terça-feira, 19 de julho de 2011

NEM O TEMPO AJUDA!!!


A nossa Figueira da Foz tem beleza natural, tem rio, mar e serra. Tem uma luz e um encanto muito especial. A água é fria mas rica em iodo, a areia é fina e macia. Os dias na Figueira têm um sabor doce e cheiro a maresia... acho todos estes predicados porque sou figueirense? Claro! Mas também porque quem nos visita reconhece que é uma terra que tem encanto e prende os visitantes.

Vem tudo a propósito de que este ano ainda não houve verão a sério... O tempo tem estado desagradável, com vento, ontem mesmo caiu uma chuva miudinha que afastou as pessoas da rua e, mais ainda, da praia.

Os comerciantes já fazem contas à vida, os restaurantes, o aluguer de toldos chapéus de praia e cadeiras estão uma desgraça deixando quem vive (especialmente) do comércio de verão num desanimo total.

O nossos mercado vai ser intervencionado, com os comerciantes preocupados com o futuro. Temem, e eu também, que o seu mercado fique descaracterizado. Um imóvel que é um dos ex-libris da Figueira da Foz. Espero que tudo o que se faça nesta terra seja objeto de reflexão, quer por parte da autarquia, quer por parte da população da Figueira.

Uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral foi o famigerado coreto do jardim... Não tem havido dinheiro, logo ainda não há coreto... Até aí, tudo bem. As pessoas compreendem que enquanto não chegar o dinheiro do empréstimo bancário, as coisas continuarão complicadas. Mas, o coreto é para fazer. Os figueirenses exigem que essa promessa seja cumprida! Mas atenção, pelo que já me chegou aos ouvidos há duas/três propostas de "mamarrachos" modernotes e ridículos, que nada têm a ver com as características que pretendemos para o nosso jardim. Tenham cautela e auscultem o povo. Não decidam arbitrariamente, os figueirenses não vos perdoariam. Para ridículo, já basta a pala/toldo (remendado)...

E por aqui me fico... É QUE NEM O TEMPO AJUDA!!!

38 comentários:

  1. Mas o jardim já tem flores. Já está todo florido. As ruas estão limpinhas.
    VERGONHA

    ResponderEliminar
  2. Pensava que o velho coreto iria voltar, com um novo visual, mas vejo que assim não é, será?
    MP

    ResponderEliminar
  3. amanha vou ver o jardim

    ResponderEliminar
  4. É para ajudar à desgraça. Coitados dos comerciantes que ainda pensam que ganhar dinheiro é só com os banhistas. Isso já foi chão que deu uvas... Tem que se repensar a Figueira mas é em termos de desenvolvimento, criação de emprego, modernidade, cativar empresas e empreendimentos que tragam mais valia à cidade e não ficar à espera que tudo caia do céu, que neste caso é chuva, ventania e mau tempo generalizado. Acordem!!! É preciso ir à luta pela Figueira da Foz. Ideias precisam-se...

    Tó Santos

    ResponderEliminar
  5. hó To Sanros foste tu que tiveste a ideia de trazer a Feira Medieval ( heheh ) e agora o feira pirata (hehe) que trazem atrás as barracas de comes e bebes e do trapo e artesanato ? Ou foi o Zé da Topada. Os comerciantes de Buarcos estão muito comovidos e agradecidos. Tá bem pronto dá votos os comerciantes inventem outra feira. Espero que metamos insufláveis e escorregas do Maizena, fica bem e os Piratas são capazes de gostar.

    ResponderEliminar
  6. O que é preciso é aparecer, limpar ervas e canavial, tá quieto, porcaria é mentira....
    Mas viva a alegria, a pirataria e a SIC que a dama ing. arranja coa borges...
    É tudo muito televisivo...

    E a cidade continua como sempre, desprezada, ultrapassada, sem motivos de interesse, apagada. Valha-nos a pirataria...

    ResponderEliminar
  7. Só mesmo nesta terra é possível ver a reivindicação do... Coreto.
    Como se não houvesse mais nada, no meio de tanta crise, para gastar dinheiro.
    É por isso que as políticas públicas andam na estratosfera.
    Meus senhores: chega de POLÍTICAS DE CORETO.Acabemos com as futilidades na despesa pública, de uma vez por todas!

