domingo, 27 de novembro de 2011

FADO «PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE»


FADO, expoente máximo da musica popular original de Lisboa. É um estilo musical genuinamente português, cantado com sucesso por ambos os sexos, acompanhado à viola e guitarra portuguesa.

A sua origem remonta ao início do século XIX. A sua popularidade e reconhecimento vem depois de 1840, nas ruas de Lisboa.

Estava intimamente ligado à marinhagem, ao chamado "degredo" das partidas e chegadas dos navios.

O FADO mais antigo que se conhece é o "FADO DO MARINHEIRO", depois surgiria o "FADO CORRIDO", seguindo-se-lhe o "FADO DA COTOVIA".

O Traje característico é o traje de gala, geralmente negro, comprido e xaile bordado com franjas. O fadista masculino também trajava cerimoniosamente e com cores escuras também. Com o tempo, as novas gerações de fadistas, já se apresentam com trajes mais leves e de cores garridas, mas o traje comprido permanece.

Foi precisamente hoje que o FADO subiu ao mais alto patamar a que poderia aspirar! A partir de hoje conheceu a glória máxima. Poetas, fadistas, compositores e amantes de FADO, estão de parabéns! Foi por volta do meio dia de hoje que ficámos a saber da esperada decisão... FADO «PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE».



6 comentários:

  1. Muito bem como património imatrial do fao feliz
    Mas muito infeliz pelos roubos destes bonecos k fazem aos pobres e classe média
    Dão subcidios aos ministros
    Sugam os pobres
    E andam com muletas a ajudar o capital
    Otelo tens razão
    Até Freitas do Amaram diz tudo
    Esta gente da governação
    não sabem o k é NAÇÃO
    è gente desnatada
    Gente sem valores
    Gente sem principios
    Gente k deviam estar a cavar terra no Alentejo
    Não na beira alta
    Aí há mais pedra para serem mutilados
    Porque estão a mutilar o nosso POVO

    ResponderEliminar
  2. Como amante do fado e português, sinto um enorme orgulho e satisfação, com esta distinção do nosso fado. Só lamento que a par destas pequenas alegrias, o povo ande tão triste e preocupado com as incertezas que aí vêem e que não sabemos como e quando vão acabar.

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos valha-nos o fado já que o resto está como se sabe. Falam que o povo só se interessa por fado e futebol, têm razão o resto são só desilusões.

    ResponderEliminar
  4. Valha-nos o fado que nos encheu de orgulho e que muitas vezes canta as nossas mágoas e as nossas tristezas. Transmite-nos a vida, os afetos, as tristezas e as alegrias. É a alma do povo que fala e chora cantando.

    ResponderEliminar
  5. Ah fadistas!!!!!!! Haja DEUS que nos deu esta alegria. Valha-nos isso, porque as tristezas são tantas, tantas, que qualquer dia os psiquiatras e psicólogos não chegam para as encomendas.

    ResponderEliminar
  6. Gostei. Um grande momento de alegria.

    ResponderEliminar