quarta-feira, 26 de outubro de 2011

JUNTAS DE FREGUESIA NA BERLINDA!!!


Lembraram-se os senhores da troika, coadjuvados pelo Governo vigente, investir no ATAQUE às Juntas de Freguesia... Se esta é agregada àquela , se aquela se mantém, o problema das urbanas contrapondo à problemática das rurais... Enfim uma panóplia de argumentos que não se compadecem com várias vertentes que, a meu ver, são muito mais fortes para a sua manutenção do que para o seu derrube (agregação a outras) descaracterizando-as, numa manobra algo nebulosa e altamente complexa...

As Juntas de Freguesia na prática, tratam de atestados, cemitérios (algumas), canídios, gatídios, mercados( algumas) e pouco mais! Porém no terreno a realidade é bem diversa e coloca por terra a pouca importância que pretendem atribuir-lhes.

Para já é o organismo estatal que mais próximo está das populações. É às Juntas de Freguesia que os cidadãos acorrem para tratar de tudo e mais alguma coisa. Desde preenchimento do IRS aos problemas de fome, de carências de toda a ordem, das más instalações em que muitos vivem, da falta de dinheiro para pagar algumas contas de gás, da eletricidade, do simples alimento que não têm dinheiro para comprar, de falta de agasalhos, de falta de colchões, de arruamentos degradados, daquele fio que está pendurado às suas portas. Do serviço e interacção que têm com estabelecimentos de ensino, de programas culturais que levam a efeito, de bolsas de voluntariado, de força de auxílio e retaguarda das Câmaras Municipais em tarefas de parceria e ajuda na resolução de problemas de toda a ordem e espécie. Uma ajuda preciosa que não se pode, nem deve escamotear e resumir ao epíteto de insignificante ou facilmente suprimível.

Basta lermos os jornais, falar com as populações, ouvir conversas aqui e ali, para facilmente chegarmos à conclusão de que as Juntas de Freguesia estão muitíssimo mais próximas das populações, incluindo as urbanas, do que as próprias Câmaras Municipais. Tratam de assuntos variadíssimos, têm uma dinâmica muito própria, fazem de tudo para agradar e ajudar os seus fregueses, sendo uma espécie de 112!

Não vai ser fácil, não vai ser consensual, não vai ser justo, não vai ser compreendido este pôr de JUNTAS DE FREGUESIA NA BERLINDA!!!

28 comentários:

  1. PASSOS COELHO e a sua equipa, querem fazer a EXTERMINAÇÃO de certas Freguesias do nosso Concelho.
    No entender as populações das Freguesias que REUNEM e as que não REUNEM Critérios Territorial, devem estar unidos nesta Luta porque todas têm a sua História no MAPA de PORTUGAL, por este motivo temos que dizer NÃO a esta Comedia.
    Freguesias que Reúnem os Critérios de Organização Territorial.
    FERREIRA-A-NOVA
    MARINHA DAS ONDAS
    PAIÃO
    QUIAIOS
    VILA VERDE
    BOM SUCESSO
    SANTANA
    MOINHOS DA GÂNDARA
    Freguesias que não Reúnem os Critérios de Organização Territorial.
    ALHADAS
    ALQUEIDÃO
    BRENHA
    BUARCOS
    LAVOS
    MAIORCA
    SÃO JULIÃO FIG. FOZ
    SÃO PEDRO
    TAVAREDE
    BORDA DO CAMPO

    ResponderEliminar
  2. dá para rir a exterminação de determinadas freguesias coisas do Afinalmente

    ResponderEliminar
  3. borda do campo reune condições

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o (des)Governo, comandado pelo sr. Relvas que conhece e tem mais amigos no mensalão do Brasil do que em Portugal, mais a cambada de empregados da política que quer decidir por nós, mas não nos conhece, deveriam propor a extinção de todas as freguesias do concelho, com excepção da Borda do Campo, da Marinha das Ondas, dos Moínhos da Gândara e da Ferreira. Depois era só prolongar a ponte para Sul,passando a ligar o centro da cidade à Borda do Campo e para Norte, ligando aos Moínho da Gãndara. Os cinquenta e oito mil Figueirenses que ficavam de fora, passavam a ser enterrados longe (para não atrapalharem)e quando tivessem problemas para resolver davam um saltinnho ao gabinete do Sr. Relvas (tinham que passar antecipadaemnte pela sede do PSD para pedirem o cartão de militantes que também passava a servir de identificação junto do "padrinho").

    ResponderEliminar
  5. quando uma pessoa compra no supermercacado apenas uma maçâ ou uma banana ou uma pera esta pronta a revolução ,vamos para ela no dia 12

    ResponderEliminar
  6. Freguesias?
    2 a Norte: Quiaios e Alhadas;
    1 a Sul: Paião;
    1 Urbana: S. Julião (cidade, buarcos, tavarede, brenha, vila verde e cova-gala).
    É o que penso!

    ResponderEliminar
  7. E para que servem as Juntas? Sorvedouro de dinheiros publicos, abrigo de falhados da politica. Nada fazem porque não têm poder para isso. Têm que estar subjugasos á Camara. Apoio a carenciados : fazem áqueles que são da côr politica. Outros apoios só se fôr com a Brigada do reumatico porque aparecem na TV.

    ResponderEliminar
  8. Comentário indecente e mal intencionado, vindo da direita já se vê. Só frustrados e ignorantes escrevem desta maneira... Ignorantes sobre o que uma Junta faz para servir quem neles confiou, as preocupações com os necessitados, veja-se o caso de São Julião que está a dar 28 almoços diários, para alem de tudo o que faz e que felizmente as pessoas já sabem reconhecer. Cego da política, PSD a fazer o trabalhinho do partido... Não vai ser fácil, tenham a consciência de que a guerra estrá lançada!