    ResponderEliminar
  8. Vê-se mesmo que este anónimo acima, não é figueirense. Se fosse não tinha a leviandade de "brincar" com os sentimentos dos figueirenses. O "CORETO" é um ponto de honra, talvez um dos únicos que fez com que muita gente votasse em João Ataíde!!! Pode crer senhor "dixit" que se o coreto não for feito e, mesmo pondo de novo um coreto no jardim, se este não tiver dignidade, os figueirenses não perdoarão ao executivo camarário.
    Há muito para fazer? Concordo, muito mesmo, como por exemplo tirar esta terra da apatia, do marasmo, mas o coreto... TEM QUE SER FEITO sobre pena de um embuste, de uma falsificação, de um oportunismo relativamente aos sentimentos dos figueirenses. Pare de filosofar porque DE CERTEZA, você não é FIGUEIRENSE!!!!!!!!

    BASTA!

    ResponderEliminar
  9. O BASTA, tem toda a razão. Já não falamos na aldeia do mar, etc., etc. Agora o coreto é algo que nós esperamos ansiosamente porque nunca perdoámos ao anterior executivo o que fez ao nosso jardim que, nos meus tempos de rapaz é maravilhoso. Tanto nos baloiços, cavalinhos, escorregas, e roda, etc., adaptados às idades das crianças, como a biblioteca infantil que era um doce. Já para não falar do Lago dos cisnes, do coreto com peixinhos pretos e vermelhos e os repuxos... Estragaram tudo, descaracterizaram tudo, e deixaram-nos com uma pála de feirantes (sem prejuízo, para o profissional feirante, que é digno e vem de tempos ancestrais). nÃO PENSEM EM FAZER OUTRA VEZ ASNEIRA COM UMA SOLUÇÃO QUALQUER, MAS O CORETO É PARA FAZER!
    O Basta tem toda a razão o anónimo não deve ser figueirense, porque os figueirenses anseiam pelo coreto e por ver o seu jardim bonito e não aquele matagal desordenado.

    Helder R.

    ResponderEliminar
  10. E a seguir ao coreto podem fazer o Parque Cine e ir buscar o Visconde. Isso sim é que é progresso. Tenham dó.

    ResponderEliminar
  11. Visito com muita frequencia este blogue, mas nunca comentei, tenho pouca paciencia para isso... Mas hoje nao resisti! Isto ja e demais! Gosto normalmente dos posts do autor do blogue, e por isso dou-lhe os parabens, mas este, desculpe la, e ridiculo! Ninguem e perfeito, por isso esta desculpado... Mas por favor reveja la esse discurso demagogico do coreto! Numa epoca de crise, com uma Camara estrangulada com dividas deixadas por outros (todos sabemos quem!)vem para aqui falar em em exigencias de coretos?!!
    Os comentarios acima metem do! So podem ser de gente "pequenina", que so ve coretos e folclore barato! Alegam que sao figueirenses e que "O "CORETO" é um ponto de honra"! Pois eu sou figueirense, de gema, ha 60 anos, e nao me revejo em nada do que aqui afirmamam!E pena que nao olhem a vossa volta, que nao passem no jardim (ah, e verdade, so passam quando houver coreto!...) e nao vejam como eata florido, cheio de petunias e alfazema, com um colorido lindissimo! O jardim e todos os canteiros da cidade! Muito bem tratados! Parabens as equipas responsaveis! E preciso louvar o que de bom se faz, e nao vir para este espaço apenas dizer mal e ainda por cima com argumentos ridiculos! Tenham do!
    ninguem refira que

    ResponderEliminar
  12. Temos, portanto, a guerra do CORETO.
    Quem não é pela despesa do CORETO, não é concerteza figueirense e faz filosofia.
    As eleições foram pelo CORETO e mais nada interessava.
    Temos uma autarquia de CORETO,um PS de CORETO, umas eleições de CORETO, uma honra de CORETO, uma cidadania de CORETO.
    Tenham dó...
    Há muitas IPSS e outras associações com muitos voluntários a angariar dinheiro para ajudar quem precisa, famílias em aflição profunda.
    Quem quer ou precisa do CORETO, angarie fundos privados e pague o CORETO.Não façam é exigências imorais para desviar os escassos dinheiros públicos para o CORETO.
    Os figueirenses não merecem o ridículo...

