sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O FIM DE KADHAFI!


Kadhafi foi finalmente capturado numa conduta de esgotos nos arredores da cidade onde nasceu, Sirte de seu nome.

Durante o confronto, um ferimento provocado por uma bala que se aloja no lado esquerdo da sua cabeça ter lhe-á minado logo as forças. Alguns tentaram gritando que não o matassem, que o deixassem vivo, para posterior julgamento. Mas a multidão enfurecida encheu-o de socos e pontapés, puxou-lhe os cabelos, enfim uma cena horrorosa, dantesca, imprópria para ser mostrada pela selvajaria que contém. Havia ordens específicas para não o matarem. Mas era quase impossível tentar refrear todo o ódio acumulado...
Tantos anos de subjugação e sofrimento daquele povo tiveram o desfecho já esperado por aquelas paragens...

Com o ferimento provocado pela bala que sangrava abundantemente e com a carga desferida pelos populares, não aguentou e sucumbiu.

É evidente que se trata de um ditador, de um homem que levou à morte por tortura, centenas de pessoas e que, não soube ver, todo o ódio que acumulou ao longo dos anos.

De qualquer, modo acho que temos assistido a cenas verdadeiramente "chocantes" vindas daquelas paragens. Há excessos tremendos e uma fúria fora do normal que desemboca em cenas de violência extrema. Todos sabemos que o médio oriente é um barril de pólvora latente, onde a democracia e a liberdade são difíceis de penetrar.

É lamentável todo o percurso destas "guerras" intestinas, desta violência latente, desta falta de liberdade que em pleno século XXI choca o mundo com cenas de brutalidade extrema e onde o "Código de Hamurabi" tem aplicação na sua máxima expressão.


De qualquer modo, não sei o que acontecerá no futuro ao povo Líbio, bem como não sei quando se apaziguarão no Egipto, em Israel, na Palestina, Irão, Iraque e por aí fora...

Alguém afirmou que uma nova guerra mundial começaria no Médio Oriente e alastraria ao mundo inteiro...

Espero que não, muito sinceramente...

Agora que o mundo tal como o conhecemos hoje, atravessa uma "CONVULSÃO GENERALIZADA", uma crise extraordinária de valores, um autismo exacerbado das forças políticas que não ouvem e não medem as consequências dos seus atos, enquanto políticos fazedores das leis que nos regem, isso é uma verdade!

Seria bom que o mundo se apaziguasse, que os políticos fossem sensíveis aos apelos populares. Tudo tem limites e há patamares que não devem ser ultrapassados...

Era uma questão de tempo o anunciado FIM DE Kadhafi!

22 comentários:

  1. Mais uma vez os meus parabéns pelo belíssimo texto! Actual, bem estruturado e cheio de "recados" que deveriam ser ouvidos e ter eco em quem nos governa. Efectivamente eu nem consegui olhar para as cenas do "linchamento". Choca-me a brutalidade. É verdade que naqueles países o problema é muito agudo e é mesmo, como diz, um barril de pólvora que nunca se sabe quando e onde vai rebentar...
    Por cá a analogia é a do autismo, da asfixia dos fortes pelos fracos. Também lhe digo que é imprevisível até onde vamos aguentar. Eu, espero sinceramente, que tudo corra bem e que a democracia continue a imperar. Agora acho que tem que haver ajustamentos e respeito pela pessoa humana. Nós não somos NÚMEROS, somos seres humanos!!! É bom que isso esteja sempre presente na mente dos nossos governantes, senão torna-se muito difícil de aceitar. E as consequências podem ser muito más...

    BASTA!

