeno, tendo ainda passado por cerca de cinquenta anos de ditadura e opressão que não se podem, nem devem escamotear.

Os todo poderosos da Comunidade Europeia, também não se têm portado bem em muitas vertentes, nomeadamente uma ajuda mais musculada e responsável aos países parceiros em maiores dificuldades. A coesão é aparente...

Os partidos não se entendem, nem à esquerda, nem à direita. Todos têm sede de poder, não importa a que preço, nem que para isso se derrubem governos sem ter tentado ouvir, com seriedade e verdadeiro interesse nacional, as propostas de quem, bem ou mal, estava mandatado pelo povo para governar.

Como poderão então chegar a acordos após as próximas eleições de 4 de Junho, que viabilizem um governo na grave situação que o país atravessa? Todos escutamos que, maioritariamente não pretendem formar governo onde entre José Sócrates. Mas como será se o Partido Socialista for o partido mais votado?Quem vota é o povo e este é soberano quer escolha PS, PSD, CDS, BE, PCP, etc., etc.

QUE FUTURO PARA O NOSSO PAÍS???

domingo, 8 de maio de 2011

PROGRAMA ELEITORAL DO PSD!


Algumas das linhas programáticas do PSD para concorrer às eleições de 5 de Junho.
Passos Coelho vem dizer que o programa do PSD converge com o acordo feito com a Troika, mas diz, vai para além deste.

Informa ser um programa com "medidas difíceis" e que "não é construído na estratosfera", nem é "um programa cor-de-rosa".

Da sua comunicação, saliento:

  • Não haverá aumento de impostos.
  • Redução de 20 por cento dos assessores dos ministérios e 50 por cento até 2015.
  • Redução de entradas na função pública, por cada 5 saídas 1 entrada.
  • Políticas de desvalorização fiscal e redução de taxa social única até 4 por cento.
  • Aponta para reformas na Justiça, com uma maior gestão e formação dos magistrados.
  • Alteração da lei de bases do sistema educativo, com liberdade de escolha para as famílias em relação às escolas, independentemente de serem públicas ou privadas.
  • Privatização das empresas públicas entre as quais: TAP, ANA, CP, REN, Metros de Lisboa e do Porto, Carris e STCP, a Transtejo/Soflusa, a RTP e a Agência Lusa. Prevendo arrecadar com as privatizações, cerca de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Não esclareceu, pelo que sei, sobre o Serviço Nacional de Saúde...

Este em traços largos o PROGRAMA ELEITORAL DO PSD!

terça-feira, 3 de maio de 2011

DECLARAÇÃO AO PAÍS DE JOSÉ SÓCRATES!


JOSÉ SÓCRATES, acaba de fazer uma declaração ao País relativamente ao fim das negociações com a "TROIKA", da qual ressalvo:
  • José Sócrates diz que foi conseguido um bom acordo relativamente às medidas que viu implementar noutros países que necessitaram, igualmente, de ajuda do FMI.
  • Que o acordo é exigente, rigoroso, mas que não foge muito, e é aliás baseado no PEC4.
  • Não mexe no 13º mês, nem no 14º mês quer dos empregados, quer de reformados.
  • Não vai haver mais cortes, bem como não haverá redução dos salários mais baixos, excepção para salários acima dos 1.500euros.
  • Não haverá revisão constitucional.
  • Não haverá despedimentos sem justa causa.
  • Não haverá a privatização da Caixa Geral de Depósitos
  • A saúde continuará a ser, como até aqui, tendencialmente gratuita, não havendo alterações ao Serviço Nacional de Saúde.
  • Não haverá alteração à idade de reforma.
  • Não serão necessárias mais medidas orçamentais para este ano.
  • Os acordos laborais serão os mesmos que foram acordados com os parceiros, com equilíbrio nas relações laborais. As orientações que foram tomadas nas conversações de Março estão vigentes, onde se espera que imperem as responsabilidades de ambas as partes.
  • Os partidos foram sempre sendo informados das conversações.
  • Que agradecia a prestação, nas conversações, do ministro de estado e das finanças e dos membros do governo.
Entretanto já se especula nos noticiários que o empréstimo é de 78 mil milhões de euros o que deixou o analista de economia da SIC bastante admirado, porque todos os analistas económicos, e ele próprio, apontavam para um empréstimo de valor muito superior.

Diz, ainda, José Sócrates: «QUE NENHUMA NAÇÃO VENCE SEM CONFIANÇA EM SI PRÓPRIA!»

Esta a DECLARAÇÃO AO PAÍS DE JOSÉ SÓCRATES!