    ResponderEliminar
  13. O Helder Rocha diz mt bem. Espero que convidem o Paredes para a inauguração e relaçamento ... do CORÊTO.
    Os comentários sobre o coreto deviam chamar também os peixes e os patos do Lago e fazer dançar a Escutura que estava no Jardim.
    Ou a dita não é importante? È muito nua?
    Mas porque não comparecem estes senhores comentadores na AM?
    Compreenda que o AM seja pouco interessante e motivante , mas é lá.
    Espero ver_vos por lá.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Este discurso todo cheira-me a um determinado presidente de Junta, que já está a tomar as dores do executivo camarário. É velo encher a boca a dizer que se fosse ele não fazia o coreto...
    Pois é, cada um pensa o que quer, LIBERDADE DE EXPRESSÃO é isso mesmo. Dê a sua opinião e não venha para aqui escrevinhar, várias vezes, sobre o mesmo assunto e, o que é mais estranho, diz que respeita o autor do blogue e de seguida, agride-o de maneira pouco educada...
    Modere-se, porque eu sou figueirense, não sou demagogo, sei que há muitas necessidades nesta terra, mas a palavra dada ainda tem valor. E se houve um "cavalo de batalha", que serviu de mote às ultimas eleições, o CORETO, foi um deles.
    NÓS, figueirenses de bom senso (muito embora você pense o contrário), continuaremos à espera do coreto para o nosso jardim. E a pála, podem sempre usá-la para alguma feira...

    BASTA!

    ResponderEliminar
  15. A pergunta que deve ser respondida pelo Helder Rocha e pelo Basta! é esta e mais nenhuma: estão dispostos a pagar o CORETO do vosso bolso?
    É que se estão avancem.
    Senão calem-se para sempre com o CORETO!!!
    Não é muito bonito pôr os outros a pagar os nossos devaneios (acho eu, é claro, nio uso da minha liberdade de expressão.

    O meu apoio a quem aqui soube pôr os pontos nos iii!

    ResponderEliminar
  16. Deixem o tempo e o vento o vento já chegou e muito veio com o Passos volta Socrates estas perdoado.O da motoreta passeia se bom carro e disse que a ia utilizar sempre são um bando de motoretas que gastam o nosso agora o aumento de 15% nos transportes os ministros deviam andar nesses transportes

    ResponderEliminar
  17. Ora temos aqui um impagável delirante, anti-democrata e falacioso, o mesmo que deve dizer não façam nada no mercado, na zona ribeirinha, não mexam em nada, não tapem buracos, não limpem as ruas, não ponham os sinais de trânsito direitos, enfim não façam nada, como está está bem. Limitem-se à gestão. O resto está bem obrigado. Cá vamos cantando e rindo com estes que NÃO QUEREM FAZER NADA!!!!

    ResponderEliminar
  18. este do cantando e rindo é do tempo do salazar

    ResponderEliminar
  19. Acertou em cheio, sou do tempo do Salazar, mas não sou salazarista, muito pelo contrário, sou de centro esquerda, com muito orgulho. Sinceramente não percebo a estupidez do comentário... Haja Deus...

    ResponderEliminar
  20. A Figueira só muda quando tivermos o Paredes ao leme e à proa e o Portugal á ré.
    Nem coreto nem parque despotivo. Com eles acredito que teremos a " ALDEIA DO MAR" , nem que seja para baixar o Imposto Municipal, sim sendo aldeia baixa os impostos, e o preço da água, a de beber e de tomar banho.hehehe

    ResponderEliminar
  21. Meus caros amigos, está-me a parecer que alguém está aqui de má fé a fazer comentários, o que é inadmissível!!!! Cada um diz o que pensa, sem ofender o outro, é assim que deve ser. Violência verbal gratuita, intolerância, não condizem nada com este blog. Por favor respeitem as pessoas e as suas opiniões.

    António Rola

    ResponderEliminar
  22. Olhem sabem que mais? Eu também quero e exijo que seja cumprida a promessa do coreto do nosso jardim que está uma tristeza. Acho muito bem que se penalize quem promete e não cumpre. Só promessas, promessas e são todos iguais, quando chegam ao pol.....ro esquecem-se rapidamente.


