quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NOTAS SOLTAS!


Faltava mais esta agora... Carlos Silvino ou Bibi, como é conhecido o principal protagonista (arguido) do fatídico e longo processo Casa Pia, dá uma volta de 180 graus e, numa manobra de diversão absolutamente incrível, desdiz tudo aquilo que até agora tinha afirmado!!!

Diz este personagem, absolutamente surrealista, que foi coagido, que sofreu maus tratos para dizer o que disse, que inclusivamente teria sido drogado para fazer as declarações que fez, que nunca esteve no sítio X ou Y, que nunca levou alunos, que os implicados já não o são etc., e tal...

Mas afinal em que país estamos? Que brincadeira de mau gosto é esta que as nossas leis permitem ( se o caso for reaberto?). Onde é que isto tudo vai parar? Será possível que a justiça ainda tenha que se descredibilizar mais???

Cavaco Silva ganhou as eleições, ponto final. O que me pareceu muito mau foi o seu discurso de vitória. O senhor Presidente da República se quer, como diz, ser o Presidente de todos os portugueses, não pode falar como falou. Espero que seja mais bem aconselhado de futuro, porque o momento é de muita ponderação e de união, para evitar um agravar de situações no nosso país.

Não posso deixar de mencionar os 2 casos de homicídio praticado por dois jovens. O caso Renato Seabra, que matou o cronista social Carlos Castro, e o caso do jovem João de Pampilhosa da Serra que, com apenas de 16 anos de idade, matou ontem o seu pai com golpes de catana, porque confessou à GNR« o pai o andava a chatear e estava farto!!!».

Dois casos horríveis de contornos diferentes mas igualmente extremamente violentos e chocantes...

Mas afinal que mundo é este no qual vivemos? Que atrocidades são estas que nos chegam diariamente através dos noticiários? Uns dias são assaltos levados a cabo por gente que utiliza métodos cruéis e a que não estávamos habituados. Outras vezes são assassinatos violentos, praticados por pessoas com um passado absolutamente normal até ao momento e que, num assomo de loucura (!?), praticam estes actos tresloucados que deixam toda a gente boquiaberta. São assaltos a escolas, centros de comércio, etc. por parte de gente armada que desata a disparar e a matar pessoas indiscriminadamente. São suicidas que se fazem explodir matando gente inocente que estava no local errado à hora errada...

Tempos difíceis e loucos, em que o inusitado, o rocambolesco, o paradoxal, começa a tomar conta dos nossos dias deixando perplexidade nas nossas vidas.

Sou levado a crer que infelizmente os tempos serão propícios a mais loucuras destas. O mundo está enfermo e a sociedade cada vez mais desumanizada e sem valores.

É preciso repensar para onde caminhamos e o que queremos. Procurar pautar a vida por ideais que nos façam melhores seres humanos. Sociólogos, pedagogos, professores, religiosos, pais, políticos, humanistas, movimentos solidários, sociedade em geral revejam condutas e estudem a melhor forma de conquistar o coração dos jovens. De fazer passar mensagens de esperança e de valores e, sobretudo, de lhes saber criar horizontes de futuro.

É que muitos dos nossos jovens andam perdidos e atrás de falsas promessas de glória. Certos programas de televisão; alguns detentores de poder que tentam aliciar a juventude a troco de miragens falaciosas; alguns predadores sociais que deambulam à cata de presas ingénuas e fáceis de iludir, para conseguirem os seus intentos imundos. Tudo isto e muito mais, ajuda a que o abismo esteja latente e actuante nas grandes cidades e apanhe com grande facilidade as suas presas.

É urgente actuar sob pena de agravamento de todos estes acontecimentos de que enferma a sociedade actual.
E por aqui me fico com as minhas NOTAS SOLTAS!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CAVACO GANHOU!


Cavaco Silva reeleito à primeira volta como pediu ao povo português. A abstenção continua a subir de uma maneira assustadora o que faz pensar que a democracia está enferma, desacreditada e que é urgente reciclar certos padrões de comportamento dos nossos políticos e da comunicação social em geral.

Cavaco foi reeleito com menos 540 mil votos do que da primeira vez! Isso não lhe tira legitimidade, mas não é a prática comum nestes casos. Todos os antecessores foram reeleitos com mais votos do que aqueles que conseguiram na primeira eleição.

O grande derrotado da noite foi Manuel Alegre que baixou a fasquia de votantes que o apoiaram quando decidiu concorrer da primeira vez, sem apoio explícito de nenhum partido. Agora tinha a apoiá-lo o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista! Afinal o que falhou???

O cartão do Cidadão foi a "grande bronca da noite", com centenas de cidadãos que não conseguiram votar simplesmente, porque o dito cartão não possui o número de eleitor!!!