    ResponderEliminar
  2. Porque será que estamos sempre de acordo BASTA mas digo te não te conheço mas há por cá gente a precisar de uns T... dados de outra forma-Preparem se empregados privados o passos também vos vai dar o cavaco mandou

    ResponderEliminar
  3. a revolução está aí e estarei nela

    ResponderEliminar
  4. PARABENS BLOGUJSTA GOSTEI

    ResponderEliminar
  5. Nascer na cidade de Sirte, ser elevado ao Olimpo pelos seus cidadãos ou pelos árabes e terroristas, o que se queira, e ser caçado nos túneis de esgoto da sua cidade, como uma ratazana.
    Há em toda esta rábula analogias com o seu quê de macabro e sinistro, porventura premonitório ou transcendental que nos tolda o pensamento. Por tudo!
    Como é que abordamos esta tragédia do deserto entre a ignomínia das atrocidades que patrocinou e a desumanidade bárbara da sua morte? Porque é que nesta “história” nada me orgulha ou apraz, nem sequer a eliminação de um déspota sanguinário?
    Aos meus valores de democrata, civilizada e orgulhosamente ocidental, cristão por nascimento e tradição e católico quando estou para aí virado, choca o papel dos países da NATO na decisão do sentido da guerra – foi a NATO quem derrubou Kadhafi, como todos já perceberam.
    A NATO dos mesmos países que sempre (décadas) taparam os olhos com uma cortina espessa de petróleo líbio para não verem a barbárie exercida pelo ditador sobre o seu povo, ou para não reconhecer o odor dos cadáveres do atentado de Lockerbie ou para fingir desconhecer o apoio aos terroristas um pouco por todo o mundo.
    Os mísseis e as bombas que “ganharam” a guerra a Kadhafi têm a chancela duma hopocrisia ocidental, supostamente redentora, que não convence. Não me revejo.
    Até no hipócrita portugalinho só no dia da morte do tirano veio a público um “pequeno depósito” de 1.200 milhões de Euros na CGD. O tal banco do Estado. Do povo.
    Estranhamente, a morte de Kadhafi causou-me pesar. Não pelo berbere, mas pelo meu mundo.

    ResponderEliminar
  6. Gostaria que o meu país encontrasse um rumo. Que os sacrifícios que nos estão a ser pedidos valessem a pena. Que não houvesse violência nem agitações sociais, porque deixarão país cada vez mais enterrado. Mas não concordo, minimamente com as opções do Passos Coelho. E o que me enoja mais é a saúde. poder pensar que morre gente por falta de tratamento decente, não posso aceitar, repugna-me, não é digno de um país moderno e democrático.
    Até consigo relevar outros cortes, mas na saúde NÃO! É o bem mais precioso. Os seres humanos, as vidas das pessoas merecem respeito.
    Daniel P.

    ResponderEliminar
  7. Então k o Afinal (passos) manda cortar aos gestores identificados no D N uns meses de vencimento anterior?Coelhos Dias Loureiros,Angelos Correias,Ferreiras dos Amarais,Antónois Vitorinos,Varas,Ruis Gomes da Silva,Durastes Limas,Alvaros Barretos,Bagões Felixes,Zitinhas Seabras e esta dita comunista Facha Melancias,Cavacos e tantos mais.Lalente capitão de Abril Vasco Lourenço,estamos no PREC mas de direita mas nós na Revolução cito,é de aguardar a atitude da polícia com as manifestações,se revolução vir mas à esquerda esarei nela.BASTA de roubar a quem não o tem para a frente militares no dia 12 de Novembro PARABENS assim é que se começa.A Kadafi já está agora temos cá muitos Kadafis

    ResponderEliminar
  8. PASSOS COELHO e a sua equipa, querem fazer a EXTERMINAÇÃO de certas Freguesias do nosso Concelho.
    Publico esta informação para que os habitantes das Freguesias a Exterminar poção dar a sua opinião sobre este assunto que no meu ver é muito grave.
    Freguesias que Reúnem os Critérios de Organização Territorial.
    FERREIRA-A-NOVA
    MARINHA DAS ONDAS
    PAIÃO
    QUIAIOS
    VILA VERDE
    BOM SUCESSO
    SANTANA
    MOINHOS DA GÂNDARA
    Freguesias que não Reúnem os Critérios de Organização Territorial.
    ALHADAS
    ALQUEIDÃO
    BRENHA
    BUARCOS
    LAVOS
    MAIORCA
    SÃO JULIÃO FIG. FOZ
    SÃO PEDRO
    BORDA DO CAMPO