    MI

    ResponderEliminar
  23. A Figueira está um deserto, o vento tem sido uma coisa que não há memória, mas penso que abrange a costa toda, pelo que estamos em igualdade de circunstâncias. Coitadas das pessoas que estavam à espera destes dias para fazerem mais algum dinheirito... O problema é que já se chegou à conclusão que viver só da época de verão, não dá. É preciso criar emprego, fixando as pessoas à Figueira. Postos de trabalho, fixação de comércio de interesse que traga gente. Auscultar empresas para se fixarem na Figueira. Enfim fazer as reformas que são precisas e que muitas vezes não dependem de dinheiro mas de dinâmica, de real interesse em fazer contactos que despoletem mais valias para a Figueira da Foz. E já agora que me perdoem os que para aqui vêm insultem quem tem opinião contrária eu, como figueirense há 62 anos muito gostaria de ver o nosso jardim com outro visual e com o coreto sim senhor.

    ResponderEliminar
  24. O Coreto já devia estar a fazer. Não prometeu? Cumpra.

    ResponderEliminar
  25. Nao falem nem escrevam sobre coisas fúteis falem e escrevam sobre a pobreza.
    a classe baixa foi se
    a média está a ir
    amédia alta já está
    eu sei do que falo
    vamos em frente na nova revolução

    ResponderEliminar
  26. mas o k queria com o capital todo instalado comem tudo e levam tudo olhe é ir ao algarve e vender a casa do cavaco

    ResponderEliminar
  27. só a do cavaco e dos amigos todos que estãoa volta

    ResponderEliminar
  28. olhe esta se no momento de mandar prender os burlões deste país mas faltal t...........

    ResponderEliminar
  29. Sou a favor do Coreto, nem que seja para ouvir o João Portugal a relatar as suas interneções na AR aos figueirenses que votaram nele. Na falta de informação nem que seja no "Facebook", pelo menos no coreto.

    ResponderEliminar
  30. A nossa liberdade de expressão inclui, como não podia deixar de ser, a expressão do disparate escrita em nome próprio ou adequadamente “coletivizada”, na retórica de um ou vários porta-vozes de causas, sem causa e sem nexo, como estes que amiudadamente por aqui escrevinham.
    A introdução é complexa, bem sei, mas ocorreu-me mandar esta mensagem para todos os que levianamente afirmam o Coreto como a quinta essência das aspirações figueirenses, ou como referia um janota , no âmago “ … dos sentimentos dos figueirenses”.
    Não entendo! Não entendo e não tenho memória de se ter gerado um movimento de indignação “figueirense” a reivindicar a permanência do “velho” coreto, belíssima obra de arte em ferro forjado, de lavra semelhante ao aplicado nas arcadas do mercado, como não tenho memória de “resmas de gente” a assistir aos poucos, em regra improvisados e quase sempre de pouca qualidade espectáculos que por lá ocasionalmente desfilavam. São mais, parece-me, os que hoje e por aqui reclamam um coreto (era curioso perceber como cada um deles concebe “o coreto”).
    Não sei e francamente não me interessa se haverá ou não um novo coreto. Como figueirense já não propriamente jovem, a partir do momento em que passivamente os “figueirenses” deixaram destruir o fantástico coreto que tivemos, qualquer tentativa de substituição não será mais do que uma pobre e miserável imitação.
    Esses “figueirenses” que assentiram em silencio à destruição do Nicola ou do Coreto do Jardim Municipal, são os mesmo que aplaudiram os Santanas e os Duartes que promoveram o apagão desses marcos da nossa cultura e cidadania. Senhores: ide bugiar!

    ResponderEliminar
  31. Suponho que a sua verborreia está imbuída de esclarecimento de acordo com as suas ideias, que respeito. Cada um é livre de pensar o que quiser e expo-lo sem, contudo, ofender. É esse o princípio pelo qual se rege este blogue. É evidente que agradeço todas as contribuições, mas porque também eu pertenço ao grupo dos que gostariam "e são muitos, creia", de ver um coreto decente no nosso jardim. Não aquele evidentemente, que já apodreceu muito provavelmente num qualquer recanto de qualquer lado, mas outro digno, bem enquadrado, que nos fizesse esquecer todos os dislates que têm sido cometidos no nosso jardim e na nossa cidade, sim senhor. Concordo inteiramente consigo. Só Não posso concordar que me mande a mim e a quem por aqui passa bugiar... Isso além de não serem boas práticas mentais de escrita, atropela a liberdade de expressão de cada um e, de mim próprio, autor deste blogue.

