terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOSPITAL DA FIGUEIRA EM PERIGO!


Depois de obras que vieram beneficiar o Hospital Distrital da Figueira da Foz, e que muito agradaram aos utentes e profissionais de saúde, eis senão quando nos encontramos, de novo, com os "boatos" que dão como certo o fecho da cirurgia e da oncologia deste Hospital.

O conselho de administração do Hospital da Figueira reuniu com todos os diretores e demais responsáveis, para fazer saber da possibilidade de acabarem com valências daquela unidade, o que vem comprometer toda a população da área da Figueira da Foz, para além de outra vasta zona do país que também acorre aos serviços do Hospital Distrital da Figueira da Foz, para consultas, tratamentos, cirurgias e uma competente área de tratamento de doentes oncológicos.

Sabendo nós, como sabemos, que o IPO de Coimbra está a "rebentar pelas costuras", estando as consultas de tal maneira cheias de doentes que a espera por atendimento se prolonga por mais de três horas e meia de espera, podendo mesmo, passar a consulta da manhã, para a parte da tarde.

Os HUC, Hospital da Universidade de Coimbra, é o "formigueiro" diário que todos sabem...

Afinal que soluções para os cuidados de saúde da população? Que políticas de "aperta o cinto" irão permitir oferecer a qualidade de cuidados de serviço prestados que todos os portugueses desejam e merecem???

Onde fica, no meio de tudo isto, a SOLIDARIEDADE que é devida aos doentes???

Quando é que os governantes se convencem que com a saúde das pessoas "NÃO SE BRINCA"???? Podem poupar em muita coisa, podem evitar o desperdício, mas não têm o direito de "deixar morrer doentes" por falta de meios postos à sua disposição, nem tão pouco ratear os meios de diagnóstico que o doente necessita...

É por isto e muito mais que venho aqui alertar que temos o HOSPITAL DA FIGUEIRA EM PERIGO!!!


12 comentários:

  1. Este governo está a preparar uma revolta popular como não há memória. Eu juro que estarei na primeira fila se a saúde dos portugueses for tratado como mercadoria. Se há há coisas que eu não posso de maneira nenhuma admitir é que se ponham vidas em perigo e, é evidente, que isso vai acontecer, aliás já está a acontecer que eu sei. Já há muitos exames médicos que não estão a ser feitos. Muitas operações urgentes, prioritárias que estão a ser proteladas com risco para o doente. Ninguém de bom senso e que tenha coração deverá admitir que um seu semelhante não seja salvo por causa das restrições e cortes nos serviços de saúde!!!
    Vamos estar ALERTA!!!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  2. Mas os governantes enlouqueceram?? Está tudo doido ou quê???
    Então o que há não chega para os doentes e vão cortar valências???
    E os doentes vão para onde se Coimbra está superlotada???
    Andam a brincar connosco, só pode...

    ResponderEliminar
  3. Primeiro foi a maternidade, agora isto! Fechem o Hospital de uma vez!!! Melhor fechem todos os hospitais e deixem morrer as pessoas, sempre fica mais barato.

    ResponderEliminar
  4. Mas não foi hoje que o PS foi ao hospital para reunir com a administração? O que é que conseguiram? Nada aposto. Não foi o J. que não se importou nada com o fecho da maternidade ou é impressão minha???

    ResponderEliminar
  5. A maioria dos directores de serviço do Hospital Distrital da Figueira da Foz colocou o lugar à disposição da administração, dizem não ter sido ouvidos relativamente às propostas de redução de custos apresentadas ao governo, repudiando esta atuação da administração.
    Os médicos e enfermeiros deste país devem TODOS sem excepção e de norte a sul do país manifestarem o seu repudio mais veemente sobre os actuais cortes na saúde e aquilo que se está a fazer ao SNS. Eles que juraram aquando da sua formatura salvarem vidas, não podem, nem devem pactuar com toda esta situação. Lutem pelos vossos doentes e pela dignidade da classe.

    MI

    ResponderEliminar
  6. Vamos lá a ver se o deputado João Portugal vai lutar pelos figueirenses e não faz o que fez com o fecho da maternidade.

    ResponderEliminar
  7. Reformas para matar portugueses, reformas para listas de espera, reformas, para agravar doenças crónicas, diferenças para espalhar sofrimento e agonia, reformas para nos desgraçar, doentes, sem emprego, sem dinheiro, sem alegria, sem esperança.