    ResponderEliminar
  9. Falta TAVAREDE que também não Reúnem os Critérios de Organização Territorial

    ResponderEliminar
  10. O zé da Topada , o Ceia Mautzétunga e o Homem mais feio de Buarcos devem estar muito desiludidos.O PS é muito ingrato.

    ResponderEliminar
  11. Porquê????? diga lá à gente, precisamos de saber essas coisas todas. Isso dito assim não é nada...
    R.

    ResponderEliminar
  12. O Livro Verde da Reestruturação da Administração Local, do Governo do PSD/CDS PP assim entendem de que certas Freguesias estão a mais no MAPA de PORTUGAL, e no nosso Concelho são estas as que ficam e as que são Exterminadas.

    ResponderEliminar
  13. Buarcos será sempre lindo com ou sem Junta de Freguesia. Quem por lá passou e está fêz e faz o seu melhor. Não sei quem é o Homem mais feio de Buarcos, mas também acho que devemos aceitar os feios como os lindos.Gostos nunca se discutiram.

    ResponderEliminar
  14. Já usa lápis azul quando se fala no Afinal (passos) isso não

    ResponderEliminar
  15. O Afinal (passos) já aumentou a electricidade em quse 20% e dizia que não Afinal aldrabão

    ResponderEliminar
  16. Buarcos é lindo com toda a certeza. Feios são os responsáveis por tanta sugidade. Junta de Freguesia que não resolve e aquele grupo de de voluntários é uma montagem que não cola. Não gostam de lixo pelo que vejo, ou então não há vassoura para todos.

    ResponderEliminar
  17. caso Isaltino o conselho superior de magistratura é k devia estar preso

    ResponderEliminar
  18. Então ninguém discute a sério este assunto bem sério que é a extinção de freguesias.
    Esta cambada de aldrabões que tomou conta do poder, à custa de mentiras, entende que pode extinguir freguesias com séculos de existência?
    Que conhecimento têm da necessidade que as populações têm de ter acesso a (pelo menos um ) serviço público que as entenda, conheça e escute as suas carências?
    Que critérios são estes que permitem a extinção de freguesias como Maiorca, Alhadas, Buarcos, Tavarede... e mantêm, por exemplo a freguesia de Moínhos da Gândara?
    Ninguém fala disto?
    É estranho que a Troica tenha imposto a diminuição de municípios e venham estes senhores, do alto da sua douta ignorância e sobranceria, bater apenas no elo mais fraco - as freguesias. Que SÓ POR ACASO são só o organismo público mais barato e mais próximo das populações.
    E NINGUÉM DIZ NADA?????????????
    Só temos o que merecemos!
    Se fosse para dizer mal já aqui estavam milhentos comentários.

    ResponderEliminar
  19. Laguém está preocupado. Eu aguardo que o Maizena que já sabia disto no desgoverno anterior dê uma daquelas conferências onde os assistentes não podem intervir explique a situação. Sbretudo explique se agora discorda

    ResponderEliminar
  20. Eu discordo porque este governo do Afinal disse que começava pelos concelhos mas com o Ruas resolveu tudo à maneira do Afinal (passos):Como é possivel acabar freguesias maiores que concelhos o Afinal só mente e não tem mente

    ResponderEliminar
  21. O que o Afinal quer é bordoada e está mesmo a precisar

    ResponderEliminar
  22. O acabar com as freguesias representa qualquer coisa como 0,o1 no orçamento do Afinalmente

    ResponderEliminar