    Tenha um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  32. Eu estou de acordo com o comentário com alguns reparos mas o sr bloguista não deve ficar tão encomodado porque a verdade é esta:em tempos de santanas e duartes nada foi dito e para quê novo coreto se há tanto a pagar a empresas a quem citados deixaram dívidas coreto para que?só se for para criar mais divida.O coreto é mesmo berborreia falem me dos da miséria dos k já não teem pão dos k comem meia sardinha dos k não teem dinheiro para nada dos k roubam e não roubavam dos k estão na clandestinidade da fome e dos k estão no desemprego e os k vão a seguir isso é k interessa.sr bloguista não se encomode, encomode se com a miséria e não queiram tornar este concelho ain mais miseravel.obrigado

    ResponderEliminar
  33. Uma sugestão ponha aí Zeca Afonso os Vampiros criado por Dina Ferreira nada mais certo que a situação atual

    ResponderEliminar
  34. o Linda Figueira, emas então que dizer do Campo de Futebol de Onze que devia ser feito em Buarcos . Porque bUarcos tinha um lembam-se? E foi com o PS que ficamos sem ele . Porquê? e não é verdade que emtodas as eleições lá vem nas promessas do PS o Campo de Futebol para Buarcos. Este presidente da JUnta então encheu a bOca de Campo de Futebol e Grupo Desportivo de Buarcos. COitadas das crianças e dos netos que não teem culpa de não poder escolher a familia. O Paredes o joão Portugal e outros lideres não teem nada a dizer' Assumam tenham coragem e assumam. Estes mentirosos e falsos profetas continuam a representar quem? Representam os figueirenses acomodados , críticos , má lingua, mas que nunca participam em nada , falam nas costas , no café daão de entendidos, mas na hora da verdade são de uma " Urbanidade...ho ,,ho,,ho ,,,. O ra pazinho Custódio Cruz bem pode pregar, e outros Custódios.Mas os lideres Politicos nesta cidade
    têem valor demonstrado em quê? Rapazinhos matreiros, habilidosos de palavra, que manipulam uns quantos no bailado da votação interna dos Partidos e é com estes senhores que a figueira vai sendo adiada, fruto do egoismo desmedido e cinico de alguns que com todo o despodor e desavergonhice vão colhendo os frutos da ignorância de alguns , a passividade, comodismo e a falta de coragem de uma cidade que come o que lhe dão qual Gaivota dos nossos tempos.
    MC

    ResponderEliminar
  35. Bem já agora vamos todos tornar as cidades vão todas substituir as IPSS, vamos todos tornar a cidade num imenso refeitório e matar a fome a toda a gente. Pare-se tudo, não se crie mais nada na cidade, deixem-na estagnada, o tempo é de parar tudo e trabalhar para o refeitório!!!!!!
    Ora tenham lá santa paciência. Já não há pachorra para tanta..... é isso mesmo.
    É por causa destas mentalidades que o que se faz na terra é estragar o que é histórico e sensível à população. É por estas mentalidades que a Figueira parou no tempo. Não façam nada, assim está bem. vamos todos substituir os organismos de solidariedade social, presidentes, vereações, bora lá tudo cozinhar para os refeitórios...
    M. Costa

    ResponderEliminar
  36. Está dito!
    Bom Fim de Semana!

    ResponderEliminar
  37. atão em quanto é que ficouuu a pirataaada de buarcos ???? atão não dizem que é para matar a fome a quem precisa? afinal o povo e camara gostam é de piratada não é? pois é, com papas e bolos...

    ResponderEliminar
  38. o PIOR SÃO AS ERVAS, AS CANAS, A SUJIDADE, E AS INFRAESTRUTURAS QUE NÃO SE FAZEM... A PIRATADA É MUITO MELHOR.

    ResponderEliminar