    ResponderEliminar
  8. Extraordinario é o facto de termos um Deputado da Figueira eleito pelo PS e quem apresenta ao Governo uma intervenção para viabilizar os Estaleiros do Mondego é uma Deputada do PCP que não tem qualquer ligação à Figueira... que grande trabalho do Sr. Deputado Portugal

    ResponderEliminar
  9. L.L. é um cobarde político, nem uma palavra sobre o Hospital! Deve ter medo que o PPC leia os jornais da FIgueira e depois não lhe dê tacho!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o autor deste blog em recorrer ao anonimato para poder mais livremente exprimir o que pensa, contudo deve ser objectivo nas suas ideias e procurar esclarecer todos os visitantes.

    Posto isto, desafio-o a procurar a verdade sobre quem tornou possível a obra que hoje ancora do hospital.
    Depois de muitas promessas e de todos ficarem sentados a espera que a obra caísse do Ceu, houve um administrador que avançou com o projecto, tendo apenas a promessa não escrita do Ex Presidente da ARS em comparticipar através do Programa "Mais Centro" em cerca de 800 mil €. Diga-se de passagem que esse Presidente segundo dizem as más linguas nunca morreu de amores pelo Administrador do hospital. Aliás ao "oferecer" 800 mil €, estaria a dar-lhe um sinal para ficar quietinho. Enganou se, o homem era de fibra e avanço. Parece que há data o hospital tinha algumas aplicações financeiras que permitiam supotar todos os custos. Conclusão os doentes e profissionais ficaram a ganhar e o Administrador no final de mandato foi de patins calcados. Se a obra não fosse feita, hoje tínhamos no hospital uma Urgencia Básica. Ao que parece, o homem que contribuiu para travar algumas vontades que pretendiam menorizar o nosso hospital, foi de castigo dirigir uma Unidade lá para o lado das Gândaras e levantou um hospital que já estava moribundo. Pelas notícias que saíram recentemente no Diario de Coimbra - é um hospital muito mais diferença irado e para cumulo dos cúmulos não deve nada a qualquer fornecedor. Por ali a chanceler não vai levar um tusto.
    E SE NÓS ESTIVÉSSEMOS TODOS ASSIM. Por momentos pensámos no óasis do Santana!

    ResponderEliminar
  11. Agradeço o seu post que reputo de muito bom e esclarecedor. Deve estar a referir-se a Sousa Alves, um homem extraordinário de um humanismo e de uma verticalidade incríveis. Um verdadeiro democrata, um gentleman. Sei do que está a falar e presumo que é mesmo a Sousa Alves que se deve estar a referir. Se assim não for por favor elucide-nos. É evidente que foi José Sócrates também que acreditou neste hospital e na cidade onde aplicou bastante dinheiro. Mas a vida é como é e a democracia tem destas bizarrias... Mais uma vez obrigado e volte sempre porque são postagens como a sua que dão credibilidade a um blogue. Obrigado por ter compreendido que prefiro o anonimato para ser LIVRE de dizer o que me apetece sem perder o emprego...

    Bom resto de dia.

    ResponderEliminar
  12. É verdade! Andamos todos preocupados com o dia seguinte. E temos alguma dificuldade em recuar no tempo. Efectivamente o Presidente que agora cessou funções executou a obra, mas sem desprimor para o trabalho de execução, apesar de ser a parte mesmos complexa desde que os meios financeiros estejam acautelados, importante é pensar a obra, avançar com o projecto, colocar a concurso e adjudicar a obra.
    Possivelmente esse homem nunca visitará este espaço de discussão, porque não iria gostar nada. A Figueira deve-lhe muito, não só pelo que ali nasceu mas também na luta que travou lado a lado com o Falecido Eng. Duarte Silva e que nunca foi do domínio publico, para que o HDFF que tinha como destino ficar com uma Unidade de Urgência Básica, pudesse ficar com o que ainda tem, Uma Unidade Medico Cirúrgica. Para consolidar esse serviço avançou, estranhamente sem o apoio de ninguém ( com verbas do hospital) para a compra de uma TAC ( era vergonhoso o que ali se passava com os doentes a terem que vir à cidade realizar as TAC's e pagar lhes principescamente. Parece que ao fim de 20 meses estava paga. Até consta que o Director da Radiologia à época, que detinha a empresa de destino das TAC's terá pedido a demissão do serviço.

    ResponderEliminar