    ResponderEliminar
  9. grande maioria das juntas de freguesia deviam ter era uma inspecao as suas contas pois algumas dariam grandes casos de policia. muitos dos seus presidentes tem arranjado grandes vidinhas.E mais nao digo.

    ResponderEliminar
  10. 00:54
    Voc~e só pode ser ignorante politico ou um falacioso social do tipo Sosciologo Paredes.
    Responda aqui com verdade e carater a esta questão simples ( mas responda ).
    Dos vinte e oito almoços que a junta de freguesia diariamente dá (com os nossos impostos/todos nós) o que recebe a Junta , a Comunidade, a cidade, em participação , no que quer que seja de serviço "por ex: Cívico" dessas pessoas? Não tape o sol com a peneira nem seja " ELISIOnista ", porque quem não é estudo sabe o que significa "Número Político/ Teatro Politico".
    A Brigada do Reumático ( TV de Buarcos) faz parte do cartaz turistico da Vila. Nós achamos piada a atitude "Palhaçopolitica dos actores" dos actores, que como o seu chefe sabem é dar "TOPADAS" de cinismo e hipocrisia. Veja-se e assuma-se como estes pertenciososos e hipocritopoliticos abandonaram e abandonam o associtivismo local, a tradição Religioso/pescatória de Buarcos, do Saudoso Grupo Despotivo de Buarcos e da Sede ao abandono ( aqui a brigada do reumático "piu" doi as costas" ou "é lixo" ) .
    O PS está a ter um desempenho vergonhoso, ao pretender ser falacioso, enganoso, tomar as pessoas por burras. Limpem o lixo e já ninguém vos exige mais , mas limpem, e acabem com estes números de teatro politico HIPOCRISANTE.
    Afastaram o Mestre da hipocrisia e mentira politica mas ficaram com o outro mentor.
    Não se pode exigir a quem não sabe, mas também não temos de aturar gente cheia de ódio e ignorância.

    ResponderEliminar
  11. O Afinal (passos) é mesmo mentiroso
    Afinal é aldrabão
    Afinal é mesmo facho
    Afinal é mesmo nazi
    Afinal só há uma solução
    Revolução
    De esquerda
    Com armas bem apontadas
    O Afinal só defende o capital

    ResponderEliminar
  12. PAIÃO?MAS PORQUÊ TERRA DESNATADA SEM TRADIÇÕES:

    ResponderEliminar
  13. Isto de ser Presidente de Junta é melhor falar com o Zé Elisio e já agora com o Paredes.

    ResponderEliminar
  14. O Afinal roubou o mês de férias e Natal aos funcionários publicos
    O Afinal(passos) roubou os da segurança social como os dos funcionários publicos
    O Afinal não roubou os bancários,isto é defendeu o capital é do lado k ele Afinal está sempre

    ResponderEliminar
  15. É só ver os numeros da sondagem em relação aos Afinais (passos)

    ResponderEliminar
  16. Este Passos Coelho é de rir. Como o Cavaco.
    Em comum entre muitas outras coisas é a vergonha de anunciar fora do País as medidas mais importantes que nos interessam.

    ResponderEliminar
  17. O Afinal começa a ficar baralhado ele também (passos) nunca teve a cabeça no lugar.E tu Tózinho vota o orçamento e vais ver o k te acontece,volta Socrates estás perdoado

    ResponderEliminar
  18. Em dia de aniversário ( 2anos de mandato PS na CMFF) é tempo de afiar as lanças do poder.
    Na arena Maizenix e Paredonix fazem crer que disputam o Poder.
    O Zé da Topada perfere fazer campanha no Sul, do que apoiar alguem que não seja balde de fanecas.
    Nem o Afinal consegue fazer melhor.

    ResponderEliminar
  19. fui roubado ou antes fomos roubados uma só solução fuzilar a reação

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem o Afinal já começa a pegar.Mas o Afinal não pega no capital

    ResponderEliminar
  21. O Paredonix é aquele gordo doentiamente mentiroso? Se bem entendi, não é de substimar. O secretáriado do Ps de Buarcos, é um saco de gatos , sempre foi, e fazem alterar tudo por pouca coisa. Mas é disto que a figueira tem como politicos. Também não havendo dinheiro, qualquer coisa está bem, "dirão" muitos.

    ResponderEliminar
  22. quinta do lago 12 milhões de euros a casa do duarte lima oh passos nacionaliza já esta ai nacionalizas é do capital como é que este lima arranjou tanta massa nas limas da vieira?será?

    ResponderEliminar
  23. O Passos Coelho escondido com o rabo de fora aos companheiros nada leva a nós leva nos tudo e já levou muito de que esperamos todos para a rua no dia doze eu não faltarei e se houver porrada melhor ela começa aí

    ResponderEliminar
  24. AGORA ESTÁ o BLA BLA DO MARCELO R SOUSA ESTÁ MESMO CHONÉZINHO NA DEFESA DO SEU GOVERNO E PARTIDO COM A FAMILIA TODA BEM EMPREGADA FALA CONFORME O GOVERNO QUE ESTÁ

    ResponderEliminar
  25. O Sr das 19 57 não sabe k este pessoaql do governo são os cães de guarda do capital

    ResponderEliminar
  26. então o duarte lima também foi ao bpn nem passitos nem socratezitos nacionalizaram os bens dos k foram ao bpn são os cães de guarda do capital como diz

    ResponderEliminar
  27. Pj diz que Isaltino recebeu 400 mil euros de luvas por urbanisação nada lhes acontece a nós se roubarmos um litro de leite cadeia

    ResponderEliminar
  28. Os Passos e os Cavacos ladrinharam muito lá por fora cá caladinhos em vez de falar no seu país.Mas este será o país deles?

    ResponderEliminar