O candidato do PCP ficou aquém dos votos obtidos por Jerónimo de Sousa em 2006, menos 160 mil votos, é muito voto a menos...

Fernando Nobre, pela garra e pela campanha feita num tom positivo e sem ataques pessoais, além de que não teve nenhuma "máquina partidária" a apoiá-lo, pode e deve ser considerado um dos vencedores da noite. Também José Manuel Coelho surpreendeu o país, não deixando ninguém indiferente com o seu tom irreverente e a simplicidade e frontalidade da sua mensagem. A Madeira tem um cidadão sem medo e sem "papas na língua", um homem que põe o "dedo na ferida" e que não tem medo dos poderes instalados, quer no continente quer na Madeira! O Alberto João Jardim que se cuide porque terá sempre as "canelas" em perigo...

Agora é só tirar ilações: abstenção, votos em branco e votos nulos é só fazer as contas...
Algo vai mal no reino!

E assim foi, CAVACO GANHOU!


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A ESCOLHA!


Já falta pouco para o dia D.
É escolher em consciência aquele que cada um julgue o menos mau...
Há que exercer o dever de cidadania e ir votar! Uma conquista, um dever cívico.
Não podemos, nem devemos deixar que os outros decidam por nós. Devia ser proibido não ir votar.
É inadmissível os números da abstenção. Que autoridade moral tem quem critica este ou aquele político se, quando é chamado a escolher, fica em casa desprezando uma das maiores conquistas do 25 de Abril?
Pode-se estar desencantado, farto de circo e palhaçada, achar que parecem ser todos iguais etc., etc., etc.
Mas isso não é desculpa para nada do que se passa à nossa volta. Cada vez mais é preciso ter os olhos bem abertos e não embarcar em demagogias, fazendo a escolha que parecer melhor a cada um.
Por muito que falem e que digam, antes do 25 de Abril as coisas eram BEM PIORES podem crer...
A memória é que é muito curta e as pessoas esquecem com muita facilidade tudo o que passaram debaixo do poder fascista!
Eu sei que há muito que ainda não foi feito. Que nos sentimos todos defraudados com o rumo dos acontecimentos mas, mesmo assim, viva a Liberdade de Expressão, SEMPRE!

É já Domingo A ESCOLHA!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PRÉ-CAMPANHA AO RUBRO!!!


Estamos a assistir a uma pré-campanha muito "viva" na corrida à Presidência da República.
O Caso BPN/SLN (acções)é, sem dúvida, dos casos mais "quentes" desta campanha e que urge, de uma vez por todas, ser devidamente clarificado. Neste país não podem/nem devem existir "INTOCÁVEIS" sejam lá eles quem forem...

A impunidade, o despudor, o laxismo, a incompetência, a inoperância e a falsa imagem de intocáveis de muitos senhores da nossa vida pública tem que acabar!!!
Ninguém está acima de ninguém. Para se ser impoluto é necessário PROVÁ-LO.
Não há uma lei para uns e outra lei para outros.

Todos temos na memória e continuamos a ter (e muito bem), os ataques ferozes de que José Sócrates tem sido vítima. Para se defender veio a terreno e continua a vir sempre que seja necessário. É essa a sua obrigação. Porquê, então, esta relutância do Senhor Presidente Cavaco Silva em prestar contas das transacções das acções da SLN dele e da sua filha???

A honestidade não se apregoa, pratica-se!

Que dizer das críticas à actual gestão do BPN, com membros (que ora critica) na Comissão de Honra da sua candidatura???

A memória dos portugueses não é curta. Cavaco Silva foi, desde muito cedo dentro da nossa jovem democracia, um peão importante com os mais altos cargos. Alguém se esquece de Cavaco Silva Primeiro-Ministro???

Do Conselheiro de Estado que protegeu e manteve a todo custo? Dos polícias contra polícias, da sugestão das escutas de que estava a ser alvo pelo governo e que não se provaram? Da imagem do Portugal económico que fez passar além fronteiras? Do ar professoral com que se dirige aos outros colegas de corrida à presidência.

Cavaco não é melhor nem pior que ninguém. Humildade não lhe ficaria mal nos confrontos. Para quê tanta agressividade e sobrancelhas arqueadas fazendo cara de mau??? Afinal não está nas aulas a puxar as orelhas a nenhum aluno.Em democracia é necessário saber conviver (democraticamente) com a crítica. E, já agora, dê as explicações que lhe pedem constantemente e devidamente fundamentadas. Quem não deve não teme...

Não quero com tudo isto dizer que me repugna a sua reeleição. O povo é soberano e ele é que vai decidir o que acha melhor para o país. Contrariamente ao que se apregoa já mostrou, por diversas vezes, grande maturidade intelectual e política não se deixando embalar.

Assim vai a PRÉ-CAMPANHA AO RUBRO!!!